Cumbica inaugura no dia 20 mais um terminal, a 2 quilômetros

Notícias e artigos retirados da mídia em geral.

Moderador: Moderadores

Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
jambock
MASTER
MASTER
Mensagens: 2461
Registrado em: Seg Dez 20, 2004 16:37
Localização: Porto Alegre/RS
Contato:

Cumbica inaugura no dia 20 mais um terminal, a 2 quilômetros

Mensagem por jambock »

Meus prezados:
Cumbica inaugura no dia 20 mais um terminal, a 2 quilômetros dos atuais
Construído onde ficava o antigo galpão da Vasp, o novo espaço é remoto, ou seja, desconectado do aeroporto

Às vésperas das viagens de fim de ano, o aeroporto de Cumbica, em Guarulhos, inaugura no dia 20 mais um terminal de passageiros. A estrutura - construída em cinco meses pela Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) para evitar caos aéreo nas férias - amplia a capacidade anual de Cumbica dos atuais 20,5 milhões para 26 milhões de pessoas.

Construído onde ficava o antigo galpão de cargas da Vasp, o novo terminal é remoto, ou seja, desconectado do aeroporto. Fica a cerca de 2 km de distância dos Terminais 1 e 2. Na prática, é o terceiro terminal de Cumbica, embora oficialmente o tão aguardado Terminal 3 propriamente dito ainda esteja em fase de terraplenagem. Vai ficar depois do aeroporto, na área onde hoje funciona um heliponto (que será demolido). O Terminal 3 será uma obra da iniciativa privada, tocada pela empresa que ganhar a concessão de Cumbica. O leilão está marcado para o dia 22.

O Terminal Remoto é polêmico desde o início. Começou a ser construído em julho, ao custo de R$ 86 milhões em "caráter emergencial", segundo destacou a Infraero. O Ministério Público Federal questionou o contrato com a construtora Delta e a Justiça Federal chegou a mandar parar as obras em setembro. A desembargadora Marli Ferreira, do Tribunal Regional Federal da 3.ª Região, porém, aceitou os argumentos da Infraero e determinou a imediata continuidade das obras dois dias depois.

No dia 20, ele não será inaugurado totalmente pronto - o prazo oficial para o fim das obras é janeiro, mas a Secretaria de Aviação Civil (SAC) já havia anunciado que colocaria o terminal em operação antes. Serão 12 mil metros quadrados de área, com espaço para receber 5,5 milhões de pessoas ao ano.

Permanente

Apesar dos apelidos de "puxadinho" e "puxadão", o Terminal Remoto é permanente e ainda vai ganhar um adendo: até dezembro do ano que vem, o galpão desativado da antiga Transbrasil, anexo ao da Vasp, também vai se transformar em terminal, criando um único "puxadão".

Outra obra inicialmente provisória mas que a Infraero já disse que veio para ficar é o Módulo Operacional Provisório (MOP), uma sala de embarque inaugurada em agosto, com capacidade para 1 milhão de passageiros. "O terminal é agradável, limpo, confortável. É um engano achar que não pode ser uma solução de longo prazo ", disse, à época, o ministro da SAC, Wagner Bittencourt.

Ampliação

8 milhões de passageiros será a capacidade anual do Terminal Remoto no fim do ano que vem, quando ficar pronta a segunda parte da obra no antigo galpão de cargas desativado da Transbrasil.
fonte: Nataly Costa para O Estado de São Paulo, via CECOMSAER 1º dez 2011
Um abraço e até mais...
Cláudio Severino da Silva
jambockrs@gmail.com

Na aviação, só a perfeição é aceitável
Avatar do usuário
SBLO
Moderador
Moderador
Mensagens: 3490
Registrado em: Dom Dez 19, 2004 21:04
Localização: Londrina/Paraná

Re: Cumbica inaugura no dia 20 mais um terminal, a 2 quilômetros

Mensagem por SBLO »

O Estado de S.Paulo
'Puxadão' será usado só por passageiros de voos domésticos
Fontes do setor dizem que Terminal Remoto abrigará operações da Gol, mas empresa não confirma nem desmente; ônibus farão transporte até saguão principal e carros terão estacionamento próprio
01 de dezembro de 2011 | 3h 03
O Estado de S.Paulo

O Terminal Remoto do Aeroporto de Cumbica que será inaugurado daqui a 20 dias servirá exclusivamente para voos domésticos - que somam mais de 60% do movimento total do Aeroporto de Cumbica, em Guarulhos. Segundo fontes do setor, a Gol deve ser a companhia área escolhida pela Infraero para transferir suas operações para lá. A segunda opção é a Webjet.

Para a Infraero, é vantajoso migrar toda a operação doméstica de uma companhia de grande porte como a Gol para um terminal só. Colocar uma empresa menor para operar no Terminal Remoto não daria o resultado que a estatal mais deseja: desafogar as filas e o tumulto de passageiros em Cumbica. Em nota, porém, a empresa diz que não dará nenhuma "informação oficial nesse sentido".

Um representante do Sindicato Nacional das Empresas Aéreas (Snea) diz que a mudança da Gol para o Terminal Remoto "vai criar confusão", pois a companhia também opera conexões internacionais - tem voos para Buenos Aires, Santiago, Punta Cana e Caracas, só para citar alguns destinos.

Estacionamento. A Infraero promete que a infraestrutura do Terminal Remoto será idêntica à dos outros. Ou seja, contará com lanchonete, banheiros e Wi-Fi gratuito 15 minutos antes do embarque. Por ser doméstico, porém, não terá área de free shop.

Para quem já está dentro do "saguão principal" do aeroporto, a transferência para o remoto será feita por ônibus. Para quem chega de carro, a entrada será totalmente independente dos outros terminais. Novos acessos a partir da Rodovia Hélio Smidt estão sendo construídos e as placas de sinalização vão ser atualizadas.

Um bolsão com 600 vagas - parte do novo estacionamento de 1,4 mil vagas que está em fase de licitação - também está prometido para começar a funcionar no dia 20. O atual estacionamento de Cumbica tem 2,9 mil vagas e está esgotado.

Menos aperto. Daqui a um ano, quando a segunda parte do Terminal Remoto estiver pronta, o objetivo é que Cumbica possa receber 28,5 milhões de pessoas com conforto. No ano passado, recebeu 26,8 milhões com aperto. Neste ano, só até outubro, 24 milhões de pessoas já passaram pelos Terminais 1 e 2 e há estimativas da própria Infraero de que esse número chegue aos 31 milhões no fim de dezembro. Na Copa de 2014, com o Terminal 3 já em operação, Cumbica terá capacidade para 35 milhões de passageiros por ano.

Fonte: Boletim do SNA, de 02/12/11
Emerson Signoberto Daniel
SBLO/LDB

"Aprenda sempre com os erros dos outros, pois, você não terá tempo para repetir todos"
Paulo Hess
PC
PC
Mensagens: 168
Registrado em: Sáb Mai 05, 2007 11:28

Re: Cumbica inaugura no dia 20 mais um terminal, a 2 quilômetros

Mensagem por Paulo Hess »

Porque será que esses jornalista insistem em usar o nome CUMBICA quando não é esse o nome do
Aeroporto???? Ignorância???? Então voltem a estudar e prestar atenção no que estão escrevendo e publicando.
José Paulo
CMTE.
CMTE.
Mensagens: 645
Registrado em: Sáb Set 26, 2009 16:50

Re: Cumbica inaugura no dia 20 mais um terminal, a 2 quilômetros

Mensagem por José Paulo »

Paulo Hess,
Pelo texto, acho você não é de São Paulo.

Cumbica é um distrito de Guarulhos e ali funciona a Base Aérea de Cumbica. É comum desde a época da construção (falava-se "aeroporto em Cumbica"). E não há, nos noticiários, rádios, TVs e jornais, uma padronização: em geral, cada um fala o que quer ("Cumbica", "Guarulhos", "Internacional de São Paulo", etc.).

Correto por correto, deveriam então identificá-lo como "Aeroporto Franco Montoro", tal como ocorre - por exemplo - com "Severo Gomes".

AAAAaaaahhhhh, mas aí entra a política ...
Responder