Publicada em: 30/01/2014 - 08:00 , por Luiz Carlos Schneider/ONacional
Que venha o Airbus
Elevação de categoria qualificará o Lauro Kourtz para operação de aviões maiores
Seção Contra Incêndio mudará de local.
Uma simples dispensa de licitação está alinhando o Aeroporto Lauro Kourtz para o recebimento de aeronaves de maior porte. Uma caixa d’água representa a gota d’água que falta para elevar de categoria o Aeroporto de Passo Fundo. Para que isso ocorra falta muito pouco, conforme esclareceu o diretor do Departamento Aeroportuário do Estado, Roberto Barbosa de Carvalho Netto. “O que foi publicada foi a dispensa de licitação, autorizando, portanto, a contratação emergencial”. São poucas as modificações necessárias e logo será elevada a categoria contra incêndio do aeroporto o nível III para o nível V. O objeto principal desta alteração é uma caixa d'água é de 10.000 litros para os bombeiros, para que haja uma reserva técnica. Esse volume deve ser quatro vezes a capacidade do reservatório do caminhão. A execução da obra é para as próximas semanas, como indica Carvalho Netto. “O contrato está no jurídico da SEINFRA aguardando documentos da empresa para encaminhamento à assinatura”.
SCI e PCN
Para o recebimento de aeronaves de maior porte, os aeroportos devem estar adequados a mais exigências. A empresa Avianca deve trocar o equipamento utilizado na ligação com São Paulo. Atualmente os voos são realizados pelos Fokker-100 (100 passageiros), que logo serão substituídos pelos modernos Airbus A-318 (120 passageiros). Porém, dois fatores não permitiam essa mudança. Um deles é a exigência de Seção Contra Incêndio nível V. O outro seria o PCN da pista, fator que determina as condições estruturais e de matérias para impacto e pressão de pneus. “Isso já foi resolvido, faltava apenas formalizar”, explicou Carvalho Netto. A estrutura da pista já está adequada, tanto que a Varig operou no Lauro Kourtz com o Boeing-737. “O PCN da pista é 29, executado há mais de 12 anos, mas somente efetivamente homologado no mês passado”, disse para explicar o impasse burocrático.
Troca de local
Atualmente, a Seção Contra Incêndio do Aeroporto de Passo Fundo opera em um antigo hangar ao lado direito da estação de passageiros. Porém, existe um prédio próprio para a SCI à esquerda, no sentido da cabeceira 26. “Esse local será recuperado, permitindo a transferência dos bombeiros do local atual para esse prédio, especificamente construído para esse fim”, explicou o diretor do DAP. A partir deste prédio há uma ligação direta com a pista para o deslocamento dos bombeiros. “O custo total ficou em torno de R$ 31 mil e a previsão da conclusão é de 30 dias após nossa ordem de início, isso uma semana após a assinatura do contrato”, previu. Com essa reforma será elevado o nível da Seção Contra Incêndio para V e acaba a restrição de operação com aeronaves maiores. Assim, a Avinca deverá atender Passo Fundo com o Airbus A-318 e a Azul poderá utilizar o Embraer ERJ-195 nos voos para Campinas.
Que venha o Airbus - por Luizinho
Moderador: Moderadores
Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
-
- MASTER
- Mensagens: 7370
- Registrado em: Sex Dez 24, 2004 12:26
- Localização: Porto Alegre
Re: Que venha o Airbus - por Luizinho
Maravilha! A troca do Fokker 100 pelo A318 na rota para Guarulhos será inevitável.O Nacional escreveu:Avianca deverá atender Passo Fundo com o Airbus A318 e a Azul poderá utilizar o Embraer 195 nos voos para Campinas.
Re: Que venha o Airbus - por Luizinho
E assim o F100 vai encerrando mais uma vez sua história no Brasil
AB3 - aeroentusiasta forum user
BHZ - Belo Horizonte - MG | Aircraft Mechanic and Aviation Researcher
Artigos em http://www.avioesemusicas.com" onclick="window.open(this.href);return false;
BHZ - Belo Horizonte - MG | Aircraft Mechanic and Aviation Researcher
Artigos em http://www.avioesemusicas.com" onclick="window.open(this.href);return false;
-
- Fundador
- Mensagens: 9543
- Registrado em: Dom Dez 19, 2004 09:00
- Localização: Porto Alegre - RS
- Contato:
Re: Que venha o Airbus - por Luizinho
Amigos:
A OceanAir operou com B733 da BRA em PFD em 2008.
Vejam:
Fonte: http://www.flickr.com/photos/aeroentusiasta" onclick="window.open(this.href);return false;
A OceanAir operou com B733 da BRA em PFD em 2008.
Vejam:
Fonte: http://www.flickr.com/photos/aeroentusiasta" onclick="window.open(this.href);return false;
Sem mais.
Equipe AeroEntusiasta
http://www.AeroEntusiasta.com.br
https://twitter.com/AeroEntusiasta
https://www.instagram.com/aeroentusiasta/
Equipe AeroEntusiasta
http://www.AeroEntusiasta.com.br
https://twitter.com/AeroEntusiasta
https://www.instagram.com/aeroentusiasta/
Re: Que venha o Airbus - por Luizinho
É isso aí Fábio!
Buenas.
Você não tem fotos, por um acaso, dos " gordos " operando em PFB, ou Rio Sul e Varig.
Abraço.
Buenas.
Você não tem fotos, por um acaso, dos " gordos " operando em PFB, ou Rio Sul e Varig.
Abraço.