POSTADO POR NATALIA GOMES ARUEIRA, NO DIA 5/04/2016 ÀS 14:04
A partir desta terça-feira, 5 de abril, quem passar pelo terminal de desembarque do Aeroporto do Rio de Janeiro - Santos Dumont pode conferir a exposição Objetos Voadores Identificados, do renomado fotógrafo aéreo José Salgueiro. A mostra, carinhosamente apelidada de O.V.I., consiste em uma seleção de fotografias de aviação, com imagens de aeronaves e aeroportos. Dentre as peças selecionadas, alguns painéis contemplam um olhar artístico de Salgueiro sobre a aviação. O expositor se dedica ao mundo da fotografia de aviação desde 1984 e seu acervo reúne atualmente um material com mais de 100.000 fotos.
Por outro lado, podem também ser vistos verdadeiros flagrantes do cotidiano de aeroportos e curiosidades sobre o universo da aviação, como fotos das maiores aeronaves do mundo. Um dos pontos altos da exposição é a imagem que mostra a vista aérea do dia mais movimentado de todos os tempos em um aeroporto brasileiro, ocorrido durante a Copa do Mundo de 2014.
Outro detalhe interessante é que cada foto vem acompanhada de um QR Code que leva o espectador para a página da exposição no Facebook. Lá, além da opção de curtir a página e receber as atualizações, é possível também assistir a um vídeo que mostra uma prévia do livro, que será lançado em breve, contendo mais fotos inéditas.
O fotógrafo não hesita em dizer que esse trabalho é, na verdade, a concretização de um sonho antigo. “Fico muito realizado de poder mostrar às pessoas a aviação de um outro ângulo, ao qual muitos não têm acesso. Posso dizer que me sinto Infraero, são muitos anos de parceria. Já encontrei aqui com empregados do pátio que me ajudaram no momento em que fiz essas fotos. Eles reconhecem e isso me enche de alegria”.
Montada em um estande pantográfico, a mostra Objetos Voadores Identificados permanece no Santos Dumont durante todo o mês de abril e está localizada no terminal de desembarque do aeroporto, atrás do Balcão de Informações da Infraero no saguão principal.

Na foto: José Salgueiro apresenta seu novo trabalho, a mostra Objetos Voadores Identificados, no Aeroporto Santos Dumont