DATAS HISTÓRICAS DA AVIAÇÃO NACIONAL - Por CURSIO

Espaço nostálgico do Aerofórum, sobre fatos da aviação passada, fotos, flight reports, etc.

Moderador: Moderadores

Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
AeroEntusiasta
Fundador
Fundador
Mensagens: 9637
Registrado em: Dom Dez 19, 2004 09:00
Localização: Porto Alegre - RS
Contato:

DATAS HISTÓRICAS DA AVIAÇÃO NACIONAL - Por CURSIO

Mensagem por AeroEntusiasta »

Prezados leitores:

Estamos abrindo este tópico para que o nosso amigo e fiel colaborador, Sr. CURSIO, profundo conhecedor da história da aviação brasileira, concentre algumas mensagens contendo fatos históricos.

Boa leitura a todos!
José Cursio
AeroConselho
Mensagens: 7901
Registrado em: Qua Ago 02, 2006 14:21
Localização: São Paulo

Re: DATAS HISTÓRICAS DA AVIAÇÃO NACIONAL - Por CURSIO

Mensagem por José Cursio »

Boa tarde amigos Forenses.

Muitíssimo grato Fábio pelo apoio e abertura do tópico. :yeah:

Datas Históricas

19 de novembro de 1994 – vôo inaugural da Transbrasil na rota GRU / GIG / FOR e VIE como Boeing 767
20 de novembro de 1953 – Fundação do Consorcio Nacional de Transporte Aéreo reunindo as empresas: Nacional, VASD, ONTA, Central Viabras e ITAU.
21 de novembro de 1930 – Decreto de nº 19417 registra o nome Panair do Brasil
21 de dezembro de 1991 - vôo de apresentação do MD-11 PP-VOP da Varig em Porto Alegre
21 de novembro de 1991 – inauguração oficial das instalações da TAM em São Carlos, São Paulo
22/11/1995 - Vôo inaugural da VASP na rota GRU / ZRH / GRU com o MD 11
23/11/1968 a VASP inicia operações para Cuiabá com aviões “Samuray” YS11
24/11/1999 a BRA inicia operações como A310 da Passaredo

Abs. Cursio
PB26
PC
PC
Mensagens: 281
Registrado em: Sáb Dez 25, 2004 01:00
Localização: SAO/PAR

Re: DATAS HISTÓRICAS DA AVIAÇÃO NACIONAL - Por CURSIO

Mensagem por PB26 »

O MRO da Tam em QSC foi aberto em 2001, não 1991.
José Cursio
AeroConselho
Mensagens: 7901
Registrado em: Qua Ago 02, 2006 14:21
Localização: São Paulo

Re: DATAS HISTÓRICAS DA AVIAÇÃO NACIONAL - Por CURSIO

Mensagem por José Cursio »

PB26 escreveu:O MRO da Tam em QSC foi aberto em 2001, não 1991.
O amigo esta certo foi 21 de novembro de 2001, digitei errado, desculpem...... :Muro:

Abs. Cursio
José Cursio
AeroConselho
Mensagens: 7901
Registrado em: Qua Ago 02, 2006 14:21
Localização: São Paulo

Re: DATAS HISTÓRICAS DA AVIAÇÃO NACIONAL - Por CURSIO

Mensagem por José Cursio »

Boa tarde amigos Forenses.

Mais algumas datas históricas.

28 de novembro de 1930 primeiro vôo da Panair do Brasil na rota Belém (BEL) São Luis (SLZ) com mala postal.

Com o Cessna 402 PT-IUV - Num clima de festa, na cidade de Araraquara-SP a TAM inaugurou no dia 28 de Novembro de 1.975 sua tão sonhada linha regular de aviação com a cidade de São Paulo, e que mantém ligada diariamente através de quatro voos - dois de Araraquara a São Paulo e dois de São Paulo a Araraquara.

29 de novembro de 1992 primeiro vôo da Rio Sul na rota Congonhas (CGH) / Brasília (BSB) com o Boeing 737/500

Aerohobby

Abs. Cursio
Electra
MASTER
MASTER
Mensagens: 1708
Registrado em: Sex Mai 19, 2006 21:35

Re: DATAS HISTÓRICAS DA AVIAÇÃO NACIONAL - Por CURSIO

Mensagem por Electra »

Excelente iniciativa! :rev: Cd vez mais, o AF vai se tornando um riquíssimo catálogo, uma ótima fonte de pesquisas cujo valor só fará aumentar com o passar do tmp. Neste caso, acho que posso colaborar um pouco pois tenho o hábito de registrar eventos, não somente, os aeronáuticos, numa lista aqui no meu computador. Tenho três listas que podem ser interessantes. Nas duas primeiras, coloquei os fatos por ordem de dias e meses mas não, de anos. O fiz justamente para relembrar dias históricos que merecem ser lembrados e podem ter eventos relacionados. A outra está leva em consideração dias, meses e anos. Espero que agrade. Copiando e colando:

ACIDENTES AÉREOS
03/01 - 1987 - 707 da Varig PP-VJK em Abidjan
11/01 - 1959 - Constellation da Lufthansa D-ALAK no Galeão
26/01 - 2003 - 73S da Vasp PP-SPJ em Rio Branco
28/01 - 1986 - 73S da Vasp PP-SME em Guarulhos
28/01 - 2004 - M11 da Varig PP-VPK sai da pista em Natal
30/01 - 1979 - 707 da Varig PP-VLU no Pacífico
02/02 - 1995 - 73S da Vasp PP-SMV em Guarulhos
05/02 - 1970 - LOE da Varig PP-VJP em Porto Alegre
09/02 - 1998 - Avro da FAB 2509 em Navegantes
12/02 - 1990 - F27 da TAM PT-LCG em Bauru
14/02 - 1997 - 73S da Varig PP-CJO em Carajás
22/02 - 1983 - 73S da Vasp PP-SNC em Manaus
23/02 - 1973 - Buffalo da FAB 2372 em Manaus
02/03 - 1996 - Learjet PT-LSD em Guarulhos
05/03 - 1967 - DC8 da Varig PP-PDS em Monrovia
08/03 - 1947 - DC3 da Panair PP-PCK com FW200 do Syndicato Condor PP-CBI
21/03 - 1989 - 707 da Transbrasil PT-TCS em Guarulhos
26/03 - 1987 - Bandeirante da FAB 2324 nos Afonsos
31/03 - 2006 - L4T da Team PT-FSE em Saquarema
02/04 - 1978 - 73S da Vasp PP-SMX em Congonhas
12/04 - 1972 - YS1 da Vasp PP-SMI próximo a Petrópolis
12/04 - 1980 - 721 da Transbrasil PT-TYS em Florianópolis
23/04 - 1977 - Bandeirante da FAB 2169 em Natal
23/04 - 1998 - Bandeirante da FAB 2321 em Resende
28/04 - 1971 - DC6 da FAB 2414 em Manaus
29/04 - 1952 - Stratocruiser da Pan Am N1039V em Carolina
08/05 - 1998 - Bandeirante da FAB 2322 no Rio de Janeiro
14/05 - 2004 - EM2 da Rico PT-WRO em Manaus
15/05 - 1995 - Buffalo da FAB 2361 em Manaus
19/05 - 1996 - Bandeirante da FAB 2295 em Caravelas
25/05 - 1982 - 73S da Vasp PP-SMY em Brasília
26/05 - 2013 - 707 da FAB 2404 em Port-au-Prince
01/06 - 2009 - 332 da Air France F-GZNP no Oceano Atlântico
03/06 - 1977 - Bandeirante da FAB 2157 em Natal
08/06 - 1982 - 72S da Vasp PP-SRK em Pacatuba
09/06 - 1973 - 707 da Varig PP-VLJ no Galeão
10/06 - 1958 - DC6 da Aerolineas LV-ADV na Ilha Grande
11/06 - 1981 - 707 da Varig PP-VJT em Manaus
16/06 - 1987 - Bandeirante da FAB 2185 em Manaus
18/06 - 1979 - Hawker 400 da FAB 2122 em Brasília
22/06 - 1992 - 73S da Vasp PP-SND em Cruzeiro do Sul
24/06 - 1985 - Hércules da FAB 2457 em Santa Maria
27/06 - 1985 - Bandeirulha da FAB 7053 em Ponta de Mucuripe
08/07 - 1988 - EM2 da FAB 2001 em São José dos Campos
11/07 - 1973 - 707 da Varig PP-VJZ em Orly
13/07 - 2011 - L4T da Noar PR-NOB em Recife
17/07 - 2007 - 320 da TAM PP-MBK em Congonhas
23/07 - 1997 - Bandeirante da FAB 2310 na Serra da Mantiqueira
26/07 - 1979 - 707 da Lufthansa D-ABUY em Petrópolis
28/07 - 1950 - Constellation da Panair PP-PCG em Porto Alegre
02/08 - 2011 - Caravan da FAB 2735 em Bom Jardim da Serra
13/08 - 2014 - Citation 560XL PR-AFA em Santos
16/08 - 1957 - Constellation da Varig PP-VDA na República Dominicana
18/08 - 2000 - 73S da Vasp PP-SMG em Porecatu
20/08 - 1962 - DC8 da Panair PP-PDT no Rio de Janeiro
25/08 - 2010 - ER4 da Passaredo PR-PSJ em Vitória da Conquista
30/08 - 1996 - Bandeirante da FAB 2315 em Queluz
30/08 - 2002 - 100 da Tam PT-MQH em Birigui
30/08 - 2002 - 100 da Tam PT-MRL em Viracopos
30/08 - 2002 - EM2 da Rico PT-WRQ em Rio Branco
03/09 - 1989 - 73S da Varig PP-VMK no Mato Grosso
07/09 - 1968 - 707 da Varig PP-VJR no Galeão
08/09 - 1987 - Hawker 400 da FAB 2129 em Carajás
14/09 - 1969 - DC3 da Vasp PP-SPP em Londrina
14/09 - 2002 - AT4 da Total PT-MTS em Avaré
18/09 - 1974 - Buffalo da FAB 2366 em Ponta Porã
18/09 - 1998 - Caravan da FAB 2705 na fronteira Brasil-Peru
27/09 - 1961 - Caravelle da Varig PP-VJD em Brasília
27/09 - 2001 - Hércules da FAB 2455 em Niterói
29/09 - 1988 - 733 da Vasp PP-SNT em Goiânia
29/09 - 2006 - 738 da Gol PR-GTD no Mato Grosso
14/10 - 1980 - Bandeirante da FAB 2143 em São Paulo
14/10 - 1994 - Hercules da FAB 2460 na Bahia
18/10 - 1974 - Buffalo da FAB 2356 nos Afonsos
20/10 - 1985 - Bandeirante da FAB 2302 no Galeão
23/10 - 1992 - Bandeirante da FAB 2243 em Recife
23/10 - 1973 - YS1 da Vasp PP-SMJ no Santos Dumont
26/10 - 1966 - Hércules da FAB 2452 em Santa Maria
26/10 - 1993 - Bandeirante da FAB 2290 em Angra dos Reis
29/10 - 2009 - Caravan da FAB 2725 em Aldeias Aurélio
31/10 - 1996 - 100 da TAM PT-MRK em Congonhas
12/11 - 1990 - Buffalo da FAB 2350 no Rio de Janeiro
16/11 - 1982 - Bandeirante da FAB 2182 no Rio de Janeiro
17/11 - 1996 - Bandeirulha da FAB 7102 em Caruaru
18/11 - 1999 - 100 da TAM PT-MQL no Santos Dumont
23/11 - 1961 - Comet da Aerolineas LV-AHR em Campinas
27/11 - 1962 - 707 da Varig PP-VJB em Lima
27/11 - 2014 - Hércules da FAB 2470 na Antarctica
29/11 - 1991 - Bandeirante da FAB 2333 em Guaratinguetá
02/12 - 1985 - 742 da Air France F-GCBC no Galeão
03/12 - 1928 - Dornier Do J do Sindicato Condor na Baía de Guanabara
08/12 - 1967 - Viscount da FAB 2100 no Santos Dumont
14/12 - 1987 - Hércules da FAB 2468 em Fernando de Noronha
20/12 - 2003 - 73G da Gol PR-GOO sai da pista em Navegantes
21/12 - 1969 - Hércules da FAB 2450 em Recife
22/12 - 1959 - Viscount da Vasp PP-SRG com um T-21 da FAB no Rio de Janeiro
26/12 - 2002 - Bandeirante da FAB 2292 em Curitiba
28/12 - 1998 - ER4 da Rio-Sul PT-SPE em Curitiba

DATAS
06/01 - 1992 - Último voo do Electra na Ponte Aérea
20/01 - 1985 - Inauguração do T1 do Aeroporto Internacional de Guarulhos
08/02 - 1982 - Voo VSP 169 com o PP-SNG avista OVNI muito próximo a aeronave
10/02 - 1965 - Fim da Panair
13/02 - 1998 - Incendio no Aeroporto Santos Dumont
26/03 - 1976 - Inauguração do Aeroporto Internacional Eduardo Gomes
28/03 - 1984 - Inauguração do Aeroporto Internacional de Confins
12/04 - 1936 - Inauguração do Aerporto de Congonhas
23/04 - 1982 - DC-10 da Varig é interceptado por Sea Harrier da RAF
22/08 - 2003 - Explosão na base de lançamentos de Alcântara

GALEÃO
10/09/71 - Primeira vinda do Concorde ao Brasil
21/01/76 - Chegada do Concorde ao Rio em seu primeiro voo regular
20/01/77 - Inauguração do T1 do Aeroporto Internacional do Galeão
27/01/82 - Último voo regular do Concorde pro Rio
03/06/82 - F-5 da FAB quebra a barreira do som e Vulcan da RAF pousa no Galeão
23/01/97 - Último vôo regular da Viasa
29/06/97 - Último vôo regular da South African
24/03/00 - Último vôo regular da KLM
15/01/01 - Início das operações da Gol
26/10/01 - Último vôo regular da Lufthansa
27/10/01 - Último vôo regular da Alitalia
02/10/05 - Reinício das operações da Delta
15/11/06 - Início das operações da Copa
02/07/08 - Início das operações da Taca
01/07/10 - Reinício das operações da Oceanair
01/02/11 - Início das operações da Azul
02/06/11 - Reinício das operações da Alitalia
30/10/11 - Reinício das operações da Lufthansa
02/11/11 - Reinício das operações da KLM
05/11/11 - Reinício das operações da Avianca
01/12/11 - Início das operações da Passaredo
03/01/12 - Início das operações da Emirates
05/07/12 - Último vôo regular da Pluna
24/05/14 - Último vôo regular da Ethiopian
15/08/14 - Último vôo regular da BQB
12/12/14 - Início das operações da Air Canada
20/06/15 - Último vôo regular da AeroMexico
22/12/15 - Reinício das operações da Condor
04/03/16 - Reinício das operações da Cargolux
28/03/16 - Condor T1>T2
10/04/16 - Alitalia T1>T2
21/04/16 - British, Iberia, Air France, KLM T1>T2
22/04/16 - Início das operações da Edelweiss
03/05/16 - Reinício das operações da Royal Air Maroc
19/05/16 - Inauguração do Pier Sul
23/05/16 - Primeira aeronave a utilizar o Píer Sul (AAL905 N782AN)
23/05/16 - American, Lufthansa, Edelweiss > Píer Sul
26/05/16 - Alitalia, Delta, Taag > Píer Sul
27/05/16 - Condor > Píer Sul
07/06/16 - Aerolineas T1>T2
09/06/16 - Air Canada, Emirates, Aerolineas > Píer Sul
23/06/16 - KLM, Air France, British, Iberia, TAP, Royal > Píer Sul
30/06/16 - Copa e Avianca´s T1>T2
22/08/16 - Primeiro voo comercial do 380 fazendo excepcionalmente neste dia o AFR426/7
08/10/16 - Último voo regular da Air Canada
22/10/16 - Último voo internacional no T1
01/11/16 - Último vôo regular da Condor
22/11/16 - Último dia de operações em área pública no T1
Grato desde já!
Abraços!!!
PZDC8
MASTER
MASTER
Mensagens: 1218
Registrado em: Sex Mai 15, 2009 22:46
Localização: Asuncion, Paraguay

Re: DATAS HISTÓRICAS DA AVIAÇÃO NACIONAL - Por CURSIO

Mensagem por PZDC8 »

Impresionante Electra y Cursio!!!... Muchas gracias por compartirlos. :clap:
José Cursio
AeroConselho
Mensagens: 7901
Registrado em: Qua Ago 02, 2006 14:21
Localização: São Paulo

Re: DATAS HISTÓRICAS DA AVIAÇÃO NACIONAL - Por CURSIO

Mensagem por José Cursio »

Boa tarde amigos Forenses.

1934 - Lufthansa - Em 1934 a empresa inaugurou seu primeiro vôo transoceânico.
Em (07 de fevereiro de 1934), a Deutsche Lufthansa implanta o primeiro serviço aéreo transoceânico do Mundo, onde em dois dias e meio, um passageiro viajava entre Berlin e o Rio de Janeiro, um avanço espantoso para a época. O defeito deste sistema estava no fato dos aviões necessitarem amerissar no meio do Oceano Atlântico, ser o hidroavião içado por um navio-catapulta, abastecerem e serem catapultados em direção a Natal. Algum tempo depois este sistema foi desativado com a entrada de novos aviões.

05/08/1942 - 1º vôo Internacional da VARIG na rota POA / MVD com o Dragon Rapid - PP-VAN

1º de janeiro de 1946 - BSAA a 1ª rota partia de Londres, fazia escalas em Lisboa, Dacar, Natal e chegava ao Rio de Janeiro – vôo experimental esse vôo segui depois para EZE e SCL com aviões Canadair Argonaut, um DC-4 fabricado sob licença no Canadá, com cabine pressurizada e motores Rolls-Royce Merlin. Voou também com os modelos Quadrimotores - Lancastrian, York e Tudor 4. Só se tornaria oficial em março do mesmo ano.

02/01/1946 Aerovias Brasil inaugura a linha Rio de Janeiro (SDU), São Paulo (CGH) a Curitiba (CWB) com os DC-3 (F. da Manhã 30/12/1945)

Abs. Cursio
José Cursio
AeroConselho
Mensagens: 7901
Registrado em: Qua Ago 02, 2006 14:21
Localização: São Paulo

Re: DATAS HISTÓRICAS DA AVIAÇÃO NACIONAL - Por CURSIO

Mensagem por José Cursio »

Boa tarde amigos Forenses.

Data significativa para avião esse 30 de novembro se não vejamos:

A inauguração oficial do primeiro aeroporto civil do país – antes disso todos estavam ligados à forças militares, como Aeronáutica e Marinha – aconteceu em 30 de novembro de 1936, já com o nome de Aeroporto Santos Dumont. Sua pista tinha, então, 700 metros de comprimento.

Jornal Folha da Manhã 05/08/1936

1º vôo regular São Paulo / Rio de Janeiro / São Paulo, aconteceu em 05 de agosto de 1936 – eis o texto
Inaugura-se hoje a linha aérea São Paulo / Rio, da VASP.

Será inaugurada hoje a nova linha de aviões de passageiros da VASP entre São Paulo e Rio de Janeiro e vice-versa. Haverá duas partidas diárias, de São Paulo para o Rio e, do Rio para São Paulo sendo um ás 08h30 horas e, a outra ás 15h30 horas.
A viagem é feita em apenas 90 minutos, em aparelhos modernos, com capacidades para 17 passageiros. Além de salão de fumar. A Viação Aérea São Paulo, manterá ainda, um serviço regular de correspondência e encomenda a uma taxa especial.
A viagem de São Paulo para o Rio de Janeiro foi feita com Ju52/3 PP-SPD “Batizado” com o nome cidade de São Paulo e, pelo PP-SPE “Batizado como o nome cidade do Rio de Janeiro. Essa linha, porém teve que ser cancelada por um período aproximadamente 03 meses devido a problemas operacionais de acordo com informação da empresa.

Porém,
A linha foi implanta em 30 de novembro de 1936.
Trecho a respeito do fato acontecido no livro “Breve História da Aviação Comercial Brasileira” por Aldo Pereira.

Por uma rara, coincidência, os dois aviões se acidentaram logo no vôo inaugural, um ao pousar no aeroporto Santos Dumont, Rio de Janeiro, e outro a pousar em São Paulo (Congonhas). Apesar dos pequenos danos sofridos, os dois aviões só voltaram a voar em 30 de novembro.

Abs. Cursio
José Cursio
AeroConselho
Mensagens: 7901
Registrado em: Qua Ago 02, 2006 14:21
Localização: São Paulo

Re: DATAS HISTÓRICAS DA AVIAÇÃO NACIONAL - Por CURSIO

Mensagem por José Cursio »

Boa tarde amigos Forenses.

01 de dezembro de 1927 é Constituído o Sindicato Condor

01 de dezembro de 1937 Governo obriga a Condor a desembarcar passageiros no píer da Praça XV (Rio de Janeiro) e não mais no Caju.

Aerohobby

Abs. Cursio
José Cursio
AeroConselho
Mensagens: 7901
Registrado em: Qua Ago 02, 2006 14:21
Localização: São Paulo

Re: DATAS HISTÓRICAS DA AVIAÇÃO NACIONAL - Por CURSIO

Mensagem por José Cursio »

Bom dia amigos Forenses.

Datas Históricas

06 de dezembro de 1960 primeiro vôo da Amizade TAP / Panair com o Douglas DC-7na rota Rio / Lisboa
06 de dezembro de 1961 chega ao Rio de Janeiro o primeiro jato DC-8 da SAS

Aerohobby

Folha de São Paulo 15/12/1961

http://i.imgur.com/ePMSkS5.png

Abs. Cursio
Avatar do usuário
Maurício
MASTER
MASTER
Mensagens: 2003
Registrado em: Dom Dez 19, 2004 16:10
Localização: Belo Horizonte - MG

Re: DATAS HISTÓRICAS DA AVIAÇÃO NACIONAL - Por CURSIO

Mensagem por Maurício »

paulo roberto escreveu:Referente aos acidentes,muitos que eu desconhecia,mas reparei que ainda faltam muitos,com Convair da Cruzeiro e Real.
Complementando acidentes com vítimas:

CONVAIR SC
16/06/1958 CV-440 PP-CEP CWB/PR
09/05/1962 CV-240 PP-CEZ VIX/ES
15/01/1963 CV-240 PP-CEV CGH/SP
03/05/1963 CV-340 PP-CDW CGH/SP

CONVAIR REAL
18/09/1957 CV-440 PP-AQE MVD/URU
24/06/1960 CV-340 PP-YRB RJ/GUANABARA
" Uma vez que você tenha experimentado voar, você andará pela terra com seus olhos voltados para o céu, pois lá você esteve e para lá desejará voltar." (Leonardo da Vinci)
PZDC8
MASTER
MASTER
Mensagens: 1218
Registrado em: Sex Mai 15, 2009 22:46
Localização: Asuncion, Paraguay

Re: DATAS HISTÓRICAS DA AVIAÇÃO NACIONAL - Por CURSIO

Mensagem por PZDC8 »

18/09/1957 CV-440 PP-AQE MVD/URU
Ese vuelo hacía escala en ASU también?
Starliner
MASTER
MASTER
Mensagens: 1131
Registrado em: Ter Dez 21, 2004 07:43
Localização: Rio de Janeiro - RJ

Re: DATAS HISTÓRICAS DA AVIAÇÃO NACIONAL - Por CURSIO

Mensagem por Starliner »

PP-AQE era um Convair 440-62 c/n 456 entregue em 13.09.1957 e que recebeu matricula provisória em 19.08.57. foi matriculado no RAB em 29.09.1958 e cancelado no mesmo dia. Quando do acidente em Montevideo em 18.09.1957 possuía um TT de apenas 73:56 Hrs.
Starliner
Starliner - GIG
Starliner
MASTER
MASTER
Mensagens: 1131
Registrado em: Ter Dez 21, 2004 07:43
Localização: Rio de Janeiro - RJ

Re: DATAS HISTÓRICAS DA AVIAÇÃO NACIONAL - Por CURSIO

Mensagem por Starliner »

PZDC8 escreveu:
18/09/1957 CV-440 PP-AQE MVD/URU
Ese vuelo hacía escala en ASU también?
Em um horário de abril de 1957 havia um um voo R ( Real) 811 que efetuava CGH/CWB/IGU/ASU as segundas, quartas e sábados e as quartas e domingos efetuava ASU/URG/MVD . Não creio que fosse operado com Convair e o PP-AQE ainda não tinha sido entregue.

Já em um horário de Outubro de 1957S os voos eram o AB807 (Aerovias Brasil) as segundas, AB801 as quartas e sextas e AB805 aos domingos efetuando CGH 15.45 POA 18.00/18.45 MVD 20.45/21.30 EZE 22.15.
Retornava como AB800 as segundas e sábados, AB802 as terças e AB804 as quintas efetuando EZE 07.00 MVD 07.45/08.30 POA 10.30/11.15 CGH 13.30.

O acidente do PP-AQE deve ter sido quando efetuava um desses voos, resta saber se de noite ou de dia e pela data, em qual dia da semana ocorreu.

Starliner
Starliner - GIG
Avatar do usuário
Maurício
MASTER
MASTER
Mensagens: 2003
Registrado em: Dom Dez 19, 2004 16:10
Localização: Belo Horizonte - MG

Re: DATAS HISTÓRICAS DA AVIAÇÃO NACIONAL - Por CURSIO

Mensagem por Maurício »

O acidente do Convair PP-AQE ocorreu em 18 SET 1957 (Quarta-feira). O voo era mesmo CGH/POA/MVD/EZE. Partiu de POA às 19h15 e o fato se deu às 21h15, na aproximação de MVD sob forte nevoeiro.
" Uma vez que você tenha experimentado voar, você andará pela terra com seus olhos voltados para o céu, pois lá você esteve e para lá desejará voltar." (Leonardo da Vinci)
José Cursio
AeroConselho
Mensagens: 7901
Registrado em: Qua Ago 02, 2006 14:21
Localização: São Paulo

Re: DATAS HISTÓRICAS DA AVIAÇÃO NACIONAL - Por CURSIO

Mensagem por José Cursio »

Boa tarde amigos Forenses.

Datas Históricas

13 de dezembro de 1991 vôo de apresentação do Boeing 747/441 PP-VPI nas etapas Rio de Janeiro (GIG) São Paulo (GRU) e Salgado Filho (POA)

Aerohobby

Abs. Cursio
Starliner
MASTER
MASTER
Mensagens: 1131
Registrado em: Ter Dez 21, 2004 07:43
Localização: Rio de Janeiro - RJ

Re: DATAS HISTÓRICAS DA AVIAÇÃO NACIONAL - Por CURSIO

Mensagem por Starliner »

Com certeza com DC-3, não sei se um C-46 podia pousar em URG.
Os Convair CV-440 com matriculas "A" eram os:
PP-AQA c/n 371
PP-AQB 389
PP-AQC 443
PP-AQD 444
PP-AQE 456
PP-AQF 457
Foram comprados em nome da Transportes Aéreos NACIONAL
A Nacional teve 85% das suas ações compradas pela Real em 02.08.1956.
Como os Convari form entregues entre Março e Setembro de 1957 nenhum recebeu as cores dela.
Todos os Convair CV-440 (exceto o PP-AQE) passaram a integrar a frota da Varig com a compra da Real em 1961 e, foram exportados
para a |beria (371,389 e 443) e para a Aviaco (444 e 457)

Starliner
Starliner - GIG
Starliner
MASTER
MASTER
Mensagens: 1131
Registrado em: Ter Dez 21, 2004 07:43
Localização: Rio de Janeiro - RJ

Re: DATAS HISTÓRICAS DA AVIAÇÃO NACIONAL - Por CURSIO

Mensagem por Starliner »

Vendo minha anotações, as quais recebi do meu saudoso amigo Capt. Dufriche a muitos anos:

PP-AQA Matricula provisória 15.01.1957 reg. 13.08.1958
PP-AQB 15.01.1957 - 13.08.1958
PP-AQC 08.08.1957 - 13.08.1958
PP-AQD 08.08.1957 - 13.08.1958
PP-AQE 19.08.1957 - 29.09.1958
PP-AQF 19.08.1957 - 13.08.1958
Starliner
Starliner - GIG
PZDC8
MASTER
MASTER
Mensagens: 1218
Registrado em: Sex Mai 15, 2009 22:46
Localização: Asuncion, Paraguay

Re: DATAS HISTÓRICAS DA AVIAÇÃO NACIONAL - Por CURSIO

Mensagem por PZDC8 »

O acidente do Convair PP-AQE ocorreu em 18 SET 1957 (Quarta-feira). O voo era mesmo CGH/POA/MVD/EZE. Partiu de POA às 19h15 e o fato se deu às 21h15, na aproximação de MVD sob forte nevoeiro.
Obrigado Mauricio,
Responder