Cursos têm duração de 10 meses; inscrições seguem até 20 de maio
São Paulo - Em parceria com o banco Santander, a Academia de Serviços Azul (ASA), ligada a companhia aérea Azul, será aberta em junho com cursos de formação e profissionalização em diversas áreas da aviação.
Para pilotos, o curso, que custa em média 80 mil reais, poderá ser financiado em até 60 meses e conta com uma taxa de juros de 1,89% a. m. Já o curso para comissários pode ser financiado em até dez vezes sem juros.
"Vai ser difícil entrar no nosso curso, mas quem se formar vai ter prioridade para ser tripulante da Azul", afirma David Neeleman, fundador da Azul. Segundo o empresário, não há garantia de que quem fizer o curso será contratado pela companhia aérea, mas a ASA foi criada para suprir uma demanda por bons profissionais que o crescimento do setor exige.
Na Azul, o déficit de profissionais é ainda mais acentuado. Em 2012, por exemplo, a empresa terá 12 novas aeronaves, e cada avião precisa de cerca de 25 tripulantes. "Apesar de não haver garantia de emprego, nós não vamos formar mais gente do que precisamos", explicou David Neeleman.
O curso é aberto para maiores de 18 anos, com Ensino Médio completo e inglês intermediário. O empresário ainda prometeu melhoras nas condições de financiamento do curso e, inclusive, algumas bolsas por mérito.
Para entrar na ASA, o candidato passa por uma prova de aptidão (com testes médicos e de habilidade), além de provas de matérias básicas do Ensino Médio. As aulas são em período integral e acontecem na EJ Escola de Aeronáutica Civil, em Itápolis, no interior de Sao Paulo, durante dez meses.
O Curso de Comissários é ministrado pela UniAzul, na capital paulista. O valor total ainda inclui custos com uniforme, material didático, treinamento prático (em selva e no mar) e o exame de verificação da Anac.
As inscrições para os dois programas da Academia estão abertas até o dia 20 de maio e podem ser feitas pelo site da Azul. Serão 20 vagas para a escola de pilotos e 25 para comissários. As aulas para piloto devem ter início em 25 de junho e as para comissários começam dia 10 de julho.
Fonte: Exame.com - http://exame.abril.com.br/carreira/guia ... omissarios" onclick="window.open(this.href);return false;
Azul lança academia para formação de pilotos e comissários
Moderador: Moderadores
Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
- felipe1997
- PC
- Mensagens: 221
- Registrado em: Sáb Out 16, 2010 12:05
Re: Azul lança academia para formação de pilotos e comissári
Não é a msm com a qual a Gol tinha ou tem convenio, aliás, num "esquema" mt criticado?felipe1997 escreveu:As aulas são em período integral e acontecem na EJ Escola de Aeronáutica Civil, em Itápolis, no interior de Sao Paulo, durante dez meses.
Grato desde já!
Abraços!!!
Abraços!!!
Re: Azul lança academia para formação de pilotos e comissári
É no mínimo polemica esta academia, vão contratar todos que fizerem o curso e forem aprovados? Se a acadêmia usa o nome, o uniforme da Azul, não poderia configurar treinamento para o trabalho na empresa? Neste caso os custos não são do empregador. Não poderia haver uma alegação dos alunos que fizeram os curso na " Acadêmia da empresa " e não em uma escola sem vínculos tão fortes com uma empresa aérea por esperarem serem contratados pela Azul após o curso?Tem que ficar tudo muito claro na divulgação destes cursos e nos contratos para minimizar problemas.
-
- PC
- Mensagens: 216
- Registrado em: Dom Dez 19, 2004 22:45
- Localização: Porto Alegre - RS
Re: Azul lança academia para formação de pilotos e comissári
PP e PC/Multi/ifr em 10 meses?!?!?!?!? Só pra anac emitir uma licença de pp leva 4 meses...
R$ 80 mil pelo curso? Caro não? Isso sem o financiamento... Num aeroclube como o do RGS, que tem altos preços, da pra fazer tudo, com 60 horas de boero e 50 de tupi, mais o ifr multi por 64 mil, creio que se possa chegar até em 45, ou 50 mil em outros aeroclubes e escolas.
R$ 80 mil pelo curso? Caro não? Isso sem o financiamento... Num aeroclube como o do RGS, que tem altos preços, da pra fazer tudo, com 60 horas de boero e 50 de tupi, mais o ifr multi por 64 mil, creio que se possa chegar até em 45, ou 50 mil em outros aeroclubes e escolas.
Re: Azul lança academia para formação de pilotos e comissári
Pois é, parece que a única e importante diferença é que o ¨esquema¨ na Azul foi formalizado e legalizado, digamos assim.Electra escreveu:Não é a msm com a qual a Gol tinha ou tem convenio, aliás, num "esquema" mt criticado?felipe1997 escreveu:As aulas são em período integral e acontecem na EJ Escola de Aeronáutica Civil, em Itápolis, no interior de Sao Paulo, durante dez meses.
No meu ponto de vista, ganham a Azul e a EJ, que por sinal, ri a toa desde o famoso esquema com a GOL, e perde a aviação no geral, os verdadeiros aeroclubes, a aviação paixão, o cheiro de gasolina e as conversas de porta de hangar, que faziam da aviação algo especial.
Não é a toa que eu tenho recebido tantos pedidos de cmte da comercial querendo voltar pra executiva.
Re: Azul lança academia para formação de pilotos e comissári
Com certeza, pode entrar com ação trabalhista exigindo a contratação pela empresa e o pagamento dos reflexos... Uma vez ouvi que um cara fez isso com a antiga escola da Varig em POA e que foi por essa razão que ela passou toda a estrutura pra PUC-RS montar o curso de Ciências Aeronáuticas.glm escreveu:É no mínimo polemica esta academia, vão contratar todos que fizerem o curso e forem aprovados? Se a acadêmia usa o nome, o uniforme da Azul, não poderia configurar treinamento para o trabalho na empresa? Neste caso os custos não são do empregador. Não poderia haver uma alegação dos alunos que fizeram os curso na " Acadêmia da empresa " e não em uma escola sem vínculos tão fortes com uma empresa aérea por esperarem serem contratados pela Azul após o curso?Tem que ficar tudo muito claro na divulgação destes cursos e nos contratos para minimizar problemas.
Além disso, tem a questão do financiamento... Financiar 80 mil reais, na verdade, significa que a pessoa irá pagar, ao quitar todo o financiamento, praticamente o dobro desse valor, em razão das elevadas taxas de juros.
E tem mais: o próprio presidente da Azul disse que não é garantida a contratação de quem fizer a academia.
Como disse o coloega acima, é um baita negócio pra Azul e pra EJ
Emerson Signoberto Daniel
SBLO/LDB
"Aprenda sempre com os erros dos outros, pois, você não terá tempo para repetir todos"
SBLO/LDB
"Aprenda sempre com os erros dos outros, pois, você não terá tempo para repetir todos"
Re: Azul lança academia para formação de pilotos e comissári
Senhores, boa noite.
Não sou nenhum expert em formação aeronáutica, mas acredito que já passou da hora de acabarmos com o conceito de "aeroCLUBE".
Os aeroclubes foram, por décadas, a referência e o principal, se não o único, centro de formação de aviadores no Brasil.
Mas o tempo passa, lá fora já existe o conceito de "flight academy", onde se executa um treinamento voltado para o voo profissional.
Não concordo com os esquemas que ja foram utilizados com a EJ, sei que houve muita coisa errada, mas, em termos de estrutura, a Ej é o que mais se assemelha a uma academia. Acredito que o ARGS tambem não deixa a desejar.
Precisamos de um treinamento profissional, não dá mais para voar 150 horas "em volta da biruta" e chegar numa empresa sem noções básicas de aviação comercial. Fiz todo meu treinamento inicial em aeroclubes e sei do que estou falando. ATENÇÂO- Não estou falando mal dos aeroclubes, mas acho que devemos profissionalizar nossa aviação. Tambem não estou falando bem da EJ!!!!
A EVAER, escola da Varig, era utilizada por quem já tinha passado na prova na empresa, com cracha e salario.OU seja, essa historia de processo nao existe. a EVAER foi fechada pelo Fernando Pinto quando assumiu a VRG como uma contingência para cortar custos. A PUC foi criada exatamente para profissionalizar nossa aviação, tanto que hoje são vários os cursos superiores de aviação.
Sou instrutor e examinador na minha empresa e vemos todos os dias copilotos novos que, independente de voarem bem ou não, tem uma dificuldade enorme de ler uma carta jepessen, de lidar com publicações aeronauticas e por ai vai. E, me lembro bem, tive minhas dificuldades tambem, faltou treinamento no meu aeroclube.
Enfim, não sei se é a melhor das ideias essa academia, sei que o emprestimo sera complicado de pagar. Não estou apoiando nada. Apenas acredito que esta mais do que na hora de termos um treinamento profissional completo na nossa essência, na nossa formação.
Não tenho intenção de criar polêmica e respeito todos os pontos de vista, fica minha opnião.
Grande abraço.
Tupolev
Não sou nenhum expert em formação aeronáutica, mas acredito que já passou da hora de acabarmos com o conceito de "aeroCLUBE".
Os aeroclubes foram, por décadas, a referência e o principal, se não o único, centro de formação de aviadores no Brasil.
Mas o tempo passa, lá fora já existe o conceito de "flight academy", onde se executa um treinamento voltado para o voo profissional.
Não concordo com os esquemas que ja foram utilizados com a EJ, sei que houve muita coisa errada, mas, em termos de estrutura, a Ej é o que mais se assemelha a uma academia. Acredito que o ARGS tambem não deixa a desejar.
Precisamos de um treinamento profissional, não dá mais para voar 150 horas "em volta da biruta" e chegar numa empresa sem noções básicas de aviação comercial. Fiz todo meu treinamento inicial em aeroclubes e sei do que estou falando. ATENÇÂO- Não estou falando mal dos aeroclubes, mas acho que devemos profissionalizar nossa aviação. Tambem não estou falando bem da EJ!!!!
A EVAER, escola da Varig, era utilizada por quem já tinha passado na prova na empresa, com cracha e salario.OU seja, essa historia de processo nao existe. a EVAER foi fechada pelo Fernando Pinto quando assumiu a VRG como uma contingência para cortar custos. A PUC foi criada exatamente para profissionalizar nossa aviação, tanto que hoje são vários os cursos superiores de aviação.
Sou instrutor e examinador na minha empresa e vemos todos os dias copilotos novos que, independente de voarem bem ou não, tem uma dificuldade enorme de ler uma carta jepessen, de lidar com publicações aeronauticas e por ai vai. E, me lembro bem, tive minhas dificuldades tambem, faltou treinamento no meu aeroclube.
Enfim, não sei se é a melhor das ideias essa academia, sei que o emprestimo sera complicado de pagar. Não estou apoiando nada. Apenas acredito que esta mais do que na hora de termos um treinamento profissional completo na nossa essência, na nossa formação.
Não tenho intenção de criar polêmica e respeito todos os pontos de vista, fica minha opnião.
Grande abraço.
Tupolev