Segue a matéria da "3 Américas" do ano de 1955 (revista de bordo da RG q circulou de 1955 a 1961) com o voo inaugural para NY e ainda sobre viagens oficiais com o Constellation, levando o Presidente JK para a Europa e Panamá.
Apenas para lembrar que os voos da Varig para NY foram inaugurados em 02 de agosto de 1955, partindo de Porto Alegre, via São Paulo (Congonhas), Rio de Janeiro, Belém, Port of Spain, Ciudad Trujillo (hoje Santo Domingo), finalmente chegando à metrópole norte-americana após 27 horas de vôo. Os Constellation estavam equipados com apenas 66 assentos, todo configurado em primeira classe (configuração inicial que foi alterada ao longo da vida operacional da aeronave).
O último voo com L-1049 de passageiros da Varig para NY foi realizado em 29 de janeiro de 1962 (voos cargueiros com os L-1049H adquiridos com a incorporação da REAL foram mantidos até meados dos anos 60).
Apenas para lembrar que os voos da Varig para NY foram inaugurados em 02 de agosto de 1955, partindo de Porto Alegre, via São Paulo (Congonhas), Rio de Janeiro, Belém, Port of Spain, Ciudad Trujillo (hoje Santo Domingo), finalmente chegando à metrópole norte-americana após 27 horas de vôo. Os Constellation estavam equipados com apenas 66 assentos, todo configurado em primeira classe (configuração inicial que foi alterada ao longo da vida operacional da aeronave).
O último voo com L-1049 de passageiros da Varig para NY foi realizado em 29 de janeiro de 1962 (voos cargueiros com os L-1049H adquiridos com a incorporação da REAL foram mantidos até meados dos anos 60).
Abraços,
Marcelo Magalhães
Apenas deixando claro:
A data de 02-AGO-55 refere-se ao primeiro voo regular "south bound", ou seja, o de retorno de NY (Idlewild) para GIG.
O primeiro voo rumo norte para NY - a que se refere a matéria acima ilustrada - foi realizado em 29-JUL-55.
Lembrando também que os Constellation da Varig voaram para Lisboa até 1966, sendo substituídos nesta rota pelos Electra II (Voo da Amizade). E foram desativados em 1967.
" Uma vez que você tenha experimentado voar, você andará pela terra com seus olhos voltados para o céu, pois lá você esteve e para lá desejará voltar." (Leonardo da Vinci)
Maurício escreveu:Lembrando também que os Constellation da Varig voaram para Lisboa até 1966, sendo substituídos nesta rota pelos Electra II (Voo da Amizade). E foram desativados em 1967.
Essa eu não sabia... Preciso fazer um upgrade no meu artigo sobre os Constellations da Varig, o primeiro artigo que publiquei no meu blog "Cultura Aeronáutica".
Quanto a voos domésticos, quais foram as rotas que foram voadas por eles?
Maurício escreveu:Lembrando também que os Constellation da Varig voaram para Lisboa até 1966, sendo substituídos nesta rota pelos Electra II (Voo da Amizade). E foram desativados em 1967.
Essa eu não sabia... Preciso fazer um upgrade no meu artigo sobre os Constellations da Varig, o primeiro artigo que publiquei no meu blog "Cultura Aeronáutica".
Quanto a voos domésticos, quais foram as rotas que foram voadas por eles?
Grande abraço.
Amigos:
Tenho um Timetable da RG efetivo a partir de SET-66 onde os Constellation G operam somente voos GIG-CGH.
Os voos para LIS são operados por DC-8-33.
Dois anos antes, em um timetable de 1964, os Super G operam voos tb de GIG para CGH e os "Super H" um voo cargueiro saindo às 3as feiras de POA/CGH/GIG/BEL/SDQ/JFK.
Está escrito na Revista Flap Internacional Nº 7 de 1966 (vejam lá no arquivo digital) o seguinte:
" Os Electra II da VARIG estão agora realizando o Vôo da Amizade que liga o Brasil a Portugal, em substituição ao Super G Constellation anteriormente utilizado, que todavia ainda permanecem na rota, mas utilizados pela TAP ". E ainda tem a foto do PP-VJM para ilustrar o fato.
" Uma vez que você tenha experimentado voar, você andará pela terra com seus olhos voltados para o céu, pois lá você esteve e para lá desejará voltar." (Leonardo da Vinci)
Eu cheguei a ver os Constellation operando como cargueiros em CGH. Eles paravam no Terminal de Cargas que ficava ali no final da Rua Tamoios, em São Paulo. Era divertidissimo vê-los em operação!