Arqueologia Aeronáutica no Brasil
Moderador: Moderadores
Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
- Constellation
- Moderador
- Mensagens: 3086
- Registrado em: Seg Dez 20, 2004 09:05
- Localização: Londrina
Arqueologia Aeronáutica no Brasil
Caros,
Assim como existe a arqueologia que desvenda túmulos de reis e faraós antigos, ruínas de civilizações desaparecidas, poderíamos começar a levantar ruínas e vestígios de aeronaves, aeroportos, hangares e documentos antigos pelo Brasil afora.
Cada aeroporto do Brasil tem os seus mistérios, suas construções antigas, suas aeronaves abandonadas e os famosos "quartinhos", cômodos esquecidos onde ficam guardados documentos e fotos que ninguém sabe que ainda existem.
Então, estou iniciando um tópico dedicado à Arqueologia Aeronáutica Brasileira. Para não começar sem nada, vou colocar algumas fotos de aeronaves antigas largadas nos aeroportos brasileiros. Não vou colocar DC-3 porque já temos tópicos dedicados exclusivamente a essa aeronave, além de super-especialistas no assunto (o Projeto DC3, por exemplo). Mas outros tipos de aeronaves antigas jazem esquecidos nos aeroportos por aí, e outros estão em ferros-velhos (como o Fairchild C-82 de Manaus).
O tópico está aberto para construções antigas ainda existentes, ou vestígios das mesmas. Podem ser relatos ou fotos.
Grande abraço.
Assim como existe a arqueologia que desvenda túmulos de reis e faraós antigos, ruínas de civilizações desaparecidas, poderíamos começar a levantar ruínas e vestígios de aeronaves, aeroportos, hangares e documentos antigos pelo Brasil afora.
Cada aeroporto do Brasil tem os seus mistérios, suas construções antigas, suas aeronaves abandonadas e os famosos "quartinhos", cômodos esquecidos onde ficam guardados documentos e fotos que ninguém sabe que ainda existem.
Então, estou iniciando um tópico dedicado à Arqueologia Aeronáutica Brasileira. Para não começar sem nada, vou colocar algumas fotos de aeronaves antigas largadas nos aeroportos brasileiros. Não vou colocar DC-3 porque já temos tópicos dedicados exclusivamente a essa aeronave, além de super-especialistas no assunto (o Projeto DC3, por exemplo). Mas outros tipos de aeronaves antigas jazem esquecidos nos aeroportos por aí, e outros estão em ferros-velhos (como o Fairchild C-82 de Manaus).
O tópico está aberto para construções antigas ainda existentes, ou vestígios das mesmas. Podem ser relatos ou fotos.
Grande abraço.

- Constellation
- Moderador
- Mensagens: 3086
- Registrado em: Seg Dez 20, 2004 09:05
- Localização: Londrina
Re: Arqueologia Aeronáutica no Brasil
Caros,
Como não domino a tecnologia de postar fotos diretamente aqui no Fórum, eis os links de algumas fotos do Airliners muito interessantes, de aeronaves antigas desativadas:
http://www.airliners.net/photo/North-Am ... 0842746/L/" onclick="window.open(this.href);return false;
Esse avião, o PT-OQQ, está abandonado há pelo menos 15 anos no Aeroporto de Londrina (SBLO/LDB). Segundo informações, o piloto cometeu erros na partida dos motores e acabou queimando as duas turbinas. Como o custo de recuperação era muito em relação ao preço do avião, ele foi abandonado pelo dono. Agora foi doado ao nosso Aeroclube de Londrina e servirá como aeronave-escola para o Curso de Mecânico de Manutenção Aeronáutica.
http://www.airliners.net/photo/North-Am ... 0292434/L/" onclick="window.open(this.href);return false;
Outra foto do OQQ. Ao lado, os destroços do Beech Traveller também estão no Aeroclube atualmente.
http://www.airliners.net/photo/Unknown/ ... 0292058/L/" onclick="window.open(this.href);return false;
Este raro Beech J-50 Twin Bonanza, o PT-KSD, está parado há 20 anos em uma oficina em LDB. Tem problemas judiciais jamais resolvidos. A oficina tem planos de ficar com a aeronave e restaurá-la completamente, em condição de voo.
Grande abraço.
Como não domino a tecnologia de postar fotos diretamente aqui no Fórum, eis os links de algumas fotos do Airliners muito interessantes, de aeronaves antigas desativadas:
http://www.airliners.net/photo/North-Am ... 0842746/L/" onclick="window.open(this.href);return false;
Esse avião, o PT-OQQ, está abandonado há pelo menos 15 anos no Aeroporto de Londrina (SBLO/LDB). Segundo informações, o piloto cometeu erros na partida dos motores e acabou queimando as duas turbinas. Como o custo de recuperação era muito em relação ao preço do avião, ele foi abandonado pelo dono. Agora foi doado ao nosso Aeroclube de Londrina e servirá como aeronave-escola para o Curso de Mecânico de Manutenção Aeronáutica.
http://www.airliners.net/photo/North-Am ... 0292434/L/" onclick="window.open(this.href);return false;
Outra foto do OQQ. Ao lado, os destroços do Beech Traveller também estão no Aeroclube atualmente.
http://www.airliners.net/photo/Unknown/ ... 0292058/L/" onclick="window.open(this.href);return false;
Este raro Beech J-50 Twin Bonanza, o PT-KSD, está parado há 20 anos em uma oficina em LDB. Tem problemas judiciais jamais resolvidos. A oficina tem planos de ficar com a aeronave e restaurá-la completamente, em condição de voo.
Grande abraço.

-
- PC
- Mensagens: 155
- Registrado em: Ter Jun 02, 2009 18:00
Re: Arqueologia Aeronáutica no Brasil
Grande Connie...parabéns
Obrigado pela citação ao meu respeito. Porém falta muita coisa para meu humilde blog sobre os DC-3s ficar do nível e gabarito do "cultura aeonaltica". Só tenho tempo pra isso , durante o horário da novela das nove da "Rede Bobo", quando a "rádio-patroa" se distrai na TV. Aí eu consigo parar na frente do PC sossegado

Obrigado pela citação ao meu respeito. Porém falta muita coisa para meu humilde blog sobre os DC-3s ficar do nível e gabarito do "cultura aeonaltica". Só tenho tempo pra isso , durante o horário da novela das nove da "Rede Bobo", quando a "rádio-patroa" se distrai na TV. Aí eu consigo parar na frente do PC sossegado

Re: Arqueologia Aeronáutica no Brasil
La Arqueología Aeronáutica es un mundo apasionante y muy interesante además!!... Aquí en Paraguay tenemos nuestro grupo de Arqueología aeronáutica también! 

- Constellation
- Moderador
- Mensagens: 3086
- Registrado em: Seg Dez 20, 2004 09:05
- Localização: Londrina
Re: Arqueologia Aeronáutica no Brasil
Caros amigos,
Vocês sabem que a arqueologia começa, na verdade, nas bibliotecas, e eu acabei achando aqui na minha biblioteca uma foto interessante, muito interessante, em um livro velho:
É uma foto do PP-SMA ainda no pátio da Boeing, em primeiro plano na foto, junto com um Boeing 727, um 707 e um 747. Esse último sequer ainda havia entrado em operação. Eu escaneei o livro, então não ficou com ótima qualidade, mas é um documento importante.
O mais interessante é que o Boeing 707 da foto também veio para o Brasil: é o PP-VJH, que voou muitos anos na Varig e hoje ainda existe, embora esteja parado: é o KC-137 FAB 2403. Na foto, ele está identificado apenas como Boeing 707, sem a pintura da Varig, mas já com o prefixo pintado.
Como não domino a tecnologia de colocar fotos no fórum, coloquei a foto no meu blog, no artigo sobre o PP-SMA. Agradeço a quem puder copiar de lá e postar aqui, ok?
Link do artigo: http://culturaaeronautica.blogspot.com/ ... ar-no.html" onclick="window.open(this.href);return false;
Grande abraço.
Vocês sabem que a arqueologia começa, na verdade, nas bibliotecas, e eu acabei achando aqui na minha biblioteca uma foto interessante, muito interessante, em um livro velho:
É uma foto do PP-SMA ainda no pátio da Boeing, em primeiro plano na foto, junto com um Boeing 727, um 707 e um 747. Esse último sequer ainda havia entrado em operação. Eu escaneei o livro, então não ficou com ótima qualidade, mas é um documento importante.
O mais interessante é que o Boeing 707 da foto também veio para o Brasil: é o PP-VJH, que voou muitos anos na Varig e hoje ainda existe, embora esteja parado: é o KC-137 FAB 2403. Na foto, ele está identificado apenas como Boeing 707, sem a pintura da Varig, mas já com o prefixo pintado.
Como não domino a tecnologia de colocar fotos no fórum, coloquei a foto no meu blog, no artigo sobre o PP-SMA. Agradeço a quem puder copiar de lá e postar aqui, ok?
Link do artigo: http://culturaaeronautica.blogspot.com/ ... ar-no.html" onclick="window.open(this.href);return false;
Grande abraço.

Re: Arqueologia Aeronáutica no Brasil
Qué maravilla!... toda la linea de Boeing de la época juntas en la foto, es coincidencia!? también dos aviones destinados para compañías aéreas brasileras en la misma foto!!! 

Re: Arqueologia Aeronáutica no Brasil
Jonas, tem dois jeitos de colocar a foto aqui:
Uma é inscrevendo em algum site de armazenamento de foto (imageshack/photobucket . . .) e hospedar as fotos lá, e pegar as propriedades dela e ver qual é o caminho da internet; http://www.imageshack.com/ppjj/fotodo737.jpeg" onclick="window.open(this.href);return false;, p. ex e copiar o endereço.
como você já coloca no blog, lá tem o caminho pronto, que é este: http://4.bp.blogspot.com/-nLtg1-twMnw/T ... Boeing.jpg" onclick="window.open(this.href);return false; então é só copiar.
Para que apareça no AF coloca
.
Espero ter ajudado

Uma é inscrevendo em algum site de armazenamento de foto (imageshack/photobucket . . .) e hospedar as fotos lá, e pegar as propriedades dela e ver qual é o caminho da internet; http://www.imageshack.com/ppjj/fotodo737.jpeg" onclick="window.open(this.href);return false;, p. ex e copiar o endereço.
como você já coloca no blog, lá tem o caminho pronto, que é este: http://4.bp.blogspot.com/-nLtg1-twMnw/T ... Boeing.jpg" onclick="window.open(this.href);return false; então é só copiar.
Para que apareça no AF coloca
Espero ter ajudado

Re: Arqueologia Aeronáutica no Brasil

Gostaria de acrescentar uma pequena contribuição para a arqueologia aeronáutica. Sou de Mato Grosso do Sul, já fui piloto, e abandonei a profissão já há 30 anos, mas de vez em quando ainda tenho o prazer de voar como piloto (é como andar de bicicleta a gente não esquece).
Estou sempre acompanhando fatos sobre a aviação e lembrei-me de um fato interessante ainda na minha adolescência em Mato Grosso do sul:
- Na cidade de Nova Andradina Ms próximo a divisa com são paulo, no começo dos anos '70, foi achado uma asa de um avião da força aérea americana (USAF), era uma asa ( e creio que foram achados outros pedaços) do cargueiro Curtiss-Wright C-46 Commando, que pertencia a USAF, pois ainda tinha o famoso símbolo pintado na asa.
Ocorreu que um vaqueiro galopando por uma parte plana de um pasto de fazenda, escutou um som alto de superfície oca e ficou curioso, parou o cavalo e cavou um pouco e descobriu uma superfície prateada logo abaixo do nível do solo. Chamou o dono da fazenda que examinou e identificou o objeto como sendo asa de avião. Para espanto de todos era uma asa enorme (O C-46 tinha quase 33 metros de envergadura, cada asa deveria quase 15 metros!), como estávamos em regime de exceção política a base aérea de Campo Grande (BACG) foi acionada e foi até o local investigar, e removeu a asa. O maior jornal da cidade a epóca (e até hoje) Correio do Estado, publicou a notícia em notas discretas.
Como era coisa de militares, logo nada mais se publicou sobre o assunto e o assunto ficou misterioso.
As especulações dos aspirantes a pilotos (meu caso e dos meus amigos a quem o assunto chamou muita atenção)
(Considerando a fase que o Governo Vargas flertava com os Nazistas)
- Teria sido este avião abatido em território brasileiro pela FAB ainda nos anos '50 ou '40?
- Seria uma avião que transportava espiões e acidentou-se em território brasileiro sendo ocultado propositalmente?
- Seriam os americanos contumazes violadores do espaço aéreo brasileiro?
Pois é, este mistério acompanhou-me por muito tempo, sempre interessou-me saber a explicação.
Casualmente no começo dos anos '90 folheando uma das várias revistas sobre aviação que surgiram e desapareceram rápidamente do mercado editorial brasileiro, na Livraria La Selva no aeroporto de Cumbica enquanto aguardava a chamado do meu voo para Fortaleza Ce, onde moro atualmente, eu descobri a chave do mistério.
A revista tinha bom contéudo de texto, mas era pobre em imagens e diagramação, mas havia nela um artigo que falava das muitas empresas aéreas que surgiram no Brasil no pós-guerra. E dizia que era muito fácil comprar aviões. Eram baratos pois havia muitas sobras de guerra. Assim muitas empresas surgiram e eram comuns os aviões DC-3 (o preferido de todos) outros modelos como o C-46 também eram adquiridos facilmente.
Com o passar de alguns anos a demanda de aeronaves equilibrou o mercado. E começaram a surgir dificuldades de manutenção para algumas pequenas empresas, era preciso importar todas as peças e para isso havia exigências burocráticas e tributárias horriveis por parte do governo brasileiro. Além disso, algumas empresas eram descapitalizadas e quase sempre trabalhavam a crédito, aeronave parada era prejuízo certo - as piores aeronaves da frota começaram a ser canibalizadas até ocorrer a inversão - Canibalizavam a melhor aeronave para manter a maior parte das outras voando! Até que começou o contrabando de peças via Paraguai e Bolívia (olhem o mapa do Mato Grosso do Sul!), a coisa chegou até o ponto que vários interessados em peças compravam um avião e o transladavam para o Brasil por fronteiras desguarnecidas, em seguida desmontavam o "bicho" repartindo as peças que necessitavam (bom eu mesmo voei várias vezes ao paraguai para trocar o motor do avião), o que não interessava era escondido e enterrado.
A revista citava a região próxima a Nova Andradina (inclusive o achado),e várias outras regiões do país, inclusive Atibaia.
Como estava com pouco dinheiro, não comprei a revista. E claro nunca pude achá-la novamente. Acabei esquecendo até o nome dela e também na epóca eu não levava tão a sério essa fascinante pesquisa histórica.
Assim se alguém souber alguma coisa do assunto e quiser esclarecer melhor agradeceria imensamente, aproveito para lembrar que deve haver um verdadeiro "tesouro" de aeronaves enterradas pelo Brasil, que sabe nós não conseguimos achar?
-
- PC
- Mensagens: 155
- Registrado em: Ter Jun 02, 2009 18:00
Re: Arqueologia Aeronáutica no Brasil
Isto sim é trabalho para a arqueologia aeronáutica, literalmente.
Que história interessante.

Que história interessante.
- Constellation
- Moderador
- Mensagens: 3086
- Registrado em: Seg Dez 20, 2004 09:05
- Localização: Londrina
Re: Arqueologia Aeronáutica no Brasil
Caros,
Muito interessante a história do Augusto. Um amigo meu também me informou que ainda existe um bom pedaço do Constellation de Auriflama naquela região. Ele ia pesquisar melhor e me falar.
Ficava pensando na infinidade de velhos aviões encostados em fundos de hangar pelo Brasil afora, mas aviões encontrar aviões ou peças enterradas é outra coisa. Fantástico.
Grande abraço.
Muito interessante a história do Augusto. Um amigo meu também me informou que ainda existe um bom pedaço do Constellation de Auriflama naquela região. Ele ia pesquisar melhor e me falar.
Ficava pensando na infinidade de velhos aviões encostados em fundos de hangar pelo Brasil afora, mas aviões encontrar aviões ou peças enterradas é outra coisa. Fantástico.
Grande abraço.

-
- PC
- Mensagens: 155
- Registrado em: Ter Jun 02, 2009 18:00
Re: Arqueologia Aeronáutica no Brasil
Pelo google earth não encontrei nada. Talvez alguem dando uma localização quase precisa seja mais fácil achar algo.
- Constellation
- Moderador
- Mensagens: 3086
- Registrado em: Seg Dez 20, 2004 09:05
- Localização: Londrina
Re: Arqueologia Aeronáutica no Brasil
Caro ProjetoDC3,ProjetoDC3 escreveu:Pelo google earth não encontrei nada. Talvez alguem dando uma localização quase precisa seja mais fácil achar algo.
TAmbém já vasculhei a área pelo Google Earth, mas os restos desse avião, se ainda existirem , devem estar longe, talvez até mesmo em São Paulo, pois foram removidos pela FAB pouco tempo depois do acidente. O voo era clandestino.
Eu fico pensando em quanta coisa interessante vai aparecer quando demolirem o PAMA-SP, o que não vai demorar muito para acontecer.
Grande abraço.

-
- PC
- Mensagens: 141
- Registrado em: Qua Jan 27, 2010 21:56
Re: Arqueologia Aeronáutica no Brasil
Olhando para essa foto tirada em Seattle, pergunto aos que vieram na época. Por que a Varig e a Cruzeiro não optaram pelo 727-200 ao invés do 727-100, já que já estavam disponivéis no mercado.
Eu que na época era "GC" , sofria por falta de lugares na hora de viajar!
Eu que na época era "GC" , sofria por falta de lugares na hora de viajar!
- Constellation
- Moderador
- Mensagens: 3086
- Registrado em: Seg Dez 20, 2004 09:05
- Localização: Londrina
Re: Arqueologia Aeronáutica no Brasil
Caros,
Em resposta ao meu artigo sobre o Twin Bonanza no meu Blog, um leitor me mandou uma interessantíssima foto do PT-AZG, um Beech BE50D que pousou na rodovia BR 381 em São Gonçalo do Rio Abaixo, MG, a 85 Km de Belo Horizonte. mais uma aeronave descoberta em um lugar remoto qualquer:
Vejam a foto no link: http://beta.trekearth.com/viewphotos.php?l=7&p=1209585" onclick="window.open(this.href);return false;
Grande abraço.
Em resposta ao meu artigo sobre o Twin Bonanza no meu Blog, um leitor me mandou uma interessantíssima foto do PT-AZG, um Beech BE50D que pousou na rodovia BR 381 em São Gonçalo do Rio Abaixo, MG, a 85 Km de Belo Horizonte. mais uma aeronave descoberta em um lugar remoto qualquer:
Vejam a foto no link: http://beta.trekearth.com/viewphotos.php?l=7&p=1209585" onclick="window.open(this.href);return false;
Grande abraço.

-
- MASTER
- Mensagens: 1644
- Registrado em: Dom Jun 24, 2007 16:37
Re: Arqueologia Aeronáutica no Brasil
Enorme diferença de $$$ , já que o 100 foi substituido pelo 200 . A oferta de 727-100 era muito grande , tornando o modelo relativamente barato e não tinha lista de espera ...EduardoJoseDias escreveu:Olhando para essa foto tirada em Seattle, pergunto aos que vieram na época. Por que a Varig e a Cruzeiro não optaram pelo 727-200 ao invés do 727-100, já que já estavam disponivéis no mercado.
Eu que na época era "GC" , sofria por falta de lugares na hora de viajar!
Sérgio Bica
Caso Nova Andradina! (Achado de Asa de Curtiss C-46 enterrad
Amigos,
Casualmente topei com o Blog do Comandante Delfino (http://aventureirosdoar44.blogspot.com/ ... -l749.html" onclick="window.open(this.href);return false;) onde ele relata o caso do Constellation lá de Auriflama, e também faz referencia ao caos Nova Andradina. Segundo ele o caso faz parte de uma reportagem do Estadão de 1982.
Pelo jeito a coisa era mais pro caso de contrabando do que manutenção, mas lembro-me que o avião ou melhor a asa ainda tinha a estrela americana da USAF, isto ainda está me intrigando.
Abraços.
Augusto
Casualmente topei com o Blog do Comandante Delfino (http://aventureirosdoar44.blogspot.com/ ... -l749.html" onclick="window.open(this.href);return false;) onde ele relata o caso do Constellation lá de Auriflama, e também faz referencia ao caos Nova Andradina. Segundo ele o caso faz parte de uma reportagem do Estadão de 1982.
Pelo jeito a coisa era mais pro caso de contrabando do que manutenção, mas lembro-me que o avião ou melhor a asa ainda tinha a estrela americana da USAF, isto ainda está me intrigando.
Abraços.
Augusto
Caso Nova Andradina! (Achado de Asa de Curtiss C-46 enterrad
Amigos,
Casualmente topei com o Blog do Comandante Delfino (http://aventureirosdoar44.blogspot.com/ ... -l749.html" onclick="window.open(this.href);return false;) onde ele relata o caso do Constellation lá de Auriflama, e também faz referencia ao caos Nova Andradina. Segundo ele o caso faz parte de uma reportagem do Estadão de 1982.
Pelo jeito a coisa era mais pro caso de contrabando do que manutenção, mas lembro-me que o avião ou melhor a asa ainda tinha a estrela americana da USAF, isto ainda está me intrigando.
Abraços.
Augusto
Casualmente topei com o Blog do Comandante Delfino (http://aventureirosdoar44.blogspot.com/ ... -l749.html" onclick="window.open(this.href);return false;) onde ele relata o caso do Constellation lá de Auriflama, e também faz referencia ao caos Nova Andradina. Segundo ele o caso faz parte de uma reportagem do Estadão de 1982.
Pelo jeito a coisa era mais pro caso de contrabando do que manutenção, mas lembro-me que o avião ou melhor a asa ainda tinha a estrela americana da USAF, isto ainda está me intrigando.
Abraços.
Augusto
- Constellation
- Moderador
- Mensagens: 3086
- Registrado em: Seg Dez 20, 2004 09:05
- Localização: Londrina
Re: Caso Nova Andradina! (Achado de Asa de Curtiss C-46 enterrad
Caros,Augusto escreveu:Amigos,
Casualmente topei com o Blog do Comandante Delfino (http://aventureirosdoar44.blogspot.com/ ... -l749.html" onclick="window.open(this.href);return false;) onde ele relata o caso do Constellation lá de Auriflama, e também faz referencia ao caos Nova Andradina. Segundo ele o caso faz parte de uma reportagem do Estadão de 1982.
Pelo jeito a coisa era mais pro caso de contrabando do que manutenção, mas lembro-me que o avião ou melhor a asa ainda tinha a estrela americana da USAF, isto ainda está me intrigando.
Abraços.
Augusto
O texto sobre o caso do Constellation de Auriflama ele tirou do meu blog "Cultura Aeronáutica" sem colocar a devida referência...







Realmente, tá desanimando, acho que vou acabar tirando meu blog do ar e pessoal que se vire para pesquisar sem ficar "xupando" artigos que a gente tem um trabalhão pra fazer.

Re: Arqueologia Aeronáutica no Brasil
No haga eso por favor!... Qué tristeza!! 

Re: Arqueologia Aeronáutica no Brasil
Poxa! Já sabia do caso do Constellation graças ao seu blog que sempre leio e considero-o um dos melhores inclusive pois está no meu Google Reader. Por favor não faça isso, acredito que o Comandante Delfino não teve intenção de prejudicá-lo!