FOTO: Propaganda Airbus A300 Cruzeiro !

Espaço nostálgico do Aerofórum, sobre fatos da aviação passada, fotos, flight reports, etc.

Moderador: Moderadores

Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
AeroEntusiasta
Fundador
Fundador
Contato:

FOTO: Propaganda Airbus A300 Cruzeiro !

Mensagem por AeroEntusiasta »

Linda imagem do A300 da Cruzeiro do Sul :clap: :clap: :clap: :clap: :clap:

Fonte: Ebay

Imagem
PZDC8
MASTER
MASTER

Re: FOTO: Propaganda Airbus A300 Cruzeiro !

Mensagem por PZDC8 »

Belleza de propaganda. Tengo una pregunta, porqué la Cruzeiro do Sul tuvo dos pinturas diferentes en su flota jet?

Algunas fotos veo con pintura verde y otras con pintura azul... :unh?:
Maurício
MASTER
MASTER

Mensagem por Maurício »

PZDC8 escreveu:Belleza de propaganda. Tengo una pregunta, porqué la Cruzeiro do Sul tuvo dos pinturas diferentes en su flota jet?

Algunas fotos veo con pintura verde y otras con pintura azul... :unh?:
Houve variações também nas 5 estrelas da cauda: quando vieram os YS-11A (1967/68) eram menores, como nos primeiros B727 (até 1971/72). Depois padronizaram-nas em tamanho maior, a partir da repintura dos Caravelles (1972) retirando a sua faixa verde/amarela diagonal em fundo branco.
" Uma vez que você tenha experimentado voar, você andará pela terra com seus olhos voltados para o céu, pois lá você esteve e para lá desejará voltar." (Leonardo da Vinci)
pauloroberto
CMTE.
CMTE.

Mensagem por pauloroberto »

Esta pintura da Cruzeiro é linda,pelo que sei quando chegaram os B727-100 a pintura era diferente dos Carevelles(,que usaram também esta pintura), após a chegada dos 737-200 Super-Advanced mudou para esta pintura do Airbus A300-B4,trabalhei na Cruzeiro isso que lembro(os Caravelles usaram somente dois tipos de pintura ate serem encostados) não usaram esta linda pintura do A300, quem usou esta pintura ,foram somente 727/737/A300(já não existiam mais os YS-11), a VARIG ainda mesmo com a compra da Cruzeiro :cry: usou esta pintura até a Cruzeiro desaparecer do mapa....
PZDC8
MASTER
MASTER

Mensagem por PZDC8 »

Obrigado Maurício y pauloroberto,

Mi pregunta era porqué los B737/B727 y A300 de la Cruzeiro tenían franjas verde agua en el fuselaje y otros tenían franjas azules. La cola también estaba con pintura verde agua y otros con pintura azul.

Los que tenían la franja azul y la cola eran más atractivas... Qué época mudó la pintura de verde para azul?

En la foto de la propaganda de arriba, el A300 tiene pintura de franja azul.
Maurício
MASTER
MASTER

Mensagem por Maurício »

Não tenho muita certeza, mas me lembro de tons verde somente a partir dos B737-200, que vieram no início de 1975.
" Uma vez que você tenha experimentado voar, você andará pela terra com seus olhos voltados para o céu, pois lá você esteve e para lá desejará voltar." (Leonardo da Vinci)
AB3
MASTER
MASTER

Mensagem por AB3 »

A cor original da CRUZEIRO era o turquesa (o que vocês chamam de verde)... existem 2 pontos...

1. Tonalidade da foto, da cor...
2. O turquesa realmente veio com os 737-200, e foi extendido aos 727-100 que trocaram do esquema antigo (a parecida com os YS11) para o novo...

Mas... se formos olhar fotos na década de 90, o azul claro, está mais para turquesa, vejam:

1975 PP-CJR: http://www.airliners.net/photo/Cruzeiro ... dv/2654867" onclick="window.open(this.href);return false; (está mais pra azul do que turquesa)
1990 PP-CJK: http://www.airliners.net/photo/Cruzeiro ... 25/2409296" onclick="window.open(this.href);return false; completamente azul claro
1991 PP-CJK: http://www.airliners.net/photo/Cruzeiro ... 25/0508381" onclick="window.open(this.href);return false; olha ele com o turquesa...
1980 PP-CLA: http://www.airliners.net/photo/Cruzeiro ... 03/1174326" onclick="window.open(this.href);return false; pra mim é turquesa... foto do mestre Cedrini...
1977 PP-CJJ: http://www.airliners.net/photo/Cruzeiro ... 29/1118127" onclick="window.open(this.href);return false; turquesa
1978 PP-CJT: http://www.airliners.net/photo/Cruzeiro ... dv/1118128" onclick="window.open(this.href);return false; turquesa
1990 PP-CJP http://www.airliners.net/photo/Cruzeiro ... dv/0583988" onclick="window.open(this.href);return false; turquesa
1991 PP-CJN http://www.airliners.net/photo/Cruzeiro ... dv/0564296" onclick="window.open(this.href);return false; mais turquesa que isso impossivel
1996 PP-CJS http://www.airliners.net/photo/Cruzeiro ... dv/0875026" onclick="window.open(this.href);return false; azul claro e tenho lembrança dele em 1990 em SSA desse jeitinho
1982 PP-CLB http://www.airliners.net/photo/Cruzeiro ... 2C/0954817" onclick="window.open(this.href);return false; azul claro
1990 PP-CJO http://www.airliners.net/photo/Cruzeiro ... dv/0504462" onclick="window.open(this.href);return false; turquesa

Pelas fotos e data, nota-se que a coisa era muito oscilante, o fato é que os A300 chegaram com detalhes de portas em amarelo e depois virou azul escuro, assim como perderam as faixas nos motores... os 737-200 com o passar do tempo passaram a ter barriga cinza... eu tenho um time-table FÍSICO da CRUZEIRO de 1974 e 1975... as faixas são turquesa e azul escuro... já no material dela anos 90 com a VARIG já é um azul claro (diferente do azul da VARIG)

Notem a capa de passagem: http://i.ebayimg.com/00/s/MTA3OVgxNjAw/ ... 5/$_57.JPG" onclick="window.open(this.href);return false; (copiem e abram o link)
e a imagem original do anuncio do A300 http://i.ebayimg.com/00/s/MTIwMFgxNjAw/ ... R/$_57.JPG" onclick="window.open(this.href);return false;

A transição então se deu nos anos 80 para 90 e mesmo assim sem grande força, até porque a CRUZEIRO foi sendo reduzida pouco a pouco...

PZDC8, o aeroentusiasta editou as cores da propaganda... o original tá aqui ó:
AB3 - aeroentusiasta forum user
BHZ - Belo Horizonte - MG | Aircraft Mechanic and Aviation Researcher
Artigos em http://www.avioesemusicas.com" onclick="window.open(this.href);return false;
pauloroberto
CMTE.
CMTE.

Desculpem me meter nesta polemica, eu trabalhei na Cruzeiro e vi a primeira maquete do projeto na sala do Dr.Amorim(presidente) que era meu chefe, o cara que projetou a pintura levou uma maquete com as cores usadas ate o fechamento da empresa pela VARIG.Era TURQUESA, nunca foi azul, as fotos modificam as cores, ou a propria pintura desbota.Mas sempre foi turquesa com azul marinho...com certeza absoluta(.Eu ate chamava de verde clarinho) , trabalhei no Caju-Rio de Janeiro, onde tinha parte de pintura de escadas e carrinhos de bagagens e manutenção dos motores do DC-3,ate chegar na minha sala passava em parte das oficinas.Neste local nasceu a Sindicado Condor ficava a beira da baia da Guanabara,depois aterraram e nem parece que o mar foi ate la, atualmente a ponte para Niteroi.Desejo que tenha esclarecido algo.
Maurício
MASTER
MASTER

Mensagem por Maurício »

Paulo Roberto,
Realmente houve o denominado azul-turquesa na Cruzeiro. Mas em que ano houve apresentação dessa "primeira maquete do projeto" ?
pauloroberto
CMTE.
CMTE.

Na pintura da Cruzeiro do Sul,o azul foi somente nos Caravelles VI-R os tres primeiros primeiros Boeing 727-100 (PPCJE/F/G), YS-11 e alguns Douglas DC-3 com a pintura em cima da original listrada, o verde amarelo na cauda a foi nos DC-3,CV-240/340/440 e Caravelle.
Os YS-11(1968) Caravelles e 727 foram azul claro,já os 737-200 lançaram o turquesa depois pintaram todos 727os Airbus vieram com a pintura que todos conheceram e referente as ultimas modificaçoes na pintura do AIRBUS A300B-4 a VARIG colocou nos seus padroes turbinas aluminio e saidas de emergencia e portas do seu jeito.
pauloroberto
CMTE.
CMTE.

Acredito que entre 1973 ou 1974(desculpem o ano não lembro pena que nao exista celular ou cameras digital),foram feitas duas pinturas em maquetes de Carevelle, realmente ganhou a que eu mais gostei quando vi na mesa do diretor,uma pintura que os Caravelles nunca usaram , quem lançou o turquesa foram os Boeing 737-200Super-Advanced, , foi uma epoca que a Varig e a Cruzeiro do sul brigavam entre si aqui no Brasil,as duas encomendaram de 737 praticamente juntas lembro dos comentarios que a VARIG havia encomendado 10 ,e a Cruzeiro 6 logo apos começou os rumores que a Cruzeiro faria fusão com Vasp ou Transbrasil, mas a VARIG foi a ultima fazer a proposta e nos levou..hehehe ,tudo mudou pra pior em alguns sentidos.
Maurício
MASTER
MASTER

Mensagem por Maurício »

Todos estão corretos em seus comentários. Essa provável fusão SC+VP ou SC+TR foi muito citada em 1974. O problema é que a VP era estatal ainda e acho que isso dificultava nos aspectos jurídicos. E a TR não cobria todas as capitais brasileiras. Mas se fosse SC+VP, provavelmente, teríamos ainda por mais um tempo os DC-3 operando (Amazônia, Centro-Oeste). Coincidentemente, as duas desativaram-nos em 1974.
PZDC8
MASTER
MASTER

Mensagem por PZDC8 »

Al fin entendí la historia de los colores de la Cruzeiro do Sul!!!... Muchas gracias amigos forenses. :yesyes:
pauloroberto
CMTE.
CMTE.

Que bom PZDC8 espero que tenha aproveitado o pouco que sei, foram 36 anos de VARIG / CRUZEIRO.
José Cursio
AeroConselho

Mensagem por José Cursio »

Boa noite amigos Forenses.

Essa foi a pintura original do Boeing 727/100 na SC ou não?

Imagem

Abs. Cursio
Maurício
MASTER
MASTER

Mensagem por Maurício »

Negativo. Os primeiros B727-100 (CJE/CJF) vieram em 1971 e operaram uns dois anos, com as cinco estrelas menores e soltas na cauda. Como é a constelação do Cruzeiro do Sul.
pauloroberto
CMTE.
CMTE.

Desculpe, mas esta é a pintura original,a pintura de 5 estrelas iqual aos YS-11, foram pintadas na BOEING,tanto é que existe fotos deles com esta pintura, mas quando vieram para CRUZEIRO,vieram com esta pintura :hmm: da foto, tanto é que esta foto foi batida pela Boeing, desculpe contrariar....eu tinha fotos da chegada dos 727 da Cruzeiro numa revista interna nossa, chamada 5estrelas, mas me desfiz de tudo ,time table desde 1964 ate Cruzeiro ser vendida.
José Cursio
AeroConselho

Mensagem por José Cursio »

Boa tarde amigos Forenses.

De acordo com o que esta escrito na rev. Flap Internacional de nº 281, os quatros primeiros Nancy -YS 11 Samurai, CTA, CTB, CTC e CTD vieram todo branco sendo pintado nas oficinas da empresa no RJ, os demais vieram pintados de fabricas, porém com pintura diferente da 1º e eram com cinco estrelas simbolizando a Cruzeiro do Sul comforme a foto do CTA, após a chegada do CTE a pintura era com lozangos juntos como as da foto PP-CTF

Imagem

http://i.imgur.com/0tHPllt.jpg" onclick="window.open(this.href);return false;

Abs. Cursio
Maurício
MASTER
MASTER

Mensagem por Maurício »

Cursio,
Permita-me discordar, porque há fotos de todos os YS-11A (PP-CTA ao PP-CTL) operando entre 1968 e 1970, com as 5 estrelas menores e soltas, a saber c/ os créditos:
PP-CTA CGH - 08/68 - Martin Bernsmuller;
PP-CTB SDU - 13/02/68 - Vito A. Cedrini;
PP-CTC SDU - 09/68 - M.B;
PP-CTD SDU - 13/02/68 - V.C;
PP-CTE GIG - 16/07/68 - V.C;
PP-CTF CGH - 09/68 - M.B;
PP-CTG GIG - ? - V.C;
PP-CTH SDU - 15/06/68 - V.C;
PP-CTI CGH - ? - Flap;
PP-CTJ CGH - 16/03/70 - M.B;
PP-CTK SDU - 19/04/69 - V.C;
PP-CTL SDU - ? - V.C;

Quanto aos B727 reafirmo que PP-CJE e PP-CJF chegaram de fábrica no mesmo esquema de pintura acima. Porém, retifico que não sei se operaram assim;
A partir do PP-CJG até o PP-CJL vieram do fabricante já no esquema de losango, usado também na repintura dos DC-3, Caravelle, YS-11A. E nos B737 novos.
Inclusive, existe uma foto do PP-CJG (com losangos) em Reton, antes da entrega, junto a um B727 da Varig esse matriculado erroneamente de "PP-VLA". Isso foi corrigido.
Maurício
MASTER
MASTER

Mensagem por Maurício »

Confirmando o que eu disse sobre PP-CJE e CJF, vejam parte do texto da Revista Flap Internacional Nº 367, pag. 26, ABR/2003 (matéria de Sérgio Ricardo Marques Gonçalves sobre o Boeing 727-100 no Brasil):
"(...) A companhia teve três esquemas de pintura aplicados aos seus 727. Inicialmente, na fábrica, os dois primeiros 727 receberam a pintura da companhia com o Cruzeiro do Sul na cauda, como utilizada nos Samurai. Depois, na entrega, receberam o novo símbolo da empresa na cauda e, mais tarde, a pintura em dois tons de azul, que foi o último esquema (...)".
Responder