[Dúvida] Fokker 50 x ATR-42

Seção principal do AeroFórum para troca de informações.

Moderador: Moderadores

Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
Anonymous

Mensagem por Anonymous »

Alguém poderia me tirar uma dúvida?

A ONE opera com Fokker 50.
Os ATR-42 são equivalentes ao Fokker 50?
Se caso positivo, porque a ONE não operar com ATR-42 em vez de Fokker 50, pois, além de serem (creio eu) mais novos, para aqueles que não entendem de aviação e têm medo de voar no F50, poderiam ficar mais tranquilos voando ATR-42 e outra coisa, ele não tem cara de vovô como o F27 e o F50. :D

Abraços,
Matheus
PC
PC

Mensagem por Matheus »

Não sei em relação ao F50, mas o ATR tem um ruído interno infernal! Nunca fiz voos de mais de 20mim, mas já fiquei com o ouvido doendo...

Abraços

Matheus
My photos at A.net
Anonymous

Mensagem por Anonymous »

Olha batagim poderiamos classificar de duas formas ATR42-200 e 300 mais parecido com o F27 em termos de performance pois tem helices de 4 pás e por ser um pouco mas antigo hehe já o F50 é um pouco mais moderno e tem motores mais pontentes com hélices de 6 pás.
Bom estou falando o que sei tem pessoas aqui no fórum que pode te dar mais detalhes, vamos guardar as explicações destas pessoas.
Anonymous

Mensagem por Anonymous »

Mais isso é uma das essências da aviação, voar ouvindo o som dos motores.

abs.
Denilson
luiz40
PC
PC

Mensagem por luiz40 »

O Fokker 50, irmão mais novo dos F27, é um dos aviões a turboHélice mais seguros do mundo, tanto é que voam até hoje em vários países por esse mundo afora. Os F27 e F50 prestaram grandes serviços a Tam e RioSul, só pecam pela sua diferença de performace em relação aos modernos jatos.

abraços
Luiz40
AB3
MASTER
MASTER

Mensagem por AB3 »

O Fokker 50 é bem mais, muito mais silencioso tanto externo quanto interno do que o ATR!!

Quanto a performance e espaço interno, não posso falar nada,pois não conheço o ATR, mas voei o F50 no trecho SDU-MEA-CAW-VIX-BPS e amei! Muito confortável mesmo... o único pecado dele é a LERDEZA!
AB3 - aeroentusiasta forum user
BHZ - Belo Horizonte - MG | Aircraft Mechanic and Aviation Researcher
Artigos em http://www.avioesemusicas.com" onclick="window.open(this.href);return false;
Anonymous

Mensagem por Anonymous »

Muito agradecido pelas informações!!!

Abraços,
Anonymous

Mensagem por Anonymous »

Caros aeroforenses

Inicialmente, quero dizer que tanto o holandês Fokker 50 quanto o franco-italiano ATR 42/72 são excelentes aeronaves. O ATR 42 é o modelo de cerca de 48 assentos e o ATR 72 de cerca de 68 assentos.

Nunca viajei em alguma delas (o único turboélice que voei foi um Neiva NE-821 Carajá, por uns 20 minutos), mas me baseio em relatos e em dados.

O Fokker F-27 e derivdos (como os fabricados pela Fairchild norte-americana), aeronaves fantásticas e de grande sucesso, são da década de 50, ou seja bem antigas, apesar de terem sido modernizadas e fabricadas até cerca 1985 (Fokker F-27 Mk. 500). Então, em 1987, o Fokker F-27 "super" moderno entrou em produção, ou seja, o Fokker 50, que difere por ter motores Pratt & Whitney Canada aor invés de Rolls-Royce Dart, seis pás, porta dianteira, aviônicos modernizados, etc. O ATR 42 começou a ser produzido em 1985, logo antes do Fokker 50, na sua versão 42-300, com os motores Pratt & Whitney Canada. Apesar de ambos serem quadripás, não podemos comparar o ATR 42 com o Fokker F-27 em termos de modernidade. O franco-italiano é bem mais moderno. Atualmente, o modelo de produção dos ATR 42/72 são a "Geração 500", com hélices de seis pás e várias modificações.

Assim como o Brasília e o Bandeirante, alguns amigos que viajaram no ATR "Geração 500" dizem que é bastante barulhento. Como são leigos em aviação, não sei se era barulho ou vibração. Dados da Fokker e da ATR dizem que o ruído é em torno de 80 decibéis. O ATR 42/72 possui um moderno sistema anti-ruído passivo. Imagino que o ruído e a vibração sejam inerentes aos turboélices.

A cabine do ATR 42/72 é mais larga que a do Fokker 50, sendo a mais larga da categoria, junto com a do Bombardier CRJ - ambas têm 2,57 metros de largura, mas a do ATR 42/72 é mais alta, com 1,91 metros. As poltronas do ATR 42/72 são mais largas (17.3 polegadas) que as de um Boeing 737/757, que são da mesma largura que as dos Fokker 50 (17 polegadas). O ATR 42/72 é mais rápido, voando a cerca de 555 km/h. Ambos operam em pistas curtas, de cerca de 1.000 metros, e voam alto. Os ATR 42/72 possuem porta traseira, assim como o Fokker F-27, o que no meu ponto-de-vista é uma vantagem, pois permite uma rápida conversão para cargueiro e vice-versa.

A ATR - Avions de Transport Regional, apesar do nome em francês e da sede em Toulouse, na França, é um consórcio ítalo-francês, pois é a união da Alenia Aeronautica italiana e da EADS européia, cada um com 50% de participação. A ATR foi estabelecida como um grupo de interesse econômico (GIE) em novembro de 1981 quando a Aerospatiale (hoje parte da EADS) e a Aeritalia (hoje Alenia Aeronautica) uniram seus dois separados, mas similares, projetos de aeronave regional em um só. As companhias trabalhavam em seus respectivos conceitos de aeronave - o AIT 230 da Aeritalia e o AS35 da Aerospatiale - desde 1978. O ATR 42 foi oficilamente lançado em 4 de novembro de 1981.

A Alenia Aeronautica participou do programa AMX, juntamente com a Aermacchi italiana e a Embraer, e é especialesta no fornecimento de partes para grandes fabricantes de aeronaves, como a Airbus e a Boeing. Ela é parceira de risco do programa Boeing 787 e produz grande parte das fuselagens dos Boeing 767 e 777 e McDonnell Douglas MD-80. Também tem participação ativa na indústria espacial.

A fuselagem é feita pela empresa italiana e as asas pela Airbus France.

É um belo pedigree para este excelente turboélice!!!

Quanto à utilizção de jatos, além dos problemas já citados, eles não são lucrativos e, rotas de memos de 370 nm, além de oferecerem certas desvantagens em relação aos turboélices. Além disso, o ATR é bem mais espaçoso que o Embraer 145.

Imagem

Saudações

Caravelle
Anonymous

Mensagem por Anonymous »

Já voei tanto no ATR72 quanto no 42. E confesso, não os achei barulhento. São aviões relativamente espaçosos, (menos os bins que são pequenos. A minha bagagem de mão veio em baixo do assento em ambos os trechos voados) e confortáveis.
Não conheço (nunca viajei) no Fokker 50, mas as informações que disponho, tando de pax quanto de tripulantes são elogiosas. Operacionalmente (custos e desempenho), o Fokker é bem superior ao Brasilia, por exemplo (esta é a base de comparação que possuo, pois ambos voaram na JH).
jambock
MASTER
MASTER
Contato:

Mensagem por jambock »

Meus prezados:

São intervenções como a do Caravelle que enriquecem, sobremaneira, o AeroForum. Agradeço a completa e enriquecedora explanação. :D
Já voei SDU-UDI com F-50, da TAM, achei muito confortavel, silencioso (conseguia conversar com minha esposa em tom normal de voz), sem vibração.
Um abraço e até mais...
Um abraço e até mais...
Cláudio Severino da Silva
jambockrs@gmail.com

Na aviação, só a perfeição é aceitável
Responder