
História dos DC-3 no Brasil (texto longo)
Moderador: Moderadores
Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
-
- CMTE.
- Mensagens: 628
- Registrado em: Sex Nov 27, 2009 08:20
Re: História dos DC-3 no Brasil (texto longo)
OS Primeiros DC -3 da VARIG tinham
duas listras, nunca vi fotos coloridas, na maquete são AZUIS, mas já me falaram que eram pretas....

-
- CMTE.
- Mensagens: 628
- Registrado em: Sex Nov 27, 2009 08:20
Re: História dos DC-3 no Brasil (texto longo)
Queria tirar uma duvida , Douglas DC-3/C47 não podem voar mais no Brasil nem voos turísticos.... 

-
- PP
- Mensagens: 47
- Registrado em: Sex Mai 17, 2013 14:09
- Contato:
Re: História dos DC-3 no Brasil (texto longo)
Colegas Do Grupo
Estamos preparando o mockup desta versão do DC3
Favor, alguém teria informação ( período, companhia, matrícula, cor predominante... )
Agradeço a todos

Estamos preparando o mockup desta versão do DC3
Favor, alguém teria informação ( período, companhia, matrícula, cor predominante... )
Agradeço a todos

-
- CMTE.
- Mensagens: 628
- Registrado em: Sex Nov 27, 2009 08:20
Re: História dos DC-3 no Brasil (texto longo)
Gostaria de saber se DOUGLAS DC-3/c47, C-46 E CONVAIR a PISTAO, nao podem voar no Brazil..!em voos regulares ou promocionais...(claro que regular nunca mais , mas na A
frica todos sabem da empresa que tinha Dc3 e CV)
ESTÃO PROIBIDOS NAO DÃO MAIS LICENÇA PRA ESTAS AERONAVES...


ESTÃO PROIBIDOS NAO DÃO MAIS LICENÇA PRA ESTAS AERONAVES...

-
- CMTE.
- Mensagens: 628
- Registrado em: Sex Nov 27, 2009 08:20
Re: História dos DC-3 no Brasil (texto longo)
Gostaria de saber se DOUGLAS DC-3/c47, C-46 E CONVAIR a PISTAO, nao podem voar no Brazil..!em voos regulares ou promocionais...(claro que regular nunca mais , mas na A
frica todos sabem da empresa que tinha Dc3 e CV)
ESTÃO PROIBIDOS NAO DÃO MAIS LICENÇA PRA ESTAS AERONAVES...


ESTÃO PROIBIDOS NAO DÃO MAIS LICENÇA PRA ESTAS AERONAVES...

Re: História dos DC-3 no Brasil (texto longo)
Sua mensagem ficou confusa, África é África, Brasil é Brasil, creio que aqui o avião só possa voar como "EXPERIMENTAL" logo proibida atividade comercial (resta saber se panorâmicos cobrados seriam aceitaveis)
AB3 - aeroentusiasta forum user
BHZ - Belo Horizonte - MG | Aircraft Mechanic and Aviation Researcher
Artigos em http://www.avioesemusicas.com" onclick="window.open(this.href);return false;
BHZ - Belo Horizonte - MG | Aircraft Mechanic and Aviation Researcher
Artigos em http://www.avioesemusicas.com" onclick="window.open(this.href);return false;
- Maurício
- MASTER
- Mensagens: 2003
- Registrado em: Dom Dez 19, 2004 16:10
- Localização: Belo Horizonte - MG
Re: História dos DC-3 no Brasil (texto longo)
Li em algum lugar (não me lembro mais), que os dois DC-3 ainda operacionais no Brasil (atual PP-VBN/Mococa e o "Rose"/Museu Tam) não podem voar por determinação da ANAC. Não sei se isso procede. Alguém confirma ?
Entretanto ainda voam no Canadá, pela empresa Buffalo Airways (hub: Yellowknife), que opera serviços regulares e charter de passageiros, charter de carga e serviços anti-incêndios florestais, com a seguinte frota:
08 DC-3C; 02 C-47 Dakota; 02 Curtiss C-46 Commando; 14 C-54 Skymaster; 02 L-188 Electra (freighter e sprayer), 03 PBY-5A ("Catalina") e outros de menor porte.
Lá pode e aqui não ?...
Entretanto ainda voam no Canadá, pela empresa Buffalo Airways (hub: Yellowknife), que opera serviços regulares e charter de passageiros, charter de carga e serviços anti-incêndios florestais, com a seguinte frota:
08 DC-3C; 02 C-47 Dakota; 02 Curtiss C-46 Commando; 14 C-54 Skymaster; 02 L-188 Electra (freighter e sprayer), 03 PBY-5A ("Catalina") e outros de menor porte.
Lá pode e aqui não ?...
" Uma vez que você tenha experimentado voar, você andará pela terra com seus olhos voltados para o céu, pois lá você esteve e para lá desejará voltar." (Leonardo da Vinci)
Re: História dos DC-3 no Brasil (texto longo)
Para você ver como nossa ANAC é gente boa, inclusive lá fora os Caravans voam com 12 paxs e aqui com 9, tornando o custo do avião altíssimo... Brasil rs... sem falar que na África tem a versão retrofitada do DC3 voando com motores PT6! Me parece, que a ANAC não deixa voar DC3 por não ter checador qualificado no avião, enfim coisas de um país burocrático, onde preservar a história é IRRELEVANTE!
AB3 - aeroentusiasta forum user
BHZ - Belo Horizonte - MG | Aircraft Mechanic and Aviation Researcher
Artigos em http://www.avioesemusicas.com" onclick="window.open(this.href);return false;
BHZ - Belo Horizonte - MG | Aircraft Mechanic and Aviation Researcher
Artigos em http://www.avioesemusicas.com" onclick="window.open(this.href);return false;
-
- CMTE.
- Mensagens: 628
- Registrado em: Sex Nov 27, 2009 08:20
Re: História dos DC-3 no Brasil (texto longo)
Me expressei mal, quis dizer que na Africa do Sul a empresa ROVOS utilizou Convair e DC-3 para voos turisticos,isso que eu gostaria no Brazil, lá infelizmente já acabou e estao abandonados os lindos Convair que foram usados...
Aqui como dizem a ANAC nao deixa mais voar muitas aeronaves....enfim

Aqui como dizem a ANAC nao deixa mais voar muitas aeronaves....enfim

Re: História dos DC-3 no Brasil (texto longo)
Sem falar que somos um povo ignorante sem costume de preservar a história! Você vê a Lufthansa tratar o JU52/3m deles como um semi-deus, com direito a equipe segregada para fazer revisão todo ano, antecipando inclusive o calendário, etc... o avião voa como se estivéssemos em 1936... e aqui no BR não existe nada que incentive algo similar, não conseguimos sequer preservar no chão, imagine voando...pauloroberto escreveu:Me expressei mal, quis dizer que na Africa do Sul a empresa ROVOS utilizou Convair e DC-3 para voos turisticos,isso que eu gostaria no Brazil, lá infelizmente já acabou e estao abandonados os lindos Convair que foram usados...![]()
Aqui como dizem a ANAC nao deixa mais voar muitas aeronaves....enfim
AB3 - aeroentusiasta forum user
BHZ - Belo Horizonte - MG | Aircraft Mechanic and Aviation Researcher
Artigos em http://www.avioesemusicas.com" onclick="window.open(this.href);return false;
BHZ - Belo Horizonte - MG | Aircraft Mechanic and Aviation Researcher
Artigos em http://www.avioesemusicas.com" onclick="window.open(this.href);return false;
-
- Fundador
- Mensagens: 9637
- Registrado em: Dom Dez 19, 2004 09:00
- Localização: Porto Alegre - RS
- Contato:
Re: História dos DC-3 no Brasil (texto longo)
Boa noite:
Uma rara imagem do PP-YPS da REAL, um DC-3 (na verdade um C-49E-DO) com a porta de pax ainda no lado direito da anv!
Depois padronizaram as portas do lado esquerdo para melhor coordenação do comandante, durante o carregamento e descarregamento.

Uma rara imagem do PP-YPS da REAL, um DC-3 (na verdade um C-49E-DO) com a porta de pax ainda no lado direito da anv!
Depois padronizaram as portas do lado esquerdo para melhor coordenação do comandante, durante o carregamento e descarregamento.

Sem mais.
Equipe AeroEntusiasta
http://www.AeroEntusiasta.com.br
https://twitter.com/AeroEntusiasta
https://www.instagram.com/aeroentusiasta/

Equipe AeroEntusiasta
http://www.AeroEntusiasta.com.br
https://twitter.com/AeroEntusiasta
https://www.instagram.com/aeroentusiasta/

-
- AeroConselho
- Mensagens: 7901
- Registrado em: Qua Ago 02, 2006 14:21
- Localização: São Paulo
Re: História dos DC-3 no Brasil (texto longo)
Boa noite amigos Forenses.
É nostalgia pura, quanta saudades!!!!
Vídeo PP-YPS https://www.youtube.com/watch?v=M7qnzv5HkZE" onclick="window.open(this.href);return false;
Abs. Cursio
É nostalgia pura, quanta saudades!!!!
Vídeo PP-YPS https://www.youtube.com/watch?v=M7qnzv5HkZE" onclick="window.open(this.href);return false;
Abs. Cursio
- Maurício
- MASTER
- Mensagens: 2003
- Registrado em: Dom Dez 19, 2004 16:10
- Localização: Belo Horizonte - MG
Re: História dos DC-3 no Brasil (texto longo)
Em 04 AGO 1963, como PP-SLL Sadia, bateu em um morro na rota Joaçaba/Videira, com 4 tripulantes e 6 pax. Todos faleceram.
" Uma vez que você tenha experimentado voar, você andará pela terra com seus olhos voltados para o céu, pois lá você esteve e para lá desejará voltar." (Leonardo da Vinci)
- Maurício
- MASTER
- Mensagens: 2003
- Registrado em: Dom Dez 19, 2004 16:10
- Localização: Belo Horizonte - MG
Re: História dos DC-3 no Brasil (texto longo)
Retirado em 1984.paulo roberto escreveu:Eu sempre tive interesse em saber sobre o Douglas DC-3 PP-CBT da Cruzeiro que estava na praça da saudade em Manaus,( não sei se pertencia a prefeitura), mas soube que pra minha infelicidade ele foi retirado do local e simplemente desmontado...li que uma empresa precisava do trem de pouso dele, por esse motivo retiraram a aeronave aproveitaram a peça que precisavam e ele foi para o lixo....lastimável...
" Uma vez que você tenha experimentado voar, você andará pela terra com seus olhos voltados para o céu, pois lá você esteve e para lá desejará voltar." (Leonardo da Vinci)
- Maurício
- MASTER
- Mensagens: 2003
- Registrado em: Dom Dez 19, 2004 16:10
- Localização: Belo Horizonte - MG
Re: História dos DC-3 no Brasil (texto longo)
Quanto ao post do forista volarebrasil, de 15 FEV 2015, pág. 11 deste thread (não consegui cotar), tudo indica se tratar de um dos vários DC-3 da Navegação Aérea Brasileira (N.A.B), a qual utilizava a frase "Voe Melhor Pela N.A.B", semelhante na foto (o "N" fora substituído pelo "P" ?). Por exemplo, a frase pode ser vista no DC-3 PP-NAM da N.A.B.
" Uma vez que você tenha experimentado voar, você andará pela terra com seus olhos voltados para o céu, pois lá você esteve e para lá desejará voltar." (Leonardo da Vinci)
-
- MASTER
- Mensagens: 1131
- Registrado em: Ter Dez 21, 2004 07:43
- Localização: Rio de Janeiro - RJ
Re: História dos DC-3 no Brasil (texto longo)
Costuma visitar a área aonde ele está, mas atualmente tenho ido pouco por lá, a sua pergunta é de USD 1.000.000.00! Para mim, pertence a Massa Falida da Varig, senão vejamos: está em uma área que é na verdade é da União, ou agora será da Rio Galeão?. Não pertence a GE, não pertence a TAP M & E e nem a Fundação Rubem Berta , o prédio está deserto e tinha poucos trabalhando. O meu receio é que alguém algum dia alguém diga"tira isso daí" está ocupando espaço, corta e manda para um ferro velho.
Estive dentro dele a alguns anos , estava em boa condições, fora os marimbondos que quiseram me "picar" quando entrei na "casa" deles.
Tem bastante corrosão, a área é perto do mar.A alguns anos encetei uma campanha para preservá-lo em melhores condições e um pessoal da "velha guarda ex Varig o pintou.
Esperemos que sobreviva, é uma pena que poucos podem vê-lo pois a área é restrita, fica na "fronteira" entre a entrada da TAP M & E e a da Fundação, aliás não sei se ainda tem alguém trabalhando lá.
Starliner.
Estive dentro dele a alguns anos , estava em boa condições, fora os marimbondos que quiseram me "picar" quando entrei na "casa" deles.
Tem bastante corrosão, a área é perto do mar.A alguns anos encetei uma campanha para preservá-lo em melhores condições e um pessoal da "velha guarda ex Varig o pintou.
Esperemos que sobreviva, é uma pena que poucos podem vê-lo pois a área é restrita, fica na "fronteira" entre a entrada da TAP M & E e a da Fundação, aliás não sei se ainda tem alguém trabalhando lá.
Starliner.
Starliner - GIG
-
- MASTER
- Mensagens: 1360
- Registrado em: Seg Dez 20, 2004 11:43
Re: História dos DC-3 no Brasil (texto longo)
Positivo.paulo roberto escreveu:O PP-VBN não voa mais,ainda parado no interior de S.Paulo???
Em Mococa, dentro do hangar na propriedade daquele milardário q tb tinha o B737-200 VIP.
Pelo q sei, está pedindo US$ 600mil pelo avião...
Abs,
Marcelo Magalhães
-
- MASTER
- Mensagens: 1131
- Registrado em: Ter Dez 21, 2004 07:43
- Localização: Rio de Janeiro - RJ
Re: História dos DC-3 no Brasil (texto longo)
E por que será que não voa? Não tem tripulação capacitada e habilitada pela ANAC para tal? Dificuldade em encontrar combustível para ele? Terávencido o Certificado de Aeronavegabilidade e não tem ninguém capacitado para reativar isso?
Starliner
Starliner
Starliner - GIG
-
- MASTER
- Mensagens: 1360
- Registrado em: Seg Dez 20, 2004 11:43
Re: História dos DC-3 no Brasil (texto longo)
Cedrini:
Pelo que sei, vários motivos:
Estava sendo feita reforma nele, tirando a porta de carga de C-47 para colocar uma de pax "normal"...;
Falta checador habilitado p tripulação;
Voos com PAX tem restrição;
Abs,
Marcelo
Pelo que sei, vários motivos:
Estava sendo feita reforma nele, tirando a porta de carga de C-47 para colocar uma de pax "normal"...;
Falta checador habilitado p tripulação;
Voos com PAX tem restrição;
Abs,
Marcelo
Re: História dos DC-3 no Brasil (texto longo)
Pessoal, alguém sabe da atual situação do VBN? Uns anos atrás iriam instalar novos motores nele snme.Marcelo Magalhães escreveu:Positivo.paulo roberto escreveu:O PP-VBN não voa mais,ainda parado no interior de S.Paulo???
Em Mococa, dentro do hangar na propriedade daquele milardário q tb tinha o B737-200 VIP.
Pelo q sei, está pedindo US$ 600mil pelo avião...
Abs,
Marcelo Magalhães