07/04/2005 - 11h51
Varig reduz prejuízo em 95%, mas ainda deve cobrir rombo de R$ 6,4 bi
Publicidade
FABIANA FUTEMA
da Folha Online
A Varig encerrou o ano de 2004 com um resultado negativo de R$ 87 milhões. O prejuízo é 95,25% menor que as perdas de R$ 1,836 bilhão apurado em 2003.
Em comunicado, a Varig informa que o resultado teria sido positivo no ano passado caso a empresa não fosse obrigada a fazer os ajustes contábeis do Paes (Parcelamento Especial) e o acerto do déficit atuarial com o fundo de pensão Aerus, além de outras contingências.
A companhia aérea, entretanto, ainda enfrenta difícil situação financeira porque precisa cobrir um rombo (patrimônio negativo) de R$ 6,4 bilhões --um pouco acima do montante contabilizado em 2003, de R$ 6,36 bilhões.
De acordo com o relatório da administração, as dívidas pactuadas e contratadas somavam R$ 5,7 bilhões em 31 de dezembro de 2004.
Mesmo assim, a aérea informa que o resultado de 2004 "mostra uma companhia operacionalmente rentável, apta a aceitar um processo de capitalização".
Ações judiciais
No comunicado, a Varig informa que tem a receber da União cerca de R$ 3 bilhões referente ao ganho na ação movida contra a defasagem tarifária no STJ (Superior Tribunal de Justiça), que deu ganho de causa à Companhia na ação de defasagem tarifária.
A aérea também informa que teria mais R$ 1,24 bilhão a receber por conta da cobrança considerada inconstitucional do ICMS junto a alguns Estados.
A companhia atravessa uma das piores crises financeiras de sua história. No começo do ano, a aérea chegou a contratar os serviços do Unibanco e da Trevisan Consultoria para reestruturar sua dívida.
No entanto, o Unibanco já deixou o projeto e a empresa vem buscando no mercado possíveis interessados em investir na companhia aérea.
A situação da Varig deve piorar ainda mais daqui para a frente, já que o code-share (compartilhamento de vôos) com a TAM será cancelado a partir de maio. Com uma frota menor que a rival, a Varig terá que suspender algumas rotas.
Resultado
Entre os pontos positivos do balanço da Varig está o resultado operacional, que ficou positivo em R$ 457,7 milhões em 2004 --um incremento de 36,38% em relação a 2003 (R$ 335,6 milhões).
Em nota oficial, a empresa informa que esse desempenho está entre "os melhores da indústria de transporte aéreo nacional".
O bom resultado operacional de 2004 é reflexo da receita líquida da Varig, que somou R$ 8,9 bilhões, contra os R$ 7,9 bilhões de 2003. Esse resultado refere-se à receita consolidada do grupo e inclui o desempenho da VarigLog e VEM (Varig Engenharia e Manutenção).
Varig reduz prejuízo em 95%, mas ainda deve cobrir R$6,4 bi
Moderador: Moderadores
Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
- arthuramaral_CGR
- Moderador

- Contato:
-
Anonymous
-
carlos oliveira
- PC

Oi LUNA , o prejuizo foi pequeno , exatamente por causa do code-share,Luna escreveu:Com o code share a Varig ainda teve prejuizo, sei não cada vez estou mais descrente no futuro dela.![]()
![]()
![]()
![]()
Sds
Luna
senão o rombo seria imenso imagina se R$6,4 bi é pagável........
tenho lá minhas dúvidas se o governo der o mesmo tratamento que deu à Vasp, se a Varig vai muito longe, sei não.
O problema da EX , é que ainda estão jogando dinheiro no ralo, não dá
"Vivendo o presente, preparando o futuro"
-
Anonymous
É meu caro Carlos, é de fato muita grana, para se ter uma idéia da divída da Varig : Para se fazer a transposição do Rio São Francisco que irá praticamente acabar com a seca em todo nordeste, o governo federal pretende investir R$ 1, 3 bilhão de reais, imagine um passivo de R$ 9.500.000.000,00 será que tá certo o numero de zeros ??? será, será.
Sds.
Luna
Sds.
Luna
-
carlos oliveira
- PC

Luna escreveu:É meu caro Carlos, é de fato muita grana, para se ter uma idéia da divída da Varig : Para se fazer a transposição do Rio São Francisco que irá praticamente acabar com a seca em todo nordeste, o governo federal pretende investir R$ 1, 3 bilhão de reais, imagine um passivo de R$ 9.500.000.000,00 será que tá certo o numero de zeros ??? será, será.
Sds.
Luna
Pois é Luna, me alegro em ver que ainda há gente como voce que vai fundo na questão do investimento social, eu também acho que é melhor acabar com a seca do dar o dinheiro que a EX está brigando na justiça, o que sabemos não resolverá o problema e em poucos anos estará passando o chapéu novamente.
Os variguianos acham que são insubstituíveis......... creio que as congêneres não precisariam mais do que 3 meses para se adequar à vaga que a varig deixará no mercado doméstico e internacional, espero que deem uma solução de mercado antes de soltar dinheiro, haja visto que soltaram mais de 700 milhões para a Transbrasil e não adiantou.
"Vivendo o presente, preparando o futuro"