Prezados, decolagem com auxílio de instrumentos???? É isto mesmo?
um abraço a todos
Aeroporto Santos Dumont, no Rio, fecha para pousos devido à névoa
Manobras de decolagem são realizadas só com auxílio de instrumentos.
Pelo menos um pouso da empresa Passaredo foi desviado para o Galeão.
Do G1 RJ
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O Aeroporto Santos Dumont, no Centro do Rio, está fechado desde o início das operações, às 6h desta sexta-feira (15), para manobras de pouso por causa de uma névoa densa que atinge a cidade. As decolagens estão sendo realizadas somente com o auxílio de instrumentos.
De acordo com informações da Infraero, pelo menos um voo, da empresa Passaredo, foi desviado e pousou no Aeroporto Internacional Tom Jobim, na Ilha do Governador.
Já o Tom Jobim está aberto para pousos e decolagens, mas opera apenas com o auxílio de instrumentos.
A Infraero informa que o movimento no saguão dos dois terminais é normal.
Decolando por instrumentos???
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Decolando por instrumentos???
Editado pela última vez por MSATO em Sex Jul 15, 2011 12:13, em um total de 1 vez.
Razão: Post editado por estar em desacordo com o item 5.6.1 do Regulamento do AeroFórum
Razão: Post editado por estar em desacordo com o item 5.6.1 do Regulamento do AeroFórum
Re: Decolando por instrumentos???
Desculpe, não entendi a pergunta.
Re: Decolando por instrumentos???
Prezado Tico, pensei que a reportagem está errada...afinal não sabia que se decola por instrumento...sei do pouso!
Por exemplo uso do ILS mas para decolagem se utiliza o que?
um grande abraço
Por exemplo uso do ILS mas para decolagem se utiliza o que?
um grande abraço
Re: Decolando por instrumentos???
Na decolagem não de depende tanto do visual.
Os simuladores mais antigos por exemplo, voa a-ve apenas no IFR.
Mas, quem entende do riscado responderá mais detalhadamente.
Os simuladores mais antigos por exemplo, voa a-ve apenas no IFR.
Mas, quem entende do riscado responderá mais detalhadamente.
-
Renan Mendel
- PP

- Mensagens: 75
- Registrado em: Qua Fev 23, 2005 17:36
Re: Decolando por instrumentos???
Os mínimos meteorológicos para decolagem podem ser menores que o para pouso em alguns aeroportos.
Por exemplo em SBPA:
Os mínimos para pouso por instrumento na RWY 11 (ILS) são: 200 ft de teto, Visibilidade 800m e Visibilidade na Pista 550m.
Para decolagem de qualquer cabeceira os mínimos são: Visibilidade de 600 metros e Visibilidade na Pista 550m.
Decolando nestas condições o piloto vai ter que seguir a SID (Carta de saída por instrumentos), deve ter sido isso que a reportagem queria mencionar!
Por exemplo em SBPA:
Os mínimos para pouso por instrumento na RWY 11 (ILS) são: 200 ft de teto, Visibilidade 800m e Visibilidade na Pista 550m.
Para decolagem de qualquer cabeceira os mínimos são: Visibilidade de 600 metros e Visibilidade na Pista 550m.
Decolando nestas condições o piloto vai ter que seguir a SID (Carta de saída por instrumentos), deve ter sido isso que a reportagem queria mencionar!
Re: Decolando por instrumentos???
Prezado Renan, seguir a SID na decolagem, mas entendo que não é de forma automática não é?
diferente do ILS para pouso que o avião é conduzido de forma automática em direção a pista....
um abraço
diferente do ILS para pouso que o avião é conduzido de forma automática em direção a pista....
um abraço
- Constellation
- Moderador

- Mensagens: 3086
- Registrado em: Seg Dez 20, 2004 09:05
- Localização: Londrina
Re: Decolando por instrumentos???
Caro darksjr,darksjr escreveu:Prezado Renan, seguir a SID na decolagem, mas entendo que não é de forma automática não é?
diferente do ILS para pouso que o avião é conduzido de forma automática em direção a pista....
um abraço
Não existe decolagem automática. O piloto automático é conectado a 500 pés de altura, após a decolagem. Os pilotos conduzem a aeronave na mão até isso, cumprindo um gradiente mínimo de subida, em percentagem da distância horizontal, que permite a separação dos obstáculos. A SID inteira pode ser feita "na mão", observando-se os instrumentos.
No ILS, o avião pode ser conduzido manualmente ou automaticamente em direção à pista. Após a DA (Decision Altitude), o piloto automático deve ser desconectado e o avião conduzido manualmente até o pouso, se a pista estiver visual, a 200 pés ou mais, é claro...
No ILS CAT II, o procedimento não pode ser feito manualmente, só no automático, mas a tripulação assume o comando na DH (Decision Height - Altura de Decisão), também se a pista já estiver visual, a 100 pés de altura ou mais.
No ILS CAT III, o procedimento também é feito só no automático, e pode ser usado o Autolanding. O Autolanding pode ser feito nos ILS CAT I ou II também, em caso de emergência (pro exemplo, quebra do parabrisas por granizo), por perda de visibilidade.
Espero ter esclarecido as dúvidas.
Grande abraço.

Re: Decolando por instrumentos???
Prezado Constellation, mais uma vez agradeço o seu comentário. Como sempre bastante instrutivo!
um grande abraço
um grande abraço

