Pesquisa aeronáutica: aviões com menos ruídos
http://360graus.terra.com.br/esportesae ... ction=news" onclick="window.open(this.href);return false;
Algo que pode incomodar muitos passageiros a bordo de aviões pode estar com os dias contados. Um novo isolador acústico está sendo desenvolvido pela Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) e promete no futuro eliminar os ruídos externos causados pelas turbinas e pelo atrito entre as correntes de vento e a fuselagem das aeronaves.
Para diminuir esses ruídos incômodos já são utilizados na fuselagem dos aviões materiais acústicos, chamados de passivos, que são feitos de espuma, feltros ou lã de vidro. Esse tipo de material é eficaz para as altas e médias frequências sonoras, mas não funciona muito bem para isolar um ambiente dos sons mais graves (baixas frequências).
Na tentativa de solucionar o problema, o Departamento de Mecânica Computacional da FEM (Faculdade de Engenharia Mecânica) da Unicamp está trabalhando em um protótipo de isolador acústico, que contemple os sons mais graves, para ser aplicado pelas empresas aeronáuticas. A pesquisa é resultado da tese “Controle Acústico Híbrido da Perda de Transmissão Sonora”, de Diego Azevedo Siviero.
Do que é feito o protótipo de isolador acústico
O novo protótipo acústico é chamado híbrido, porque agrega elementos passivos (material poroso, como as espumas e feltros) e elementos ativos que controlam os ruídos que têm frequência mais baixa.
Esse isolador acústico possui duas camadas externas de espuma que envolvem uma placa de acrílico revestida por uma película de cerâmica com propriedade piezelétrica que funciona como trandutor eletromecânico. A espuma absorve os ruídos de altas e médias frequências. Já o controle ativo de ruídos, formado pela placa de acrílico, neutraliza as frequências graves.
Como funciona o sistema de controle ativo
O sistema de controle ativo de ruídos é programado para detectar ruídos de baixa freqüência, que não foram barrados pelo isolador passivo (espuma), e são processados em um sistema computadorizado. A película cerâmica piezelétrica produz sinais sonoros que neutralizam os ruídos graves.
O protótipo está sendo aperfeiçoado para que possa ser utilizado pela indústria aeronáutica. Ele é mais caro do que os sistemas utilizados hoje nas aeronaves, mas apresenta resultados muito melhores para conter baixas freqüências. Já nas freqüências média e alta, não apresenta diferenças se comparado aos sistemas já existentes de controle passivo.
*Sara Nanni, com informações do Jornal da Unicamp
Pesquisa aeronáutica: aviões com menos ruídos
Moderador: Moderadores
Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
- Marcelo Areias
- MASTER
- Mensagens: 3373
- Registrado em: Seg Dez 20, 2004 08:15
- Localização: Jundiaí-SP
Pesquisa aeronáutica: aviões com menos ruídos
_________________
Marcelo Areias
Marcelo Areias
Re: Pesquisa aeronáutica: aviões com menos ruídos
.... eles irão descontar esse ... acrescimo ... de peso retirando o serviço de bordo , ao cafe frio e a agua quente , e voce estara proibido de levar mais do que 5 quilos de bagagem POREM terá de arcar com 100% a mais no bilhete por conta desse conforto a mais que será introduzido pelas companhias aereas ...Caetano escreveu:E o peso?
... como sempre com certeza absoluta nós é que iremos pagar a conta .
