PERGUNTAS PARA AS QUAIS NÃO ACHIE RESPOSTA ATÉ HOJE
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PERGUNTAS PARA AS QUAIS NÃO ACHIE RESPOSTA ATÉ HOJE
Prezados,
Segundo consta,o primeiro voo da Ponte Aérea em 6 de julho de l959, saiu de Congonhas para o Santos Dumont e foi
realizado em Nome das três empresas RG,SC e VP) por um Convair 240 da Varig.
Qual teria sido a matrícula dele?
O Linneu Gomes da Real em contrapartida resolveu criar a "Super Ponte", um avião a cada 15 minutos era isso?
Quando iniciou-se a operação da "Super Ponte"pela Real, para combater o pool da RG/SC/VP? Quanto tempo durou?
Essas são perguntas da série, "nunca consegui saber", outras virão.
Cedrini
Segundo consta,o primeiro voo da Ponte Aérea em 6 de julho de l959, saiu de Congonhas para o Santos Dumont e foi
realizado em Nome das três empresas RG,SC e VP) por um Convair 240 da Varig.
Qual teria sido a matrícula dele?
O Linneu Gomes da Real em contrapartida resolveu criar a "Super Ponte", um avião a cada 15 minutos era isso?
Quando iniciou-se a operação da "Super Ponte"pela Real, para combater o pool da RG/SC/VP? Quanto tempo durou?
Essas são perguntas da série, "nunca consegui saber", outras virão.
Cedrini
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- PC
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- Registrado em: Qua Jan 27, 2010 21:56
Re: PERGUNTAS PARA AS QUAIS NÃO ACHIE RESPOSTA ATÉ HOJE
Muito legal esse tópico. Vamos usá-lo para "cousas que queremos saber" !
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Re: PERGUNTAS PARA AS QUAIS NÃO ACHIE RESPOSTA ATÉ HOJE
Fonte: http://www.revistaflap.com.br/web/_FILE ... _aerea.pdf" onclick="window.open(this.href);return false;
por: Gianfranco Beting
NASCE A PONTE AÉREA
Dias depois dessa surpreendente experiência,
Berta reuniu-se nos escritórios da
Cruzeiro do Sul, no Rio de Janeiro, com
os presidentes da Vasp, brigadeiro Oswaldo
Pamplona, e da própria Cruzeiro, Dr. José
Roberto Ribeiro Dantas.
Berta expôs o plano e sugeriu que as
três empresas adotassem oficialmente o que
os três gerentes faziam em Congonhas informalmente.
O conceito foi imediatamente
aprovado. Secundados por assessores, os três
presidentes elaboraram a toque de caixa um
plano de ação, apresentado dias depois ao
brigadeiro Dario Azambuja, então diretor-geral
do DAC. As empresas fizeram um pedido
expresso ao DAC: sigilo total. A Real não
poderia saber nada de antemão sobre essa
invenção. Depois de analisar cuidadosamente
os planos das três empresas, o DAC deu luz
verde para o início da nova operação.
Nas semanas seguintes, as equipes dirigidas
por Siqueira, Azevedo e Deléo empenharam-se
nos preparativos comerciais e operacionais. Em
sigilo, na madrugada de 5 de julho de 1959,
construíram, literalmente da noite para o dia,
guichês nos saguões de Congonhas e Santos
Dumont. Com o dia raiando, colocaram
letreiros com uma modernosa logomarca, uma
bossa nova aeronáutica que iria mudar o
panorama da aviação brasileira. Com a decolagem
de um Convair 240 da Varig rumo ao
Rio de Janeiro, nascia a ponte aérea.
Diz a lenda que o nome foi sugerido pelo
próprio Berta. A inspiração teria vindo do
termo air bridge, cunhado pelos norte-americanos
durante a operação aérea que permitiu
a sobrevivência de Berlim Ocidental cercada
pelos soviéticos nos anos após o término da
Segunda Guerra. Assim, oficialmente, no
dia 6 de julho de 1959 nasceu a ponte aérea.
As três empresas começaram a ligar as duas
maiores cidades do Brasil com vôos escalonados
alternadamente a cada 30 minutos
durante o dia, com redução pela metade das
freqüências no período noturno e nos fins
de semana. Nos horários de pico, o intervalo
entre os vôos podia ser até inferior aos
30 minutos. Os equipamentos utilizados inicialmente
foram o Convair 240 pela Varig
(40 assentos), os Convair 240, 340 e 440 pela
Cruzeiro (de 40 a 44 assentos) e o Saab
Scandia pela Vasp (32 ou 36 assentos).
Promovendo a novidade numa época em
que tudo era novo, uma campanha publicitária
foi lançada, com anúncios em jornais, revistas
e até comerciais na TV. Um dos filmes tinha
como protagonistas, ou melhor, “garotospropaganda”,
um casal formado por um jovem
e franzino ator que contracenava com uma
bela moçoila: Walmor Chagas e Eva Wilma.
A Real foi pega desprevenida, mas reagiu
imediatamente. Linneu contra-atacou com
a Super Ponte Real, utilizando os confortáveis
Convair 440 Metropolitan de 52 assentos.
No melhor estilo “bateu-levou”, Linneu
afirmou para a imprensa: “se essa tal de
ponte aérea colocar vôos de meia em meia
hora, a Real vai fazer vôos a cada 15 minutos”.
Bravatas à parte, deu no que deu: a
Super Ponte Real durou apenas alguns meses;
a ponte aérea mais de 40 anos.
por: Gianfranco Beting
NASCE A PONTE AÉREA
Dias depois dessa surpreendente experiência,
Berta reuniu-se nos escritórios da
Cruzeiro do Sul, no Rio de Janeiro, com
os presidentes da Vasp, brigadeiro Oswaldo
Pamplona, e da própria Cruzeiro, Dr. José
Roberto Ribeiro Dantas.
Berta expôs o plano e sugeriu que as
três empresas adotassem oficialmente o que
os três gerentes faziam em Congonhas informalmente.
O conceito foi imediatamente
aprovado. Secundados por assessores, os três
presidentes elaboraram a toque de caixa um
plano de ação, apresentado dias depois ao
brigadeiro Dario Azambuja, então diretor-geral
do DAC. As empresas fizeram um pedido
expresso ao DAC: sigilo total. A Real não
poderia saber nada de antemão sobre essa
invenção. Depois de analisar cuidadosamente
os planos das três empresas, o DAC deu luz
verde para o início da nova operação.
Nas semanas seguintes, as equipes dirigidas
por Siqueira, Azevedo e Deléo empenharam-se
nos preparativos comerciais e operacionais. Em
sigilo, na madrugada de 5 de julho de 1959,
construíram, literalmente da noite para o dia,
guichês nos saguões de Congonhas e Santos
Dumont. Com o dia raiando, colocaram
letreiros com uma modernosa logomarca, uma
bossa nova aeronáutica que iria mudar o
panorama da aviação brasileira. Com a decolagem
de um Convair 240 da Varig rumo ao
Rio de Janeiro, nascia a ponte aérea.
Diz a lenda que o nome foi sugerido pelo
próprio Berta. A inspiração teria vindo do
termo air bridge, cunhado pelos norte-americanos
durante a operação aérea que permitiu
a sobrevivência de Berlim Ocidental cercada
pelos soviéticos nos anos após o término da
Segunda Guerra. Assim, oficialmente, no
dia 6 de julho de 1959 nasceu a ponte aérea.
As três empresas começaram a ligar as duas
maiores cidades do Brasil com vôos escalonados
alternadamente a cada 30 minutos
durante o dia, com redução pela metade das
freqüências no período noturno e nos fins
de semana. Nos horários de pico, o intervalo
entre os vôos podia ser até inferior aos
30 minutos. Os equipamentos utilizados inicialmente
foram o Convair 240 pela Varig
(40 assentos), os Convair 240, 340 e 440 pela
Cruzeiro (de 40 a 44 assentos) e o Saab
Scandia pela Vasp (32 ou 36 assentos).
Promovendo a novidade numa época em
que tudo era novo, uma campanha publicitária
foi lançada, com anúncios em jornais, revistas
e até comerciais na TV. Um dos filmes tinha
como protagonistas, ou melhor, “garotospropaganda”,
um casal formado por um jovem
e franzino ator que contracenava com uma
bela moçoila: Walmor Chagas e Eva Wilma.
A Real foi pega desprevenida, mas reagiu
imediatamente. Linneu contra-atacou com
a Super Ponte Real, utilizando os confortáveis
Convair 440 Metropolitan de 52 assentos.
No melhor estilo “bateu-levou”, Linneu
afirmou para a imprensa: “se essa tal de
ponte aérea colocar vôos de meia em meia
hora, a Real vai fazer vôos a cada 15 minutos”.
Bravatas à parte, deu no que deu: a
Super Ponte Real durou apenas alguns meses;
a ponte aérea mais de 40 anos.
Sem mais.
Equipe AeroEntusiasta
http://www.AeroEntusiasta.com.br
https://twitter.com/AeroEntusiasta
https://www.instagram.com/aeroentusiasta/

Equipe AeroEntusiasta
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Re: PERGUNTAS PARA AS QUAIS NÃO ACHIE RESPOSTA ATÉ HOJE
Fábio,
Obrigado pela reprodução do artigo da Flap, eu tenho a revista mas não lembrava.
Contudo, minha pergunta continua no ar, qual a matrícula do Convair da Varig que inaugurou a PA e quando exatamente começou e acabou a Super Ponte da Real?
Vamos adicionar outras?
Qual a data exata do 1º voo da Real para TYO? Com qual Super H?
Quando foi efetuado o último voo? Com que aeronave L-1049H ou DC-6B ?
Com quais cores os DC-6B que vieram dos USA para a Real chegaram em CGH? Qual data?
Existe prova fotográfica da chegada dos ex SAS, mas dos outros nunca vi.
Quando os Convai 340 e 440 (ex Real) foram vendidos pela Varig para o exterior, como sairam? Em que datas? Com quais matrículas? Alguém já viu uma foto disso?
Os vendidos para a Iberia e para a Aviaco segundo pude pesquisar sairam daqui para os USA para padronização e de lá para a Espanha com matrículas Espanholas
mas, como deixaram CGH? Com elas? Com que cores?
Como pode-se ver existem muitas perguntas a serem esclarecidas Esse Cedrini é um chato...
Quem sabe somente o Marcelo Magalhães e o Cursio poderão "nos salvar" Contemos com a"astúcia" deles de grandes pesquisadores de jornais e revistas.
Cedrini
Obrigado pela reprodução do artigo da Flap, eu tenho a revista mas não lembrava.
Contudo, minha pergunta continua no ar, qual a matrícula do Convair da Varig que inaugurou a PA e quando exatamente começou e acabou a Super Ponte da Real?
Vamos adicionar outras?
Qual a data exata do 1º voo da Real para TYO? Com qual Super H?
Quando foi efetuado o último voo? Com que aeronave L-1049H ou DC-6B ?
Com quais cores os DC-6B que vieram dos USA para a Real chegaram em CGH? Qual data?
Existe prova fotográfica da chegada dos ex SAS, mas dos outros nunca vi.
Quando os Convai 340 e 440 (ex Real) foram vendidos pela Varig para o exterior, como sairam? Em que datas? Com quais matrículas? Alguém já viu uma foto disso?
Os vendidos para a Iberia e para a Aviaco segundo pude pesquisar sairam daqui para os USA para padronização e de lá para a Espanha com matrículas Espanholas
mas, como deixaram CGH? Com elas? Com que cores?
Como pode-se ver existem muitas perguntas a serem esclarecidas Esse Cedrini é um chato...
Quem sabe somente o Marcelo Magalhães e o Cursio poderão "nos salvar" Contemos com a"astúcia" deles de grandes pesquisadores de jornais e revistas.
Cedrini
-
- MASTER
- Mensagens: 1360
- Registrado em: Seg Dez 20, 2004 11:43
Re: PERGUNTAS PARA AS QUAIS NÃO ACHIE RESPOSTA ATÉ HOJE
Cedrini:
Dessas suas perguntas só sei responder uma delas, e mesmo assim parcialmente...
A REAL inaugurou os voos para TYO, em 9 de julho de 1960. Entretanto, não sei qual foi o Super H q fez o primeiro voo....
À propósito da ponte aérea, seguem dois anúncios veiculados no jornal carioca "A Última Hora", justamente na semana da inauguração dos voos da ponte aérea:


Abs,
Marcelo Magalhães
Dessas suas perguntas só sei responder uma delas, e mesmo assim parcialmente...
A REAL inaugurou os voos para TYO, em 9 de julho de 1960. Entretanto, não sei qual foi o Super H q fez o primeiro voo....
À propósito da ponte aérea, seguem dois anúncios veiculados no jornal carioca "A Última Hora", justamente na semana da inauguração dos voos da ponte aérea:


Abs,
Marcelo Magalhães
Re: PERGUNTAS PARA AS QUAIS NÃO ACHIE RESPOSTA ATÉ HOJE
Obrigado Marcelo,
Tinha a certeza de que você poderia acrescentar dados valiosos.O Martin me escreveu e informou que a aeronave da Varig foi o PP-VCV, pois representava V=Varig C=Cruzeiro e V= Vasp !!! Muito criativo para a época não é?
Abraços
Cedrini
Tinha a certeza de que você poderia acrescentar dados valiosos.O Martin me escreveu e informou que a aeronave da Varig foi o PP-VCV, pois representava V=Varig C=Cruzeiro e V= Vasp !!! Muito criativo para a época não é?
Abraços
Cedrini
-
- AeroConselho
- Mensagens: 7901
- Registrado em: Qua Ago 02, 2006 14:21
- Localização: São Paulo
Re: PERGUNTAS PARA AS QUAIS NÃO ACHIE RESPOSTA ATÉ HOJE
Boa tarde amigos Forenses.
Bem amigos, a data do inicio dos vôos para o Japão é uma incógnita as mesmas divergem, dia 06 jornal Folha de São Paulo, na revista Aerohhoby nº 06 é dia 06, no livro do Aldo Pereira é dia 09, qual a certa?
Folha de São Paulo 01/07/1960 (acho que irão precisar de uma lupa)

Livro Aldo Pereira
http://i.imgur.com/UXhRuAf.jpg" onclick="window.open(this.href);return false;
Propaganda - Folha de São Paulo 08/07/1960

Abs. Cursio
Bem amigos, a data do inicio dos vôos para o Japão é uma incógnita as mesmas divergem, dia 06 jornal Folha de São Paulo, na revista Aerohhoby nº 06 é dia 06, no livro do Aldo Pereira é dia 09, qual a certa?
Folha de São Paulo 01/07/1960 (acho que irão precisar de uma lupa)


Livro Aldo Pereira
http://i.imgur.com/UXhRuAf.jpg" onclick="window.open(this.href);return false;
Propaganda - Folha de São Paulo 08/07/1960

Abs. Cursio
Re: PERGUNTAS PARA AS QUAIS NÃO ACHIE RESPOSTA ATÉ HOJE
Esse é mais um "folclore" totalmente errôneo.
A liha não pode ter sido inaugurada com o DC-6B, pois vejamos as datas de entrega deles::
PP-YSI 44166 Fevereiro de 1961
PP-YSJ 43745 Fevereiro de 1961
PP-YSL 43746 Fevereiro de 1961
PP-YSM 43822 Agosto de 1961
PP-YSN 43824 Agosto de 1961
A menos que tenha sido inaugurada com um DC-6B de outra companhia coisa que nunca ouvi falar.
A liha não pode ter sido inaugurada com o DC-6B, pois vejamos as datas de entrega deles::
PP-YSI 44166 Fevereiro de 1961
PP-YSJ 43745 Fevereiro de 1961
PP-YSL 43746 Fevereiro de 1961
PP-YSM 43822 Agosto de 1961
PP-YSN 43824 Agosto de 1961
A menos que tenha sido inaugurada com um DC-6B de outra companhia coisa que nunca ouvi falar.
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- Fundador
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- Registrado em: Dom Dez 19, 2004 09:00
- Localização: Porto Alegre - RS
- Contato:
Re: PERGUNTAS PARA AS QUAIS NÃO ACHIE RESPOSTA ATÉ HOJE
Folha de SP 05/07/1960


Sem mais.
Equipe AeroEntusiasta
http://www.AeroEntusiasta.com.br
https://twitter.com/AeroEntusiasta
https://www.instagram.com/aeroentusiasta/

Equipe AeroEntusiasta
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https://www.instagram.com/aeroentusiasta/

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- AeroConselho
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- Registrado em: Qua Ago 02, 2006 14:21
- Localização: São Paulo
Re: PERGUNTAS PARA AS QUAIS NÃO ACHIE RESPOSTA ATÉ HOJE
Cedrini escreveu:Esse é mais um "folclore" totalmente errôneo.
A liha não pode ter sido inaugurada com o DC-6B, pois vejamos as datas de entrega deles::
PP-YSI 44166 Fevereiro de 1961
PP-YSJ 43745 Fevereiro de 1961
PP-YSL 43746 Fevereiro de 1961
PP-YSM 43822 Agosto de 1961
PP-YSN 43824 Agosto de 1961
A menos que tenha sido inaugurada com um DC-6B de outra companhia coisa que nunca ouvi falar.
Perfeito amigo,
De fato a mensagem foi enviada com um erro grotesco por minha parte, que ao receber a informação não chequei com os devidos cuidados.
Peço aos moderadores, se possível apagar a frase a fim não informar errado o conteúdo da dita mensagem.
Desculpem a minha falha.

Abs. Cursio
Re: PERGUNTAS PARA AS QUAIS NÃO ACHIE RESPOSTA ATÉ HOJE
Cedrini, você tem conhecimento e arquivo fotográfico, Cursio tem conhecimento, vários outros tem conhecimento e arquivo fotográfico mais recente... daria uma bela edição de um novo "História da Aviação Comercial Brasileira" incluindo as empresas mais recentes...
AB3 - aeroentusiasta forum user
BHZ - Belo Horizonte - MG | Aircraft Mechanic and Aviation Researcher
Artigos em http://www.avioesemusicas.com" onclick="window.open(this.href);return false;
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- PC
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- Registrado em: Seg Mai 09, 2005 12:40
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Re: PERGUNTAS PARA AS QUAIS NÃO ACHIE RESPOSTA ATÉ HOJE
A Panair do Brasil não fez parte do consórcio da Ponte Aérea Rio São Paulo portanto, os Constellatios não voaram na ponte.
-
- PC
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- Registrado em: Qua Jan 27, 2010 21:56
Re: PERGUNTAS PARA AS QUAIS NÃO ACHEI RESPOSTA ATÉ HOJE
A história conta que essa linha da Real para Tóquio foi o maior mico aéreo! Os vôos eram sempre muito longos e vazios! A contar da época pois as empresas americanas e asiáticas deviam fazer voos transpacíficos com 707 e DC-8!
-
- AeroConselho
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- Registrado em: Qua Ago 02, 2006 14:21
- Localização: São Paulo
Re: PERGUNTAS PARA AS QUAIS NÃO ACHIE RESPOSTA ATÉ HOJE
Boa tarde amigos Forenses.
Algum amigo saberia informar qual foi o 1º Scandia a operar na ponte?
Qual foi o sentido do vôo SDU / CGH ou CGH / SDU ?
Abs. Cursio
Algum amigo saberia informar qual foi o 1º Scandia a operar na ponte?
Qual foi o sentido do vôo SDU / CGH ou CGH / SDU ?
Abs. Cursio