VHF: pequeno erro...

Neste espaço você pode mostrar suas fotos e vídeos, postar seus logs dos aeroportos, além das escutas em HF/VHF/UHF, bem como mensagens de ACARS.

Moderador: Moderadores

Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
AeroEntusiasta
Fundador
Fundador
Mensagens: 9635
Registrado em: Dom Dez 19, 2004 09:00
Localização: Porto Alegre - RS
Contato:

VHF: pequeno erro...

Mensagem por AeroEntusiasta »

Boa tarde.

Apenas para registrar uma pequena bobagem que ouvi no VHF, um erro de procedimento. O controlador informa ao tráfego no primeiro contato rádio:

"Bom dia, contato radar na decolagem, subida livre ao nível 350, restrito a 4.000 pés."

O piloto atento, questionou a informação: "Confirme, subida livre ou restrito a 4 mil?".

Após o questionamento, o controlador corrigiu a informação.

Esse foi daqueles erros de vício, onde o controlador já tem a frase pronta na memória "contato radar, suba livre ao nível...". Um pequeno engano, que numa terminal congestionada e radar inop, pode ser um daqueles "elos da corrente".

Um abraço,
Feldmann

Re: VHF: pequeno erro...

Mensagem por Feldmann »

ele deveria ter falado, "contato radar na decolagem, restrito inicialmente a 4000pés, apos fixo fuluano de tal ou passagem do trafego ou,ou,ou... e apos subida livre ao 350."
Gustavo Martins
PC
PC
Mensagens: 274
Registrado em: Seg Abr 03, 2006 09:33
Localização: Belo Horizonte - MG
Contato:

Re: VHF: pequeno erro...

Mensagem por Gustavo Martins »

Presencio isso as vezes na fonia, mas em uma outra situação, aliás já escutei uma discurssão entre controlador e piloto de uma grande empresa, que por sinal ficou muito chato para os dois. O que acontece é o seguinte, a aeronave tem que seguir a carta de saída com algumas restrições na subida ( http://www.aisweb.aer.mil.br/_inc/carta ... 089&d=tela" onclick="window.open(this.href);return false; ) como por exemplo em GEDIP ela teria que nivelar no 120, mas as vezes o controladore diz por ex. Gol 0000 contato radar na decolagem, saída PENTE 1, autorizado 350. Então aí que mora o erro pois o controlador recebeu a liberação do nível final pelo ACC e simplesmente repassa a informação p/ a aeronave, mas AS VEZES esquece de complementar a frase: "saída PENTE 1, autorizado 350, seguindo as restrições verticais da saída". A minha intenção aqui não é apontar algum errado na situação, mas se você se pegar em uma situação dessas, o ideal é confirmar se a subida está livre das restrições ou não.

Bons voos!

Gustavo Martins
feliperodrigues
CMTE.
CMTE.
Mensagens: 715
Registrado em: Qui Abr 17, 2008 14:29
Localização: Pelotas/RS - SBPK

Re: VHF: pequeno erro...

Mensagem por feliperodrigues »

Ia postar exatamente o que disse o Everton, escuto diariamente o controle aqui de Curitiba liberar subidas ao nivel final sem restrições previstas na carta de saida.
Gustavo Martins
PC
PC
Mensagens: 274
Registrado em: Seg Abr 03, 2006 09:33
Localização: Belo Horizonte - MG
Contato:

Re: VHF: pequeno erro...

Mensagem por Gustavo Martins »

everton_cwb escreveu:
Gustavo Martins escreveu:Presencio isso as vezes na fonia, mas em uma outra situação, aliás já escutei uma discurssão entre controlador e piloto de uma grande empresa, que por sinal ficou muito chato para os dois. O que acontece é o seguinte, a aeronave tem que seguir a carta de saída com algumas restrições na subida ( http://www.aisweb.aer.mil.br/_inc/carta ... 089&d=tela" onclick="window.open(this.href);return false; ) como por exemplo em GEDIP ela teria que nivelar no 120, mas as vezes o controladore diz por ex. Gol 0000 contato radar na decolagem, saída PENTE 1, autorizado 350. Então aí que mora o erro pois o controlador recebeu a liberação do nível final pelo ACC e simplesmente repassa a informação p/ a aeronave, mas AS VEZES esquece de complementar a frase: "saída PENTE 1, autorizado 350, seguindo as restrições verticais da saída". A minha intenção aqui não é apontar algum errado na situação, mas se você se pegar em uma situação dessas, o ideal é confirmar se a subida está livre das restrições ou não.

Bons voos!

Gustavo Martins
Gustavo,
Se o controlador fala só isso, quem está errado é ele. Há pouco tempo foi padronizado o termo para esse tipo de liberação. Ele deve dizer "canceladas as restrições de nível máximo da SID". As saídas Kotol e Paranaguá, do Afonso Pena (Curitiba), tem isso e é muito comum ouvir essa frase quando a subida é sem restrições ao FL de cruzeiro.
Concordo com você Everton.
Renan Dei Svaldi
PC
PC
Mensagens: 163
Registrado em: Sáb Mar 20, 2010 19:58
Localização: Holly Cross, SSSC

Re: VHF: pequeno erro...

Mensagem por Renan Dei Svaldi »

Ele autoriza porque de fato está 'livre' a subida,
se tivesse alguma restrição iria usar os níveis da SID.

abraço
PR-WJI
MASTER
MASTER
Mensagens: 6909
Registrado em: Dom Dez 19, 2004 11:20

Re: VHF: pequeno erro...

Mensagem por PR-WJI »

Hoje o TAM estava na ponte 4L e o GOL que pousou iria para a 4R. Quando a TAM finalizou o pushback na 4L, ficou com a aeronave proximo ao eixo da 4R. O Solo solicitou que o GOL aguardasse no ponto de espera da taxiway antes de ingressar na posição 4R.

GOL: Uma sugestao da proxima vez é solicitar o pushback da aeronave da TAM mais para trás porque eu não entro no pátio assim.
GND: Se o senhor nao tivesse feito o táxi tão lento, eu seguraria o TAM até tu entrar na posição.
GOL: Senhor, sao regras da empresa realizar o táxi a 10kt.
GND: Então o senhor aguarde.
TAM: TAMxxxx, está com POBxx, alternando xx com autonomia de xxh.
Renan Dei Svaldi
PC
PC
Mensagens: 163
Registrado em: Sáb Mar 20, 2010 19:58
Localização: Holly Cross, SSSC

Re: VHF: pequeno erro...

Mensagem por Renan Dei Svaldi »

que faaaase! :hap:
Feldmann

Re: VHF: pequeno erro...

Mensagem por Feldmann »

PR-WJI escreveu:Hoje o TAM estava na ponte 4L e o GOL que pousou iria para a 4R. Quando a TAM finalizou o pushback na 4L, ficou com a aeronave proximo ao eixo da 4R. O Solo solicitou que o GOL aguardasse no ponto de espera da taxiway antes de ingressar na posição 4R.

GOL: Uma sugestao da proxima vez é solicitar o pushback da aeronave da TAM mais para trás porque eu não entro no pátio assim.
GND: Se o senhor nao tivesse feito o táxi tão lento, eu seguraria o TAM até tu entrar na posição.
GOL: Senhor, sao regras da empresa realizar o táxi a 10kt.
GND: Então o senhor aguarde.
TAM: TAMxxxx, está com POBxx, alternando xx com autonomia de xxh.

:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

10kt?? ele ta brincando... o taxi é feito a 5kt.... tartaruga laranja... imagina fazer taxi a 10kt em gru...

Bem feito pro pilotinho...
Stephan K.P.
CMTE.
CMTE.
Mensagens: 529
Registrado em: Dom Dez 19, 2004 12:54
Localização: Porto Alegre - RS
Contato:

Re: VHF: pequeno erro...

Mensagem por Stephan K.P. »

Uma vez decolando de SBCT com destino a SBGR nos foi autorizado o seguinte:

- PT-EVE, contato radar na decolagem, autorizado nível 090 na saída KOTOL, reporte atingindo. (ele não falou a palavra mágica "sem restrições", e em KOTOL tem uma restrição vertical de FL070 ou abaixo)

Como eu estava na fonia, perguntei para ele se estava autorizado o nível 090 sem restrições ou se a gente deveria cumprir as restrições da carta, conforme o previsto... Não é que o controlador ficou P*TO e veio dar esporro?

- PT-EVE, se eu autorizei o nível 090 é porque você pode subir para ele, né?

O controlador tava completamente errado, se ele fala assim, pela ICA, é previsto cumprir sim as restrições.

Mais um erro de controlador... O pior é que eles se acham os melhores, mesmo errado e não sabendo que errou. :nopz:
Stephan Klos Pugatch
Fotos no Airliners.net = http://www.airliners.net/search/photo.s ... %20Pugatch
Responder