FOTOS: PP-VJA E PP-VLU

Espaço nostálgico do Aerofórum, sobre fatos da aviação passada, fotos, flight reports, etc.

Moderador: Moderadores

Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
AeroEntusiasta
Fundador
Fundador
Contato:

FOTOS: PP-VJA E PP-VLU

Mensagem por AeroEntusiasta »

Fotos: Bob Garrard ©

Incrível qualidade diante da idade das imagens!
Lembrei de vocês, Marcelo e Cedrini!

http://www.flickr.com/photos/23032926@N ... 989682903/" onclick="window.open(this.href);return false;

http://www.flickr.com/photos/23032926@N ... otostream/" onclick="window.open(this.href);return false;
Imagem

http://www.flickr.com/photos/23032926@N05/11210509524/" onclick="window.open(this.href);return false;
Imagem

http://www.flickr.com/photos/23032926@N ... otostream/" onclick="window.open(this.href);return false;
Imagem
Vinidc8
CMTE.
CMTE.

Re: FOTOS: PP-VJA E PP-VLU

Mensagem por Vinidc8 »

Três fotos lindas mas a primeira é sensacional :rev: :rev: :rev:
Vinicius - POA
pauloroberto
CMTE.
CMTE.

Mensagem por pauloroberto »

Lindas fotos, pena que a VARIG retirou as duas listras do nariz das aeronaves, ficavam :coffee: mais charmosa...
FCM
MASTER
MASTER

Mensagem por FCM »

AeroEntusiasta escreveu:Incrível qualidade diante da idade das imagens!
Sensacional!

:clap: :clap:
Marcelo Magalhães
MASTER
MASTER

Mensagem por Marcelo Magalhães »

Fábio:

Sim, lindas fotos, inclusive devem aparecer no livro, pois o autor - aliás, gente finíssima e um dos mais antigos spotters dos EUA ainda em atividade - me cedeu direitos para publicação.

As do 'VJA já são de meados para final dos anos 70, qdo ele e seu "irmão" 'VJJ, voavam muito no GIG-BEL-MIA e GIG-CCS-MIA (ambas fotos em MIA). Notar que o 'VJA já "veste" o último padrão de pintura q ele teve na RG, com a barriga pintada de cinza (antes era em bare metal).

Abs,

Marcelo Magalhães
AeroEntusiasta
Fundador
Fundador
Contato:

Marcelo e demais:

O que mais me "assustou" nessas imagens foi a qualidade! Para anos 70, estão incríveis!

Teu livro está sendo muito aguardado!

Abraço
PZDC8
MASTER
MASTER

Mensagem por PZDC8 »

Fotos espectaculares!!! :cheers:
AB3
MASTER
MASTER

Mensagem por AB3 »

A foto do VLU... se tivesse aúdio...
AB3 - aeroentusiasta forum user
BHZ - Belo Horizonte - MG | Aircraft Mechanic and Aviation Researcher
Artigos em http://www.avioesemusicas.com" onclick="window.open(this.href);return false;
EduardoJoseDias
PC
PC

Mensagem por EduardoJoseDias »

Realmente , o Boeingão, como era carinhosamente chamado pelos funcionários da Varig, fez história na companhia! Era muito legal em inicio dos anos 70, nas noites do Galeão, ver 5 ou 6 deles perfilados quase que juntos, para cumprir seus vôos internacionais.
O PP VJB-VJA receberam a "rosa dos ventos" por volta de agosto/1962, sendo que o JB quando caiu já ostentava o simbolo!
Cheguei a ver o PP-VJZ que teve um final tragico, operando como cargueiro em VCP!
EduardoJoseDias
PC
PC

Em 1976, peguei o PP-VJJ no Voo RG 807 - MIA-CAR-MAO-BSB-GIG. Já tava bem velhão. Sem as divisórias de classes, algumas poltronas quebradas. A cabine bem antiga. Mas dava impressão pelo sarcofago e outras partes do haviam, que havia sido o "Rei dos Ares" . As asas balançavam muito, dava um certo medo!
SBLO
Moderador
Moderador

Mensagem por SBLO »

O PP-VLU foi aquele que desapareceu misteriosamente nas águas do Oceano Pacífico 30 minutos após decolar de Tóquio com destino a Los Angeles no dia 30 de janeiro de 1978.
Emerson Signoberto Daniel
SBLO/LDB

"Aprenda sempre com os erros dos outros, pois, você não terá tempo para repetir todos"
Cedrini
PC
PC

Mensagem por Cedrini »

Voei no PP-VJA pela primeira vez no dia 11 de julho de 1975, voo RG804
ATD GIG as 00.02 ( já 12JUL) ATA MIA 07.32 LT,

Voei de novo nele no dia 27.05.1976 voo RG801 ATD MIA 03.50 LT ATA/ATD BEL 03.50/04.53 LT ATA GIG 07.56 LT.

No PP-VJJ voei dia 21.05.1976 ATD GIG 23.53 LT ATA MIA 07.30 LT

Nessas vezes, lembro-me da aeronave estar em perfeito estado
Agora a memória me trai, estou em dúvida se era neles ou nos 707 que voei, da AF que o teto de noite era iluminado como se fosse um céu cheio de estrelas.

Bons momentos, não sou "Roberto Carlos" mas "Emoções eu vivi" rs..rs...

Cedrini

a
Cedrini
PC
PC

Mensagem por Cedrini »

Só recordando a minha primeira viagem no PP-VJA, e como a história é interessante, espero que não chateie vocês.
Como tinha bilhete "ID" ( industry discount) ou "PAD" ( Pax available for disembark) ou, como chamavam na VARG "GC" ("Grátis Condicional)fiquei "Standby" até o fim pois o voo estava previsto lotado e, quando finalmente embarquei, estava no lugar do meio em um fila de três. Os meus dois companheiros, o da janela e o do corredor eram Americanos,maiores do que eu ( que já sou grande),Imaginem o "apertamento, quando cheguei a MIA minhas pernas estavam "entrevadas". Para completar a siutação, na fileira da frente tinha uma Sra. com uma criança pequena que chorava muito e, o American da minha direita fazia gestos de que ia "dar uns tapas" na criança para ver se ela "sossegava".
Outro detalhe que me lembro, foi que quando a comissária passou com a "Hot Towel" , sim isso existia na Econômica naqueles tempos, voar era "coisa fina"
o passageiro do corredor da fileira ao lado da minha,pegou-a e invés de usar somente nas mãos, esfregou o rosto com ela, os braços, levantou as calças até o joelho e também usou-a neles. O Americano do meu lado olhava incrédulo.O pior foi quando estávamos para chegar em MIA, os tripulantes enregaram para ser preenchido o fornulario Americano de desembarque e, para meu espanto ao pegar o passaporte, para preencher os dados, notei que era um Passaporte Diplomático Brasileiro," gente fina" o dito passageiro....

As vezes acho que realmente devia escrever um libro para contar tudo que vivi ao longo desses anos todos trabalhando em aviação.

Cedrini
Marcelo Magalhães
MASTER
MASTER

Amigos:

Interessante a história dos voos nos clássicos VJA e VJJ.

Ambos foram desativados em SET-79 e comprados pela texana Rowan Driling Corporation (dba "RDC Marine"), que era uma empresa de perfuração de poços de petróleo com operações nos EUA e várias regiões do mundo.

Pelo q sei voaram bem pouco na RDC e presumo q tenha sido levando funcionários do grupo em deslocamentos pelos EUA e exterior. São poucas as fotos deles operando.

O veterano 'VJJ acabaria sendo comprado em 1989 pela BCF Aviation, empresa do Zaire, reg. 9Q-CMD. Após um único voo de experiência, saiu em voo ferry de MIA para OST (Ostende, Bélgica), via Gander, em 27-OUT-89. Foi o último voo de uma aeronave ainda com motores Estágio 1 em MIA!

De Ostende, o 9Q-CMD prosseguiu seu ferry para Kinshasa, capital do Zaire e sede da empresa BCF. Esse épico voo ferry foi feito com apenas três das RR Conway operando e com trem embaixo, devido problemas hidráulicos!

Operou até maio de 1993 em voos mistos de pax e carga (mesmo sem porta lateral - Y60/F) pelo interior do vasto território do Zaire, até q no pouso em Goma, uma das RR explodiu. Como já não havia mais estoque de peças para os clássicos motores, a aeronave foi dada como economicamente irrecuperável. E assim acabou a vida operacional do "nosso" clássico 'VJJ. Ele foi o penúltimo 707-400 ainda operacional. No Zaire, ainda voou até 1994 um outro modelo da série, pela empresa New ACS, reg. 9Q-CTK.

Abs,

Marcelo Magalhães
AeroEntusiasta
Fundador
Fundador
Contato:

Ilustrando:

Imagem

http://phila3000.de/JPGS/ka/ka35000-39999/ka35312.jpg" onclick="window.open(this.href);return false;
Electra
MASTER
MASTER

Mensagem por Electra »

Valeu, pessoal! Mt legais, as histórias!
Cedrini escreveu:Agora a memória me trai, estou em dúvida se era neles ou nos 707 que voei, da AF que o teto de noite era iluminado como se fosse um céu cheio de estrelas.
Bom, não sou a pessoa mais indicada para esclarecer mas já ouvi este comentário dos 707 da TAP.
Grato desde já!
Abraços!!!
EduardoJoseDias
PC
PC

Cedrini, bem lembrada a história do "Hot Towel" ! Eles serviam também um bacon cozido no inicio da manhã!
Lembro que numa situação dessas o chefe de cabine disse que os "GC" não teriam direito a Lanche nos trechos "MAO-BSB-GIG" . Meu pai que era Chefe da Seção de Cargas em Congonhas e um comandante que estava com a familia em férias a bordo do VJJ foram falar com o Comandante do avião e o assunto se resolveu rápidinho. Os comissários serviram lanche para os GC com uma "tromba" de dar medo" (rs)
Vickers
PP
PP

Mensagem por Vickers »

Marcelo, conseguiste os mapas de assentos dos 707 da VARIG?

Don Vito, lá no hangar da Gol atrás do portão 12 de CGH, se não me engano, onde era o CTO da VARIG, há um mock-up lindíssimo com o interior de um 707, utilizado para treinamento de comissários. E nesse interior há parte do acabamento com pequenos furos que lembram estrelas.

Alguém sabe como está esse mock-up?
Vickers
PP
PP

Mensagem por Vickers »

EduardoJoseDias escreveu:Cedrini, bem lembrada a história do "Hot Towel" ! Eles serviam também um bacon cozido no inicio da manhã!
Lembro que numa situação dessas o chefe de cabine disse que os "GC" não teriam direito a Lanche nos trechos "MAO-BSB-GIG" . Meu pai que era Chefe da Seção de Cargas em Congonhas e um comandante que estava com a familia em férias a bordo do VJJ foram falar com o Comandante do avião e o assunto se resolveu rápidinho. Os comissários serviram lanche para os GC com uma "tromba" de dar medo" (rs)
Isso já acontecia naquela época, "comissários versus beneficiários"? Até hoje é assim em muitos voos! :shock:
Marcelo Magalhães
MASTER
MASTER

Vickers escreveu:Marcelo, conseguiste os mapas de assentos dos 707 da VARIG?

Don Vito, lá no hangar da Gol atrás do portão 12 de CGH, se não me engano, onde era o CTO da VARIG, há um mock-up lindíssimo com o interior de um 707, utilizado para treinamento de comissários. E nesse interior há parte do acabamento com pequenos furos que lembram estrelas.

Alguém sabe como está esse mock-up?
Oi Vickers:

Infelizmente isso tem sido uma caçada sem sucesso.

Ainda estou à procura do mapa de assentos, principalmente dos 707-320C....

Abs,

Marcelo Magalhães
Responder