VHF: pequeno erro...
Moderador: Moderadores
Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
-
- Fundador
- Mensagens: 9635
- Registrado em: Dom Dez 19, 2004 09:00
- Localização: Porto Alegre - RS
- Contato:
VHF: pequeno erro...
Boa tarde.
Apenas para registrar uma pequena bobagem que ouvi no VHF, um erro de procedimento. O controlador informa ao tráfego no primeiro contato rádio:
"Bom dia, contato radar na decolagem, subida livre ao nível 350, restrito a 4.000 pés."
O piloto atento, questionou a informação: "Confirme, subida livre ou restrito a 4 mil?".
Após o questionamento, o controlador corrigiu a informação.
Esse foi daqueles erros de vício, onde o controlador já tem a frase pronta na memória "contato radar, suba livre ao nível...". Um pequeno engano, que numa terminal congestionada e radar inop, pode ser um daqueles "elos da corrente".
Um abraço,
Apenas para registrar uma pequena bobagem que ouvi no VHF, um erro de procedimento. O controlador informa ao tráfego no primeiro contato rádio:
"Bom dia, contato radar na decolagem, subida livre ao nível 350, restrito a 4.000 pés."
O piloto atento, questionou a informação: "Confirme, subida livre ou restrito a 4 mil?".
Após o questionamento, o controlador corrigiu a informação.
Esse foi daqueles erros de vício, onde o controlador já tem a frase pronta na memória "contato radar, suba livre ao nível...". Um pequeno engano, que numa terminal congestionada e radar inop, pode ser um daqueles "elos da corrente".
Um abraço,
Sem mais.
Equipe AeroEntusiasta
http://www.AeroEntusiasta.com.br
https://twitter.com/AeroEntusiasta
https://www.instagram.com/aeroentusiasta/

Equipe AeroEntusiasta
http://www.AeroEntusiasta.com.br
https://twitter.com/AeroEntusiasta
https://www.instagram.com/aeroentusiasta/

Re: VHF: pequeno erro...
ele deveria ter falado, "contato radar na decolagem, restrito inicialmente a 4000pés, apos fixo fuluano de tal ou passagem do trafego ou,ou,ou... e apos subida livre ao 350."
-
- PC
- Mensagens: 274
- Registrado em: Seg Abr 03, 2006 09:33
- Localização: Belo Horizonte - MG
- Contato:
Re: VHF: pequeno erro...
Presencio isso as vezes na fonia, mas em uma outra situação, aliás já escutei uma discurssão entre controlador e piloto de uma grande empresa, que por sinal ficou muito chato para os dois. O que acontece é o seguinte, a aeronave tem que seguir a carta de saída com algumas restrições na subida ( http://www.aisweb.aer.mil.br/_inc/carta ... 089&d=tela" onclick="window.open(this.href);return false; ) como por exemplo em GEDIP ela teria que nivelar no 120, mas as vezes o controladore diz por ex. Gol 0000 contato radar na decolagem, saída PENTE 1, autorizado 350. Então aí que mora o erro pois o controlador recebeu a liberação do nível final pelo ACC e simplesmente repassa a informação p/ a aeronave, mas AS VEZES esquece de complementar a frase: "saída PENTE 1, autorizado 350, seguindo as restrições verticais da saída". A minha intenção aqui não é apontar algum errado na situação, mas se você se pegar em uma situação dessas, o ideal é confirmar se a subida está livre das restrições ou não.
Bons voos!
Gustavo Martins
Bons voos!
Gustavo Martins
-
- CMTE.
- Mensagens: 715
- Registrado em: Qui Abr 17, 2008 14:29
- Localização: Pelotas/RS - SBPK
Re: VHF: pequeno erro...
Ia postar exatamente o que disse o Everton, escuto diariamente o controle aqui de Curitiba liberar subidas ao nivel final sem restrições previstas na carta de saida.
-
- PC
- Mensagens: 274
- Registrado em: Seg Abr 03, 2006 09:33
- Localização: Belo Horizonte - MG
- Contato:
Re: VHF: pequeno erro...
Concordo com você Everton.everton_cwb escreveu:Gustavo,Gustavo Martins escreveu:Presencio isso as vezes na fonia, mas em uma outra situação, aliás já escutei uma discurssão entre controlador e piloto de uma grande empresa, que por sinal ficou muito chato para os dois. O que acontece é o seguinte, a aeronave tem que seguir a carta de saída com algumas restrições na subida ( http://www.aisweb.aer.mil.br/_inc/carta ... 089&d=tela" onclick="window.open(this.href);return false; ) como por exemplo em GEDIP ela teria que nivelar no 120, mas as vezes o controladore diz por ex. Gol 0000 contato radar na decolagem, saída PENTE 1, autorizado 350. Então aí que mora o erro pois o controlador recebeu a liberação do nível final pelo ACC e simplesmente repassa a informação p/ a aeronave, mas AS VEZES esquece de complementar a frase: "saída PENTE 1, autorizado 350, seguindo as restrições verticais da saída". A minha intenção aqui não é apontar algum errado na situação, mas se você se pegar em uma situação dessas, o ideal é confirmar se a subida está livre das restrições ou não.
Bons voos!
Gustavo Martins
Se o controlador fala só isso, quem está errado é ele. Há pouco tempo foi padronizado o termo para esse tipo de liberação. Ele deve dizer "canceladas as restrições de nível máximo da SID". As saídas Kotol e Paranaguá, do Afonso Pena (Curitiba), tem isso e é muito comum ouvir essa frase quando a subida é sem restrições ao FL de cruzeiro.
-
- PC
- Mensagens: 163
- Registrado em: Sáb Mar 20, 2010 19:58
- Localização: Holly Cross, SSSC
Re: VHF: pequeno erro...
Ele autoriza porque de fato está 'livre' a subida,
se tivesse alguma restrição iria usar os níveis da SID.
abraço
se tivesse alguma restrição iria usar os níveis da SID.
abraço
Re: VHF: pequeno erro...
Hoje o TAM estava na ponte 4L e o GOL que pousou iria para a 4R. Quando a TAM finalizou o pushback na 4L, ficou com a aeronave proximo ao eixo da 4R. O Solo solicitou que o GOL aguardasse no ponto de espera da taxiway antes de ingressar na posição 4R.
GOL: Uma sugestao da proxima vez é solicitar o pushback da aeronave da TAM mais para trás porque eu não entro no pátio assim.
GND: Se o senhor nao tivesse feito o táxi tão lento, eu seguraria o TAM até tu entrar na posição.
GOL: Senhor, sao regras da empresa realizar o táxi a 10kt.
GND: Então o senhor aguarde.
TAM: TAMxxxx, está com POBxx, alternando xx com autonomia de xxh.
GOL: Uma sugestao da proxima vez é solicitar o pushback da aeronave da TAM mais para trás porque eu não entro no pátio assim.
GND: Se o senhor nao tivesse feito o táxi tão lento, eu seguraria o TAM até tu entrar na posição.
GOL: Senhor, sao regras da empresa realizar o táxi a 10kt.
GND: Então o senhor aguarde.
TAM: TAMxxxx, está com POBxx, alternando xx com autonomia de xxh.
-
- PC
- Mensagens: 163
- Registrado em: Sáb Mar 20, 2010 19:58
- Localização: Holly Cross, SSSC
Re: VHF: pequeno erro...
que faaaase! 

Re: VHF: pequeno erro...
PR-WJI escreveu:Hoje o TAM estava na ponte 4L e o GOL que pousou iria para a 4R. Quando a TAM finalizou o pushback na 4L, ficou com a aeronave proximo ao eixo da 4R. O Solo solicitou que o GOL aguardasse no ponto de espera da taxiway antes de ingressar na posição 4R.
GOL: Uma sugestao da proxima vez é solicitar o pushback da aeronave da TAM mais para trás porque eu não entro no pátio assim.
GND: Se o senhor nao tivesse feito o táxi tão lento, eu seguraria o TAM até tu entrar na posição.
GOL: Senhor, sao regras da empresa realizar o táxi a 10kt.
GND: Então o senhor aguarde.
TAM: TAMxxxx, está com POBxx, alternando xx com autonomia de xxh.












10kt?? ele ta brincando... o taxi é feito a 5kt.... tartaruga laranja... imagina fazer taxi a 10kt em gru...
Bem feito pro pilotinho...
-
- CMTE.
- Mensagens: 529
- Registrado em: Dom Dez 19, 2004 12:54
- Localização: Porto Alegre - RS
- Contato:
Re: VHF: pequeno erro...
Uma vez decolando de SBCT com destino a SBGR nos foi autorizado o seguinte:
- PT-EVE, contato radar na decolagem, autorizado nível 090 na saída KOTOL, reporte atingindo. (ele não falou a palavra mágica "sem restrições", e em KOTOL tem uma restrição vertical de FL070 ou abaixo)
Como eu estava na fonia, perguntei para ele se estava autorizado o nível 090 sem restrições ou se a gente deveria cumprir as restrições da carta, conforme o previsto... Não é que o controlador ficou P*TO e veio dar esporro?
- PT-EVE, se eu autorizei o nível 090 é porque você pode subir para ele, né?
O controlador tava completamente errado, se ele fala assim, pela ICA, é previsto cumprir sim as restrições.
Mais um erro de controlador... O pior é que eles se acham os melhores, mesmo errado e não sabendo que errou.
- PT-EVE, contato radar na decolagem, autorizado nível 090 na saída KOTOL, reporte atingindo. (ele não falou a palavra mágica "sem restrições", e em KOTOL tem uma restrição vertical de FL070 ou abaixo)
Como eu estava na fonia, perguntei para ele se estava autorizado o nível 090 sem restrições ou se a gente deveria cumprir as restrições da carta, conforme o previsto... Não é que o controlador ficou P*TO e veio dar esporro?
- PT-EVE, se eu autorizei o nível 090 é porque você pode subir para ele, né?
O controlador tava completamente errado, se ele fala assim, pela ICA, é previsto cumprir sim as restrições.
Mais um erro de controlador... O pior é que eles se acham os melhores, mesmo errado e não sabendo que errou.

Stephan Klos Pugatch
Fotos no Airliners.net = http://www.airliners.net/search/photo.s ... %20Pugatch
Fotos no Airliners.net = http://www.airliners.net/search/photo.s ... %20Pugatch