Ah de novo não!!! Varig usando fotos sem autorização

Seção principal do AeroFórum para troca de informações.

Moderador: Moderadores

Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
Ricardo Coelho
PP
PP

Mensagem por Ricardo Coelho »

Boa sorte Gustavo .

Espero que a Varig reconheça publicamente o seu trabalho , que é de muita qualidade .

Abraço
Ricardo
Anonymous

Mensagem por Anonymous »

Eu nao concordo com isso , que tá errado tá, colocarem a foto sem autotização mas a Internet hj em dia deve ser a maior fonte de pirataria do Mundo , incontrolável , como disse bem um coelga , duvido que os amigos fotógrafos reclamentes não tenho uma musiquinha MP3 em seu HD ou até tenha passado para um CD , piratasso !
Se não quer que façam isso com as fotos guardem pra vcs uai , ou mostrem em casa em seu áblum para seus amigos , ou publique logo na intenção de processar e ganhar uma graninha, quem sabe ! Assim como fazem as mães das crianças abusadas pelo Michael Jackson ! Todo Mundo sabe o que ele faz , mas sempre tem alguém disposto a deixar o filho lá pra ganhar uma graninha... Hipocrisia !

Troy.

PS# E se engana quem pensa que esse "roubo" de fotos é só no Brasil , viu ?
Anonymous

Mensagem por Anonymous »

Edson escreveu:
Leone escreveu:
Troy escreveu:Eu acho que na verdade todo mundo fica até orgulhoso de ver sua foto numa propaganda da Varig. A internet tem dessas , músicas , filmes e fotos são usadas todos os dias aos milhares sem autorização. Senão quer passar por isso não publique as fotos uai !

Troy.
Cara, mandou bem demais...
Quem nao tiver nenhum MP3 no HD, ou um programa pirata, ou nunca tenha tirado uma xerox de uma livro (isso mesmo xerox de livros é crime) pois bem, quem nao tiver nada disso que atire a primeira pedra.
Po é bem isso, se nao quer ver suas fotos espalhadas na Net, nao divulguem... e tem outra divulgar com aquela marca d'agua bem encima, e melhor deletar e sumir com a foto, por que fica muito horrivel!!!

Ta bom ta bom, ja sei ja sei, podem falar, me xingar, comecem logo antes que o assunto esfrie... Mas e isso mesmo que eu penso!!!!

um abraço

Leone
é oq eu sempre digo , se é pra faze um negocio pro pessoal ve faiz bem feito aquela marca dagua desanima muito, deixa a foto realmente horrivel , é melhor deixar ela guardadinha no pc ja q tem tanto medo de q usem a tao emaculada foto ........

Permitam-me discordar dos nobres colegas:

De fato, a Internet publicizou e ampliou a divulgação de música, filmes, fotos, etc. Mas na proporção em que essa facilidade cresceu, também aumentaram as normas e mecanismos de proteção às patentes e aos direitos autorais. Do contrário, acabaria-se Estado de Direito, Democracia, Economia de mercado, Desenvolvimento, pois ninguém se arriscaria mais em um negócio sabendo que não teria retorno do mesmo.

Também teria orgulho de ter uma foto usada numa propaganda de uma grande empresa, DESDE QUE, no mínimo, fosse do meu consentimento e constasse créditos ao meu nome.

Não atiro pedra em ninguém por usar produtos piratas ou por cometer quaisquer outras ilegalidades. Não devemos, em tese, julgar o funcionário da varig que publicou uma foto sem autorização do autor de salfrário, ladrão, criminoso, safado. Mas isso não retira a responsabilidade da empresa de reparar o dano e indenizar o autor prejudicado.

Quanto ao crime de Xerox de livro, esse crime não existe se não tiver fins comerciais! Dessa forma, cópia de Flight Simulator de amigo, NÃO é crime! cópia de DVD da locadora, para uso próprio, NÃO é crime! Cópia de 1000 folhas de livro de medicina, NÃO é crime! Cópia de 30 unidades de livro de direito pelo carinha da Xerox lá faculdade, NÃO é crime (Primeiro, quem está providenciando a cópia é o aluno interessado. Segundo, ele será remunerado pelo consumo do papel e da máquina e não pela obra intelectual)

Código Penal
Art. 184. Violar direitos de autor e os que lhe são conexos: (Redação dada pela Lei nº 10.695, de 1º.7.2003)

Pena – detenção, de 3 (três) meses a 1 (um) ano, ou multa. (Redação dada pela Lei nº 10.695, de 1º.7.2003)

§ 1o Se a violação consistir em reprodução total ou parcial, com intuito de lucro direto ou indireto, por qualquer meio ou processo, de obra intelectual, interpretação, execução ou fonograma, sem autorização expressa do autor, do artista intérprete ou executante, do produtor, conforme o caso, ou de quem os represente: (Redação dada pela Lei nº 10.695, de 1º.7.2003)

Pena – reclusão, de 2 (dois) a 4 (quatro) anos, e multa. (Redação dada pela Lei nº 10.695, de 1º.7.2003)

§ 2o Na mesma pena do § 1o incorre quem, com o intuito de lucro direto ou indireto, distribui, vende, expõe à venda, aluga, introduz no País, adquire, oculta, tem em depósito, original ou cópia de obra intelectual ou fonograma reproduzido com violação do direito de autor, do direito de artista intérprete ou executante ou do direito do produtor de fonograma, ou, ainda, aluga original ou cópia de obra intelectual ou fonograma, sem a expressa autorização dos titulares dos direitos ou de quem os represente. (Redação dada pela Lei nº 10.695, de 1º.7.2003)

§ 3o Se a violação consistir no oferecimento ao público, mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permita ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em um tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda, com intuito de lucro, direto ou indireto, sem autorização expressa, conforme o caso, do autor, do artista intérprete ou executante, do produtor de fonograma, ou de quem os represente: (Redação dada pela Lei nº 10.695, de 1º.7.2003)

Pena – reclusão, de 2 (dois) a 4 (quatro) anos, e multa. (Incluído pela Lei nº 10.695, de 1º.7.2003)

§ 4o O disposto nos §§ 1o, 2o e 3o não se aplica quando se tratar de exceção ou limitação ao direito de autor ou os que lhe são conexos, em conformidade com o previsto na Lei nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, nem a cópia de obra intelectual ou fonograma, em um só exemplar, para uso privado do copista, sem intuito de lucro direto ou indireto. (Incluído pela Lei nº 10.695, de 1º.7.2003)

Falando em Direito Penal, Gustavo, analise aí com seus advogado a possibilidade de impetrar uma queixa-crime. Falta só saber contra quem exatamente!

Por último, sou totalmente a favor da DIVULGAÇÃO das fotos e COM a marca d´água. Evita que engraçadinhos queiram se dar bem quando estamos apenas nos deleitando com belíssimas imagens.

Abraços,
Anonymous

Mensagem por Anonymous »

Troy escreveu:, ou publique logo na intenção de processar e ganhar uma graninha, quem sabe ! Assim como fazem as mães das crianças abusadas pelo Michael Jackson !
Troy, entendo seu ponto de vista, mas peço que leia os posts anteriores antes de responder. Caso tivesse lido, se atentaria a essa frase escrita por mim: Mas sério, como disse antes, eu duvido muito de algum tipo de reparação por parte da VRG; a intenção dos processos mesmo (ainda que em juizado especial) é de incomodar...e obviamente, que alguém leve uma chamada por conta disso.

Ou ainda este outro post do amigo Irineu: ...e penso que nem é essa sua intenção, de auferir $$$. Sua exigência é respeito!

Se você quer comparar seus mp3 ou ou programas piratas com esse meu caso, faça, mas leia a íntegra das mensagens e entenda que desde o começo não falei em valores, falei em reparação. E reparação, pode ser desde um simples crédito no canto das fotos até um montante de dinheiro (que você parece estar tão preocupado). Como disse em outro post (que novamente você parece não ter lido), pra mim isso é um hobby, não meu emprego. Caso fosse o último, pode ter certeza que eu estaria disposto a arrancar o couro da VRG, até o último centavo possível.

E realmente como você mesmo disse, esse roubo não acontece apenas no Brasil, a VRG também usou fotos de fotógrafos do México e Portugal. Mas tudo bem, com certeza você também tem mp3 de alguma banda inglesa... :wink:

Tem um advogado aí no post de cima (pode ler, não é pirata) pra ratificar tudo o que digo.
Anonymous

Mensagem por Anonymous »

eu até intendo ae os spotters com esse medo de q usem suas fotos ,afinal é um direito de vcs ....apesar de eu achar frescura todo esse drama em sima disso , nao vejo nenhum problema em q usem as fotos desde que nao seja para fins comerciais, em alguns casos me parece paranoia d+ ..como do nosso amigo Bruno David q tirou uma bela foto do GOZ mas botou o nome dele praticamente colado a foto e uma marca daqua enorme escrito "Divulgaçao" cobrindo o aviao inteiro q realmente estragou a foto fico horrivel...esse é só um exemplo de muitos casos assim....e oq eu digo se é pra mostra pro pessoal faiz um negocio bem feito se nao deixa guardada no PC q é melhor.......
Anonymous

Mensagem por Anonymous »

Fotos usadas SEM fins comerciais, creio eu, nunca foram objeto de discussão aqui no Forum!
Anonymous

Mensagem por Anonymous »

Acho que quando alguma empresa ou alguém pretende usar algum tipo
de foto ou ilustração para fins comerciais deve pedir permissão ao autor,
pelo menos do ponto de vista moral...
AeroEntusiasta
Fundador
Fundador
Contato:

Mensagem por AeroEntusiasta »

Pessoal, boa tarde.

Só para ilustrar.

Há cerca de um ano atrás uma colega minha de SP me ligou e disse q achou muito legal minha foto com meu nome no Jornal Estado de SP de domingo !!! (300.000 exemplares) Minha foto no Estadão ?!?!?!?!?!?!?! Como ?!?!?!?!?!?!?

Falei com o editor de fotografias, ele explicou q precisava da foto para ilustrar uma matéria, achou no AeroEntusiasta, não tinha meu telefone e como o tempo era escasso resolveu usar.

E mais, não vou perder meu tempo em acionar judicialmente o Depto. Jurídico do Estadão, que certamente tem uma equipe dos melhores advogados do país!

Em tempo: questionei o editor de como ele imprimiu a foto se ela estava com 72DPI. Resposta: " isso é molezinha, com programinhas de interpolação! "

Deixa quieto!
Anonymous

Mensagem por Anonymous »

Pois é... aí vai muito da pessoa....

Nesse caso do Estadão pelo menos tiveram a decencia de colocar que a foto era sua. Mesmo assim voce teria direito por lei de receber pelo seu trabalho. Se ninguém reclamar, ficar em cima e fiscalizar, aí é que vai virar "Casa da Mãe Joana" mesmo... enquanto os acionistas do Estadão e da Varig estão enchendo as burras de ganhar dinheiro a gente se F**** pra juntar dinheiro e comprar equipamento decente pra fotografar.
Teve um caso de um spotter em São Paulo que teve uma imagem colocada sem autorização num anuncio da (falida) Air Vias ... pelo que me consta ele ganhou a ação e recebeu o dinheiro.
Gustavok, apoio a sua decisão de CIDADÃO. Acredito que a solução mais rápida para ambas as partes seria a Varig fornecer algumas passagens gratuitas a você.

Grande abraço,

Bertoli
BrazPilot
PC
PC

Mensagem por BrazPilot »

Pô, nem a Varig abre mão do "jeitinho brasileiro"...
Ou você recebe uma graninha pela foto ou pelo menos uma passagem ida e volta para qualquer destino que escolher, no mínimo.
kmco
PC
PC

Mensagem por kmco »

BrazPilot escreveu:Pô, nem a Varig abre mão do "jeitinho brasileiro"...
Ou você recebe uma graninha pela foto ou pelo menos uma passagem ida e volta para qualquer destino que escolher, no mínimo.
Do jeito que o pessoal da FRB eh, vao te dar uma ida volta pra xing xing no bulk!!!!

Any way Good Luck!!!!!!!
Anonymous

FOTOS SEM AUTORIZAÇÃO

Mensagem por Anonymous »

OLÁ,

VOCÊ TEM RAZÃO, RESUMINDO, TAMANHO NÃO É DOCUMENTO, APENAS TENHA BOM SENSO, E, BOA SORTE. TORÇO PARA QUE TUDO DE CERTO PRA VOCÊ E A TODOS OS ENVOLVIDOS.

UM ABRAÇÃO,

Alexsandro
Diego G. Souza
MULTI
MULTI

Mensagem por Diego G. Souza »

Bá é complicado né, bom quem tira foto sabe que tira apenas por esporte e porque tem paixão pela aviação mas no caso de usar a foto eu acho ainda que pelo menos uma autorização do proprietário da foto teria que ser solicidada pois é questão de evitar ''stress'' porque eles pagarem pelo uso da foto seria muito difícil... Agora já que usaram vai atrás de seus direitos...
Um abraço a todos
Diego Giuriatti de Souza
Email/MSN: diego9655@hotmail.com
Afonso
Moderador
Moderador

Mensagem por Afonso »

A pedido do Gustavo, estou bloqueando esse tópico.