Corte chilena aprova fusão de TAM e LAN.

Notícias e artigos retirados da mídia em geral.

Moderador: Moderadores

Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
José Cursio
AeroConselho
Mensagens: 7901
Registrado em: Qua Ago 02, 2006 14:21
Localização: São Paulo

Corte chilena aprova fusão de TAM e LAN.

Mensagem por José Cursio »

Boa tarde amigos Forenses.

Fonte – Porta IG - AE | 21/09/2011 13:34

Corte chilena aprova fusão de TAM e LAN.


O Tribunal de Defesa da Livre Concorrência do Chile (TDLC) aprovou nesta quarta-feira a fusão proposta entre a LAN e a TAM. A aprovação era o último obstáculo importante para a fusão no Chile, embora uma decisão do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), principal órgão regulador antitruste no Brasil, esteja pendente.

O TDLC exigirá que as companhias implementem medidas de mitigação adicional.
"As medidas buscam promover uma verdadeira concorrência no setor aéreo chileno e proteger os consumidores do impacto da fusão", afirmou o tribunal em comunicado. Se concluída, a fusão criará a maior companhia aérea da América Latina e uma das maiores do mundo. As informações são da Dow Jones.

Abraços

Cursio
Regis
CMTE.
CMTE.
Mensagens: 617
Registrado em: Seg Dez 20, 2004 00:00
Localização: São Paulo

Re: Corte chilena aprova fusão de TAM e LAN.

Mensagem por Regis »

21/09/2011 - 13h45

Tribunal antitruste do Chile aprova fusão entre TAM e a chilena LAN

Do UOL Economia, em São Paulo

O tribunal antitruste do Chile (TDLC, na sigla em espanhol) aprovou nesta quarta-feira (21) a fusão entre as empresas aéreas TAM e LAN, que pretendem criar a Latam. A fusão foi aprovada com onze condições, segundo comunicado do próprio tribunal.

A aprovação já era esperada. O órgão de defesa do consumidor do Chile (Conadecus) ainda pode recorrer à Corte Suprema do Chile, caso considere que não houve garantias necessárias para proteger os passageiros –por exemplo, um fiscal independente para monitorar a Latam.

A criação da Latam foi anunciada em agosto do ano passado, mas o projeto estava sendo analisado pelo tribunal antitruste chileno desde meados de março de 2011.

LAN e TAM estimavam que o negócio seria concluído ainda em 2011, mas revisaram esse prazo para até o fim do primeiro trimestre de 2012, pois a LAN admitiu a possibilidade de também recorrer à Corte Suprema do Chile caso fosse necessário.

O tribunal estipulou 11 condições para que a fusão seja garantida.

1) transferência de quatro pares de slots diários (horários de pouso e decolagem) no Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, que atualmente pertençam à LAN ou TAM, com empresas aéreas que tenham interesse em começar ou melhorar vôos regulares na rota Santiago-São Paulo;

2) extensão dos benefícios do Programa de Fidelidade da Latam a passageiros de uma empresa aérea interessada, pelo prazo de cinco ano e nos termos estabelecidos pelo tribunal;

3) assinar acordos de compartilhamento de voos nas rotas Santiago-São Paulo, Santiago-Rio de Janeiro e/ou Santiago-Assunção com empresas aéreas que já operem essas rotas e que tenham interesse em acordos;

4) não poderá aumentar a oferta mensal de assentos disponíveis nos voos na rota Santiago-São Paulo, no período entre 15 minutos antes e 15 minutos depois dos voos de companhias que receberam os slots transferidos;

5) a LAN deverá mudar seu Plano de Autoregulação seguindo indicações do tribunal;

6) a TAM e a LAN deverão sair de uma das duas alianças globais das quais participam atualmente;

7) eliminação e revisão dos acordos de compartilhamento de voo com empresas aéreas que não pertencem à mesma aliança da Latam, nas rotas e trechos indicados pelo tribunal;

8) a LAN deverá transferir quatro frequências para Lima a outra empresa chilena, e deverá restringir sua participação em novas licitações para essa mesma rota;

9) compromisso de apoiar a abertura unilateral do espaço aéreo do Chile a empresas aéreas de outros países, sem exigência de reciprocidade;

10) compromisso de promover o crescimento e a operação normal dos aeroportos de Guarulhos (São Paulo) e Arturo Merino Benítez (Santiago), para facilitar o acesso de outras companhias aéreas;

11) não ter condições de vendas que excluam agências de viagens ou distribuidores; não dar incentivos ou comissões atreladas a metas percentuais de venda total ou outras metas.

(Com informações do Valor)

Fonte: http://economia.uol.com.br/ultimas-noti ... a-lan.jhtm" onclick="window.open(this.href);return false;
Vickers
PP
PP
Mensagens: 96
Registrado em: Seg Set 19, 2011 23:06

Re: Corte chilena aprova fusão de TAM e LAN.

Mensagem por Vickers »

Ótima notícia!!! :yesyes:

Vejo a "fusão" da LAN com a TAM como uma sinergia e as duas juntas criarão uma empresa de força global.

Creio que ajudará a TAM a melhorar (já está fazendo) em vários aspectos, e vice-versa.
Avatar do usuário
arthuramaral_CGR
Moderador
Moderador
Mensagens: 5493
Registrado em: Seg Dez 20, 2004 14:25
Localização: Campo Grande-MS
Contato:

Re: Corte chilena aprova fusão de TAM e LAN.

Mensagem por arthuramaral_CGR »

A TAM vai sair da Star ou a LAN da OneWorld?
FLUVIO LUNA
PP
PP
Mensagens: 44
Registrado em: Seg Abr 10, 2006 15:40
Localização: CGR // SBCG

Re: Corte chilena aprova fusão de TAM e LAN.

Mensagem por FLUVIO LUNA »

... Preparem para as DEMISSÕES .....
Vickers
PP
PP
Mensagens: 96
Registrado em: Seg Set 19, 2011 23:06

Re: Corte chilena aprova fusão de TAM e LAN.

Mensagem por Vickers »

Não vejo muitas demissões, haja visto que praticamente não há sobreposição de rotas e operam poucas bases em comum.
Avatar do usuário
Tico
CMTE.
CMTE.
Mensagens: 638
Registrado em: Sex Abr 08, 2005 22:17

Re: Corte chilena aprova fusão de TAM e LAN.

Mensagem por Tico »

FLUVIO LUNA escreveu:... Preparem para as DEMISSÕES .....
Não acho difícil não, as fusões são ótima oportunidade para se fazer ajustes nos quadros sem desgastar demais a imagem das empresas. Sempre que fusões ocorrem, elas costumam gerar auditorias, que por sua vez, geram adequação do quadro de funcionários e até equipamentos, com vistas a melhorar a produtividade. Não é novidade pra ninguém do ramo que a TAM precisa passar por uma fase de cortar a própria carne. É a única empresa ¨antiga¨ em operação no Brasil, e tá tendo que rebolar pra manter a liderança e a eficiência num mercado onde as novatas têm feito bonito em tão pouco tempo de vida. Acho que a fusão em si, foi a única saída que restou à TAM.
Responder