Celso Martins
A Webjet, criada em 2005, não está mais vendendo passagens em seu site. Ao acessar a página da companhia, o internauta é direcionado para a página da Gol. Na Webjet ficou a seguinte mensagem: "focadas na busca por uma excelência operacional e em manter tarifas extremamente competitivas para todos os seis destinos, a Webjet e a Gol unificaram seus canais de vendas”. O Tudo de Viagem é o primeiro site especializado do setor a divulgar essa triste notícia.
![Imagem](http://1.bp.blogspot.com/-ocJF5DgcLBs/UH4sGCk3VlI/AAAAAAAAF3I/t3SmnasDz6Y/s400/webjet9.bmp)
Assim como fez com a Varig, a tendência da Gol é acabar com a marca Webjet gradativamente. A compra da Webjet pela Gol foi anunciadas há 15 meses, mas somente no dia 10 de outubro deste ano o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou com restrições a negociação.
A Gol terá que assinar um Termo de Compromisso de Desempenho se comprometendo manter 85% dos voos atuais das duas companhias no aeroporto Santos Dumont. Ou seja, somente 15% dos voos poderão ser cancelados.
O controle dos cancelamentos dos voos será trimestral. No caso de descumprimento, a empresa poderá perder dois slots (autorizações de pousos e decolagens). Gol e Webjet passam a ter 36% dos slots no Santos Dumont. A TAM tem 24%.
A Webjet foi vendida por R$ 43 milhões. Na negociação, a Gol assumiu dívida de R$ 215 milhões da companhia. Depois de ganhar título de ser a mais "barateira", em 2007 os fundadores da companhia, empresários cariocas, venderam a companhia para o dono da CVC, Guilherme Paulus, que não conseguiu estruturar a empresa.
A Webjet tem 30 aeronaves Boeings e faz cerca de 140 voos diários para 18 cidades brasileiras. A Gol possui uma frota de 124 aeronaves e opera 810 voos diários para 63 destinos domésticos e 13 internacionais. A companhia só opera com Boeings. A Gol já está fazendo a troca dos Boeings 737-300, modelos mais antigos e que consomem mais combustível, pelos modernos Boeings 737-700 e 800.
Participação das companhias no mercado doméstico
Gol/Webjet 40,7
TAM 39,89%
Azul/ Trip 14,23%
Avianca 4,98%
Passaredo 0,60%