Informações Lóide Aéreo Nacional

Espaço nostálgico do Aerofórum, sobre fatos da aviação passada, fotos, flight reports, etc.

Moderador: Moderadores

Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
Cau

Informações Lóide Aéreo Nacional

Mensagem por Cau »

Boa Tarde

Estou fazendo um estudo sobre a aviação na década de 50, e surgiu uma dificuldade:

Alguém tem mais informaçõe sobre as rotas operadas pelo Lóide Aéro Nacional???
Onde era seu hub?? (ouvi dizer que era no Santos Dumont, procede???)

Consegui mais informações sobre a Transportes Aéreos Salvador, que achei que seriam muito mais dificeis do que o Lóide, mas me enganei.

Eu sei que por volta do final da década, antes de se fundir com a NAB e ser absorvida pela VASP em 1961, ela estava operando um frota de C46s e DC4s (aproximadamente 20 C46s e 7 DC4s), sem contar os DC6s (4 no total) que vieram da Panair, sendo que ja eram de propriedade da Lóide e que ficaram na Panair de 1959 à 1961, e que faziam parte do acordo entre as duas companhias para que não houvesse uma competição em mesmas linhas, que seria muito prejudicial às duas.

Algumas possíveis linhas que levantei era Rio - Manaus (em 1954 Getúlio Vargas voou essa linha pela Lóide de C46, demorando aproximadamente 10Hrs de vôo, mas não sei as escalas), Rio - Belo Horizonte - Formosa - Carolina - São Luiz, e outra que ia Rio - Belo Horizonte - Bom Jesus da Lapa - Fortaleza.

Algumas informações também podem ser obtidas das companhias absorvidas pela Lóide, como a TABA e a Linhas Aéreas Paulistas.

Alguém poderia adicionar algo??? seria muito bom para formar um bom registro sobre essa, que pelo que sei, era uma das GRANDES na época...

Esse estudo que fiz, é só por ser um apaixonado pela aviação aúrea das Décadas passadas, não tendo um cunho profissional...

Abraços a todos e deixo aqui minha admiração por todos que contribuem para a história de nossa aviação :)
Maurício
MASTER
MASTER

Re: Informações Lóide Aéreo Nacional

Mensagem por Maurício »

Em 1956, o Loide Aéreo Nacional servia em todos os estados com exceção de Mato Grosso. Duas linhas importantes eram: Rio/Belo Horizonte/Carolina/São Luis (pouso facultativo em Formosa-GO) e Rio/Belo Horizonte/Bom Jesus da Lapa/Fortaleza. Sua frota era composta incluindo 3 C-46 de carga:
3 DC3 - 1948/1951
33 C46 - 1949/1962
10 DC-4 - 1957/1962
4 DC-6A - 1961/1962
Além de 3 C-46 da Transp. Aéreos Bandeirantes(TABA) e 3 DC-3 e 1 C-46 da Linhas Aéreas Paulista (LAP).
Em 1962 foi vendida à VASP.
" Uma vez que você tenha experimentado voar, você andará pela terra com seus olhos voltados para o céu, pois lá você esteve e para lá desejará voltar." (Leonardo da Vinci)
José Cursio
AeroConselho

Mensagem por José Cursio »

Boa noite amigos Forenses.

Prezado Cau.

História da LAN (Loide Aéreo Nacional).

Essa história esta contida no livro Breve História da Aviação Comercial Brasileira
Autor - Aldo Pereira

A história do Lóide Aéreo Nacional inicia-se com a fundação da Empresa Carga Aérea S/A, em Anápolis, GO, em 22/12/1947, com o capital de 30 milhões de Cruzeiros. Seu fundador e primeiro presidente foi o médico Rui Vacani, o mesmo que em 1928 fundou a Nyrba, futura Panair do Brasil.
Rui Vacani era cunhado de Hugo Borghi, banqueiro e político paulista e entusiasta piloto-aviador amador. Borghi apoiou Getúlio Vargas, tendo sido seu grande eleitor para presidente da república. Atribui-se a ele a autoria do apelido de "marmiteiros" dado aos trabalhadores que apoiavam Vargas. Borghi gozava de favores de Getúlio, tornando públicos, no início da década de 50, seus negócios de exportação de algodão que eram, dizia-se, favorecidos pelo presidente. Além de Borghi, eram acionistas da empresa Roberto Taves, um dos fundadores da Aerovias Brasil e o cel. Marcílio Gibson Jacques.
O grupo interessava-se inicialmente por um vasto projeto de colonização no interior de GO. A empresa transportava por via aérea material e trabalhadores até a área de colonização em Ceres. Empregava 3 aviões C47, um dos quais se acidentou.
Em 24/08/1949, a T.C.A. foi reorganizada, mudando seu nome para Lóide Aéreo Nacional, com o mesmo capital. Assumiu a presidência o Cel. Nero Moura, que na WWII comandara o Grupo de Caça da FAB na Itália. Moura afastou-se do Lóide quando foi nomeado ministro da aeronáutica, por Getúlio Vargas.
O Lóide Aéreo foi logo autorizado a importar 9 aviões Curtiss Commando, iniciando-se serviços regulares nas rotas RJ-BH-Carolina-São Luís, com pouso facultavio em Formosa-GO e RJ-BH-Lapa-Fortaleza.
Nos primeiros meses após sua reorganização, o Lóide formou um consórcio com as Linhas Aéreas Paulistas (LAP) e com a Transportes Aéreos Bandeirantes (TABA). Na realidade, a partir de 1959, o Lóide praticamente incorporou essas duas pequenas empresas.
Progredindo aceleradamente, em 1956 o Lóide já contava com uma frota de 19 Curtiss Commando, 3 dois quais eram cargueiros e servia em todos os estados brasileiros, com exceção do estado de Mato Grosso.
Em 22/11/1956, o Lóide e a Panair assinaram um acordo operacional de 2 anos de duração, renovável se fosse bem sucedido. A base do acordo era a divisão do território nacional em áreas de influência ou zonas geográficas, na qual uma das empresas seria predominante para evitar a competição ruinosa.
Em fevereiro de 57, o Lóide encomendou 4 quadrimotores Douglas DC6, para passageiros, mas conversíveis para carga, ficando estabelecido que seriam alugados à Panair que os empregaria em seus vôos internacionais. Por sua vez, a Panair comprometia-se a não competir com o Lóide na exploração das rotas domésticas longas com esses aviões ou equivalentes, o que possibilitou ao Lóide usar nessas linhas os quadrimotores Douglas DC4, comprados durante o ano, da Western Airlines e United Airlines. Em conseqüência do seu insucesso, por várias razões, o acordo foi desfeito em 1958.
O Lóide continou sozinho na sua trajetória, com relativo sucesso. Os Douglas DC6 chegaram em fevereiro de 1959 e foram alugados à Panair, que os utilizou até 1961 e voltaram a usar as cores do Lóide.
Também em 1959 o Lóide inaugurou um serviço de transporte de carga para Miami, no Mês de julho. Dois DC4 foram comprados para substituir dois que se acidentaram.
Os negócios do Lóide declinaram em 1960, obrigando-o a iniciar uma guerra de tarifas, baixando substancialmente as suas. Os Os vôos vindos do Norte pelo litoral chegavam lotados ao Santos Dummont, o que valeu aos aviões do Lóide o apelido de "Navio Negreiro".
No dia 24/10/1961 o Lóide assumiu o controle da Navegação Aérea Brasileira (NAB), que continuou como empresa independente.
Em 1962, o Cel. Gibson depositou nas mãos da VASP, um pacote contendo o Lóide, NAB e a Lemcke, em troco de 600 milhões de cruzeiros, a serem pagos em 3 anos. Assim termina a rápida vida do Lóide Aéreo Nacional, que conseguiu no curto prazo de 12 anos, fazer algumas fortunas.
Aviões Operados
TIPO QUANTIDADE PERÍODO
Douglas DC-3 03 1948-1951 Curtiss Commando 33 1949-1962 Douglas DC-4 10 1957-1962
Douglas DC-6A 04 1961-1962
O Lóide utilizou ainda 03 Curtiss Commando da TABA, 03 DC-3 e 01 Curtiss Commando da LAP. (Linhas Aéreas Paulistas)
• Douglas C47/DC3 Dakota:
Foi o primeiro avião da cia. Inicialmente usou três versões militares (C47), que podem ser diferenciadas pelas portas de carga. Posteriormente ainda usou outros 3 modelos, quando formava um consórcio com a LAP. O DC3/C47 pode ser encontrado em diversas escalas e fabricantes, sendo que a 1/72 é a mais comum.
• Curtiss C-46 Commando:
Com certeza esse tipo foi o carro-chefe da Companhia. Um fato interessante é que essa foi uma das poucas cias. a usar o modelo em maior número que os DC3. O Curtiss Commando caiu no ostracismo, com o surgimento do DC3 e até no modelismo, são raras as opções. Existe apenas uma opção em 1/72 (William Bross) e outra em 1/144, em resina (muito raro).
• Douglas DC4 Skymaster: O segundo tipo mais operado pela empresa foram os DC4. Eles eram usados principalmente para carga e para operar em rotas nacionais de longa distância.
• Douglas DC6 Cloudmaster:
O DC-6A era versão com portas grandes que permitiam também a carga de containers. Podia ser tanto usado para transporte de passageiros como de carga. No Brasil foram usados 4, todos adquiridos pelo Lóide Aéreo. Foram alugados pela Panair e usados de 59 a 61. Voltaram para o Lóide em 61 e mais tarde passaram para a VASP. As matrículas eram PP-LFA, LFB, LFC e LFD. A lista de kits usa o DC6B como referência, sendo necessário apenas, redesenhar as portas de carga.

Nome de batismo.
http://img602.imageshack.us/img602/4063 ... 112010.jpg" onclick="window.open(this.href);return false;

Abraços
Cursio
Cau

Mensagem por Cau »

Boa Tarde amigos forenses (algo meio Sherlock Holmes :hmm: )

Obrigado pelas informações...são muito úteis

...Mas ficou um gostinho de queiro mais, sem querer pedir de mais....

Alguém teria algo como um mapa de rotas???? ou qualquer informação a mais mesmo

Obrigado a todos
José Cursio
AeroConselho

Boa noite amigos Forenses.

Bem, tem os prefixos. :yeah:

Frota.
http://img824.imageshack.us/img824/458/img074bj.jpg" onclick="window.open(this.href);return false;
http://img97.imageshack.us/img97/6780/img097hf.jpg" onclick="window.open(this.href);return false;

Abraços

Cursio
José Cursio
AeroConselho

Bom dia amigos Forenses.

Procure em algum Sebo a revista Flap de nº 347 - agosto de 2001 nesta revista o amigo irá encontrar uma reportegm sobre a Lóide Aéreo Nacional com detalhes bem interessantes, bem como fotos da época.

Abraços

Cursio
Cau

Mensagem por Cau »

Muito obrigado pela atenção e por todos esses dados...

Vou continuar as buscas, e no que for encontrando complemento

Abraços
RICARDO HUGO URUGUAY
PC
PC

Mensagem por RICARDO HUGO URUGUAY »

Infelizmente não encontrei um Guia Aeronáutico de 1961 que possuo mas, me lembro que havia um vôo diario, operado por DC-4, que paria de Porto Alegre e escalava em Congonhas, Santos Dumont, Salvador, alternando Maceió um dia e Aracaju no outro dia, Recife e acabava em Fortaleza. Outro vôo que me lembro e no qual voei uma vez para Brasilia era Santos Dumont, Brasilia, Manaus e outro era Santos Dumont, Goiania, Belém, com DC-4. Vou continuar procurando esse Guia e se encontr-lo, scanneiarei ok?
Cau

Mensagem por Cau »

RICARDO HUGO URUGUAY escreveu:Infelizmente não encontrei um Guia Aeronáutico de 1961 que possuo mas, me lembro que havia um vôo diario, operado por DC-4, que paria de Porto Alegre e escalava em Congonhas, Santos Dumont, Salvador, alternando Maceió um dia e Aracaju no outro dia, Recife e acabava em Fortaleza. Outro vôo que me lembro e no qual voei uma vez para Brasilia era Santos Dumont, Brasilia, Manaus e outro era Santos Dumont, Goiania, Belém, com DC-4. Vou continuar procurando esse Guia e se encontr-lo, scanneiarei ok?
Caro Ricardo,

Muitissimo obrigado pelas informações!!!!!!
Báh, dava uma mão e um dedão do pé por esse voo de Brasilia com DC4 :yes:
Ficarei no aguardo.

Abraços

Ricardo Prezzi
Cau

Mensagem por Cau »

Boa Tarde Amigos Forenses,

consegui com um tio meu uma reportagem muito interessante, tanto para o Lóide quanto para quem gosta do Curtiss C46 Commando.

Na parte do relato da pane com o PP-NAO, me lembrei o comentário acho que do Sérgio Bica, que chamavam o C46 de "joão bobo"....

O artigo é de autoria do Cmte. Italo Battioli

Revista PROPLINER nº55 Summer 1993
http://i1143.photobucket.com/albums/n63 ... _pag20.jpg
http://i1143.photobucket.com/albums/n63 ... _pag21.jpg
http://i1143.photobucket.com/albums/n63 ... _pag22.jpg
http://i1143.photobucket.com/albums/n63 ... _pag23.jpg
http://i1143.photobucket.com/albums/n63 ... _pag24.jpg
http://i1143.photobucket.com/albums/n63 ... _pag25.jpg

Espero que gostem.... (reparem a foto do C46 em Fernando de Noronha)

Abraços e vou continuar proucurando mais!!!!

Ricardo Prezzi
Marcelo Magalhães
MASTER
MASTER

Mensagem por Marcelo Magalhães »

Amigos:

Movimento de saídas do SBPA, conforme publicado em 25-NOV-61, mostrando o voo do Lóide Aéreo n. 008, de POA para FOR, voado com DC-4, saindo as 10:00 da manhã e escalando em CGH, SDU, SSA, AJU, NAT.

Imagem

Que hrs será que chegava a FOR? Hj em dia voando toda a costa brasileira com DC-4 seria um sonho para os amantes dos "propliners"!

Abaixo, propaganda do Lóide Aéreo veiculada em 1962 sobre os voos para o SDU com DC-6C:

Imagem

Abraços,

Marcelo Magalhães
paulo roberto

Mensagem por paulo roberto »

Estas historias me fazem viajar no tempo ,que maravilha...eu morava no interior do RS, :hahaha: que pena...so conhecia C47.
Cedrini
PC
PC

Mensagem por Cedrini »

Marcelo
Em Janeiro de 1962 o Lóide Aéreo assim operava:
Vôo 008
Equipamento DC-6C 2ª/4ª/6ª
POA 09.20 CGH 11.30/12.00 SDU 13.00/14.00 SSA 16.45/17.15 REC 18.50/19.20 FOR 21.00

Ainda operava também,
Vôo 006 3ª/5ª/Domingo
Equipamento DC-4
POA 07.00 CGH 09.45/10.15 SDU 11.35/12.45 SSA 16.30/17.00 REC 19.05/20.05 NAT 21.05/21.25 FOR 22.30

Vôo 06A Sábados
Equipamento DC-4
POA 07.00 CGH 09.45/10.15 SDU 11.35/12.45 SSA 16.30/17.00 AJU 17.50/18.10 REC 19.30/20.30 FOR 22.30

Realmente um longo vôo saia de POA de manhã e chegava em FOR no final da noite, mas eu daria tudo para voar um DC-4 ou um DC-6C

Por curiosidade, endereço do Lóide Aéreo em POA era:
Av. Borges de Medeiros 438 Telefones 9-2339 e 7209
Agência de Cargas Av. Farrapos 1450

O que será que tem lá agora?

Cedrini
Vickers
PP
PP

Mensagem por Vickers »

Maravilha!!! :yesyes:

Isso esclareceu uma dúvida que tinha desde criança. A família da minha mãe voou de Porto Alegre a São Paulo e vice-versa para embracar no Andrea C em Santos para a Itália, em 1961, e na ida sabia que havia sido um Viscount da Vasp, provavelmente o 247 das 14.10. Na volta, sabia que foi Lóide, mas ninguém sabia esclarecer se era um DC-4 ou DC-6. Agora sei que foi um DC-4!!! :yesyes:

Alguém teria os horários de vinda dos voos acima? :unh?:
Cedrini
PC
PC

Mensagem por Cedrini »

Vickers escreveu:Maravilha!!! :yesyes:

Isso esclareceu uma dúvida que tinha desde criança. A família da minha mãe voou de Porto Alegre a São Paulo e vice-versa para embracar no Andrea C em Santos para a Itália, em 1961, e na ida sabia que havia sido um Viscount da Vasp, provavelmente o 247 das 14.10. Na volta, sabia que foi Lóide, mas ninguém sabia esclarecer se era um DC-4 ou DC-6. Agora sei que foi um DC-4!!! :yesyes:

Alguém teria os horários de vinda dos voos acima? :unh?:
O Vasp VP247 efetuava diariamente
CGH 11.30 CWB 12.20/13.00 POA 14.10
O Vasp VP248 efetuava diáriamente
POA 15.00 CWB 16.10/16.50 CGH 17.40

com Vickers Viscount.

Cedrini
Vickers
PP
PP

Mensagem por Vickers »

Valeu Mestre Cedrini!

E o voo do Lóide chegava em que horário?
Marcelo Magalhães
MASTER
MASTER

Cedrini escreveu:Por curiosidade, endereço do Lóide Aéreo em POA era:

Cedrini
Cedrini:

Agora na Av. Borges de Medeiros n. 438, funciona a editora e livraria Cervo:

http://www.guiafashionportoalegre.com.b ... 178&cat=21" onclick="window.open(this.href);return false;

Abraços,

Marcelo Magalhães
Cedrini
PC
PC

Mensagem por Cedrini »

Marcelo Magalhães escreveu:
Cedrini escreveu:Por curiosidade, endereço do Lóide Aéreo em POA era:

Cedrini
Cedrini:

Agora na Av. Borges de Medeiros n. 438, funciona a editora e livraria Cervo:

http://www.guiafashionportoalegre.com.b ... 178&cat=21" onclick="window.open(this.href);return false;

Abraços,

Marcelo Magalhães
Marcelo,
Você realmente é um pequisador emérito, sempre descobre tudo e curte achar coisas do passado assim como eu também gosto muito,
pena que o tempo é pouco.

Agora aqui entre nós, "Livraria Cervo" aqui no Rio não daria certo, o Carioca irreverente como é, você pode imaginar que nome dariam a
Livararia, rs....rs...rs...rs...

Cedrini
Marcelo Magalhães
MASTER
MASTER

Amigo Cedrini:

Adoraria merecer seu elogio, ainda mais vindo de vc - um verdadeiro pesquisador, mas parece que essa minha pesquisa não foi tão "emérita" assim, hehehehehe

Parece que no local não funciona mais a livraria cervo, acho que tem um edifício lá onde funcionam várias empresas, talvez a melhor pesquisa mesmo seria ir lá ver o que tem - in loco - mas no momento não tenho esse tempo, talvez alguns de nosso amigos aqui de POA possa verificar melhor....

Um abração,

Marcelo Magalhães
Cedrini
PC
PC

Mensagem por Cedrini »

Marcelo Magalhães escreveu:Amigo Cedrini:

Adoraria merecer seu elogio, ainda mais vindo de vc - um verdadeiro pesquisador, mas parece que essa minha pesquisa não foi tão "emérita" assim, hehehehehe

Parece que no local não funciona mais a livraria cervo, acho que tem um edifício lá onde funcionam várias empresas, talvez a melhor pesquisa mesmo seria ir lá ver o que tem - in loco - mas no momento não tenho esse tempo, talvez alguns de nosso amigos aqui de POA possa verificar melhor....

Um abração,

Marcelo Magalhães
Como curiosidade, endereços de Cias. Aéreas em POA no passado(1962):
Air France
Av. Borges de Medeiros 332
Alitalia
Av, Borges de Medeiros 332
KLM
Andradas 1251 4º Andar Sala 41
Lufthnsa
Av. Borges de Medeiros 332
Panair do Brasil
Andradas 1284
Pan Am
Mesmo da Panair
Pluna
Av. Borges de Medeiros 336
SAS
Andradas 1409 5º andar Sala 501
Swissair
Idem da SAS
Transcontinental
Borges de Medeiros 308 Sala 91
Varig-Real
Andradas 1357

Dada a duplicidade de endereço de algumas cias. deduzo que eram representadas por algum Agente de Viagens

Cedrini
Responder