Daniel Leb Sasaki
Conheçam informação que o U.S. State Department recebeu de seus "attachés" na embaixada dos Estados Unidos no Brasil, referente à suspensão das linhas da Panair pelo governo Castello Branco.
O autor do documento - datado de 12/02/1965, dois dias depois da intervenção que paralisou a companhia -, comenta em caráter confidencial que "as razões reais para o cancelamento das concessões parecem mais políticas do que financeiras", destacando que a situação da empresa não era pior que a das concorrentes e que sua estrutura técnica e histórico de segurança eram excelentes. E continua: "O cancelamento parece ser um ataque ao poder financeiro do grupo Simonsen. Mario Simonsen, o principal acionista da Panair, apoiou tanto Kubitschek como Goulart, além de políticos do PSD e PTB". "Outro fator na decisão pode ter sido a campanha da VARIG para obter o monopólio no serviço internacional".
Esta é só a ponta do iceberg. Há mais material sobre o fechamento da Panair no arquivo do Departamento de Estado norte-americano. Por meio do "Opening the Archives Project", uma parceria entre a Brown University e a Universidade Estadual de Maringá liderada pelo professor James Green, o acervo está sendo digitalizado e disponibilizado para consultas pelo público em geral.
