Me chamo Iago e sou aspirante dessa profissão que deixar voar mesmo quem não tem asas. Recentemente começei a trabalhar na minha monografia e pretendo escrever sobre "O cenário do piloto de linha aérea homossexual no Brasil".
Estava refletindo como anda a situação dos pilotos gays no Brasil, mais especificamente na 121, mas na geral também. Encontrei vários depoimentos e relatos da vida, aceitação e respeito que esses pilotos possuem nos EUA, mas pouco nada sobre o Brasil.
A presença de homossexuais na aviação não é novidade, principalmente entre os comissários(as) de bordo, mas e na cabine de comando? São questões como essas que gostaria de opiniões... Será que existem mais espaço hoje para serem abertos com os colegas de comando? Até que ponto isso influencia a segurança do voo? No Brasil a aviação civil é muito atrelada a militar, e muitos dos comandantes mais experientes fizeram parte da força aérea, isso tem influencia?
Tenho certeza que isso é uma questão que muda muito de país para país, pela cultura, mentalidade e religião predominante.
Um piloto gay em ofício no Brasil hoje, ele se sente pressionado a não revelar sua orientação sexual por quais motivos?
A todos, um bom dia e ótimos céus.