Assista no Youtube: http://www.youtube.com/watch?v=ja0gsWsA6Dw
Vídeos: Restauración de un Convair 990 ex Spantax
Moderador: Moderadores
Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
Re: Vídeos: Restauración de un Convair 990 ex Spantax
O Coronado usa um tipo pouco convencional de motor, ou sei lá como poderia dizar

É turbojato, mas tem um "bypass", sei lá......

- Constellation
- Moderador

Não é um turbojato, e sim um afterfan. Nesse tipo de motor, o fan não fica na parte dianteira, como nos aviões atuais, mas envolve a turbina, lá atrás, e é fixado diretamente a ela. É de baixa razão de bypass, mas é um turbofan. Se não me engano, foi desenvolvida a partir do motor militar J79 da GE, que impulsionava aeronaves famosas como F-4 Phanton e o F104 Starfighter.SR-71 escreveu:O Coronado usa um tipo pouco convencional de motor, ou sei lá como poderia dizar
O motor é designado como GE CJ-805.
Grande abraço.

Sempre gostei do 990 e sempre tive esta curiosidade mas nunca pesquisei.
Nas fotos da RG, aparecia sempre aquelas turbinas "ocas" e sempre me intriguei com aquilo.
E embora o 990 fôsse bastante veloz, parece que o motor não teve muito sucesso nas outras anvs.
(Embora fôssem "motores de Phantom"
)
Nas fotos da RG, aparecia sempre aquelas turbinas "ocas" e sempre me intriguei com aquilo.
E embora o 990 fôsse bastante veloz, parece que o motor não teve muito sucesso nas outras anvs.
(Embora fôssem "motores de Phantom"
- Constellation
- Moderador

A razão principal para isso é o alto consumo específico da J79 e derivadas, como a CJ-805-23. O aparecimento de motores mais eficientes, como as P&W JT-3 e JT-8, no início da década de 60, adotados pelos principais fabricantes americanos da época, Boeing e Douglas, praticamente condenou à obsolescência todos os motores mais antigos. O motor J79 era um turbojato de eixo único, com 17 estágios de compressão, tinha estatores do compressor de ângulo variável, um inovação que permitia, então, que um motor de um eixo competisse em desempenho com os motores de 2 eixos, com menor pesoSR-71 escreveu:
(Embora fôssem "motores de Phantom")
A CJ805-23 era uma inovação tecnológica interessante. O afterfan era impulsionado por uma turbina livre, específica para ele, então, tecnologicamente falando seria o primeiro motor turbofan com o fan livre, hoje exclusividade dos turbofans R&R de 3 eixos. A inovação se destinava tanto a reduzir o ruído (alto) produzido pelo escapamento, fazendo os gases passarem por mais um estágio de turbina (o que reduz sua energia total e o barulho), quanto para reduzir o alto consumo do motor, produzido originalmente para aeronaves militares, com pós-combustor.
Devemos lembrar que os motores a jato, ou turbofans, passavam por uma fase de desenvolvimento acelerado, em face da sua utilização por aeronaves civis, entre as décadas de 50 e 60, e ficavam obsoletos muito rapidamente.
Grande abraço.

-
adenilson707
- PP

"Não dizem que o céu não tem fim? Te afirmo, não tem." - Varig
Quando um avião da Panair está chegando em qualquer aeroporto do mundo, é a própria bandeira do Brasil que tremula em terras distantes
Quando um avião da Panair está chegando em qualquer aeroporto do mundo, é a própria bandeira do Brasil que tremula em terras distantes