Infrazero privatizada em breve
Moderador: Moderadores
Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
-
- MASTER
- Mensagens: 3228
- Registrado em: Qui Jan 27, 2005 21:27
- Localização: na Lua, sozinho e feliz
Infrazero privatizada em breve
Infraero
O Planalto toca em breve a privatização da Infraero. Venderá 49% das ações da empresa que cuida do setor estratégico dos aeroportos e espera arrecadar R$ 1 bilhão. Em seguida, pensa na venda do Instituto de Resseguros do Brasil.
Fonte: Jornal do Brasil - 11 de abril de 2005
O Planalto toca em breve a privatização da Infraero. Venderá 49% das ações da empresa que cuida do setor estratégico dos aeroportos e espera arrecadar R$ 1 bilhão. Em seguida, pensa na venda do Instituto de Resseguros do Brasil.
Fonte: Jornal do Brasil - 11 de abril de 2005
-
- MASTER
- Mensagens: 3228
- Registrado em: Qui Jan 27, 2005 21:27
- Localização: na Lua, sozinho e feliz
Pois é meus prezados,
mas só 49%??? Isso significa que o governo brasileiro continuará controlando a Infrazero e ser o principal acionista.
Acho que será uma das tantas palhaçadas de privatizações que foram feitas no Brasil nos últimos anos e que nada mudará nas administrações dos aeroportos brasileiros.
Deveriam vender ao menos 99%, aí sim que teria senso e poderia ser chamada privatização no verdadeiro sentido do termo.
Saudações
Black Typhoon
mas só 49%??? Isso significa que o governo brasileiro continuará controlando a Infrazero e ser o principal acionista.
Acho que será uma das tantas palhaçadas de privatizações que foram feitas no Brasil nos últimos anos e que nada mudará nas administrações dos aeroportos brasileiros.
Deveriam vender ao menos 99%, aí sim que teria senso e poderia ser chamada privatização no verdadeiro sentido do termo.
Saudações
Black Typhoon
O que eu faria..............
-Privatizar os aeroportos administrados pela Infraero, talvez em "pacotes de 5-6 aeroportos em diversos lugares, tipo um lote de aeródromos. Teria que misturar alguns aeroportos secundarios ou menos atraentes em termos financeiros dentro do lote.-
Em seguida(aliás antes), remodelaria a Infraero para supervisionar e regulamentar os Novos Gestores dos aeroportos, visando manter boas normas e bom andamento/operação dos aeroportos.
-Privatizar os aeroportos administrados pela Infraero, talvez em "pacotes de 5-6 aeroportos em diversos lugares, tipo um lote de aeródromos. Teria que misturar alguns aeroportos secundarios ou menos atraentes em termos financeiros dentro do lote.-
Em seguida(aliás antes), remodelaria a Infraero para supervisionar e regulamentar os Novos Gestores dos aeroportos, visando manter boas normas e bom andamento/operação dos aeroportos.
Senhores,
O Governo Federal irá vender 49% de sua participação na Infraero no Mercado de Ações para capitalizar a empresa. A estatal se tornará uma empresa de capital aberto nos moldes da multinacional brasileira Petrobras. Em ambas, o ESTADO BRASILEIRO continua como sócio majoritário (51%) e portanto, com poder de decisão.
Interessante que no Brasil, os cidadãos acreditam que o que vem do ESTADO é de péssima qualidade. Se esquecem que o ESTADO é construído pelo POVO, ou seja, pelos cidadãos. Se o ESTADO BRASILEIRO é fraco é porque o BRASIL tem um POVO igualmente fraco.
Saudações,
O Governo Federal irá vender 49% de sua participação na Infraero no Mercado de Ações para capitalizar a empresa. A estatal se tornará uma empresa de capital aberto nos moldes da multinacional brasileira Petrobras. Em ambas, o ESTADO BRASILEIRO continua como sócio majoritário (51%) e portanto, com poder de decisão.
Interessante que no Brasil, os cidadãos acreditam que o que vem do ESTADO é de péssima qualidade. Se esquecem que o ESTADO é construído pelo POVO, ou seja, pelos cidadãos. Se o ESTADO BRASILEIRO é fraco é porque o BRASIL tem um POVO igualmente fraco.
Saudações,
- Maurício
- MASTER
- Mensagens: 1963
- Registrado em: Dom Dez 19, 2004 16:10
- Localização: Belo Horizonte - MG
Nao eh bem assim. Ocorre que, quando existe uma privatizaçao, por mais parcial que seja, como agora ocorrerah na Infraero, eh que haverah, com toda certeza, mais cobrança por MELHOR QUALIDADE na prestaçao dos serviços, seja atraves do Ministerio Publico, Imprensa ou Sociedade (usuarios).Fernando Henrique escreveu:Senhores,
Interessante que no Brasil, os cidadãos acreditam que o que vem do ESTADO é de péssima qualidade. Se esquecem que o ESTADO é construído pelo POVO, ou seja, pelos cidadãos. Se o ESTADO BRASILEIRO é fraco é porque o BRASIL tem um POVO igualmente fraco.
Saudações,
Agora so falta o DAC...
Mauricio.
Prezado Maurício,
Então só há cobrança por melhor serviço quando se paga por ele? Nem o serviço público é gratuito. Nada é de graça na sociedade capitalista. É para prestar bons serviços a população e as empresas - nas áreas fundamentais - que o ESTADO cobra impostos. E por isso a cobrança por melhor qualidade dos serviços prestados por uma entidade privada deve ser igualmente feita ao ESTADO. No caso da Infraero, como constitui uma empresa, cobra as taxas de serviços (aeroportuárias).
Saudações,
Então só há cobrança por melhor serviço quando se paga por ele? Nem o serviço público é gratuito. Nada é de graça na sociedade capitalista. É para prestar bons serviços a população e as empresas - nas áreas fundamentais - que o ESTADO cobra impostos. E por isso a cobrança por melhor qualidade dos serviços prestados por uma entidade privada deve ser igualmente feita ao ESTADO. No caso da Infraero, como constitui uma empresa, cobra as taxas de serviços (aeroportuárias).
Saudações,
-
- MASTER
- Mensagens: 3228
- Registrado em: Qui Jan 27, 2005 21:27
- Localização: na Lua, sozinho e feliz
No caso dos vôos de passageiros, eu diria que a Infrazero não cobra, mas furta o dinheiro dos coitados que transitam nos "maravilhosos" Aeroshoppings e que não têm tempo para reclamar da porcaria de "serviço" oferecido.Fernando Henrique escreveu:No caso da Infraero, como constitui uma empresa, cobra as taxas de serviços (aeroportuárias).
Concordo que o povo brasileiro é fraco e não sabe reclamar. Um bom serviço se há, na maioria dos casos, quando existem reclamações de um péssimo serviço.
Por quanto refere-se as taxas aeroportuárias internacionais cobradas pela Infrazero e que, quero lembrar a todos ser as mais caras do mundo, como vocês pretendem que os turistas estrangeiros que voltam nos respectivos países reclamem dos péssimos serviços encontrados eventualmente ao deixar o Brasil?
Se um estrangeiro que ainda está no Brasil, mesmo quem está totalmente coberto de razão, inicia a reclamar de alguma coisa que não funciona neste país é preso pela Polícia Federal e é deportado na hora.
Já está na hora de mudar de mentalidade e de seguir os modelos europeus, alías eliminar a Infrazero, privatizar todos os aeroportos brasileiros e eliminar o inútil DAC, que seria substituido pela, espero, mais eficiente e mais competente ANAC (possivelmente sem os militares continuando encher o saco como atualmente no DAC).
Desculpem o desabafo
Black Typhoon
- Maurício
- MASTER
- Mensagens: 1963
- Registrado em: Dom Dez 19, 2004 16:10
- Localização: Belo Horizonte - MG
Caro Fernando Henrique,Fernando Henrique escreveu:
Então só há cobrança por melhor serviço quando se paga por ele?
Eu disse "cobrança" no sentido que haverah maior EXIGENCIA por parte do MP, imprensa, usuarios e, principalmente, dos acionistas na qualidade do serviço prestado por um orgao publico semi-privatizado. Exige-se deste, em linhas gerais, muito mais eficiencia, eficacia, produtividade, resultados. E assim, a "maquina publica" se torna mais agil, moderna, menos emperrada. Nao resta duvida.
Mauricio.
Editado pela última vez por Maurício em Qua Abr 13, 2005 02:06, em um total de 1 vez.
-
- MASTER
- Mensagens: 2950
- Registrado em: Seg Dez 20, 2004 21:52
- Localização: Curitiba-PR-BR
Prezado Maurício e demais,
Entendi a palavra "cobrança" no sentido em que foi exposta: "exigência". Não estou sendo contra a abertura do capital da Infraero, apenas defendo o seu controle majoritário por parte do ESTADO pois, acredito que em determinadas áreas o ESTADO deve atuar na economia capitalista. Volto a afirmar que a EXIGÊNCIA por boa prestação de serviços deve ser feita também ao ESTADO. Se a máquina pública anda emperrada, é sinal de que as práticas políticas do ESTADO BRASILEIRO deve ser transformada. Mas, para tal se torna necessário a ação política dos cidadãos. Por isso, se este ESTADO é fraco, é porque seus agentes políticos são igualmente fracos (outros, espertos...).
As críticas em relação a atuação da Infraero devem ser feitas. E há muitas críticas feitas pelos usuários e operadores do sistema aeroportuário brasileiro. É preciso mesmo mudar de MENTALIDADE, não para abrir mão de um patrimônio público mas, para extingüir o paternalismo dentro das três esferas de poder. Os cargos da Infraero nomeados pelo presidente da República são políticos. Não deixarão de ser. Mas, a nomeação deve ser baseada no conhecimento técnico. O problema é que no BRASIL não se consegue constituir um quadro do funcionalismo público independente da classe política.
Ainda há na aviação brasileira um gigantesco potencial de crescimento mas, enquanto o BRASIL for somente gigante em território e pequeno como nação, os problemas persistirão. A criação da ANAC é um bom passo inicial porém, sem crescimento econômico com distribuição de renda não há como a aviação no BRASIL alçar bons vôos.
Saudações,
Entendi a palavra "cobrança" no sentido em que foi exposta: "exigência". Não estou sendo contra a abertura do capital da Infraero, apenas defendo o seu controle majoritário por parte do ESTADO pois, acredito que em determinadas áreas o ESTADO deve atuar na economia capitalista. Volto a afirmar que a EXIGÊNCIA por boa prestação de serviços deve ser feita também ao ESTADO. Se a máquina pública anda emperrada, é sinal de que as práticas políticas do ESTADO BRASILEIRO deve ser transformada. Mas, para tal se torna necessário a ação política dos cidadãos. Por isso, se este ESTADO é fraco, é porque seus agentes políticos são igualmente fracos (outros, espertos...).
As críticas em relação a atuação da Infraero devem ser feitas. E há muitas críticas feitas pelos usuários e operadores do sistema aeroportuário brasileiro. É preciso mesmo mudar de MENTALIDADE, não para abrir mão de um patrimônio público mas, para extingüir o paternalismo dentro das três esferas de poder. Os cargos da Infraero nomeados pelo presidente da República são políticos. Não deixarão de ser. Mas, a nomeação deve ser baseada no conhecimento técnico. O problema é que no BRASIL não se consegue constituir um quadro do funcionalismo público independente da classe política.
Ainda há na aviação brasileira um gigantesco potencial de crescimento mas, enquanto o BRASIL for somente gigante em território e pequeno como nação, os problemas persistirão. A criação da ANAC é um bom passo inicial porém, sem crescimento econômico com distribuição de renda não há como a aviação no BRASIL alçar bons vôos.
Saudações,