Beechcraft contestará vitória da Embraer em licitação

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Rubens
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Disputa Embraer A29 X AT6-Hawker Beechcraft está decidida?

Mensagem por Rubens »

Buenas,

Li hoje noticias reportando que o AT-6 da Hawker/ Beechcraft teria sido excluido da disputa com o Embraer A-29, para fornecimento de aeronaves para o programa LAS ( Light Air Support) norte-americano.

Isto pode significar uma vitória e tanto para a Embraer, caso se confirme.

http://forum.aeroentusiasta.com.br/view ... iss%C3%A3o" onclick="window.open(this.href);return false;

E isto pode também significar que o Programa FX-2 poderá finalmente "desencantar" com a aquisição pelo Governo Federal, em contrapartida, dos F18- Hornet da Boeing p/ a FAB e Marinha do Brasil. E a EMB ainda participaria do processo de implementação da produção dos F18 no Brasil.

Será? Torço para que sim. Não sei se a EMB prefere trabalhar no desenvolvimento conjunto do GRIPEN NG ou se seria adequado participar da produção, mesmo que parcial dos F18, em contrapartida ao fornecimento, ainda que nos EUA, dos A29.

De toda forma, a se confirmar, excelente noticia!

Fontes:

http://www.saljournal.com/news/story/Ha ... 9T01-04-23" onclick="window.open(this.href);return false;
http://www.aereo.jor.br/2011/11/19/hawk ... r-support/" onclick="window.open(this.href);return false;
http://www.aereo.jor.br/2011/11/20/ente ... encia-las/" onclick="window.open(this.href);return false;
Marco SBCT
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Re: Disputa Embraer A29 X AT6-Hawker Beechcraft está decidida?

Mensagem por Marco SBCT »

A favor do Super Tucano temos a desclassificação do AT-6, segundo o "Poder Aéreo".
Marco A Moraes
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Rubens
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Re: Disputa Embraer A29 X AT6-Hawker Beechcraft está decidida?

Mensagem por Rubens »

Agora está!!!! :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap:


SUPER TUCANO VENCE CONTRATO DE DEFESA NOS EUA

Embraer Defesa e Segurança e Sierra Nevada Corporation fornecerão aeronave para o programa LAS da Força Aérea dos Estados Unidos

São Paulo – SP, Brasil, 30 de dezembro de 2011 – A Força Aérea dos Estados Unidos anunciou hoje que selecionou o avião de combate Super Tucano, fabricado pela Embraer Defesa e Segurança, para o programa LAS (Light Air Support), ou Apoio Aéreo Leve. A aeronave, que será fornecida por meio de parceria com a Sierra Nevada Corporation, será utilizada para treinamento avançado em vôo, reconhecimento e operações de apoio aéreo.

“Estamos honrados com a oportunidade de oferecer ao governo norte-americano o melhor produto para a missão LAS, nesta parceria liderada pela Sierra Nevada Corporation”, disse Luiz Carlos Aguiar, CEO da Embraer Defesa e Segurança. “Nosso compromisso é avançar com nossa estratégia de investimentos nos Estados Unidos e entregar o Super Tucano no prazo e conforme o orçamento contratados.”

Como especificado pela Força Aérea dos Estados Unidos, trata-se de um contrato no valor de USD355 milhões para o fornecimento de vinte aeronaves, assim como apoio terrestre para treinamento de pilotos, manutenção e outros serviços requeridos.

“Nós nos sentimos honrados por esta decisão e pela oportunidade de servir nosso país,” disse Taco Gilbert, Vice-Presidente de Desenvolvimento de Negócios de Inteligência, Vigilância e Reconhecimento (ISR) da SNC. “Nós acreditamos nos objetivos da missão Apoio Aéreo Leve e temos orgulho de poder apoiar os Estados Unidos em suas iniciativas de construção de parcerias no Afeganistão e em outros países no mundo. Os soldados americanos, os trabalhadores americanos e todos nossos aliados ganham com esta decisão.”


Sobre o Programa LAS

A missão LAS exige uma solução já desenvolvida que ofereça versatilidade, capacidade e resistência operacionais necessárias em um ambiente de contra-insurgência, a um custo significativamente menor do que o dos jatos de caça. A aeronave deve oferecer ferramentas de inteligência, vigilância e reconhecimento (ISR); ter capacidade para uma grande variedade de munições (incluindo armas guiadas de precisão); e operar em terrenos com infraestrutura precária e em condições rigorosas.

Sobre o Super Tucano

O Super Tucano foi projetado especificamente para missões de contra-insurgência e atualmente é empregado por seis forças aéreas e possui encomendas de outras. A aeronave demonstrou ser extremamente capacitada para as missões LAS e ajudou o governo colombiano a combater as forças revolucionárias daquele país (FARC), além de iniciativas contra atividades ilegais em outros países. As mais de 150 aeronaves em operação no mundo acumularam 130 mil horas de vôo, incluindo mais de 18 mil horas de combate sem nenhuma perda.

Sobre a Sierra Nevada Corporation

A SNC (http://www.sncorp.com" onclick="window.open(this.href);return false;) é uma das companhias privadas dos Estados Unidos que cresce mais rapidamente, com base em sua reputação em desenvolver soluções tecnológicas ágeis, inovadoras e rápidas nos segmentos de eletrônica, aeroespacial, de aviônicos, espacial, propulsão, micro-satélites, aeronaves, sistemas de comunicação e energia solar. Sob a atual administração desde 1981, as sete áreas de negócios da SNC empregam mais de 2.100 pessoas em 27 localidades em 15 Estados norte-americanos – todos dedicados a fornecer soluções modernas para a dinâmica base de clientes da empresa. A SNC é o maior prestador de serviços para o governo dos Estados Unidos cuja proprietária é uma mulher.

Ao longo de aproximadamente 50 anos de história, a SNC manteve o foco em fornecer aos clientes o que há de melhor em tecnologia para atender às suas necessidades, obtendo um expressivo e comprovado histórico de sucesso. A empresa continua apoiando o seu crescimento no setor comercial, por meio de avanços internos e aquisições, incluindo participação nos mercados emergentes de energia renovável, telemedicina, nanotecnologia, cibernética e centros de operações de redes.

Fonte: Embraer.

http://www.embraer.com/pt-BR/ImprensaEv ... S-EUA.aspx" onclick="window.open(this.href);return false;
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Re: Disputa Embraer A29 X AT6-Hawker Beechcraft está decidida?

Mensagem por MSATO »

Buenas!

Apenas para ilustrar, segue link da notícia no "Folha.com":
http://www1.folha.uol.com.br/mercado/10 ... raer.shtml

PARABÉNS EMBRAER!!!

Sds.,
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Re: Disputa Embraer A29 X AT6-Hawker Beechcraft está decidi

Mensagem por drpj »

Abs, Paulo.
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Re: Disputa Embraer A29 X AT6-Hawker Beechcraft está decidi

Mensagem por MSATO »

EUA cancelam acordo com Embraer para compra de Super Tucano
28/02/2012 - 14h33 / Atualizada 28/02/2012 - 15h15


WASHINGTON, 28 Fev (Reuters) - A Força Aérea dos Estados Unidos informou nesta terça-feira que está cancelando contrato de US$ 355 milhões (cerca de R$ 604 milhões) para fornecimento de 20 aviões Super Tucano, da Embraer (EMBR3), citando problemas com a documentação.

A Força Aérea disse que vai investigar e refazer a licitação, que também está sendo contestada na Justiça dos EUA pela norte-americana Hawker Beechcraft. O contrato havia sido concedido pela Força Aérea dos EUA para a Embraer e a parceira Sierra Nevada Corp.

"Apesar de buscarmos a perfeição, nós as vezes não atingimos nosso objetivo, e quando fazemos isso temos que adotar medidas de correção", disse o secretário da Força Aérea, Michael Donley, em comunicado. "Uma vez que a compra ainda está em litígio, eu somente posso dizer que o principal executivo de aquisições da Força Aérea, David Van Buren, não está satisfeito com a qualidade da documentação que definiu o vencedor.

Procurada pela Reuters, a Embraer não se pronunciou até a publicação desta reportagem.

O comandante da área de materiais da Força Aérea dos Estados Unidos, Donald Hoffman, ordenou uma investigação sobre a situação, afirmou o porta-voz da Força Aérea.

Em 30 de dezembro, a Força Aérea dos Estados Unidos definiu que a Sierra Nevada e a Embraer tinham obtido o contrato para venda de 20 aviões Super Tucano A-29, assim como treinamento e suporte. Entretanto, a licitação foi paralisada em janeiro, quando a Hawker Beechcraft entrou na Justiça questionando a decisão.

No ocasião, a Força Aérea disse que acreditava que a competição e a avaliação para seleção do fornecedor tinham sido justas, abertas e transparentes.

O Super Tucano A-29 foi desenvolvido para missões de contra-insurgência e atualmente é usado por cinco forças aéreas, e ainda existem outras encomendas, segundo a Embraer.

Fonte: UOL Notícias
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Re: Disputa Embraer A29 X AT6-Hawker Beechcraft está decidi

Mensagem por Rubens »

Haaaajaaa coração!!! :box: :box:


Embraer vai atacar após cancelamento dos EUA

O cancelamento do contrato de 20 caças Super Tucano A-29 pela Força Aérea dos Estados Unidos não pegou a Embraer Defesa e Segurança de surpresa, segundo uma fonte próxima das negociações. Tanto que a direção da companhia, comandada por Luiz Carlos Aguiar, já vinha estudando como reagir à perda do contrato.

Oficialmente, a Embraer diz que “aguardará mais esclarecimentos sobre o assunto” mas, de acordo com fonte ouvida pelo Brasil Econômico, a diplomacia brasileira poderá ser acionada e a Embraer não descarta recorrer à justiça americana.

A compra, cancelada ontem por parte da Força Aérea americana renderia US$ 355 milhões aos cofres da Embraer e poderia chegar aos US$ 950 milhões, caso o governo dos EUA ampliasse a encomenda para 55 aviões, que seriam empregados em treinamento e ataque ao solo. O que fez o governo americano voltar atrás no contrato firmado com a companhia brasileira foi o forte lobby da Hawker Beechcraft.

Fundada em 1932 e com receita de US$ 2,8 bilhões, em 2010 – último dado disponível – desde 30 de dezembro do ano passado, a Hawker não fez outra coisa a não ser contestar o resultado da licitação que deu preferência aos caças fabricados pela companhia brasileira. Além de recorrer à justiça para contestar o resultado da concorrência, a Hawker organizou uma campanha no Congresso e na opinião pública, com apelos nacionalistas. Nem as mídias sociais ficaram de fora da estratégia.

A Hawker participou da concorrência com o modelo A-6 (sic), mas teve sua proposta desclassificada pela própria defesa americana por não cumprir exigências da licitação.

A Força Aérea americana disse em nota que cancelou o contrato da Embraer porque encontrou problemas na documentação apresentada pela companhia brasileira e que toda licitação será submetida a investigação. “Buscamos a perfeição, mas às vezes falhamos e tivemos que tomar ações corretivas”, disse o secretário das Forças Armadas Michael Donley.

A Embraer instalaria uma nova linha de montagem em sua fábrica na Flórida e produziria os caças em parceria com a empresa de equipamentos de segurança Sierra Nevada, sua parceria na licitação. A entrega do primeiro jato (sic) estava prevista para 2013. “Venda de armamentos sempre são objeto de árduas disputas internacionais”, lembrou Geraldo Cavagnari, o coronel da reserva da Aeronáutica e especialista em defesa do Núcleo de Estudos Estratégicos da Unicamp.

FONTE: Brasil Econômico / Poder Aéreo

http://www.aereo.jor.br/2012/02/29/embr ... o-dos-eua/" onclick="window.open(this.href);return false;
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Re: Disputa Embraer A29 X AT6-Hawker Beechcraft está decidi

Mensagem por Constellation »

Caros,

A decisão de cancelar o contrato é política, e os chefes militares da USAF estão p*t*s da vida, pois o avião brasileiro é o melhor vetor, e querem empurrar pra eles uma opção nada atraente da Hawker-Beech, que tem um ótimo lobby no Congresso.

Todavia, a decisão de cancelar o contrato com a Embraer não decide a questão, já que ainda não garante o contrato com a HB. E se os americanos ainda querem vender o FA-18 pra FAB, é bom pensarem bem no assunto.

Grande abraço.
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Re: Disputa Embraer A29 X AT6-Hawker Beechcraft está decidi

Mensagem por MSATO »

EUA indicam Embraer para nova licitação de aviões Tucano
23/03/2012 - 16h32


BRASÍLIA, 23 Mar 2012 (AFP) -Os Estados Unidos indicaram a fabricante brasileira de aeronaves Embraer para abertura de uma nova licitação, após a recente anulação de um contrato de 20 aviões de ataque Super Tucano, informou nesta sexta-feira o ministro de Indústria e Comércio brasileiro, Fernando Pimentel.

"Os Estados Unidos disseram à Embraer que haverá outro processo, que haverá outra licitação", afirmou Pimentel durante coletiva de imprensa com corresponsáveis estrangeiros.

"Eles não avisaram oficialmente, mas informalmente: 'aguardem que vamos fazer outra licitação', e nós estamos esperando outra licitação", afirmou. "Eles precisam comprar aviões, algum avião. Se não for o nosso, será algum outro", completou.

A força aérea americana anunciou abruptamente ao final de fevereiro o cancelamento de um contrato para a compra de 20 aviões Super Tucano da Embraer, depois de uma ação legal de seu rival local Hawker Beechcraft Corp.

"O governo brasileiro já manifestou sua surpresa com a decisão da força aérea (norte) americana na época. Não vamos mais além disso", disse Pimentel, ao ser questionado sobre se essa decisão, adotada um mês antes da viagem da presidente Dilma Rousseff a Washington.

"O problema de Embraer é um problema pontual: era um contrato de 380 milhões de dólares que foi cancelado e será feita outra licitação", resumiu Pimentel, ao indicar que seguramente Dilma não discutirá esse tema em sua reunião com Barack Obama na Casa Branca, no dia 9 de abril.

O contrato havia sido concedido em dezembro para equipar a nova força aérea afegã diante da retirada das tropas da Otan.

A anulação do contrato com a Embraer "será levada em conta na decisão brasileira para a compra de 36 aviões caças, por um total de 5 bilhões de dólares, na qual competem o caça Rafale da francesa Dassault, o F-18 da americana Boeing, e o Gripen da sueca Saab, disse no início de março à AFP uma fonte do governo, que pediu anonimato.

Fonte: UOL Notícias
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Re: Disputa Embraer A29 X AT6-Hawker Beechcraft está decidi

Mensagem por Marco SBCT »

Como falou o Rubens , "haja coração!" :
Novo capítulo, a Hawker-BeechCraft entrou com pedido de concordata, para amolecer o coração dos cabeças da USAF ....pode até estar mal nas finanças , mas é um movimento no xadrez da disputa.
Marco A Moraes
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Re: Disputa Embraer A29 X AT6-Hawker Beechcraft está decidi

Mensagem por MSATO »

Força Aérea dos EUA convoca Embraer e Hawker para nova licitação
13/04/2012 - 18h46


WASHINGTON, 13 Abr 2012 (AFP) - A Força Aérea americana anunciou nesta sexta-feira que vai convocar a fabricante brasileira de aeronaves Embraer e a americana Hawker Beechcraft para uma nova licitação para a compra de aviões para serem utilizados no Afeganistão.

A própria Força Aérea americana tinha anunciado, no final de fevereiro, o cancelamento de um contrato no valor de US$ 380 milhões para a compra de 20 Super Tucanos do consórcio Embraer-Sierra Nevada, depois de uma ação legal da rival local Hawker Beechcraft Corp, algo que irritou as autoridades brasileiras.

Comandantes da instituição vão se reunir na terça-feira, dia 17 de abril, com representantes de ambas as companhias separadamente, para rever detalhes sobre os termos da licitação, segundo um comunicado.

De acordo com a nota, "a Força Aérea espera publicar os termos da licitação até o dia 30 de abril".

A anulação do contrato com a Embraer ameaça, por sua vez, prejudicar os interesses da americana Boeing na licitação lançada pelo governo brasileiro para a compra de 36 caças, por um total de US$ 5 bilhões, na qual competem o Rafale da francesa Dassault, e o Gripen da sueca Saab, além do próprio F-18 da Boeing.

Fonte: UOL Notícias
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Re: Disputa Embraer A29 X AT6-Hawker Beechcraft está decidi

Mensagem por DDNN »

Constellation escreveu:Caros,

A decisão de cancelar o contrato é política, e os chefes militares da USAF estão p*t*s da vida, pois o avião brasileiro é o melhor vetor, e querem empurrar pra eles uma opção nada atraente da Hawker-Beech, que tem um ótimo lobby no Congresso.

Todavia, a decisão de cancelar o contrato com a Embraer não decide a questão, já que ainda não garante o contrato com a HB. E se os americanos ainda querem vender o FA-18 pra FAB, é bom pensarem bem no assunto.

Grande abraço.
Isso me faz lembrar do(s) contrato(s) da compra de pistola Beretta pelas forças armadas de EUA.
Foi exatamente a mesma coisa, fabricantes nacionais (especialmente Smith and Wesson) perderam, fizeram todas manobras possiveis, re-abriram concorrencia tecnica, e perderam de novo......
US Army usa Beretta ate hoje.
Rubens
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Re: Disputa Embraer A29 X AT6-Hawker Beechcraft está decidi

Mensagem por Rubens »

Embraer participará de nova concorrência da Força Aérea dos EUA

A Embraer informou que vai participar do novo processo de seleção da Força Aérea dos Estados Unidos para a aquisição de aviões de ataque leve. As novas regras foram publicadas na sexta-feira.

O presidente da Embraer Defesa e Segurança, Luiz Carlos Aguiar, informou que se o processo de seleção for "justo, competitivo e transparente", o avião Super Tucano deverá ser novamente selecionado.

"Vamos para a competição com um pouco de preocupação pois já tínhamos assinado o contrato. Mas com as novas condições, que dão um peso importante para a experiência passada dos aviões em combate, acreditamos que vamos vencer novamente."

Dentre as novidades que agradaram à fabricante brasileira está a exigência de comprovação de experiência efetiva em operações de contrainsurgência. Essa experiência deve ser atestada por meio de correspondência enviada pelas forças aéreas de países que já utilizaram o avião em combate.

O avião Super Tucano da Embraer está em uso em seis nações, incluindo a Colômbia, o Equador e Burkina Fasso, na África.

Já o avião da concorrente Hawker Beechcraft ainda é um protótipo, tendo sido desenvolvido a partir do projeto de um avião treinador para essa concorrência.

As empresas deverão apresentar suas propostas no dia 18 de junho.

O Caça Super Tucano, projetado para ataque e treinamento

Em abril, o Departamento de Estado dos EUA disse considerar "muito importante" que a Embraer participe da nova concorrência para o fornecimento de aviões de ataque leve para as tropas americanas no Afeganistão.

Segundo Thomas Kelly, primeiro sub-secretário-assistente da divisão de assuntos político-militares, o cancelamento da disputa, vencida pela Embraer no final do ano passado, "não teve nada de político" --referência às críticas de que a Força Aérea teria se curvado ao lobby político da concorrente Hawker Beechcraft.

"A decisão não teve nada a ver com a Embraer nem teve nada de político", disse Kelly, na ocasião. "O cancelamento ocorreu após uma investigação interna apontar a necessidade de rever procedimentos internos relacionados à qualidade da documentação."

O CASO

A Força Aérea dos Estados Unidos cancelou, em fevereiro, o contrato de US$ 355 milhões para fornecimento de 20 aviões Super Tucano, da Embraer, citando problemas com a documentação.

O negócio estava suspenso desde janeiro.

O órgão disse que iria investigar e refazer a licitação, que também foi contestada na Justiça dos EUA pela norte-americana Hawker Beechcraft após sua aeronave AT-6 ser excluída da competição --o que levou o negócio a ser suspenso no começo de janeiro. O contrato havia sido concedido pela Força Aérea dos EUA para a Embraer e a parceira Sierra Nevada Corp.

O contrato, em negociação há um ano, gerou resistências, principalmente entre congressistas do Kansas, Estado-sede da Hawker. Pedidos de investigação internacional para apurar eventual subsídio do Brasil à Embraer chegou a ser cogitado.

A avaliação era que um contrato dessa magnitude (em momento de crise econômica) e um setor tão sensível não podem chegar às mãos de uma empresa estrangeira.

PACOTE DE SERVIÇOS

O negócio havia sido anunciado no final de 2011 e incluía, além do fornecimento das aeronaves, um pacote de serviços, como treinamento de mecânicos e pilotos responsáveis pela operação do avião.

Pelo contrato, a Embraer teria 60 meses para entregar esse primeiro lote, prazo que começaria a contar já neste mês. O primeiro avião teria de ser entregue em 2013.

A unidade de São José dos Campos, no Vale do Paraíba (SP), produziria grande parte do avião. A montagem final seria feita nos EUA.

A companhia mantinha expectativas de vender mais 35 aviões, o que poderia elevar o contrato à cifra de US$ 950 milhões.

DEFESA

O fornecimento das 20 unidades do A-29 Super Tucano era o primeiro contrato da Embraer com a Defesa americana.

Quando anunciou o contrato, a Embraer disse que o negócio seria "uma grande vitrine". "Esse é o primeiro contrato com a Força Aérea dos EUA. Esse é um item sensível no maior mercado de defesa do mundo. Muitos países vão olhar isso", disse na ocasião Luiz Carlos Aguiar, presidente da Embraer Defesa e Segurança.

Com esse pedido, a Embraer alcançaria 200 encomendas do modelo Super Tucano (desenvolvido pela FAB em 1995 e exportado para vários países do mundo). Apenas 40 precisam ainda ser entregues, mas esse número inclui o pedido que havia sido feito pela Força Aérea americana.

O A-29 Super Tucano, projetado para missões de contra-insurgência, atualmente é empregado por seis forças aéreas e possui encomendas de outras, segundo a Embraer.

De acordo com a licitação, as aeronaves da Embraer seriam utilizadas para treinamento avançado em vôo, reconhecimento e operações de apoio aéreo no Afeganistão.

Mariana Barbosa / Folha.com

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/mercado/10 ... -eua.shtml" onclick="window.open(this.href);return false;

Será que agora vai? :hmm:
Rubens
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Re: Disputa Embraer A29 X AT6-Hawker Beechcraft está decidi

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​Força Aérea dos EUA seleciona o A-29 Super Tucano para o programa LAS


São Paulo, 27 de fevereiro de 2013 –

A Força Aérea dos EUA (USAF, na sigla em inglês) anunciou hoje que selecionou o avião de combate A-29 Super Tucano, da Embraer Defesa e Segurança, para o programa LAS (Light Air Support), ou Apoio Aéreo Leve. A aeronave será fornecida em parceria com a Sierra Nevada Corporation (SNC) e utilizada para missões de treinamento avançado em voo, reconhecimento aéreo e apoio aéreo tático. Após um rigoroso processo licitatório, a USAF considerou que a Embraer Defesa e Segurança e a SNC apresentaram a melhor proposta para cumprir a missão LAS.

“Esta escolha confirma que o A-29 Super Tucano é a aeronave mais efetiva para as operações LAS. Estamos prontos para começar a trabalhar e honrados em poder apoiar o governo dos Estados Unidos e seus parceiros com a solução de melhor custo-benefício”, disse Luiz Carlos Aguiar, Presidente e CEO da Embraer Defesa e Segurança. “Nosso compromisso é avançar com a estratégia de investimentos nos Estados Unidos e entregar o Super Tucano no prazo esperado e conforme o orçamento contratado.”

“O programa Light Air Support é essencial para os objetivos dos Estados Unidos no Afeganistão e para a nossa segurança nacional. É uma grande honra servir ao nosso país fornecendo aeronaves, treinamento e suporte para este programa”, disse Taco Gilbert, Vice-Presidente de Soluções Táticas Integradas da área de Inteligência, Vigilância e Reconhecimento da SNC. “O A-29 Super Tucano é a aeronave ideal para o programa LAS, cuja missão é crítica e a necessidade é premente.”

O contrato, no valor de USD 427 milhões, inclui 20 aeronaves de apoio aéreo tático, equipamentos para treinamento de pilotos no solo, peças de reposição e apoio logístico. A aeronave selecionada para o programa LAS será construída em Jacksonville, Flórida.

O Super Tucano é um potente avião turboélice, robusto e versátil, capaz de executar uma ampla gama de missões, que incluem ataque aéreo leve, vigilância, interceptação aérea e contra-insurgência. A aeronave está em operação em nove forças aéreas ao redor do mundo e, há mais de cinco anos, emprega armamentos inteligentes, de última geração, em missões operacionais reais. Com mais de 190 encomendas e mais de 170 unidades entregues, o Super Tucano já superou a marca de 180 mil horas de voo e 28 mil horas de combate. A aeronave está equipada com avançadas tecnologias em sistemas eletrônicos, eletroópticos, infravermelho e laser, assim como sistemas de rádios seguros com enlace de dados e uma inigualável capacidade de armamentos, o que a torna altamente confiável e com excelente relação custo-benefício para um grande número de missões militares, mesmo em pistas não pavimentadas e ambientes hostis. Essas características, juntamente com sua experiência comprovada em combate, fazem do Super Tucano a escolha lógica para a missão LAS.

Sobre o Programa LAS

A missão LAS exige uma solução já desenvolvida que ofereça versatilidade, capacidade e resistência operacionais necessárias em um ambiente de contra-insurgência, a um custo significativamente menor do que o dos jatos de caça. A aeronave deve oferecer ferramentas de inteligência, vigilância e reconhecimento (ISR); ter capacidade para uma grande variedade de munições (incluindo armas guiadas de precisão); e operar em terrenos com infraestrutura precária e em condições rigorosas.

Sobre a Sierra Nevada Corporation

A Sierra Nevada Corporation é uma das companhias privadas dos Estados Unidos que cresce mais rapidamente, com base em sua reputação em desenvolver soluções tecnológicas ágeis, inovadoras e rápidas nos segmentos de eletrônica, aeroespacial, de aviônicos, espacial, propulsão, micro-satélites, aeronaves, sistemas de comunicação e energia solar. Sob a liderança de Fatih Ozmen, CEO, e de sua Presidente Eren Ozmen, a SNC emprega mais de 2.500 pessoas em 32 localidades e 16 Estados norte-americanos. As seis áreas de negócio da SNC estão dedicadas a fornecer soluções modernas para a dinâmica base de clientes da empresa.

A SNC também é o maior prestador de serviços para o governo dos Estados Unidos cuja proprietária é uma mulher e, nos últimos 30 anos, manteve seu foco em fornecer aos clientes o que há de melhor em tecnologia para atender às suas necessidades, obtendo um expressivo e comprovado histórico de sucesso. A empresa continua apoiando o seu crescimento no setor comercial, por meio de avanços internos e aquisições, incluindo participação nos mercados emergentes de energia renovável, telemedicina, nanotecnologia, cibernética e centros de operações de redes. Para mais informações, visite http://www.sncorp.com" onclick="window.open(this.href);return false;.

Sobre a Embraer Defesa e Segurança


Com mais de 40 anos de experiência no fornecimento de plataformas e sistemas superiores para Forças Armadas de todo o mundo, a Embraer Defesa e Segurança tem presença crescente no mercado global e cumpre papel estratégico no sistema de defesa do Brasil. O portfólio da Embraer Defesa e Segurança inclui aviões militares, tecnologias de radar de última geração, veículos aéreos não tripulados (VANT) e sistemas avançados de informação e comunicação, como as aplicações de Comando, Controle, Comunicações, Computação e Inteligência, Vigilância e Reconhecimento (C4ISR). Os aviões e as soluções militares da Embraer estão presentes em mais de 50 forças armadas de 48 países.

Fonte: http://www.embraer.com/pt-BR/ImprensaEv ... a-LAS.aspx" onclick="window.open(this.href);return false;
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Re: Disputa Embraer A29 X AT6-Hawker Beechcraft está decidi

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Embraer vence de novo contrato da Força Aérea dos Estados Unidos
27/02/2013 - 20h48
MARIANA BARBOSA
PATRICIA CAMPOS MELLO
DE SÃO PAULO


Após ter sido selecionada e ver seu contrato ser suspenso, a Embraer foi novamente escolhida para vender o avião de combate A-29 Super Tucano para a Força Aérea dos Estados Unidos por US$ 427 milhões. A empresa brasileira vai fabricar a aeronave em parceria com a americana SNC (Sierra Nevada Corporation).

O contrato prevê a entrega de 20 aeronaves de apoio aéreo tático, equipamentos para treinamento de pilotos no solo, peças de reposição e apoio logístico. Os aviões serão construídos na fábrica da Embraer localizada em Jacksonville, no Estado americano da Flórida.

A companhia já havia vencido a licitação em dezembro de 2011, mas ela foi cancelada em fevereiro do ano passado --problemas com a documentação, segundo a Força Aérea dos EUA.

O governo americano foi fortemente pressionado pela concorrente HB (Hawker Beechcraft), que alegou que a escolha de uma companhia brasileira tiraria empregos de americanos.

Ela concorria com a aeronave AT-6, ainda em fase de desenvolvimento. No dia 19, a HB anunciou a sua saída do "Chapter Eleven" (pedido de proteção contra falência), feito em maio do ano passado.

"Esta escolha confirma que o A-29 Super Tucano é a aeronave mais efetiva para as operações LAS. Estamos prontos para começar a trabalhar e honrados em poder apoiar o governo dos Estados Unidos e seus parceiros com a solução de melhor custo-benefício", disse Luiz Carlos Aguiar, presidente da Embraer Defesa e Segurança.

"Nosso compromisso é avançar com a estratégia de investimentos nos Estados Unidos e entregar o Super Tucano no prazo esperado e conforme o orçamento contratado", disse o executivo brasileiro.

"O programa Light Air Support [LAS] é essencial para os objetivos dos Estados Unidos no Afeganistão e para a nossa segurança nacional", disse Taco Gilbert, vice-presidente de soluções táticas integradas da área de inteligência, vigilância e reconhecimento da americana SNC.

"É uma grande honra servir ao nosso país fornecendo aeronaves, treinamento e suporte para este programa", disse. "O A-29 Super Tucano é a aeronave ideal para o programa LAS, cuja missão é crítica e a necessidade é premente."

VITÓRIA
Segundo o Ministério da Defesa brasileiro, o secretário de Defesa interino dos Estados Unidos, Ashton Carter, ligou para o ministro Celso Amorim para comunicar que a Embraer havia vencido a licitação.

No telefonema, o secretário americano parabenizou o governo brasileiro pelo resultado. Amorim disse, em nota, que venda dos Super Tucano aos EUA é "uma grande vitória" da indústria nacional. "Isso certamente vai abrir muitas novas portas para um projeto bem-sucedido, que já demonstrou ser exitoso no país e em outras partes do mundo".

EXPERIÊNCIA
O Super Tucano tem mais de 180 mil horas de voo, das quais 28 mil horas de combate, e está em operação em nove forças aéreas de América Latina, África e Ásia, com um total de 160 unidades entregues.

Segundo a Embraer, cerca de 86% do valor em dólar do Super Tucano vem de componentes fornecidos por companhias ou países qualificados sob a lei "Buy American Act", que exige um conteúdo americano superior a 50% para os produtos comprados fora dos EUA.

BENEFÍCIOS
O parque industrial envolvido com o projeto reúne mais de cem fornecedores de serviços e de componentes em 21 Estados americanos, o que corresponde a uma cadeia de fornecedores de 1.400 funcionários no país.

"Na verdade, a Embraer adquire mais de US$ 2 bilhões em componentes fabricados por fornecedores americanos, suportando cerca de sete mil empregos nos EUA", comenta a Embraer em seu site "BuiltForTheMission", com informações dedicadas ao Super Tucano e à concorrência LAS.

BOEING
Segundo uma fonte do governo brasileiro, a confirmação da vitória da Embraer poderá ajudar a remover parte dos obstáculos para a Boeing na licitação para a compra de 36 caças para a FAB (Força Aérea Brasileira), disputa que pode chegar a US$ 16 bilhões. A Boeing concorre com a sueca Saab e a francesa Dassault.

A presidente da Boeing do Brasil, Donna Hrinak, manteve a retórica de que as duas licitações são distintas, mas disse que "qualquer oportunidade de cooperação entre Brasil e Estados Unidos ajuda a relação bilateral".

Fonte: Folha Online
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Re: Disputa Embraer A29 X AT6-Hawker Beechcraft está decidi

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E a Beechcraft contesta de novo! :Muro:

Beechcraft files protest to block USAF contract award to Embraer

By: STEPHEN TRIMBLE WASHINGTON DC

Beechcraft will protest a $427 million contract award to a Sierra Nevada/Embraer team for a contract awarded by the US Air Force last week to supply light attack aircraft to Afghanistan's military.

The protest filed with the US Government Accountability Office (GAO) will put the light air support (LAS) programme back in the legal crosshairs. The same contract was awarded to the Sierra Nevada/Embraer team a year ago, but was "set aside" after the USAF discovered irregularities in the acquisition process.

Now, Beechcraft wants to know why the USAF selected the Embraer A-29 Super Tucano despite the aircraft costing 40% more than a bid based on the AT-6 Texan II.

Bill Boisture, Beechcraft chief executive, says he remains concerned about "significant errors" in the USAF evaluation process, but did not elaborate.

"The air force needs to make the right decision for the nation and our future allies," Boisture says.

Embraer was not immediately available to comment on Beechcraft's decision.

The contract was considered a strategic award for both companies. For Embraer, it represents a rare chance to break in to the supply chain for the US Department of Defense, albeit through a pass-through contract to support Afghan forces. Beechcraft, meanwhile, labeled the AT-6 award "critical" to the company's plan to emerge successfully from bankruptcy protection last month.

The International Association of Machinists and Aerospace Workers (IAM) is backing Beechcraft's protest, claiming that the Brazilian-designed aircraft would cause a loss of aerospace jobs in the US.

We should be very concerned whenever U.S. taxpayer dollars are used to create hundreds of jobs in any foreign country,” says IAM president Tom Buffenbarger. “We should be outraged when the loss of those jobs also threatens vital U.S. economic and national security interests.

Fonte: Flightglobal

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Beechcraft contestará vitória da Embraer em licitação

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Beechcraft contestará vitória da Embraer em licitação

A norte-americana afirmou que encaminhará um protesto para o órgão federal dos EUA que verifica se licitações tiveram irregularidades

Reuters - A empresa norte-americana Beechcraft disse que vai protestar formalmente contra a decisão da Força Aérea dos Estados Unidos de conceder um contrato à Embraer para o fornecimento de aviões de ataque leve para uso no Afeganistão.

A fabricante brasileira ganhou - insurgência no Afeganistão.

A Beechcraft, anteriormente conhecida como Hawker Beechcraft, saiu de um processo de concordata no mês passado. A fabricante de aeronaves disse em comunicado que estima que a decisão da Força Aérea afetará cerca de 1.400 postos de trabalho no Kansas e outros Estados norte-americanos.

Representantes da Embraer e da parceira Sierra Nevada não puderam ser imediatamente contatados para comentar o assunto.

Em comunicado, o presidente-executivo da Beechcraft, Bill Boisture, afirmou que sua empresa está "muito perplexa" com a decisão da Força Aérea e que vai encaminhar protesto junto ao U.S. Government Accountability Office, órgão do governo federal que verifica se licitações públicas tiveram irregularidades. Segundo a empresa, há dúvidas sobre eventuais erros cometidos no processo de seleção.

"Simplesmente não entendemos como a Força Aérea pode justificar um gasto adicional de mais de 125 milhões de dólares pelo o que consideramos ser uma aeronave com menos capacidades", disse Boisture.

A Embraer e a Sierra Nevada venceram um contrato inicial de 355 milhões de dólares em dezembro de 2011, mas a licitação foi suspensa depois de ser questionada pela Hawker Beechcraft, que perdeu a disputa.

Na sexta-feira, a Associação Internacional de Maquinistas e Trabalhadores da Aeroespaciais, que representa mais de 3 mil funcionários ativos e inativos da Beechcraft, pediu para a Força Aérea rever a entrega do contrato à Embraer.

Fonte:http://exame.abril.com.br/negocios/noti ... ao-nos-eua
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Re: Beechcraft contestará vitória da Embraer em licitação

Mensagem por Vinidc8 »

Força Aérea dos EUA defende Embraer em licitação

A Força Aérea dos Estados Unidos defendeu ontem sua decisão de conceder à Embraer e à sua sócia Sierra Nevada um contrato de US$ 428 milhões para a entrega de 20 aviões de ataque leve, apesar de enfrentar protestos da Beechcraft.

"Estamos confiantes que a decisão é bem fundamentada e que as propostas dos ofertantes foram total e justamente consideradas dentro do critério de avaliação", disse o porta-voz da Força Aérea americana, Ed Gulick, que não comentou a possibilidade de paralisar as encomendas.

A Beechcraft, conhecida anteriormente como Hawker Beechcraft, afirmou na sexta-feira que vai protestar novamente contra a decisão dos americanos.

Embraer e Sierra Nevada venceram em dezembro de 2011 um contrato de US$ 355 milhões para o fornecimento de aviões Super Tucano para serem usados no Afeganistão.

Mas a licitação foi suspensa após ser contestada pela Beechcraft. Uma nova licitação foi realizada e vencida novamente pelas duas companhias.

O novo protesto é o capítulo mais recente de uma saga sobre a aquisição de equipamento militar envolvida com política. Representantes brasileiros expressaram desânimo quando o primeiro contrato foi suspenso, e consequências políticas do caso também surgiram na campanha eleitoral presidencial dos EUA.

Ontem, Gulick disse que a escolha da Sierra Nevada e da Embraer envolveu um novo "time de avaliação, conselheiros internos e externos e uma nova autoridade para seleção".

Agora, o órgão do governo americano que supervisiona compras federais questionadas tem até 100 dias para decidir sobre o assunto.

A Beechcraft saiu de um processo de concordata no mês passado. A fabricante disse em um comunicado que a decisão da Força Aérea dos EUA coloca 1,4 mil empregos em risco no Estado do Kansas.

Na sexta-feira, Embraer e Sierra Nevada disseram que o SuperTucano será montado em Jacksonville, na Flórida - o que garantiria a manutenção de outros 1,4 mil empregos nos EUA. A Sierra Nevada tem 2,5 mil funcionários e a Embraer, 1,2 mil, só nos EUA.

Fonte:https://conteudoclippingmp.planejamento ... -licitacao

Essa Beeachcraft é teimosa :Muro: já perdeu a licitação pela segunda vez
Parabéns a Embraer pela segunda vitória
Vinicius - POA
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Re: Beechcraft contestará vitória da Embraer em licitação

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Srs.,

Tópico movido à seção AEROMILITAR (tópico: viewtopic.php?f=9&t=33420" onclick="window.open(this.href);return false;)

Att.,
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Re: Beechcraft contestará vitória da Embraer em licitação

Mensagem por MSATO »

Contrato da Embraer com Força Aérea dos EUA é paralisado, diz jornal
14/03/2013 08h47 > Atualizada 14/03/2013 10h55


A Força Aérea dos Estados Unidos emitiu uma ordem de interrupção de trabalhos para Embraer (EMBR3) e Sierra Nevada, vencedoras de uma licitação para a venda de 20 aviões militares, segundo o jornal "O Estado de S. Paulo".

Ainda de acordo com o jornal, a ordem de interrupção dos trabalhos é um procedimento padrão, que acontece quando um concorrente questiona o resultado de uma licitação.

A fabricante brasileira ganhou, em 27 de fevereiro, a licitação para fornecer 20 aviões de ataque para missões contra-insurgência no Afeganistão. O negócio é avaliado em US$ 427,5 milhões, anunciou o Pentágono.

A Beechcraft, concorrente da Embraer no negócio, disse na semana passada que iria protestar formalmente contra o resultado. Segundo a empresa norte-americana, a decisão afetará cerca de 1.400 postos de trabalho nos EUA.

Não é a primeira vez que a Beechcraft contesta a escolha feita pela Força Aérea dos EUA. Embraer e Serra Nievada ganharam um contrato de US$ 355 milhões inicial em dezembro de 2011, mas o negócio foi desfeito depois de ser questionado pela Beechcraft, então conhecida como Hawker Beechcraft.

Apesar disso, o governo dos EUA afirmou que está do lado da Embraer. "Estamos confiantes que esta decisão está bem fundamentada e que as propostas dos ofertantes foram total e justamente consideradas dentro do critério de avaliação", disse o porta-voz da Força Aérea, Ed Gulick.

A Embraer estima que a primeira aeronave deva ser entregue no segundo semestre de 2014.

(Com agências)
Fonte: UOL Notícias
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