Aviação regional gaúcha: faltam pax ou renda.

Notícias e artigos retirados da mídia em geral.

Moderador: Moderadores

Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
jambock
MASTER
MASTER
Contato:

Aviação regional gaúcha: faltam pax ou renda.

Mensagem por jambock »

Meus prezados:
A história se repete
Há um claro esforço para reativar os aeroportos do interior gaúcho, mas a expansão da aviação regional esbarra num obstáculo: a falta de passageiros. Ou falta de renda.
Tanto que a uruguaia BQB deixou de fazer a rota Rivera-Porto Alegre com seus aviões ATR por isso – o ponto de equilíbrio era 10 passageiros/vôo. A história se repete nos céus de Santana do Livramento, como registrou com alguma melancolia o jornal “A Plateia”. Varig, Rio Sul, NHT e agora a BQB. Os 50 minutos nos céus agora viram seis horas na rodovia.
fonte: Jornal do Comercio, 5 jan 2012
Trocar 50 minutos de voo por seis horas na estrada, com todo o risco possível?
Um abraço e até mais...
Cláudio Severino da Silva
jambockrs@gmail.com

Na aviação, só a perfeição é aceitável
FCM
MASTER
MASTER

Re: Aviação regional gaúcha: faltam pax ou renda.

Mensagem por FCM »

Falta passageiros devido aos preços abusivos!

A concorrência dos ônibus modernos e confortáveis (leito, internet sem fio, preço, horários mais adequados, etc) faz com que as rotas aéreas sejam utilizadas apenas por poucas pessoas que estão a trabalho.
paulo roberto

Mensagem por paulo roberto »

Porque em Minas Gerais tem tantos voos para o interior e no RS nao da certo? :unh?:
FCM
MASTER
MASTER

Mensagem por FCM »

Na minha opinião porque na maior parte do interior gaúcho há poucas indústrias, são realizados poucos negócios de monta que geram tráfego aéreo. As áreas industriais estão relativamente próximas da Região Metropolitana de Porto Alegre e o pessoal acaba utilizando mesmo o Aeroporto Salgado Filho.

Minha esperança é a entrada com sucesso da Azul em cidades como Pelotas e Passo Fundo assim como já ocorreu em Caxias do Sul. Onde há concorrência, há mudança! No interior de MG e SP há concorrência - portanto, qualidade, menor preço, mais gente voando!
Augusto Bilhalva Goulart
CMTE.
CMTE.

Mensagem por Augusto Bilhalva Goulart »

Realmente não dá para entender. Fazendo um comparativo entre Chapecó (187.000 hab/PIB 4.348 milhões) e Santa Maria (260.000 hab/PIB 3.850 milhões), a cidade catarinense ganha disparado no quesito transporte aéreo sendo atendida por empresas de porte grande como Avianca e Gol e as regionais Trip e NHT e em breve AZUL, enquanto que SM só opera a... caríssima NHT(sic).
AB3
MASTER
MASTER

Mensagem por AB3 »

Fernando,

Nem tanto! Diversos destinos em MG apenas a TRIP opera: GVR, POJ, DIT, JDR, JDF... me parece que é muito mais uma questão cultural do que operacional.
AB3 - aeroentusiasta forum user
BHZ - Belo Horizonte - MG | Aircraft Mechanic and Aviation Researcher
Artigos em http://www.avioesemusicas.com" onclick="window.open(this.href);return false;
FCM
MASTER
MASTER

Mensagem por FCM »

Concordo que a questão cultural também influi - há muito gaúcho bairrista no interior e também aqueles que pensam que "voar é coisa de rico!".

Lembro que em 1999 a TAM extendeu para Santa Maria um voo charter semanal Porto Alegre - Porto Seguro com Fokker 100, era aos sábados à tarde - infelizmente não deu certo, ocupação muito baixa no trecho SMA-POA!
Augusto Bilhalva Goulart
CMTE.
CMTE.

Mensagem por Augusto Bilhalva Goulart »

Fernando C. Milke escreveu:Concordo que a questão cultural também influi - há muito gaúcho bairrista no interior e também aqueles que pensam que "voar é coisa de rico!".

Lembro que em 1999 a TAM extendeu para Santa Maria um voo charter semanal Porto Alegre - Porto Seguro com Fokker 100, era aos sábados à tarde - infelizmente não deu certo, ocupação muito baixa no trecho SMA-POA!
Caro Milke, foste sutil em falar que tem muito gaúcho bairrista. Eu chamaria "bacudo" mesmo (jeca), como se diz por estas bandas - hehehe.
Uiliam Hahn Biegelmeyer
CMTE.
CMTE.

Mensagem por Uiliam Hahn Biegelmeyer »

Concordo em certo ponto com o Augusto. Existem pessoas aqui da minha cidade que ainda acham chique,glamuroso ou algo do gênero embarcar no Salgado Filho preterino o aero aqui da cidade(CXJ).Parece besteira, mas tem muito mesmo. Acho que a questão fiscal do combustiovel aplicadas em outros estados e não por aqui é um empecilho, pois mmesmo estando mais próximo de SP a passagem por CXJ é mais cara. No mom em que for equacionado a questão fiscal, a passagem será mias barata partindo de CXJ ou de qualquer aero gaúcho.
paulo roberto

Mensagem por paulo roberto »

Acho que realmente falta concorrencia,apesar que existe monopolio em linhas de onibus, nao temos opções... :Muro:
FCM
MASTER
MASTER

Mensagem por FCM »

jambock escreveu:Há um claro esforço para reativar os aeroportos do interior gaúcho, mas a expansão da aviação regional esbarra num obstáculo: a falta de passageiros. Ou falta de renda.
A discussão vai longe! Pelo menos, bem ou mal, hoje temos Gol e Azul em Caxias do Sul, Avianca e NHT em Passo Fundo e por enquanto somente NHT em Pelotas, Rio Grande, Santa Maria, Uruguaiana, Santo Ângelo, Santa Rosa e Erechim. Acredito que ao longo de 2012 vejamos Azul também em Pelotas e Passo Fundo, não sei se a Trip tem interesse no interior gaúcho!

Canela possui um aeródromo pouco utilizado por alguns jatos executivos ... e o Aeroporto Reginal de Torres? Foi construído na mais bela praia do litoral gaúcho a fim de receber voos charter até do exterior, fato nunca ocorrido! Lembro que no verão de 2000 a finada Nacional chegou a anunciar voos charter Córdoba-Torres com Boeing 737-200!
Uiliam Hahn Biegelmeyer
CMTE.
CMTE.

Pois é Fernando. No Hotran apareceu uma requisição da Trip Caxias -Confins com escala em Guarulhos, mas quando chegou a hora do pega pra capar os caras não apareceram e o pedido tb. A mim me parece que não querem vir. O que não dá para entender é que existem locais por aqui , nos quaios se les se instalassem a principio não teriam concorrência. Por exemplo em Passo Fundo com a Avianca e tb em CXJ a bem pouco tempo com a GOL. Pintam e bordam e não existe concorrência. Enquanto isso ficam se acotovelando em alguns aeros. Acho que deveria haver interveñção do governo,em algiuns casos.Por exemplo quer mais um slot em POA. Tudo bem,mas vais ter que fazer um voo em PET. E assim por diante. Até mesmo para acaber com a centralização em POA.
FCM
MASTER
MASTER

Mensagem por FCM »

Uiliam Hahn Biegelmeyer escreveu:O que não dá para entender é que existem locais por aqui nos quais se eles se instalassem, a principio não teriam concorrência.
Desde que os preços fossem adequados !
AB3
MASTER
MASTER

Mensagem por AB3 »

Uiliam Hahn Biegelmeyer escreveu:Pois é Fernando. No Hotran apareceu uma requisição da Trip Caxias -Confins com escala em Guarulhos, mas quando chegou a hora do pega pra capar os caras não apareceram e o pedido tb. A mim me parece que não querem vir. O que não dá para entender é que existem locais por aqui , nos quaios se les se instalassem a principio não teriam concorrência. Por exemplo em Passo Fundo com a Avianca e tb em CXJ a bem pouco tempo com a GOL. Pintam e bordam e não existe concorrência. Enquanto isso ficam se acotovelando em alguns aeros. Acho que deveria haver interveñção do governo,em algiuns casos.Por exemplo quer mais um slot em POA. Tudo bem,mas vais ter que fazer um voo em PET. E assim por diante. Até mesmo para acaber com a centralização em POA.
Voces precisam parar de ler PEDIDO DE HOTRAN! Pedir HOTRAN não significa que vai operar.
AB3 - aeroentusiasta forum user
BHZ - Belo Horizonte - MG | Aircraft Mechanic and Aviation Researcher
Artigos em http://www.avioesemusicas.com" onclick="window.open(this.href);return false;
Uiliam Hahn Biegelmeyer
CMTE.
CMTE.

Amigo AB3
Me diga onde seria a fonte mais confiável? O que vc indicaria?
emferrari
MASTER
MASTER
Contato:

Mensagem por emferrari »

Uiliam Hahn Biegelmeyer escreveu:Por exemplo quer mais um slot em POA. Tudo bem,mas vais ter que fazer um voo em PET. E assim por diante. Até mesmo para acaber com a centralização em POA.
Essa eh uma otima ideia ! Mas claro que se nao rolar vontade politica ($$$) isso nao vai nunca ir para a frente.
Constellation
Moderador
Moderador

Mensagem por Constellation »

Caros,

Eu andei pesquisando e comparando PIB per capita entre diversas cidades por aí e cheguei à conclusão que não é falta de renda que afasta o gaúcho dos aviões não. O PIB per capita de Santa Maria é bem próximo do de Londrina, que tem um movimento de 1 milhão/pax/ano e tem menos do dobro do tamanho de Sta. Maria. Então, suponho que Sta Maria poderia gerar 400, 500 mil pax/ano, o que garantiria ocupação, ainda mais considerando que é longe pacas de POA.

Preço alto é um grande impeditivo, realmente. Infelizmente, no Brasil, operar uma aeronave de 19 lugares como um LET é muito caro. Sta. Maria precisa de passagens mais baratas, mas aí só com ATR pra cima. O duro é que as empresas aéreas ficam com medo de iniciar uma linha em um aeroporto que tem tão baixo volume de pax. Eu já acho um filão a ser explorado, mas acompanhado de uma boa campanha de marketing.

O aeroporto de Santa Maria é problemático, pois é operado por militares e existe uma "coroa" de áreas restritas ao redor, para treinamento da FAB. Isso também incomoda as Cias. Aéreas.

Eu acho que a causa da falta de pax é cultural: após tanto tempo de abandono das Cias, o gaúcho do interior simplesmente não tem mais a cultura de viajar de avião, acostumou a viajar de carro ou de busão, e pegar avião em POA...

Finalmente, já estava na hora do Governo do Estado privilegiar a industrialização do interior, pois isso geraria mais negócios, mais renda, mais pax. O interior do RGS é rural... aff

Grande abraço.
Imagem
Uiliam Hahn Biegelmeyer
CMTE.
CMTE.

Essencialmente rural mesmo Jonas. E o governo tem uma boa parte de culpa nisto. A maioria dos grandes investimentos em que o estado fornece incentivos fiscais, normalmente são direcionados para a região metropolitana, concentrando neste eixo a maior parte da indústria.
FCM
MASTER
MASTER

Mensagem por FCM »

Constellation escreveu:Preço alto é um grande impeditivo, realmente. Eu acho que a causa da falta de pax é cultural: após tanto tempo de abandono das Cias, o gaúcho do interior simplesmente não tem mais a cultura de viajar de avião, acostumou a viajar de carro ou de busão, e pegar avião em POA...
Concordo! Pelo menos, bem ou mal, hoje temos Gol e Azul em Caxias do Sul, Avianca e NHT em Passo Fundo e NHT em Pelotas, Rio Grande, Santa Maria, Uruguaiana, Santo Ângelo, Santa Rosa e Erechim.
Vickers
PP
PP

Mensagem por Vickers »

Eu acho que é necessário implementar uma cultura de viajar de avião no interior do estado. Para isso, necessitamos preços acessíveis. Há cidades com boa demanda, como Caxias do Sul, Passo Fundo, Pelotas, Santa Maria, Santo Angelo etc. Nas que não há tanta demanda, criem escalas, como Porto Alegre - Uruguaiana - Aeroparque, Porto Alegre - Rivera - Montevideo. E tudo com uma aeronave do porte do ATR 42-500 para cima, os quais possuem um custo operacional baixo e conforto. E voos com conectividade.
Responder