Avião cai em Recife e deixa 16 mortos

Seção principal do AeroFórum para troca de informações.

Moderador: Moderadores

Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
Avatar do usuário
Jet Airways
CMTE.
CMTE.
Mensagens: 864
Registrado em: Qui Abr 01, 2010 23:44
Localização: São Paulo - SP

Re: Avião cai em Recife e deixa 16 mortos

Mensagem por Jet Airways »

emferrari escreveu:Francisco

Correto. O outro acidente com LET 410 no Brasil foi o da TEAM.

Abs!

Eduardo Ferrari
Sobre este acidente da TEAM, oq foi dito a respeito sobre as causas do acidente?
Abraços,
Jet Airways

"Somente os que voam podem entender com clareza porque os pássaros cantam."
Francisco - CGR
Suporte Técnico
Suporte Técnico
Mensagens: 956
Registrado em: Dom Jul 09, 2006 22:18
Localização: Campo Grande/MS
Contato:

Re: Avião cai em Recife e deixa 16 mortos

Mensagem por Francisco - CGR »

Valeu Eduardo e Mauricio!

Jet:
Se não me falha a memória, eles estavam voando em péssimas condições climáticas e acabaram colidindo com um morro.

Abs
Viva para aprender, na aviação, aprenda para viver
--
AeroEntusiasta nas Redes Sociais:
Imagem AeroEntusiasta: http://www.twitter.com.br/AeroEntusiasta
Imagem AeroForum: http://www.twitter.com/AeroForum
Imagem AeroEntusiasta: http://www.facebook.com/aeroentusiasta
André Gustavo (SBCO)
CMTE.
CMTE.
Mensagens: 707
Registrado em: Sáb Dez 25, 2004 10:28
Localização: Canoas
Contato:

Re: Avião cai em Recife e deixa 16 mortos

Mensagem por André Gustavo (SBCO) »

Da TEAM foi CFIT (controlled flight into terrain)
Abraços,

André Gustavo "SBCO"
Minhas fotos em: http://www.flickr.com/photos/andrewerutsky" onclick="window.open(this.href);return false;
Afonso
Moderador
Moderador
Mensagens: 2787
Registrado em: Dom Dez 19, 2004 09:06
Localização: São José dos Pinhais - Pr

Re: Avião cai em Recife e deixa 16 mortos

Mensagem por Afonso »

http://g1.globo.com/brasil/noticia/2011 ... ecife.html" onclick="window.open(this.href);return false;
Nesse vídeo mostra o avião já meio torto segundos antes da queda.
_________________
Imagem
Avatar do usuário
arthuramaral_CGR
Moderador
Moderador
Mensagens: 5493
Registrado em: Seg Dez 20, 2004 14:25
Localização: Campo Grande-MS
Contato:

Re: Avião cai em Recife e deixa 16 mortos

Mensagem por arthuramaral_CGR »

Nessas imagens parece que ele estola...ele vira de dorso quase no ultimo momento do video...
Francisco - CGR
Suporte Técnico
Suporte Técnico
Mensagens: 956
Registrado em: Dom Jul 09, 2006 22:18
Localização: Campo Grande/MS
Contato:

Re: Avião cai em Recife e deixa 16 mortos

Mensagem por Francisco - CGR »

Mensagem do Site AeroEntusiasta sobre esse trágico ocorrido:
http://www.aeroentusiasta.com.br/posts/164" onclick="window.open(this.href);return false;


Abs
Viva para aprender, na aviação, aprenda para viver
--
AeroEntusiasta nas Redes Sociais:
Imagem AeroEntusiasta: http://www.twitter.com.br/AeroEntusiasta
Imagem AeroForum: http://www.twitter.com/AeroForum
Imagem AeroEntusiasta: http://www.facebook.com/aeroentusiasta
darksjr
PC
PC
Mensagens: 256
Registrado em: Sex Ago 12, 2005 08:42

Re: Avião cai em Recife e deixa 16 mortos

Mensagem por darksjr »

Prezados parece que o piloto voou a aeronave durante quatro minutos sobre o mar e tudo indica que tentou voltar para o aeroporto.A primeira informação que o vôo durou 55segundos não é verdadeira....

De repente teria sido melho pousar na praia enquanto se tinha um pouco de controle. Mas julgar e falar é muito fácil...


lamentável...é sempre muito triste quando acontece!

um grande braço
AeroEntusiasta
Fundador
Fundador
Mensagens: 9700
Registrado em: Dom Dez 19, 2004 09:00
Localização: Porto Alegre - RS
Contato:

Re: Avião cai em Recife e deixa 16 mortos

Mensagem por AeroEntusiasta »

Anac vistoria outra aeronave da Noar no Aeroporto dos Guararapes

Redação do DIARIODEPERNAMBUCO.COM.BR

14/07/2011 | 10h45

A Agência Nacional de Aviação (Anac) realiza esta manhã uma vistoria na segunda aeronave da Noar, idêntica ao modelo LET/410, de fabricação tcheca, que caiu na manhã de ontem no Recife, matando todas as 16 pessoas a bordo. A inspeção acontece no Aeroporto Internacional dos Guararapes - Gilberto Freyre.
Enquanto isso, os passageiros que compraram bilhetes à empresa de aviação ainda tentam, no aeroporto, ter os voos transferidos para outras empresas.

Segundo especialistas entrevistados ontem pelo Diario, a queda do bimotor da companhia aérea Noar pode ter sido causada por falha mecânica. Para o especialista em prevenção de acidentes aeronáuticos Marcus Silva Reis, referência nacional sobre o assunto, só uma pane poderia explicar porque o piloto não conseguiu controlar a aeronave. Prova disso, de acordo com Marcus, é que ele se comunicou com a torre de controle de voos e tentou retornar ao aeroporto. O LET-410 tem como característica voos menos velozes. O avião que caiu, inclusive, tinha passado por manutenção no último fim de semana, feita pela empresa General Electric (GE), com a presença de um representante da fábrica do bimotor. A revisão durou três dias e foi iniciada na sexta-feira.
É a segunda vez que um LET-410 caí no país. Em 2006, outro acidente aconteceu na cidade de Macaé, no Rio de Janeiro. O modelo, produzido pela empresa tcheca Aircraft Industries, vem se popularizando no Brasil. De acordo com a consultoria Aviation Safety Network, dos 1.100 aviões produzidos pela Aircraft, 105 sofreram acidentes desde 1981. O avião que operava pela Noar foi fabricado há apenas um ano. As causas do acidente no Recife estão sendo apuradas pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), em Brasília (DF). As caixas-pretas da aeronave (gravadores de dados e voz) já foram encaminhadas à sede do Cenipa. O diálogo do piloto com a torre de controle é a chave para esclarecer os motivos da tragédia.

Os motores do bimotor também foram retirados e encaminhados para o Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), em São José dos Campos (SP), para análise. O chefe da Divisão de Aviação Civil do Cenipa, Tenente Coronel Frederico Alberto Marcondes Felipe, o momento agora é de coletar dados. “Todas as informações são relevantes para o esclarecimento do acidente. Vamos analisar os destroços, o modelo da aeronave, o processo de manutenção, o histórico dos pilotos, o treinamento dado à tripulação, o currículo da companhia e como estava o tráfego aéreo minutos antes da queda”, informou o tenente.

http://www.pernambuco.com/ultimas/nota. ... VidaUrbana" onclick="window.open(this.href);return false;
AeroEntusiasta
Fundador
Fundador
Mensagens: 9700
Registrado em: Dom Dez 19, 2004 09:00
Localização: Porto Alegre - RS
Contato:

Re: Avião cai em Recife e deixa 16 mortos

Mensagem por AeroEntusiasta »

http://www.paraiba.com.br/2011/07/15/26 ... -em-recife" onclick="window.open(this.href);return false;

Falha em um dos motores é principal hipótese para queda de avião da Noar em Recife

15/07/2011 | 11h45min

Um defeito em um dos motores do avião LET-410, da empresa Noar, que caiu na quarta-feira no Recife, deixando dezesseis mortos, é a principal hipótese para o acidente levantada por especialistas em aviação ouvidos pelo GLOBO. Para os especialistas, a forma como ocorreu o acidente demonstra que o avião foi perdendo potência e velocidade, até ficar sem sustentação e cair em um terreno baldio na Praia de Boa Viagem. Segundo reportagem do Jornal Nacional, duas peças foram substituídas em um dos motores no último fim de semana, por técnicos que vieram da República Tcheca, onde a aeronave foi fabricada.

- Pelas informações que os pilotos teriam passado à torre de controle e pelas imagens mostradas antes da queda houve pane em um dos motores. O piloto tenta planar até um pouso seguro, mas ocorre o "stall" e ele cai de barriga - diz George Sucupira, presidente da Associação Brasileira de Pilotos e Proprietários de Aeronoves e membro do Conselho Consultivo da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil).
Em aviação, o chamado stall acontece quando a sustentação da aeronave é insuficiente, tornando inviável o controle do avião pelo piloto. Para Sucupira, somente as investigações poderão mostrar o que provocou a falha no motor.
- É um bom avião, que tinha acabado de sair da manutenção. Qualquer palpite, no momento, seria chute - afirma.
Ainda segundo Sucupira, a investigação também vai mostrar se houve falhas nos dois motores já que, em tese, o LET-410 tem capacidade para voar com apenas um dos motores funcionando.
- A coisa mais difícil de ocorrer é uma falha simultânea dos dois motores - diz Ivan Sant'anna, piloto e autor de livros sobre desastres áereos.
Para ele, no entanto, se apenas um dos motores estivesse funcionando, o acidente ocorreria de outra forma.
- Com um dos motores funcionando, o piloto tentaria um pouso forçado e os destroços ficariam espalhados numa área de 50 ou 100 metros. Não foi o que aconteceu. O avião caiu seco e os destroços ficaram reunidos em um lugar apenas - disse.
Para um especialista em desastres aéreos ligado à Aeronáutica, que preferiu não divulgar o nome, as manobras realizadas pelo piloto do avião - tanto para a direita como para a esquerda - para tentar retornar ao aeroporto e depois desviar de prédios, mostram que existia potência em pelo menos um dos motores durante algum tempo.
- A dúvida em relação a este acidente é saber se houve uma falha contínua ou se o motor 'rateava' - funcionava e parava. Por que o piloto comunicou à torre que ia voltar e pousar no próprio aeroporto? Para dizer isso, ele ainda deveria ter força nos motores - diz o especialista.
A mesma fonte afirma que é importante saber por que o piloto não tentou o pouso na praia.
- A areia e a própria água do mar servem para se fazer um pouso de emergência. No último contato com torre, o piloto disse que ia tentar esse pouso, mas não o fez - diz o perito em acidentes.
Sant'anna concorda. Para ele, um pouso na areia seria mais seguro do que uma tentativa de retorno ao aeroporto, já que seria necessário fazer uma grande curva e um voo no sentido contrário do vento para tentar o pouso no aeroporto.
- Talvez tivesse gente na praia ou o avião não estava em uma altitude suficiente. A 9 mil metros de altitude, por exemplo, você pode deixar um Boeing sem nenhum motor sobre o Rio de Janeiro e o piloto vai ter tempo para pensar, planar e pousar sem problemas. Numa altitudade baixa não há muito como manobrar. Para fazer qualquer curva, é preciso baixar o nariz do avião, perdendo velocidade e altitude.
Voos da empresa foram cancelados nesta quinta-feira
A Noar Linhas Aéreas cancelou os voos programados para esta quinta-feira. Nesta quarta, a empresa já havia suspendido os voos, após o acidente. A assessoria de imprensa da companhia afirmou que empresa faz nesta quinta uma "revisão da malha aérea", já que apenas um avião não poderia garantir todos os voos programados pela companhia.
A Noar faz 278 voos por semana para as cidades de Natal, Recife, Mossoro e Maceió . Ainda segundo a Noar, a aeronave LET-410, semelhante a que se acidentou na quarta-feira, está à disposição da Anac e do Cenipa para vistoria. A previsão é de que amanhã as operações estejam regularizadas. Os passageiros que já tinham bilhetes estão sendo remanejadas para outras companhias.
O diretor para assuntos corporativos da Noar, Giovanne Farias, informou que a aeronave que caiu nesta quarta-feira tinha menos de um ano de operação e estava com a manutenção em ordem. Segundo o diretor, o avião modelo LET-410, fabricado na República Tcheca, tinha passado por uma revisão no último fim de semana. Segundo ele, após a última revisão, o avião acidentado já tinha voado por 17 horas e 4 minutos sem apresentar problemas.
O bimotor LET-410 fazia a linha Recife/Mossoró, com escala em Natal e caiu pouco mais de três minutos depois de decolar do Aeroporto Internacional dos Guararapes. Eram 6h51m quando o piloto informou à Torre de Controle que estava em situação de emergência em situação e tentou fazer pouso forçado, caindo em terreno baldio próximo ao Hospital da Aeronáutica e localizado a 4 km do aeroporto e a 100 metros da praia de Boa Viagem. O acidente com a aeronave da Noar Linhas Aéreas não deixou sobreviventes: morreram os dois tripulantes e os 14 passageiros.

O Globo
Afonso
Moderador
Moderador
Mensagens: 2787
Registrado em: Dom Dez 19, 2004 09:06
Localização: São José dos Pinhais - Pr

Re: Avião cai em Recife e deixa 16 mortos

Mensagem por Afonso »

Ontem o Let da NHT que iria a Congonhas, decolou e logo após informou emergência.
Pousou sem maiores consequencias.
A bruxa está solta.
_________________
Imagem
Avatar do usuário
Jet Airways
CMTE.
CMTE.
Mensagens: 864
Registrado em: Qui Abr 01, 2010 23:44
Localização: São Paulo - SP

Re: Avião cai em Recife e deixa 16 mortos

Mensagem por Jet Airways »

Após acidente que matou 16, Noar suspende voos a pedido da Anac
Fonte: terra.com.br

A Noar Linhas Aéreas informou neste domingo que suspenderá temporariamente suas operações por orientação da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). A decisão ocorre após a morte de 16 pessoas em um acidente com uma das aeronaves da empresa no Grande Recife. Além de informar sobre a suspensão, a Noar relatou, em nota oficial, o sumiço de um documento auxiliar de registro de aeronavegabilidade do avião.

A assessoria de imprensa da empresa informou que, como a frota da Noar contava com apenas duas aeronaves, o segundo avião, que é idêntico ao da tragédia, será poupado para análises da Anac. A empresa disse que o documento que sumiu foi furtado da empresa "nos dias subsequentes ao acidente" e que utiliza esse tipo de registro auxiliar para "apresentar impressões e percepções das tripulações acerca do funcionamento das aeronaves".

A empresa garante que o caso foi registrado na polícia e "que o incidente não trouxe prejuízos à companhia e à investigação relativa ao acidente do voo 4896", porque "dispõe de outras fontes dos registros". A Noar afirmou ainda que reforçou sua rotina de segurança e restringiu absolutamente o acesso a todos os documentos da empresa, limitando-o às autoridades competentes.

O voo da Noar Linhas Aéreas faria a linha Recife-Natal-Mossoró (RN) na manhã da última quarta-feira, mas apresentou um problema assim que decolou e, ao iniciar o percurso de retorno à pista do Aeroporto dos Guararapes, no Recife, caiu em um terreno baldio que fica entre prédios com mais de 12 andares. O avião explodiu duas vezes e pegou fogo.
Abraços,
Jet Airways

"Somente os que voam podem entender com clareza porque os pássaros cantam."
Afonso
Moderador
Moderador
Mensagens: 2787
Registrado em: Dom Dez 19, 2004 09:06
Localização: São José dos Pinhais - Pr

Re: Avião cai em Recife e deixa 16 mortos

Mensagem por Afonso »

Precisou morrer 16 pessoas para notarem sumiços de documentos?
Hummm, tem muito fubá nesse angú.
_________________
Imagem
Avatar do usuário
Jet Airways
CMTE.
CMTE.
Mensagens: 864
Registrado em: Qui Abr 01, 2010 23:44
Localização: São Paulo - SP

Re: Avião cai em Recife e deixa 16 mortos

Mensagem por Jet Airways »

Suspensa, Noar deve ressarcir clientes, diz Anac
Fonte: estadao.com.br

Os passageiros que compraram bilhetes da companhia aérea Noar, que teve seus voos suspensos hoje por prazo indefinido, podem solicitar que a empresa os acomodem em voos de outras companhias aéreas ou pedir o dinheiro de volta. A afirmação é da assessoria de imprensa da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), que suspendeu hoje, de forma cautelar, as operações da empresa aérea. A suspensão ocorreu diante de suspeita de irregularidades no cumprimento do Código Brasileiro de Aeronáutica (CBA).

Segundo a assessoria de imprensa da Anac, como a empresa está impedida de voar, os clientes que possuem passagens da Noar estão sujeitos à resolução de número 141 da agência, que estabelece regras com relação ao procedimento das empresas aéreas em caso de atrasos e cancelamentos de voos.


De acordo com o texto da resolução da Anac, a companhia aérea deve oferecer, nesses casos, "o reembolso do valor integral pago pelo bilhete de passagem não utilizado, incluídas as tarifas" ou "reacomodação em voo de terceiro que ofereça serviço equivalente para o mesmo destino".


Na última quarta-feira um bimotor da Noar caiu pouco após decolar, às 6h51, no bairro de Boa Viagem, zona sul do Recife. A aeronave deveria cumprir o voo 4896 pela rota Recife-Natal-Mossoró. Todos os 16 ocupantes morreram.
Abraços,
Jet Airways

"Somente os que voam podem entender com clareza porque os pássaros cantam."
José Paulo
CMTE.
CMTE.
Mensagens: 645
Registrado em: Sáb Set 26, 2009 16:50

Re: Avião cai em Recife e deixa 16 mortos

Mensagem por José Paulo »

Afonso escreveu:Precisou morrer 16 pessoas para notarem sumiços de documentos?
Hummm, tem muito fubá nesse angú.
A ANAC precisa rever seus procedimentos quanto à fiscalização de segurança.
1.Existem 2 relatórios de manutenção? Um oficial e outro oficioso?
2.No acidente com o helicóptero na Bahia, o proprietário - com habilitação vencida - simplesmente pôs na ficha o número do brevê de um outro piloto e saiu voando tranquilamente.
Um terrorista poderia fazer o mesmo.
AeroEntusiasta
Fundador
Fundador
Mensagens: 9700
Registrado em: Dom Dez 19, 2004 09:00
Localização: Porto Alegre - RS
Contato:

Re: Avião cai em Recife e deixa 16 mortos

Mensagem por AeroEntusiasta »

Via Assessoria de Imprensa da ANAC ( http://www.anac.gov.br" onclick="window.open(this.href);return false; )

ANAC realiza auditoria na NOAR Linhas Aéreas

Brasília, 18 de julho de 2011. A ANAC informa que inspetores da Agência iniciaram, no domingo (17/07), uma auditoria na empresa NOAR Linhas Aéreas S.A., para examinar se o sistema de aeronavegabilidade da companhia está de acordo com os regulamentos vigentes.

As anotações registradas no caderno auxiliar, referentes à aeronave PR-NOA (não envolvida no acidente do dia 13 de julho), utilizado pela empresa não constam no livro de registro de voo, jornada e ocorrências da aeronave e de seus tripulantes (Diário de Bordo), procedimento que fere a legislação em vigor. Essas informações serão incluídas no processo administrativo aberto pela Agência no último dia 13.

A ANAC espera concluir seus trabalhos de auditoria junto à empresa dentro de uma semana e o resultado da análise poderá gerar a aplicação das penalidades cabíveis (de multa até mesmo a cassação da licença da empresa). Os voos da companhia continuam suspensos por tempo indeterminado.

A investigação do acidente envolvendo a aeronave de prefixo PR-NOB segue sob responsabilidade do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos, órgão da Força Aérea Brasileira.
AeroEntusiasta
Fundador
Fundador
Mensagens: 9700
Registrado em: Dom Dez 19, 2004 09:00
Localização: Porto Alegre - RS
Contato:

Re: Avião cai em Recife e deixa 16 mortos

Mensagem por AeroEntusiasta »

Aircraft nega ter feito críticas à Noar

Publicado em 6 de agosto de 2011

A empresa Nordeste Aviação Regional (Noar) emitiu esclarecimento sobre críticas que recebeu de representante da Aircraft divulgadas no último dia 2 de agosto pelo Diário do Nordeste. A Aircraft é uma empresa Tcheca fabricante do avião Let-410, que caiu em 13 de julho passado, no Recife.

Segundo a Noar, a Aircraft fez um pronunciamento formal afirmando que não faz comentário baseado em informações falsas, incompletas e não confiáveis. A empresa diz que sempre se apoia em fatos e que nunca se pronunciou ou emitiu opiniões e sugestões com relação ao acidente e suas causas. "Assim nos manteremos até que a investigação seja completada, com seus resultados tornados públicos".

A diretoria da empresa teria dito ainda que não considera os representantes da Aircraft competentes para fazer comentários a respeito dos procedimentos internos de manutenção da Noar e que a Anac seria a única autoridade encarregada para fazer análise sobre o caso.

Falha

A matéria publicada no Diário do Nordeste, no dia 2 de agosto, mostrou que a troca de e-mails, em julho de 2010, entre o então diretor executivo da Noar, Marjony Camelo, e o então diretor de operações, comandante Rivaldo Paurílio - que morreu na queda do Let-410 - confirmava a existência de falha no setor de manutenção da empresa.

A avaliação foi feita pelo comandante Mario Cesar, representante da Aircraft Industries, o que motivou a resposta da empresa Noar.

http://diariodonordeste.globo.com/mater ... go=1022256" onclick="window.open(this.href);return false;
AeroEntusiasta
Fundador
Fundador
Mensagens: 9700
Registrado em: Dom Dez 19, 2004 09:00
Localização: Porto Alegre - RS
Contato:

Re: Avião cai em Recife e deixa 16 mortos

Mensagem por AeroEntusiasta »

12/08/2011 - 16:49

Auditoria na NOAR Linhas Aéreas

Brasília, 12 de Agosto de 2011. A ANAC realizou auditoria na empresa NOAR Linhas Aéreas S.A, com início no dia 17 de julho, em função do processo administrativo de fiscalização instaurado para verificar se a companhia se mantém de acordo com os regulamentos vigentes. Foram identificados indícios de não conformidades nas áreas de operações e de manutenção da companhia, envolvendo descumprimento de requisitos e procedimentos relativos aos registros de manutenção, às anotações técnicas no diário de bordo e aos limites de horas mensal e trimestral dos tripulantes previstos na Lei do Aeronauta.

Portanto, as operações da NOAR Linhas Aéreas S.A permanecem suspensas. Os resultados da auditoria foram comunicados à empresa e anexados ao processo que se encontra em curso, e a companhia recebeu prazo de 30 dias para exercer o direito de esclarecimentos e justificativas.

Este processo administrativo não está vinculado às investigações referentes ao acidente com a aeronave PR-NOB, no Recife, no dia 13 de julho. As investigações sobre o acidente continuam em andamento sob responsabilidade do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), órgão da Aeronáutica.


http://www.anac.gov.br/Noticia.aspx?ttCD_CHAVE=290" onclick="window.open(this.href);return false;
Avatar do usuário
AB3
MASTER
MASTER
Mensagens: 3304
Registrado em: Dom Dez 19, 2004 17:18

Re: Avião cai em Recife e deixa 16 mortos

Mensagem por AB3 »

Não creio que volte...
AB3 - aeroentusiasta forum user
BHZ - Belo Horizonte - MG | Aircraft Mechanic and Aviation Researcher
Artigos em http://www.avioesemusicas.com" onclick="window.open(this.href);return false;
Avatar do usuário
Jet Airways
CMTE.
CMTE.
Mensagens: 864
Registrado em: Qui Abr 01, 2010 23:44
Localização: São Paulo - SP

Re: Avião cai em Recife e deixa 16 mortos

Mensagem por Jet Airways »

Acho muito dificil tbm.
Depois deste acidente, como estão a ocupação dos voos da NHT? Houve alguma interferencia na procura pelas passagens após o acidente com o avião da NOAR, uma vez que a NHT opera o mesmo equipamento?
Abraços,
Jet Airways

"Somente os que voam podem entender com clareza porque os pássaros cantam."
Sentaapua
MASTER
MASTER
Mensagens: 2234
Registrado em: Sex Jan 12, 2007 06:58
Localização: Campo Grande/MS

Re: Avião cai em Recife e deixa 16 mortos

Mensagem por Sentaapua »

Maurício escreveu:
Maurício escreveu:Não se sabe ainda as causas do acidente (provavelmente falha mecânica), mas estatisticamente com este já são 11 acidentes fatais mundiais nos últimos 10 anos, com este tipo de aeronave.
Corrigindo a informação: estatisticamente foram 28 acidentes com vítimas fatais, com o LET-410 em todo o mundo nos últimos 10 anos, conforme o Aviation Safety Network. É uma média muitoooo alta!....
Olá pessoal.

Concordo que a média é alta... com certeza, deveria ser muito baixa ou quase inexistente se não existissem operadores imprudentes, negligentes e imperitos.
Fiz uma rápida comparação com outros turbo-hélices, baseado em dados do mesmo site (http://aviation-safety.net" onclick="window.open(this.href);return false;), e operadores de outras aeronaves também deixam muito a desejar:

EMB 120: 357 produzidos / 16 perdas = 4,5%
ATR 42: 365 produzidos / 24 perdas = 6,5%
L410: 1138 produzidos / 95 perdas = 8%
Cessna 208: 1500 produzidos / 152 perdas = 10%
EMB 110: 500 produzidos / 95 perdas = 19%

Até mais.
Responder