A questão ACJ X Embraer como avião Presidencial

Seção principal do AeroFórum para troca de informações.

Moderador: Moderadores

Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
Vector
CMTE.
CMTE.

A questão ACJ X Embraer como avião Presidencial

Mensagem por Vector »

Esta questão já foi exaustivamente comentada na imprensa e pelos entusiastas, mas gostaria de fazer um comentário...

A FAB emitiu os RFP´s (Request for Proposal) e enviou para a Boeing, Airbus e para a Embraer, especificando os parâmetros mínimos de performance, equipamentos e prazos que as aeronaves deveriam atender.

No caso da Embraer a RFP foi recebida com muito pessimismo, pois seus termos a tiravam completamente da concorrência, por dois motivos: primeiro o prazo. A Aeronave deveria estar pronta para entrega no final de 2004. Para a Embraer isso seria impossível, pois a aeronave a ser oferecida seria o 190, que só estará certificada em meados de 2005.
Em segundo lugar, para atender as especificações de alcance, teria de ser desenvolvida uma versão especial da aeronave, com tanques auxiliares (a exemplo do BBJ e ACJ). Isto demandaria ainda mais prazo e os custos do 190 ficariam bem superiores ao dos concorrentes. Isto porque estando o ACJ e BBJ já no mercado, os custos de desenvolvimento estão sendo diluídos numa série mairo de aeronaves. No caso dos 190, os custos de desenvolvimento (a não ser que se encontrassem novos clientes) seriam quase que integralmente pagos pela FAB.

De qualquer forma a Embraer (segundo ficou definido numa reunião) iria apresentar duas propostas chamadas de "tampão". A primeira seria o arredamento por um período a ser determinado, de dois Embraer 170 para a FAB, especialmente configurados (seriam dois dos protótipos reconfigurados para a FAB), até que o 190 estivesse pronto. A segunda proposta teria o mesmo formato, mas as aeronaves arrendadas seriam Legacy (ouvi dizer que seriam 5 aeronaves).

No entanto as propostas não foram aceitas pela FAB ou mesmo não chegaram a ser oficialmente apresentadas... e a coisa miou... Entretanto, sempre me pareceu que os RFP´s foram mera formalidade, porque o ACJ já estava "politicamente" escolhido.

Como esperança, fica para o ano que vem ou 2006 a encomenda de alguns 170 ou 190 para o tranposte presidencial dentro do Brasil e na América Latina.

É inegável que o Governo Brasileiro precisa de uma nova aeronave presidencial... mas ninguém pode negar pode negar que a FAB e o Brasil precisam, de maneira até mais urgente, de aeronaves para nossa defesa, de novos cargueiros para transportar alimentos e remédios aos rincões da amazônia... de aeronaves para patrulhar nosso oceano, de helicópteros de carga para apoiar as estações radar remotas do SIVAM...

Mas o que virá primeiro serão o novo ACJ e dizem novos executivos para transportar o primeiro escalão do Governo... (Learjets ou Legacy).

Isso é que eu nçao entendo>>>
Anonymous

Mensagem por Anonymous »

Mais ou menos assim:
Você (a FAB toda, claro...) voa no que dá e eu voo no que EU quero!
Brincadeirinha, mas tá dificil dos home engolir a escolha técnica da FAB.
De modos que, você não escolheu o que EU quero, e eu não compro o que você pediu!
Simples não ?
luiz40
PC
PC

Mensagem por luiz40 »

Como já escrevi aqui no forum em outros tópicos anteriores sobre o mesmo assunto "avião do presidente" deveriam ser aproveitados os 767 da TransBrasil que estão parados em BSB, com um bom check "D" na VEM eles ficariam novinhos em folha e a FAB gastaria 1/3 do que gastou no Airbus.
Concordam?
abraços
Luiz40
Anonymous

Mensagem por Anonymous »

Os 767 da TransBrasil estão metidos em ações judiciais e dificilmente poderiam se tornar Avião Presidencial.
Responder