REQ: Configuração VARIG 707-341C?

Espaço nostálgico do Aerofórum, sobre fatos da aviação passada, fotos, flight reports, etc.

Moderador: Moderadores

Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
Marcelo Magalhães
MASTER
MASTER

REQ: Configuração VARIG 707-341C?

Mensagem por Marcelo Magalhães »

Amigos:

Alguém sabe qual era a configuração de passageiros dos três 707-341C (PP-VJR/VJS/VJT) quando recebidos?

Abraços,

Marcelo Magalhães
Maurício
MASTER
MASTER

Re: REQ: Configuração VARIG 707-341C?

Mensagem por Maurício »

O PP-VJT era só cargueiro. Certo ?
" Uma vez que você tenha experimentado voar, você andará pela terra com seus olhos voltados para o céu, pois lá você esteve e para lá desejará voltar." (Leonardo da Vinci)
Marcelo Magalhães
MASTER
MASTER

Maurício escreveu:O PP-VJT era só cargueiro. Certo ?
Até onde sei, qdo chegou o PP-VJT operava voos pax.

Já em 1976, p expl., estava voando como cargo e em 1978 como pax. Qdo foi w/o em Manaus em 81 jé era novamente cargueiro.

O primeiro 707 da RG dedicado exclusivamente a carga foi o PP-VLI e logo depois o PP-VLJ.

Abraços:

Marcelo Magalhães
Vickers
PP
PP

Mensagem por Vickers »

Caro Marcelo

Lá na Faculdade de Ciências Aeronáuticas da PUCRS tem um livreto que foi editado pela Varig que possui várias configurações dos 707 dela. Me parece que foi feito quando da implementação do new look interior (igual ao do 727 e do "brega"). Te apresenta pro prof. Elones (diretor), explica o teu trabalho, ele vai ter o maior prazer em ajudar, e vê se encontra esse livreto. Tava lá no acervo do laboratório.

Eu tenho uma cópia dele, mas está em algum lugar no meio da minha mudança...
Marcelo Magalhães
MASTER
MASTER

Vickers escreveu:Caro Marcelo

Lá na Faculdade de Ciências Aeronáuticas da PUCRS tem um livreto que foi editado pela Varig que possui várias configurações dos 707 dela. Me parece que foi feito quando da implementação do new look interior (igual ao do 727 e do "brega"). Te apresenta pro prof. Elones (diretor), explica o teu trabalho, ele vai ter o maior prazer em ajudar, e vê se encontra esse livreto. Tava lá no acervo do laboratório.

Eu tenho uma cópia dele, mas está em algum lugar no meio da minha mudança...
Vickers:

Opa, muito obrigado pela dica, vou falar com o prof. Elones qdo estiver em POA.

Tb busco algum informativo interno da Varig como o "Rosa dos Ventos" que trazia muita informação da própria empresa, como inauguração de voos, novos aviões recebidos, etc...

Será que tem na PUC-RS?

Abração,

Marcelo Magalhães
Vickers
PP
PP

Mensagem por Vickers »

Aqui tem da QANTAS:

http://www.707.adastron.com/qantas/configs.htm" onclick="window.open(this.href);return false;
Maurício
MASTER
MASTER

Mensagem por Maurício »

Algumas curiosidades sobre os B707-320C na Varig:
PP-VLJ e PP-VLU foram mais utilizados como carga e PP-VJH, PP-VJK e PP-VLO, como pax. O último voo de B707 pax foi o SC930/931 no trecho EZE/GRU/GIG, em fins de 1987. O último B707 cargo, PP-VLN, foi vendido em 24/10/1989.
" Uma vez que você tenha experimentado voar, você andará pela terra com seus olhos voltados para o céu, pois lá você esteve e para lá desejará voltar." (Leonardo da Vinci)
Maurício
MASTER
MASTER

Mensagem por Maurício »

A configuração (lotação máxima) dos B707, não sei se especificamente os -341C, na Varig era de 138 pax.
tassio.oak
PP
PP

Mensagem por tassio.oak »

Acabei de reler varios topicos sobre os 707 da Varig aqui arquivados. Ha' um inclusive q leva a um artigo escrito pelo Constellation que alem de interessante, e' cheio de detalhes interessantes sobre a frota:

http://culturaaeronautica.blogspot.com/ ... 07-da.html

Me ocorreu que hoje em dia aeronaves de longo curso tem areas para descanso para pilotos e comissarios. Como era no caso dos 707s da Varig, que faziam ate' Rio-Roma sem escalas? Em um voo dessa duracao, cerca de 12 horas, a tripulacao era grande.
Marcelo Magalhães
MASTER
MASTER

tassio.oak escreveu:Acabei de reler varios topicos sobre os 707 da Varig aqui arquivados. Ha' um inclusive q leva a um artigo escrito pelo Constellation que alem de interessante, e' cheio de detalhes interessantes sobre a frota:

http://culturaaeronautica.blogspot.com/ ... 07-da.html

Me ocorreu que hoje em dia aeronaves de longo curso tem areas para descanso para pilotos e comissarios. Como era no caso dos 707s da Varig, que faziam ate' Rio-Roma sem escalas? Em um voo dessa duracao, cerca de 12 horas, a tripulacao era grande.
Se vc gosta de Boeing 707, posso recomendar o livro que publiquei em 2018, "O Boeing 707 e sua Operação no Brasil".

São quase 300 páginas com a completa história do 707 em nosso país, analisada por cada operador (só o cap da RG tem mais de 90 pgs), suportado por 450 ilustrações, desenhos em perfil, completa production list, acidentes e incidentes, além de anexos onde constam, inclusive, os "map seats" dos 707-441 e 707-300C da RG.

SDS

Marcelo Magalhães
Responder