Onde foi parar o acervo do Museu da VARIG de POA?

Espaço nostálgico do Aerofórum, sobre fatos da aviação passada, fotos, flight reports, etc.

Moderador: Moderadores

Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
ProjetoDC3
PC
PC

Re: Onde foi parar o acervo do Museu da VARIG de POA?

Mensagem por ProjetoDC3 »

Repassando e-mail recebido no meu blog. Qualquer ajuda será bem vinda.

Renan Mendes deixou um novo comentário sobre a sua postagem "DC-3 PP-ANU":

"Pessoal que administra o blog. Me chamo Renan Mendes, sou historiador, mecânico e caçador de raridades mecânicas. QUero e posso ajudar a restaurar o ANU, e colocar ele em um Hangar para nunca mais ter um parafuso sequer retirado, porem necessito da ajuda de vcs. Sei que tem mais informações burocraticas que eu. Por Favor me procurem. MOro no RS mesmo, me mandem um email rmendes302@gmail.com.
Obg
.".
Marcelo Magalhães
MASTER
MASTER

Mensagem por Marcelo Magalhães »

Amigos:

Tomei a liberdade de passar esse pedido do Renan para alguém que está envolvido diretamente na restauração do PP-ANU.

Vamos ver se eles tem interesse nessa ajuda.

Abs,

Marcelo Magalhães
ProjetoDC3
PC
PC

Mensagem recebida do amigo Renan:

"A ultima vez que fui ele ele estava sem motores e cheio de limbo, a pintura teria que ser toda refeita. Porem preciso de informações tambem, queria saber a quem ele pertence hoje, com quem falo pra retirar ele de la. Consigo a restauração total pra ele e um hangar pra ele nunca mais deteriorar. Porem preciso saber nomes e locais.".

Acho que o inicial seria fazer uma denúncia junto ao MP em POA que trata de assuntos de preservação de patrimônio histórico cultural. Recolher o máximo de assinaturas possíveis, Ou entrar com um medida cautelar para resguardar o bem.

Gabriel
Marcelo Magalhães
MASTER
MASTER

Amigos:

Calma lá...o PP-ANU já tem dono e é um grupo grande de POA, com bastante "liquidez financeira" para dizer o mínimo...

Está tudo devidamente legalizado e acordado com a massa falida, com a Infraero e demais autoridades competentes.

O Dc-3 será restaurado e exposto no Boulevard Laçador, mas temos q esperar um pouco, pois não é uma coisa q se faça da noite para o dia!.

SDS

Marcelo Magalhães
ProjetoDC3
PC
PC

Grande Marcelo! Que excelente notícia. :rev: :rev:

Pesquisando na internet achei esse link atualizado em pdf, bem interessante. Página 60 em diante relata a história do PP-ANU, inclusive com fotos do acidente ocorrido em 1959 com detalhes.

http://www2.fab.mil.br/incaer/images/ev ... ias_42.pdf

Amigo Marcelo nos mantenha atualizados. :yesyes:
Marcelo Magalhães
MASTER
MASTER

Gabriel:

O que eu ficar sabendo sobre o PP-ANU, compartilho com vcs no Aeroforum.

Ah, interessantíssimo o arquivo PDF do INCAER com artigo sobre a história completa do PP-ANU, incluindo rara foto do acidente que decepou sua cauda em CGH, qdo abalroado pelo C-46 PP-BTE....obrigado por compartilhar!

Abs,

Marcelo Magalhães
AeroEntusiasta
Fundador
Fundador
Contato:

Mensagem por AeroEntusiasta »

Boa tarde:

Fiquei sabendo hoje que a TAP ME POA iniciou processo de restauração do PP-ANU.

Não sei maiores detalhes.

Sem mais.
Maurício
MASTER
MASTER

Mensagem por Maurício »

Info de 17 ABR 2016: PP-ANU [ACC] REBUILT WITH C/N 34293....
(???)
" Uma vez que você tenha experimentado voar, você andará pela terra com seus olhos voltados para o céu, pois lá você esteve e para lá desejará voltar." (Leonardo da Vinci)
AeroEntusiasta
Fundador
Fundador
Contato:

Via Redes Sociais

Imagem
ProjetoDC3
PC
PC

Que maravilha. Em se tratando de Brasil isso é uma vitória. Fiquei muito feliz. Tomara que que fique em condições de voo. Quem sabe para voos panorâmicos para imortalizar a pioneira VARIG. Parabéns aos responsáveis pela iniciativa.

Posso publicar a foto no "Projeto DC-3"?
Marcelo Magalhães
MASTER
MASTER

Amigos:

Ele está sendo restaurado para exposição, não para colocar em condições de voo, que não é o objetivo.

Abs,

Marcelo Magalhães
Juliano_Amoroso
PP
PP

Mensagem por Juliano_Amoroso »

E o acervo do Museu, também será conservado?
Starliner
MASTER
MASTER

Mensagem por Starliner »

Marcelo Magalhães escreveu:Amigos:

Ele está sendo restaurado para exposição, não para colocar em condições de voo, que não é o objetivo.

Abs,

Marcelo Magalhães
Nem por milagre voaria novamente depois de tantos anos abandonado.
O PP-VBF que está no GIG também não voará jamais.Está com ótima aparência, mas há muita corrosão.
Que se saiba o único DC-3 do Brasil que pode voar ( se é que está com o Certificado em dia) é o PP-VBN. aquele que fica em Mococa e que aliás
jamais voou com a Varig apesar das cores dele.

Starliner
Starliner - GIG
Marcelo Magalhães
MASTER
MASTER

Amigos:

É, como disse o Cedrini é apenas uma reforma para exposição estática.

Para colocar em voo seria necessário trocar asas, cabine, cabos de comando, novos motores, etc....uma série de coisas que fica mais fácil comprar um DC-3 usado....

Isso sem esquecer da parte burocrática com a ANAC, envolvendo tripulantes com carteira de DC-3, mecânicos de célula e motores, checadores, etc.....

E fora tb a parte operacional... ainda tem gasolina de alta octana para DC-3 assim por aqui?

As vezes vc consegue uma célula boa mas acaba travando a operação nessas questões...

Abs,

Marcelo Magalhães
FCM
MASTER
MASTER

Mensagem por FCM »

DC-3 PP-ANU no site http://www.varigexperience.com.br/ , ficou lindo!
AeroEntusiasta
Fundador
Fundador
Contato:

http://www.correiodopovo.com.br/ArteAge ... rto-Alegre

Avião da Varig ganha exposição em Porto Alegre

Modelo Douglas DC-3 terá visitas a bordo até o final de agosto

Quem é apaixonado por aviação vai poder conhecer ou relembrar o avião Douglas DC-3, que até 1971 fez parte da frota da Viação Aérea Rio-Grandense (Varig). Isso será possível através do projeto “Varig Experience”, que está com o modelo em exposição em Porto Alegre a partir desta terça-feira.

A aeronave restaurada pode ser visitada no Boulevard Laçador (Av. dos Estados, 111). As visitas internas são gratuitas durante os fins de semana, aos sábados e domingos, até o final de agosto, com horário das 14h às 18h. Recepcionistas vestidos com uniformes que reproduzem os originais orientarão os visitantes como se fossem comissários de bordo.

O avião pertence ao antigo Museu Varig, que funcionou até 2005. Atualmente, a preservação do acervo do museu está ao encargo do Instituto Museu Varig, fundado no ano passado. O Douglas DC-3 é um avião bimotor para uso civil que marcou uma nova era na aviação e se tornou o símbolo de tudo o que era moderno.

O modelo revolucionou o transporte de passageiros nas décadas de 1930 e 1940, popularizando os voos domésticos nos Estados Unidos. Após a Segunda Guerra Mundial, mais de 90% do tráfego aéreo era feito com este modelo de aeronave. Ele utilizava dois motores Pratt & Whitney de 14 cilindros, do tipo radial e refrigerado, desenvolvendo em média 270 km/h em voo de cruzeiro e nove horas de autonomia. Sua lotação máxima era de 32 passageiros e a cabine de comando formada por dois pilotos e um rádio telegrafista.

Fundada em 1927, em Porto Alegre, a Varig foi a primeira companhia aérea brasileira. Entre 1950 e 1970, foi uma das maiores e mais conhecidas companhias aéreas privadas do mundo.
denisar
PC
PC

Mensagem por denisar »

Belo Projeto !!!
Espero que encorajem novas iniciativas por parte do povo acomodado de Porto Alegre :yeah:

Entretanto, falta reformar e incluir o Lockheed L-188 Eletra II que esta apodrecendo no Musal do Rio de Janeiro. :(

O De Havilland Dragon Rapide da Varig também deveria ser trazido de volta para se exposto neste local.
:cool:

Sem falar nos exemplares existentes no museu Eduardo André Matarazzo em Bebedouros no interior de São Paulo. :@

Ai sim, teremos um museu Tri legal.
:yesyes:
Maurício
MASTER
MASTER

Mensagem por Maurício »

Parabéns a todos que participaram do projeto de preservação do PP-ANU! Ficou muito bom! Grande iniciativa!
" Uma vez que você tenha experimentado voar, você andará pela terra com seus olhos voltados para o céu, pois lá você esteve e para lá desejará voltar." (Leonardo da Vinci)
ProjetoDC3
PC
PC

Parabéns aos idealizadores do projeto.

Ligam os motores? Bem que poderiam colocar em condições de voos turísticos.
Responder