Serviços de Informação Aeronáutica serão modernizados
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Serviços de Informação Aeronáutica serão modernizados
Serviços de Informação Aeronáutica serão brevemente modernizados
Angop
Aeroporto 4 de Fevereiro terá brevemente Serviço de Informação Aeronáutica modernizado
Luanda – O Departamento de Gestão do Serviço de Informação Aeronáutica (AIS) da Direcção de Navegação Aérea da ENANA será brevemente modernizado, evoluindo para área de “Gestão de Informação Aeroportuária – AIM”, com a introdução de equipamentos de última geração, revelou hoje (terça-feira), no aeroporto de Luanda, o responsável da área, António Manuel Jacinto Guerreiro.
Em entrevista à Angop o responsavel deu a conhecer que o processo que se encontra em preparação visa enquadrar tais serviços às actuais inovações tecnológicas do mundo da aviação, sobretudo de formas a corresponder às exigências das novas aeronaves de tipo Boeing-777-200Er e 300ER recentemente adquiridas pela Transportadora Aérea Angolana (TAAG), a companhia nacional de bandeira.
O AIM é referenciado como um ambiente de rede ou “network-centered”. O seu objectivo estratégico é o de disponibilizar uma estrutura lógica de compartilhamento de informações uniformes e eficientes, de forma a suportar todas as fases de um voo.
Segundo o interlocutor, actualmente o serviço prestado pelo AIS corresponde às exigências do mercado, mas, ainda assim, “o serviço será melhorado para um trabalho digital no qual a tripulação poderá receber as mesmas já no próprio cock-pit da aeronave, sendo igualmente produzido e difundido o pacote habitual em papel entregue a partir do despacho nos aeroportos”.
A propósito, António Guerreiro afirma que os Serviços de Informação Aeronáutica “exercem uma inquestionavelmente importância e são um factor fundamental na segurança e eficiência do transporte aérea, de uma maneira geral, daí que os mesmos devem estar convenientemente organizados e munidos com meios de recolha e de divulgação de informação adequada (…)”.
O AIS, disse, tem que ser capaz de levar ao conhecimento das FIR, com maior rapidez possível, todo o tipo de informação com afectação nos voos de e para os aeroportos e aeródromos de Angola, bem como os que operam no interior de Luanda.
Relativamente ao nível de responsabilidades e metodologia de trabalho, os serviços deparam-se com alguns aspectos por definir que requerem, urgentemente, uma tomada de posição a nível superior, de forma a concertarem-se todos os investimentos que se imponham para o melhoramento da prestação dos serviços.
No entender do responsável, a gestão empresarial dos serviços operacionais do AIS tem vantagens acrescidas sob o ponto de vista da sua rentabilização, permitido que os investimentos possam melhorar continuamente a sua prestação, indo de encontro as necessidades operacionais.
A informação aeronáutica é uma componente crítica para a evolução dos sistemas de gestão de tráfego aéreo, disponibilizadas de acordo com os requisitos do Anexo 15 da Associação Internacional de Aviação (ICAO).
Baseando-se no Anexo 15, o AIS tem sido o principal provedor de informações, focado principalmente de uma forma quase que estática no pré voo. No aeroporto de Luanda e no país, o referido serviço iniciou em 1997, com a formação dos próprios técnicos e a criação do departamento.
O ambiente político, económico e social no imediato pós-guerra propiciou a formação de grandes grupos económicos que rapidamente aperceberam-se que a aviação que tinha sido um elemento preponderante durante a II Guerra Mundial, com o clima da paz que se vivia na época, poderia ser explorada na componente comercial, para o transporte aérea de passageiros, carga e correios.
Foi neste contexto que se assistiu a um grande incremento nas ligações aéreas entre os Estados e, consequentemente, o desenvolvimento da aviação civil mundial, de uma maneira geral. Com este desenvolvimento era necessário estabelecer-se as regras para o movimento das aeronaves entre os Estados.
Neste contexto, foi assinada a sete de Dezembro de 1946 a Convenção sobre a Aviação Civil Internacional, também conhecida por Convenção de Chicago, que entrou em vigor em quatro de Abril de 1947.
Consequentemente foi adoptada a 15 de Maio de 1953 – data internacional da efeméride do AIS – o Anexo 15 de Convenção, como o documento que normaliza e regula a padronização mundial, para a prestação dos serviços de Informação Aeronáutica, que começou a vigorar a um de Abril de 1954.
http://www.portalangop.co.ao/motix/pt_p ... 09dcb.html" onclick="window.open(this.href);return false;
Angop
Aeroporto 4 de Fevereiro terá brevemente Serviço de Informação Aeronáutica modernizado
Luanda – O Departamento de Gestão do Serviço de Informação Aeronáutica (AIS) da Direcção de Navegação Aérea da ENANA será brevemente modernizado, evoluindo para área de “Gestão de Informação Aeroportuária – AIM”, com a introdução de equipamentos de última geração, revelou hoje (terça-feira), no aeroporto de Luanda, o responsável da área, António Manuel Jacinto Guerreiro.
Em entrevista à Angop o responsavel deu a conhecer que o processo que se encontra em preparação visa enquadrar tais serviços às actuais inovações tecnológicas do mundo da aviação, sobretudo de formas a corresponder às exigências das novas aeronaves de tipo Boeing-777-200Er e 300ER recentemente adquiridas pela Transportadora Aérea Angolana (TAAG), a companhia nacional de bandeira.
O AIM é referenciado como um ambiente de rede ou “network-centered”. O seu objectivo estratégico é o de disponibilizar uma estrutura lógica de compartilhamento de informações uniformes e eficientes, de forma a suportar todas as fases de um voo.
Segundo o interlocutor, actualmente o serviço prestado pelo AIS corresponde às exigências do mercado, mas, ainda assim, “o serviço será melhorado para um trabalho digital no qual a tripulação poderá receber as mesmas já no próprio cock-pit da aeronave, sendo igualmente produzido e difundido o pacote habitual em papel entregue a partir do despacho nos aeroportos”.
A propósito, António Guerreiro afirma que os Serviços de Informação Aeronáutica “exercem uma inquestionavelmente importância e são um factor fundamental na segurança e eficiência do transporte aérea, de uma maneira geral, daí que os mesmos devem estar convenientemente organizados e munidos com meios de recolha e de divulgação de informação adequada (…)”.
O AIS, disse, tem que ser capaz de levar ao conhecimento das FIR, com maior rapidez possível, todo o tipo de informação com afectação nos voos de e para os aeroportos e aeródromos de Angola, bem como os que operam no interior de Luanda.
Relativamente ao nível de responsabilidades e metodologia de trabalho, os serviços deparam-se com alguns aspectos por definir que requerem, urgentemente, uma tomada de posição a nível superior, de forma a concertarem-se todos os investimentos que se imponham para o melhoramento da prestação dos serviços.
No entender do responsável, a gestão empresarial dos serviços operacionais do AIS tem vantagens acrescidas sob o ponto de vista da sua rentabilização, permitido que os investimentos possam melhorar continuamente a sua prestação, indo de encontro as necessidades operacionais.
A informação aeronáutica é uma componente crítica para a evolução dos sistemas de gestão de tráfego aéreo, disponibilizadas de acordo com os requisitos do Anexo 15 da Associação Internacional de Aviação (ICAO).
Baseando-se no Anexo 15, o AIS tem sido o principal provedor de informações, focado principalmente de uma forma quase que estática no pré voo. No aeroporto de Luanda e no país, o referido serviço iniciou em 1997, com a formação dos próprios técnicos e a criação do departamento.
O ambiente político, económico e social no imediato pós-guerra propiciou a formação de grandes grupos económicos que rapidamente aperceberam-se que a aviação que tinha sido um elemento preponderante durante a II Guerra Mundial, com o clima da paz que se vivia na época, poderia ser explorada na componente comercial, para o transporte aérea de passageiros, carga e correios.
Foi neste contexto que se assistiu a um grande incremento nas ligações aéreas entre os Estados e, consequentemente, o desenvolvimento da aviação civil mundial, de uma maneira geral. Com este desenvolvimento era necessário estabelecer-se as regras para o movimento das aeronaves entre os Estados.
Neste contexto, foi assinada a sete de Dezembro de 1946 a Convenção sobre a Aviação Civil Internacional, também conhecida por Convenção de Chicago, que entrou em vigor em quatro de Abril de 1947.
Consequentemente foi adoptada a 15 de Maio de 1953 – data internacional da efeméride do AIS – o Anexo 15 de Convenção, como o documento que normaliza e regula a padronização mundial, para a prestação dos serviços de Informação Aeronáutica, que começou a vigorar a um de Abril de 1954.
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Sem mais.
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Re: Serviços de Informação Aeronáutica serão modernizados
.... eu pensei que INFORMAÇÕES METEORLOGICAS independessem de E Q U I P A M E N T OAeroEntusiasta escreveu:Serviços de Informação Aeronáutica serão brevemente modernizados
Angop
Aeroporto 4 de Fevereiro terá brevemente Serviço de Informação Aeronáutica modernizado
Em entrevista à Angop o responsavel deu a conhecer que o processo que se encontra em preparação visa enquadrar tais serviços às actuais inovações tecnológicas do mundo da aviação, sobretudo de formas a corresponder às exigências das novas aeronaves de tipo Boeing-777-200Er e 300ER recentemente adquiridas pela Transportadora Aérea Angolana (TAAG), a companhia nacional de bandeira.
.... essa ANGOP sempre me surpreende pela falta de CONHECIMENTO naquilo que informa ...
Re: Serviços de Informação Aeronáutica serão modernizados
se começarem a fazer certo a partir de AGORA quem sabe daqui a cerca de dois anos
finalmente possamos ter INFORMAÇÕES AERONAUTICAS decentes dentro do territorio
de Angola porque o sistema atual é simplesmente vergonhoso onde nem mesmo se
consegue em determinados aerodromos um simples ajuste de altimetro ....
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de Angola porque o sistema atual é simplesmente vergonhoso onde nem mesmo se
consegue em determinados aerodromos um simples ajuste de altimetro ....
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Re: Serviços de Informação Aeronáutica serão modernizados
26-07-2011 18:34
Aviação
Navegação aérea com novos técnicos de informação aeronáutica
Luanda – O Departamento de Gestão do Serviço de Informação Aeronáutica (AIS) conta, desde o primeiro trimestre do ano em curso, com 24 novos técnicos de informação e telecomunicações aeronáuticas (tita), elevando para 118 técnicos, anunciou hoje (terça-feira), em Luanda, o responsável do sector, António Manuel Guerreiro.
Em entrvista à Angop, a proposito da formação de quadros no sector, o responsaveil referiu que dos recém-admitidos no departamento, treze foram colocados nos aeródromos provinciais, enquanto 11 estão a funcionar no aeroporto de Luanda, que se juntaram a outros “tita's”, entre os quais cerca de 40 seniores que transmitem as suas experiências ao técnicos mais novos.
Segundo o responsável da área, actualmente os técnicos de informação aeronáutica recrutados oferecem maior funcionalidade ao sector, na medida em que já possuem formação universitária e podem interpretar melhor as novas tecnologias e a evolução tecnológica actual do mundo da aviação.
A informação aeronáutica é uma componente crítica para a evolução dos sistemas de gestão de tráfego aéreo, disponibilizadas de acordo com os requisitos do Anexo 15 da Associação Internacional de Aviação (ICAO).
Baseando-se no Anexo 15, o AIS tem sido o principal provedor de informações, focado principalmente de uma forma quase que estática no pré voo. No aeroporto de Luanda e no país, o referido serviço foi iniciado em 1997, com a formação dos próprios técnicos e a criação do departamento.
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Aviação
Navegação aérea com novos técnicos de informação aeronáutica
Luanda – O Departamento de Gestão do Serviço de Informação Aeronáutica (AIS) conta, desde o primeiro trimestre do ano em curso, com 24 novos técnicos de informação e telecomunicações aeronáuticas (tita), elevando para 118 técnicos, anunciou hoje (terça-feira), em Luanda, o responsável do sector, António Manuel Guerreiro.
Em entrvista à Angop, a proposito da formação de quadros no sector, o responsaveil referiu que dos recém-admitidos no departamento, treze foram colocados nos aeródromos provinciais, enquanto 11 estão a funcionar no aeroporto de Luanda, que se juntaram a outros “tita's”, entre os quais cerca de 40 seniores que transmitem as suas experiências ao técnicos mais novos.
Segundo o responsável da área, actualmente os técnicos de informação aeronáutica recrutados oferecem maior funcionalidade ao sector, na medida em que já possuem formação universitária e podem interpretar melhor as novas tecnologias e a evolução tecnológica actual do mundo da aviação.
A informação aeronáutica é uma componente crítica para a evolução dos sistemas de gestão de tráfego aéreo, disponibilizadas de acordo com os requisitos do Anexo 15 da Associação Internacional de Aviação (ICAO).
Baseando-se no Anexo 15, o AIS tem sido o principal provedor de informações, focado principalmente de uma forma quase que estática no pré voo. No aeroporto de Luanda e no país, o referido serviço foi iniciado em 1997, com a formação dos próprios técnicos e a criação do departamento.
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Sem mais.
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Re: Serviços de Informação Aeronáutica serão modernizados
... sim pois é verdadeiro sim , so não se vem a saber aonde estão esses senhores porque caso se necessite de qualquer informação aeronautica não existe praticamente nenhum para presta-la ... podem ate terem sido formados mas ate hoje não apareceram para trabalhar como seria de se esperar aqui em Angola ...AeroEntusiasta escreveu:26-07-2011 18:34
Navegação aérea com novos técnicos de informação aeronáutica
Luanda – O Departamento de Gestão do Serviço de Informação Aeronáutica (AIS) conta, desde o primeiro trimestre do ano em curso, com 24 novos técnicos de informação e telecomunicações aeronáuticas (tita), elevando para 118 técnicos, anunciou hoje (terça-feira), em Luanda, o responsável do sector, António Manuel Guerreiro.
Re: Serviços de Informação Aeronáutica serão modernizados
Caro Schroeder, o Site da Angop é estatal e têm como objectivo dar uma imagem positiva das coisas, não quero eu com isto dizer que estejam a mentir, mas gostam de floreados para tapar um pouco a realidade.schroeder escreveu:... sim pois é verdadeiro sim , so não se vem a saber aonde estão esses senhores porque caso se necessite de qualquer informação aeronautica não existe praticamente nenhum para presta-la ... podem ate terem sido formados mas ate hoje não apareceram para trabalhar como seria de se esperar aqui em Angola ...AeroEntusiasta escreveu:26-07-2011 18:34
Navegação aérea com novos técnicos de informação aeronáutica
Luanda – O Departamento de Gestão do Serviço de Informação Aeronáutica (AIS) conta, desde o primeiro trimestre do ano em curso, com 24 novos técnicos de informação e telecomunicações aeronáuticas (tita), elevando para 118 técnicos, anunciou hoje (terça-feira), em Luanda, o responsável do sector, António Manuel Guerreiro.
Sérgio Agostinho
Re: Serviços de Informação Aeronáutica serão modernizados
caro amigo Agostinhoagostinho escreveu:Caro Schroeder, o Site da Angop é estatal e têm como objectivo dar uma imagem positiva das coisas, não quero eu com isto dizer que estejam a mentir, mas gostam de floreados para tapar um pouco a realidade.schroeder escreveu:... sim pois é verdadeiro sim , so não se vem a saber aonde estão esses senhores porque caso se necessite de qualquer informação aeronautica não existe praticamente nenhum para presta-la ... podem ate terem sido formados mas ate hoje não apareceram para trabalhar como seria de se esperar aqui em Angola ...AeroEntusiasta escreveu:26-07-2011 18:34
Navegação aérea com novos técnicos de informação aeronáutica
Luanda – O Departamento de Gestão do Serviço de Informação Aeronáutica (AIS) conta, desde o primeiro trimestre do ano em curso, com 24 novos técnicos de informação e telecomunicações aeronáuticas (tita), elevando para 118 técnicos, anunciou hoje (terça-feira), em Luanda, o responsável do sector, António Manuel Guerreiro.
sei que o sr conhece bem o seu pais porem precisa ver de perto mais vezes para se ter certeza de que existem mais balelas do que verdades cumpridas
Re: Serviços de Informação Aeronáutica serão modernizados
Caros foristas, aproveitando o tópico, gostaria de saber o que realmente se tem passado nos céus Luandenses, mas concretamente, tenho notado através do site flightradar24 que os aviões sobrevoam os céus Luandenses em círculos por vezes mais que uma hora para poderem aterrar.
Lógico que nem todo tipo de aviões aparece neste radar, mas pelos poucos que aparecem, dá para ver que a situação é caótica e estressante, principalmente para os pilotos.
Quais serão as causas para esta delonga que pode alterar substancialmente os programas de uma Airline?
Isto não aconteceu somente por causa da cimeira, eu tb constatei o mesmo no ano passado qdo estive aí.
Vcs acham isto normal, mesmo qdo têmos estas visitas presidenciais?
Terá o mesmo problema algo haver com a falta de taxiways, parques livres para aviões?
Tb tenho notado que a Taag pouco utiliza a 25/07 para aterragens e descolagem ao contrário da sonair com os B737's, porque será?
Acho que nestes casos, esta pista é muito útil para aviões de pequeno e medio porte, uma vez que libertam a pista rápidamente, visto os accessos directos desta com a placa. Abc.
Lógico que nem todo tipo de aviões aparece neste radar, mas pelos poucos que aparecem, dá para ver que a situação é caótica e estressante, principalmente para os pilotos.
Quais serão as causas para esta delonga que pode alterar substancialmente os programas de uma Airline?
Isto não aconteceu somente por causa da cimeira, eu tb constatei o mesmo no ano passado qdo estive aí.
Vcs acham isto normal, mesmo qdo têmos estas visitas presidenciais?
Terá o mesmo problema algo haver com a falta de taxiways, parques livres para aviões?
Tb tenho notado que a Taag pouco utiliza a 25/07 para aterragens e descolagem ao contrário da sonair com os B737's, porque será?
Acho que nestes casos, esta pista é muito útil para aviões de pequeno e medio porte, uma vez que libertam a pista rápidamente, visto os accessos directos desta com a placa. Abc.
Sérgio Agostinho
Re: Serviços de Informação Aeronáutica serão modernizados
Luanda
INAMET terá manual de prestação de serviços meteorológicos à navegação aérea
Luanda – O Instituto Nacional de Meteorologia e Geofísica (INAMET) contará, em breve, com um manual de prestação de serviços meteorológicos à navegação aérea, de acordo com as informações constantes do “memorando de entendimento” sobre meteorologia aeronáutica a que Angop teve hoje (terça-feira) acesso, em Luanda.
De acordo com o documento, rubricado segunda-feira por quatro entidades aeronáuticas nacionais, “o objectivo dos serviços meteorológicos para a aeronáutica é o de contribuir para a segurança, regularidade e eficiência das operações aéreas, que deve ser feita de acordo com as normas e padrões internacionais”.
O manual a ser aprovado pelo INAMET insere-se no âmbito do sistema de gestão de qualidade, que o instituto vai implementar, e está ligado à operacionalização do seu plano de desenvolvimento estratégico, marcado para o período de 2012 a 2018.
No quadro dos seus compromissos para com a meteorologia aeronáutica, tem de assegurar as “observações meteorológicas para aeronáutica” feitas em estações convencionais ou automáticas, quer para aeródromos, aterragem, descolagem, rotas, as informações para as tripulações, documentos de voos como tempo em rota, cartas de ventos, imagens de satélite, previsão de aterragem, entre outros dados.
Esses serviços abrangem ainda a “vigilância meteorológica nas regiões de informação de voo (FIR), que tem de ser feito continuamente, 24/24 horas, e as informações climáticas para a aeronáutica, que incluem tabelas e sumários climatológicos para os diferentes aeródromos nacionais e outros estudos específicos.
O referido entendimento, que vai permitir o reforço da cooperação intersectorial no sector, envolve o Instituto Nacional de Aviação Civil (INAVIC), o Instituto Nacional de Meteorologia e Geofísica (INAMET), a Força Aérea Nacional de Angola (FANA) e a Empresa Nacional de Exploração de Aeroportos e Navegação Aérea (ENANA).
O documento reconhece que “presentemente, por diversas razões, que incluem problemas de foro administrativo e técnico, há deficiências nos serviços para fins aeronáuticos de observação e prestação disponibilizados pelo INAMET a nível do país”.
Para exemplificar, dá a conhecer que a Transportadora Aérea Nacional (TAAG) e outras companhias internacionais que operam no país “têm frequentemente reportado a inexistência de dados meteorológicos de Angola quando dos voos para destinos como Lisboa (Portugal), Rio de Janeiro (Brasil), China (Pequim) e outros estados.
Rubricou o documento da parte do INAVIC o director-adjunto, Celso Rosa, pelo INAMET o seu director-geral, Benjamim Domingos, da parte da ENANA o presidente do Conselho de Administração, Manuel Ceitas, e pela FANA o tenente-general Domingos Adriano da Silva Neto “Smith”, chefe de Estado Maior daquele ramo das Forças Armadas Angolanas (FAA).
Fonte: Angola Press - Angop
INAMET terá manual de prestação de serviços meteorológicos à navegação aérea
Luanda – O Instituto Nacional de Meteorologia e Geofísica (INAMET) contará, em breve, com um manual de prestação de serviços meteorológicos à navegação aérea, de acordo com as informações constantes do “memorando de entendimento” sobre meteorologia aeronáutica a que Angop teve hoje (terça-feira) acesso, em Luanda.
De acordo com o documento, rubricado segunda-feira por quatro entidades aeronáuticas nacionais, “o objectivo dos serviços meteorológicos para a aeronáutica é o de contribuir para a segurança, regularidade e eficiência das operações aéreas, que deve ser feita de acordo com as normas e padrões internacionais”.
O manual a ser aprovado pelo INAMET insere-se no âmbito do sistema de gestão de qualidade, que o instituto vai implementar, e está ligado à operacionalização do seu plano de desenvolvimento estratégico, marcado para o período de 2012 a 2018.
No quadro dos seus compromissos para com a meteorologia aeronáutica, tem de assegurar as “observações meteorológicas para aeronáutica” feitas em estações convencionais ou automáticas, quer para aeródromos, aterragem, descolagem, rotas, as informações para as tripulações, documentos de voos como tempo em rota, cartas de ventos, imagens de satélite, previsão de aterragem, entre outros dados.
Esses serviços abrangem ainda a “vigilância meteorológica nas regiões de informação de voo (FIR), que tem de ser feito continuamente, 24/24 horas, e as informações climáticas para a aeronáutica, que incluem tabelas e sumários climatológicos para os diferentes aeródromos nacionais e outros estudos específicos.
O referido entendimento, que vai permitir o reforço da cooperação intersectorial no sector, envolve o Instituto Nacional de Aviação Civil (INAVIC), o Instituto Nacional de Meteorologia e Geofísica (INAMET), a Força Aérea Nacional de Angola (FANA) e a Empresa Nacional de Exploração de Aeroportos e Navegação Aérea (ENANA).
O documento reconhece que “presentemente, por diversas razões, que incluem problemas de foro administrativo e técnico, há deficiências nos serviços para fins aeronáuticos de observação e prestação disponibilizados pelo INAMET a nível do país”.
Para exemplificar, dá a conhecer que a Transportadora Aérea Nacional (TAAG) e outras companhias internacionais que operam no país “têm frequentemente reportado a inexistência de dados meteorológicos de Angola quando dos voos para destinos como Lisboa (Portugal), Rio de Janeiro (Brasil), China (Pequim) e outros estados.
Rubricou o documento da parte do INAVIC o director-adjunto, Celso Rosa, pelo INAMET o seu director-geral, Benjamim Domingos, da parte da ENANA o presidente do Conselho de Administração, Manuel Ceitas, e pela FANA o tenente-general Domingos Adriano da Silva Neto “Smith”, chefe de Estado Maior daquele ramo das Forças Armadas Angolanas (FAA).
Fonte: Angola Press - Angop
Marco Filipe Jesus do Amaral