Ah de novo não!!! Varig usando fotos sem autorização

Seção principal do AeroFórum para troca de informações.

Moderador: Moderadores

Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
Anonymous

Ah de novo não!!! Varig usando fotos sem autorização

Mensagem por Anonymous »

Bem pessoal, alguns de vocês devem se lembrar no ano passado quando uma foto minha apareceu no site da Varig sem eu nem saber. Pois é, aconteceu de novo. E desta vez não foi apenas comigo.

Meu caso:
Minha foto
http://www.airliners.net/open.file/774831/L
O que a Varig usou
http://portal.varig.com.br/agentes/netn ... 48.05/view

Caso do spotter Marco (Portugal):
Foto
http://www.airliners.net/open.file/691766/L
O que a Varig fez
http://portal.varig.com.br/agentes/netn ... NN187/view

Caso dos spotters Luis Rosa e André Costa (Portugal):
Fotos
http://www.airliners.net/open.file/766526/L
http://www.airliners.net/open.file/779588/L
E o que a Varig fez
http://portal.varig.com.br/agentes/netn ... 37.05/view

E finalmente, o spotter Rafael Cordero (México):
http://www.airliners.net/open.file/774856/L
Olha a VRG aí gente...
http://portal.varig.com.br/agentes/netn ... 75.05/view

Antes de postar essa mensagem entrei em contato com todos. Não preciso dizer que para todos, foi uma surpresa.

O que dizer? Ainda que seja responsabilidade de um (apenas um!) funcionário desavisado, há algo de muito errado nessa cia. Eu já tive o prazer de receber emails de gente do outro lado do mundo pedindo autorização pra usar a foto no site ou coleção pessoal... coleção pessoal!!! O último foi de um controlador de vôo da Australia que estava preparando uma apresentção em PowerPoint pra treinar novos controladores. Um táxi aéreo aqui de BSB já me procurou para legalmente comprar fotos. Enquanto isso, esse trem desgovernado azul (leia-se Varig) fica fazendo essas bobagens.

Quando escrevo "bobagens", faço no sentido mais literal da palavra. Eu poderia muito bem aceitar o uso dessas fotos como uma boa massagem no ego vinda de uma grande empresa, mas honestamente não me conformo em ver isso acontecendo com uma cia. que teve setenta e tantos anos pra aprender a fazer as coisas direito.

Mais uma vez, ainda que isso seja o trabalho de um funcionário desavisado, revela uma desorganização muito grande.

Os varigueiros de plantão e funcionários freqüentadores do fórum que me desculpem, mas depois de mais essa "bobagem" (besteira mesmo!) eu simplesmente não estou conseguindo mais levar a VRG à sério.

Enquanto isso, vou contribuir para o trabalho do dpto. jurídico da cia com mais um processo, a experiência me mostrou que conversar não adianta nada. Com esse, são dois; só meus.

Fotógrafos de fim de semana, fiquem de olho!

Abraço
Bruno Geovane
CMTE.
CMTE.

Mensagem por Bruno Geovane »

Gustavo,

Realmente essa Fundação está é AFUNDANDO a empresa. :twisted: :twisted: :twisted:
Abraços
Bruno Geovane
b.geovane@terra.com.br
MSN Messenger: b_geovane@hotmail.com
Kleber
CMTE.
CMTE.
Contato:

Mensagem por Kleber »

Corretíssimo, Gustavo - acione judicialmente, encha o saco dos caras.

Se possível, via A.Net também - talvez com um estrangeiro incomodando eles mudem de estratégia (ou esperteza).

Comece mandando um e-mail pro tal riccardo.bison@varig.com

Abs

Kleber
Imagem
CHARLES SBBR
MASTER
MASTER

Mensagem por CHARLES SBBR »

Pô na cara dura! Nem deram uma retocada. O pior Gustavo e que se você acionar a VARIG judicialmente e "ganhar" são mínimas as chances de receber.
Um abraço!!!
Anonymous

Mensagem por Anonymous »

Cara,

é VERGONHOSO ver uma empresa do porte da Varig tomando uma atitude de moleque!
Por essas e outras to pensando seriamente em retirar minhas fotos da net.... quer ver fotos minhas? venhna ver no meu album em casa, pois na mão desses sacripantas não verás mais.
Sugestão: Entre em contato com os outros spotters lesados para posivel aćão coletiva.

Abraćos indignados,

Bertoli
Anonymous

adoro...

Mensagem por Anonymous »

Ola, adoro a Varig, mas mesmo assim deve ser um saco ver suas fotos usadas por outro sem pelo menos uma notinha.. seu nome ao lado em letras minusculas que seja. pelo menos pra lembrar quem ficou horas esperando a aeronave passar. Eu acredito que não seja culpa da empresa em si, mas de um funcionario que tenha a mentalidade tipica brasileira, "não dá nada", nunca dá mesmo. De duas uma, ou vc entra em ação ou autoriza o uso com resalvas pros créditos das fotos. Eu acredito que vc teria teria feito isso na maior boa vontade se questionado antes de ser feito tal uso indevido.

Boa sorte.

Daniel Nitzsche.

Ps. Acho que isso é em geral e não só com a Varig. Lutar pelos seus direitos em todos os setores.
Anonymous

Mensagem por Anonymous »

Eu acho que na verdade todo mundo fica até orgulhoso de ver sua foto numa propaganda da Varig. A internet tem dessas , músicas , filmes e fotos são usadas todos os dias aos milhares sem autorização. Senão quer passar por isso não publique as fotos uai !

Troy.
Anonymous

quantos.

Mensagem por Anonymous »

Pois é, falando em direitos... quantos mp3 vc tem no seu computador? Eu tenho cerca de 5.000 espalhados por vários Cds. Sem falar do resto.. programas e até mesmo o meu FS2004.

Isso é coisa de brasil mesmo... mas tem que mudar.

Daniel Nitzsche
dowsley

Mensagem por dowsley »

Leiam e tomem suas conclusões...

DIREITO AUTORAL EM FOTOGRAFIA

A Lei nº 9.610, de 19 de Fevereiro de 1998, dispõe sobre o Direito Autoral em todas as áreas, inclusive a fotografia.

Proteção

A fotografia é considerada como obra intelectual, e como tal está protegida pelo art. 7º, inc. VII da Lei nº 9.610/98:

Art.7º: São obras intelectuais protegidas as criações do espírito, expressas por qualquer meio ou fixadas em qualquer suporte, tangível ou intangível, conhecido ou que se invente no futuro, tais como:
VII - As obras fotográficas e as produzidas por qualquer processo análogo ao da fotografia.

Autoria

O autor é a pessoa física que cria a obra literária, artística ou científica, sendo, no nosso caso, o próprio fotógrafo. O autor da obra fotográfica poderá ser identificado pelo seu nome civil, completo ou abreviado até por suas iniciais, pelo pseudônimo ou qualquer outro sinal convencional.

O fotógrafo de publicidade também é considerado autor. A Lei prevê duas hipóteses específicas para o caso.
A primeira está prevista na Lei 9610/98, art. 5º, inc. VIII, que se refere à definição da obra feita em co-autoria, ou seja, aquela obra criada em comum por dois ou mais autores.

E a segunda letra "g" que se refere à obra derivada, ou seja, aquela que constitui criação intelectual nova, resultando da transformação da obra originária. Na utilização da obra feita em co-autoria será sempre necessária a autorização dos autores que integram essa obra. Nos casos onde haja manipulação digital (retoque, fusão etc) posterior, necessariamente autorizada, o direito passa a ser compartilhado.

Registro

O artigo 18 da Lei dos Direitos Autorais exime a obrigação de registro da obra. No caso específico do fotógrafo publicitário, a autoria de uma foto pode ser comprovada de muitas maneiras: o orçamento que gerou a foto, o pedido da agência ou cliente, a nota fiscal, as sobras de cromos ou negativos.

O Direito Autoral

A composição dos direitos autorais é dividida em direitos morais e patrimoniais. Esses direitos protegem e orientam o autor. Pois há coisas que você pode e coisas que não pode fazer e esta é a chave para toda a questão ética. Os direitos morais são inalienáveis e irrenunciáveis, enquanto os direitos patrimoniais poderão ser cedidos definivamente ou por prazo determinado.

Direitos Morais

São direitos que o autor não poderá vender, dar, emprestar, fazer liesing, desistir etc. Eles são parte inseparável da obra criada, seja ela feita por encomenda, co-autoria, colaboração ou outras, pertencendo esses direitos única e exclusivamente ao autor. Pelo art.24 da Lei dos Direitos Autorais, o fotógrafo pode:

- Reivindicar, a qualquer tempo, a autoria da foto;
-Ter seu nome, pseudônimo ou sinal convencional ou indicado na utilização da foto (É o que chamamos de crédito);
- Conservar a foto inédita;
- Opor-se a qualquer modificação na sua foto;
- No entanto, o fotógrafo pode modificar sua foto, antes ou depois de utilizada;
- Retirar de circulação a sua foto ou suspender qualquer forma de utilização já autorizada, quando considerá-la indevida;
- Ter acesso, para reprodução, a original único e raro da foto de sua autoria, mesmo quando se encontre legitimamente em poder de outro.

Direitos Patrimoniais

São aqueles que permitem que você possa comercializar a sua foto, da forma que quiser. É isso o que vai permitir sua profissionalização e inclusão no mercado.

Atenção: A Lei autoriza que, no caso de ausência de menção do prazo em contrato de cessão de direitos, fica estipulado o prazo de 05 (cinco) anos.

Quem for utilizar uma foto deverá ter autorização prévia e expressa do fotógrafo, por exemplo, para:

- Reprodução parcial ou integral;
- Edição;
- Quaisquer transformações;
- Inclusão em produção audiovisual;
- Distribuição fora do contrato de autorização para uso ou exploração;
- Distribuição mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer meio que permita acesso pago à foto, - Inclusive a Internet;
- Utilização, direta ou indireta, da foto, através de inúmeros meios de exibição: audiovisual, cinema ou processo assemelhado, satélites artificiais, sistemas óticos, fios telefônicos ou não, cabos ou quaisquer meios de comunicação;
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser criadas.

Situações que o fotógrafo pode enfrentar

A encomenda de uma foto sempre desperta, no cliente, a idéia de que, pelo pagamento, ele adquire todos os direitos sobre ela. Os direitos patrimoniais da fotografia podem pertencer ao cliente, dependendo do contrato assinado.

Os direitos morais são:

- Inalienáveis e irrenunciáveis, pertencendo única e exclusivamente ao autor.
- O direito de exploração da obra precisa sempre de autorização formal, a qualquer tempo.
- A comercialização de um trabalho intelectual dá origem a uma concessão de direitos autorais, por tempo e veículo determinados.
- É possível se fazer uma cessão patrimonial de direitos, mas, para isso, a Lei exige um contrato específico à parte (v. cap. VII A Utilização da Fotografia na Publicidade).
- Se o contrato não estipular, a Lei limita o prazo em 05 (cinco) anos, no máximo.
- O prazo de proteção aos direitos patrimoniais sobre obras fotográficas é de setenta anos, a contar de 1º de janeiro do ano subseqüente ao de sua divulgação.
- Às vezes o cliente quer "buy-out", legalmente não é nada. Moralmente, é uma cilada para todos os envolvidos.
- O "buy-out" não existe na lei brasileira de direitos autorais.
- O fotógrafo é responsável pelos Direitos Morais da foto, direitos estes dos quais ele não pode se livrar.
- O cliente compra o direito de utilizar a foto, porque o fotógrafo pode explorá-la comercialmente, mas por um tempo/espaço/veículo que podem ser qualquer um, porém sempre determinados.
- Para haver cessão total de direitos, esse é o nome legalmente correto, é necessário um contrato especial, com todos os detalhes possíveis, inclusive prazo.
- O valor dessa utilização é arbitrada pelo fotógrafo e pelo seu mercado.

O artigo 79, em seu parágrafo 1º, da Lei de Direito Autoral, estabelece que a fotografia, quando utilizada por terceiros, indicará de forma legível o nome do seu autor.

A ausência de crédito só é possível quando o autor exige o anonimato.

A aplicação da Lei, nos casos em que ela é necessária, deve ser indicada e defendida por todos aqueles que, de alguma forma, têm nos direitos patrimoniais uma forma de remuneração, pelo trabalho desenvolvido, o que, em última análise é a sua profissão.
Anonymous

Mensagem por Anonymous »

CHARLES SBBR escreveu:Pô na cara dura! Nem deram uma retocada. O pior Gustavo e que se você acionar a VARIG judicialmente e "ganhar" são mínimas as chances de receber.
Gustavok, se eu estiver errado, por favor, corrija-me...
A afirmação do Charles está coberta de razão, e penso que nem é essa sua intenção, de auferir $$$. Sua exigência é respeito!
Então, a partir do momento em que essa é uma empresa, cambaleante é verdade, para dizer o mínimo, mas que ainda goza de conceito entre os leigos, não vejo outra saída a não ser você "meter a boca públicamente" em orgãos de comunicação, tipo jornais, revistas, rádios e etc, mas, após uma tentativa de explicações documentada com a própria.
Abraços e, convenhamos, os caras tiveram bom gosto, sua foto é belíssima...
Abraços
Irineu
Anonymous

Mensagem por Anonymous »

Pois é Irineu, já estou com a papelada toda pronta, deste processo e do outro. Sinceramente não acredito em qualquer tipo de reparação por parte da Varig, seja um simples crédito, seja monetária. O que eu quero mesmo agora é perturbar, a VRG já está cheia de problemas e eu vou ser mais um, por menor que seja. Como disse antes, é inacreditável que uma empresa com setenta e tantos anos nas costas não saiba trabalhar corretamente. A lei, conforme o downley postou, está totalmente do meu lado.

Abraço
Anonymous

Mensagem por Anonymous »

revoltante essa situação, a pessoa investe uma nota preta em maquinas digitais e quando menos espera-se, ver o fruto desse invetimento sendo gozado por terceiros :x
acionar judicialmente a empresa pode render uma boa briga, e diga-se de passagem, pode vir a tona na mídia...e claro, a empresa mais uma vez fica com o filme queimado.
Anonymous

Mensagem por Anonymous »

Troy escreveu:Eu acho que na verdade todo mundo fica até orgulhoso de ver sua foto numa propaganda da Varig. A internet tem dessas , músicas , filmes e fotos são usadas todos os dias aos milhares sem autorização. Senão quer passar por isso não publique as fotos uai !

Troy.
Cara, mandou bem demais...
Quem nao tiver nenhum MP3 no HD, ou um programa pirata, ou nunca tenha tirado uma xerox de uma livro (isso mesmo xerox de livros é crime) pois bem, quem nao tiver nada disso que atire a primeira pedra.
Po é bem isso, se nao quer ver suas fotos espalhadas na Net, nao divulguem... e tem outra divulgar com aquela marca d'agua bem encima, e melhor deletar e sumir com a foto, por que fica muito horrivel!!!

Ta bom ta bom, ja sei ja sei, podem falar, me xingar, comecem logo antes que o assunto esfrie... Mas e isso mesmo que eu penso!!!!

um abraço

Leone
Gil Hoepear
PP
PP
Contato:

Mensagem por Gil Hoepear »

CHARLES SBBR escreveu:Pô na cara dura! Nem deram uma retocada. O pior Gustavo e que se você acionar a VARIG judicialmente e "ganhar" são mínimas as chances de receber.
Cara...o mesmo acontececeu comigo...a BRA adicionou uma foto minha em uma materia no site e até hoje está lá... realmente nao vale apena entrar na justiça contra isso.
Acho o que voce pode tentar fazer eh enviar um email ao webmaster e exigir que ao menos coloquem seu nome.
Abraço,

Gil Hoepear
CHARLES SBBR
MASTER
MASTER

Mensagem por CHARLES SBBR »

727-200 escreveu:
Gustavok, se eu estiver errado, por favor, corrija-me...
A afirmação do Charles está coberta de razão, e penso que nem é essa sua intenção, de auferir $$$. Sua exigência é respeito!
Então, a partir do momento em que essa é uma empresa, cambaleante é verdade, para dizer o mínimo, mas que ainda goza de conceito entre os leigos, não vejo outra saída a não ser você "meter a boca públicamente" em orgãos de comunicação, tipo jornais, revistas, rádios e etc, mas, após uma tentativa de explicações documentada com a própria.
Abraços e, convenhamos, os caras tiveram bom gosto, sua foto é belíssima...
Abraços
Irineu
É isso ai 727-200,

Dinheiro sem chance, mas tem que haver retraração se possível até pública. Porque se tem esse habito em situação restritas como essa, qual será o próximo passo?
Um abraço!!!
Anonymous

Mensagem por Anonymous »

ô Gustavo, assim que você protocolizar a ação, começa a entrar em contato com a imprensa. tenho certeza de que pelo menos uma notinha sai, com manchetes tipo:
"Varig acionada por uso ilegal de fotografias",
"Varig acionada por violação de direitos autorais",
"Fundação Rubem Berta silencia a respeito de ação de fotógrafo"
"Varig condenada em primeira instância por violação de direitos do autor"
"TJ nega provimento a recurso da Varig em ação de fotógrafo"
"UOL: ações judiciais de fotógrafo são mais uma dor de cabeça para a Varig!"
"Carta Capital: Ações contra Varig reacendem o debate acerca dos direitos autorais"
"Exame: Como uma foto publicitária ilegal pode manchar a imagem de uma empresa"
"VOCÊ S.A: Como uma péssima administração transformou até uma simples propaganda numa condenação judicial"
"VEJA: ´Esse cara quer aparecer` Presidente da Varig em alusão ao fotógrafo que processou a companhia"
"Contigo: Fotos exclusivas de Gustavo Kauffmann, o brasiliense que pertubou o juízo da maior empresa aérea do país"

Pô, exagerei...
Falando sério Gustavo, eu já tive oportunidade de entrar em contato com alguns veículos de imprensa e todos foram muito atenciosos. Depois me manda uma cópia da Petição Inicial, pois eu tenho grande interesse no assunto.
Abraço,
Dirty_wings
PC
PC

Mensagem por Dirty_wings »

Thiago Guterres escreveu:ô Gustavo, assim que você protocolizar a ação, começa a entrar em contato com a imprensa. tenho certeza de que pelo menos uma notinha sai, com manchetes tipo:
"Varig acionada por uso ilegal de fotografias",
"Varig acionada por violação de direitos autorais",
"Fundação Rubem Berta silencia a respeito de ação de fotógrafo"
"Varig condenada em primeira instância por violação de direitos do autor"
"TJ nega provimento a recurso da Varig em ação de fotógrafo"
"UOL: ações judiciais de fotógrafo são mais uma dor de cabeça para a Varig!"
"Carta Capital: Ações contra Varig reacendem o debate acerca dos direitos autorais"
"Exame: Como uma foto publicitária ilegal pode manchar a imagem de uma empresa"
"VOCÊ S.A: Como uma péssima administração transformou até uma simples propaganda numa condenação judicial"
"VEJA: ´Esse cara quer aparecer` Presidente da Varig em alusão ao fotógrafo que processou a companhia"
"Contigo: Fotos exclusivas de Gustavo Kauffmann, o brasiliense que pertubou o juízo da maior empresa aérea do país"

Pô, exagerei...
Falando sério Gustavo, eu já tive oportunidade de entrar em contato com alguns veículos de imprensa e todos foram muito atenciosos. Depois me manda uma cópia da Petição Inicial, pois eu tenho grande interesse no assunto.
Abraço,
:lol: :lol: :lol: Queria MESMO ver isso na imprensa!!!!
Imagem
Anonymous

Mensagem por Anonymous »

Leone escreveu:
Troy escreveu:Eu acho que na verdade todo mundo fica até orgulhoso de ver sua foto numa propaganda da Varig. A internet tem dessas , músicas , filmes e fotos são usadas todos os dias aos milhares sem autorização. Senão quer passar por isso não publique as fotos uai !

Troy.
Cara, mandou bem demais...
Quem nao tiver nenhum MP3 no HD, ou um programa pirata, ou nunca tenha tirado uma xerox de uma livro (isso mesmo xerox de livros é crime) pois bem, quem nao tiver nada disso que atire a primeira pedra.
Po é bem isso, se nao quer ver suas fotos espalhadas na Net, nao divulguem... e tem outra divulgar com aquela marca d'agua bem encima, e melhor deletar e sumir com a foto, por que fica muito horrivel!!!

Ta bom ta bom, ja sei ja sei, podem falar, me xingar, comecem logo antes que o assunto esfrie... Mas e isso mesmo que eu penso!!!!

um abraço

Leone
é oq eu sempre digo , se é pra faze um negocio pro pessoal ve faiz bem feito aquela marca dagua desanima muito, deixa a foto realmente horrivel , é melhor deixar ela guardadinha no pc ja q tem tanto medo de q usem a tao emaculada foto ........
Anonymous

Mensagem por Anonymous »

Thiago Guterres escreveu: "Contigo: Fotos exclusivas de Gustavo Kauffmann, o brasiliense que pertubou o juízo da maior empresa aérea do país"
Hahaha esqueceu de falar do meu suposto triângulo amoroso com a Ana Hickman e a Ana Paula Arósio.

Mas sério, como disse antes, eu duvido muito de algum tipo de reparação por parte da VRG; a intenção dos processos mesmo (ainda que em juizado especial) é de incomodar...e obviamente, que alguém leve uma chamada por conta disso.

Tirar as fotos da internet, como deram a idéia, acho desnecessário; esse é um hobby que me tem trazido mais alegrias que problemas, e enquanto essa equação tender para as alegrias, as fotos continuam online. Quanto aos direitos autorais, volta e meia neguinho tira uma com a minha cara porque comprei a versão original do FS2004 (aquela da caixa de metal) e recentemente gastei uns bons dólares no 767 da Level-D. Acho que as coisas ainda continuam do meu lado.

Thiago, semana que vem essas coisas devem ser oficializadas, aí te mando a petição.

Abraço
Anonymous

Mensagem por Anonymous »

É isso aí Gustavo! Corre atrás dos teus direitos, revoltante isso!

Com relação a reclamação de alguns de por marca d´agua nas fotos, eu acho correto, é uma forma de proteger o que é seu, como já teve casos de gente pegando foto e mandando pra airliners.net com seu proprio nome.
Continuem postando, quero só ver, se chegar o 777 da varig old colors, grande maioria vai implorar por uma foto com ou sem marca d´agua.

É isso aí!

Abração!
Trancado