VHF INFO: Missão REVO nos Pampas...

Seção principal do AeroFórum para troca de informações.

Moderador: Moderadores

Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
AeroEntusiasta
Fundador
Fundador
Contato:

VHF INFO: Missão REVO nos Pampas...

Mensagem por AeroEntusiasta »

Bom dia.

Ontem entre 23:40z e 00:10z escutei e relembrei meus velhos tempos da década de 80 quando os F-5 de Canoas faziam REVO sobre POA.

Claro que lembrei também do meu vôo de REVO em 2002 a bordo do Barão 61!

Três A-1 e um K-130H (2462) em missão REVO a 33nm sul Santa Maria.
Alguns trechos do que anotei.

"PAKAU DE COPAS É O BARÃO 62, CONFIRME ARMAMENTO DESLIGADO?"
...
"BARÃO 62 INFORMA UM RENDEVOUZ ANCORADO, LIMA 180, DUAS MANGUEIRAS DISPONÍVEIS, ÁREA VERDE"
...
"ÀS DE COPAS LIVRE OBSERVAÇÃO ASA ESQUERDA"
...
"ÀS DE COPAS, LIVRE CONTATO MANGUEIRA ESQUERDA"
...
"ÀS DE COPAS LUZ VERDE ACESA"
...
"BARÃO CIENTE, FLUINDO PARA O ÀS DE COPAS"
...
"ÀS DE COPAS, LUZ VERDE APAGADA"
...
"BARÃO CIENTE, LIVRE OBSERVAÇÃO ASA ESQUERDA, TRANSFERIDO 200KG PARA O ÀS DE COPAS"

E assim foi por mais algum tempo com o COPAS 2 e COPAS 3.
Se não me engando, pois a recepção estava muito ruim dos A-1, o Barão solicitou as matrículas e consegui ouvir FAB 5554, 5556 e 5559.

Sds
tatsch
CMTE.
CMTE.

Mensagem por tatsch »

Ontem notei que três A-1 fizeram perto da meia noite aproximação para pilof na basm. Devem ser estes que foram mencionados. Sobre os REVO do A-1 por questões técnicas que desconheço é melhor o REVO no kC-130 do que no KC -137. Mas em casos como o do esq centauro que fez a missão mais longa de caça da fab (santa Maria-oeste brasileiro-Amazônia- Natal) Foram feitos 2 revos no kC-137.
TATSCH
Anonymous

Mensagem por Anonymous »

tatsch escreveu:Sobre os REVO do A-1 por questões técnicas que desconheço é melhor o REVO no kC-130 do que no KC -137.
Caro tatsch

Os A-1 fazem os treinamentos de REVO no KC-130 devido a sua cesta.
Explico: As cestas dos KC-130 são feitas de um material diferente, algo como fibra ou semelhante a isso (vou procurar o saber qual exatamente), então ela não danifica muito a fuselagem do A-1. No começo, quando faziam os treinamentos com o KC-137, os A-1 voltavam quase sempre danificados, tendo avarias na fuselagem, próxima a cabine, no seu "nariz" e pelo incrível que pareça na própria probe de REVO. A cesta do KC-137 é toda de metal, então em vôo ela danificaria bastante o A-1 por ter sua fuselagem um tanto quanto "frágil".
Então por este motivo fazem os treinamentos de REVO com o KC-130. Raramente usam o KC-137 com os A-1, isso se dá ao fato do KC-130 estar fora do "envelope" da missão executada.

É isso, espero ter ajudado.
Abraço
PR-WJI
MASTER
MASTER

Mensagem por PR-WJI »

O Hércules possui dois tanques para o reabastecimento dos caças.
Cada tanque, possui capacidade de armazenar 100.800 litros de querosene de aviação.

Fonte: www.fab.mil.br (Um videozinho)
Anonymous

Gordo na BACO

Mensagem por Anonymous »

Hoje no domingo de tarde escutei o Gordo no taxi na Baco,pela manhã dois F-5 fizeram peel-off seguido de pouso.Por acaso os KC-130 fizeram alguma perna em Canoas ou vão realizar alguma operação REVO no setor de Canoas ou Palegre.Hoje no domingo a tarde escutei o ronco das hélices do Gordo no taxi.
Marco SBCT
MASTER
MASTER

Mensagem por Marco SBCT »

O José Arthur!
Não seriam dois tanques de 10.800 litros cada?
100.800 litros precisa de 5 C-130 p/ levar He He He!
Marco A Moraes
SBBI/SBCT
PR-WJI
MASTER
MASTER

Mensagem por PR-WJI »

Bah, essa eu manquei mesmo. :oops:

Ouvi denovo.... e nao são "cem" mil litros e sim, "seis" mil litros.
Puxa, que mancada.... quero me esconder depois dessa.... :(
jambock
MASTER
MASTER
Contato:

Fora do envelope de vôo...

Mensagem por jambock »

Prezado Henri - CGR:

Então por este motivo fazem os treinamentos de REVO com o KC-130. Raramente usam o KC-137 com os A-1, isso se dá ao fato do KC-130 estar fora do "envelope" da missão executada.

Então seriam os KC-137 a estarem fora do envelope de vôo e não os KC-130, não achas :?:
Um abraço e até mais...
Um abraço e até mais...
Cláudio Severino da Silva
jambockrs@gmail.com

Na aviação, só a perfeição é aceitável
Anonymous

Re: Fora do envelope de vôo...

Mensagem por Anonymous »

jambock escreveu:Prezado Henri - CGR:

Então seriam os KC-137 a estarem fora do envelope de vôo e não os KC-130, não achas :?:
Um abraço e até mais...
Exatamente caro jambock . Grato pela correção, realmente eu errei ai na conclusão.

Forte abraço
Henri
Responder