Gostaria de saber algumas dicas para fotografar

Neste espaço você pode mostrar suas fotos e vídeos, postar seus logs dos aeroportos, além das escutas em HF/VHF/UHF, bem como mensagens de ACARS.

Moderador: Moderadores

Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
Lucas.Souto
PP
PP

Gostaria de saber algumas dicas para fotografar

Mensagem por Lucas.Souto »

Olá,

Vocês poderiam me dar umas dicas? qual seria o melhor horario, etc?

Existe algum jeito de provar que a foto é minha na internet, seria através de logo marcas nas fotos?

Abraço.
Francisco - CGR
Suporte Técnico
Suporte Técnico
Contato:

Re: Gostaria de saber algumas dicas para fotografar

Mensagem por Francisco - CGR »

Melhor horário é sempre aquele que o só está a favor do objetivo da foto, no caso, o avião! hehe! :D varia de lugar para lugar....

Provar que a foto é sua é deter o arquivo original que veio da camera com os "EXIFS" (informaçoes que a propria camera grava no arquivo da foto) preservados.
No caso da minha Camera (SX30 IS), ela grava o nome do Autor da foto no EXIF.

Abs
Viva para aprender, na aviação, aprenda para viver
--
AeroEntusiasta nas Redes Sociais:
Imagem AeroEntusiasta: http://www.twitter.com.br/AeroEntusiasta
Imagem AeroForum: http://www.twitter.com/AeroForum
Imagem AeroEntusiasta: http://www.facebook.com/aeroentusiasta
Lucas.Souto
PP
PP

Francisco,

Obrigado. :yeah:

Já estou pensando em um lugar estratégico para fotografar :hmm: hehe, pena que a câmera não vai ajudar. Mas vamos ver no que dá.

Grande abraço.
Francisco - CGR
Suporte Técnico
Suporte Técnico
Contato:

Mensagem por Francisco - CGR »

Lucas.Souto escreveu:Francisco,

Já estou pensando em um lugar estratégico para fotografar :hmm: hehe, pena que a câmera não vai ajudar. Mas vamos ver no que dá.

Grande abraço.

Não sei onde tu tá, mas faz o teste aí e compartilha com a gente!

Abs
Viva para aprender, na aviação, aprenda para viver
--
AeroEntusiasta nas Redes Sociais:
Imagem AeroEntusiasta: http://www.twitter.com.br/AeroEntusiasta
Imagem AeroForum: http://www.twitter.com/AeroForum
Imagem AeroEntusiasta: http://www.facebook.com/aeroentusiasta
Lucas.Souto
PP
PP

Francisco - CGR escreveu:
Lucas.Souto escreveu:Francisco,

Grande abraço.

Não sei onde tu tá, mas faz o teste aí e compartilha com a gente!

Abs
Aeroporto do Recife.

Pensei nesse viaduto aqui:

Imagem

Abraço.
CORSARIO 2402
MULTI
MULTI

Mensagem por CORSARIO 2402 »

Lucas

Sou de REC, e te sugiro o proio TPS na parte da manha, pois o sol eh favoravel para fotos.

Uma compacta dah de bom tamanha no TPS devido a proximidade do movimento.

Este viaduto eh PERIGOSO, devid ao trafego de carros e caminhoes, as vezes vc acha pessoas ma encaradas e poodem te fazer mal.

Eu mesmo desisti de ir, jah estava perto do antigo TPS e vi 3 elementos mt suspeitos e resolvi voltar, qdo olhei para tras vi uma patrulha da PM jah abordando eles...........

De todo caso, me procure q poderemos ir spotear no TPS.

Abraçao

CORSARIO 2402
A320
PP
PP

Mensagem por A320 »

Lucas,

A melhor maneira de aprender fotografar é fotografando. A teoria ensina muita coisa, mas é na prática que você vai aprender a fazer bem feito.

Mesmo assim não dá pra deixar de estudar. Fotografia é algo bastante complexo, não é só clicar, editar e publicar. Sugiro que você comece a procurar tutoriais de spotting pela internet (a maioria dos bons tutoriais está em inglês), no site airliners.net tem vários.
Tem um fórum de fotografia muito bom que é o Digifórum (http://www.digiforum.com.br" onclick="window.open(this.href);return false;), aprendi MUITA coisa lá. Não é sobre aviação, mas as dicas que o pessoal dá por lá são muito boas.

Equipamento simples não é desculpa para não tirar boas fotos. Ele vai sim te limitar, mas aí entra a sua capacidade de adequação e o feeling necessário pra fazer uma boa foto (isso vem com o tempo), mesmo sem um bom zoom ou outro tipo de recurso da camera. De nada adianta você ter equipamentos profissionais se você tira fotos mal enquadradas, desniveladas, etc. Uma foto boa começa por aí. Vejo muita gente dizendo que suas fotos são ruins por causa do equipamento utilizado, mas elas não se dão ao trabalho nem de refazer o enquadramento da foto no Photoshop. Aí fica difícil de ajudar.

Mais uma dica: fotografe pra você! Se você quiser fotografar pra mandar pro Airliners, Jetphotos ou qualquer outro site do genero, ótimo, mas aprenda desde já que eles querem fotos do jeito deles, não somente fotos boas. Pra isso, você vai ter que se adequar aos quesitos que eles pedem e muitas fotos que você considera como boas não vão ser aceitas.

Comece observando as fotos dos outros e vá tentando fazer parecido (enquadramento, posição da luz, etc). Óbvio que com um equipamento sem muito zoom você não vai conseguir fazer um close no trem de pouso de um avião que está pousando numa pista a 500m ou mais de você, mas tenho certeza que o pátio em frente ao TPS vai te proporcionar muita imagem boa.

Pra finalizar, muita gente começa nesse hobby e já quer ir direto pra uma camera avançada. Eu te digo que camera compacta, com menos recursos, é uma escola. A hora que você estiver fazendo fotos boas com um equipamento básico, aí sim é hora de pensar em um upgrade.
SBLO
Moderador
Moderador

Mensagem por SBLO »

Tópico movido para a seção respectiva!

Abraço
Emerson Signoberto Daniel
SBLO/LDB

"Aprenda sempre com os erros dos outros, pois, você não terá tempo para repetir todos"
Lucas.Souto
PP
PP

CORSARIO 2402 escreveu:Lucas

Sou de REC, e te sugiro o proio TPS na parte da manha, pois o sol eh favoravel para fotos.

Uma compacta dah de bom tamanha no TPS devido a proximidade do movimento.

Este viaduto eh PERIGOSO, devid ao trafego de carros e caminhoes, as vezes vc acha pessoas ma encaradas e poodem te fazer mal.

Eu mesmo desisti de ir, jah estava perto do antigo TPS e vi 3 elementos mt suspeitos e resolvi voltar, qdo olhei para tras vi uma patrulha da PM jah abordando eles...........

De todo caso, me procure q poderemos ir spotear no TPS.

Abraçao

CORSARIO 2402
Não tinha me tocado desses perigos que você citou. Senão fosse isso seria um ótimo local para fotografar, né?

Vou tentar do terminal mesmo.

Obrigado pelas dicas. :yeah:

Qualquer coisa eu te aviso.

Abraço.
Lucas.Souto
PP
PP

A320,

Obrigado pelas dicas e pelo incentivo. :yeah:

Abraço. :)
Lucas.Souto
PP
PP

Olá,

Não tive tempo de ir ao aeroporto fotografar. Mas pra não dizer que eu não tirei nenhuma foto de avião...seguem as duas, abaixo, que eu tirei com um celular.

Obs: Eu recortei as fotos pra não aparecer a casa de alguém sem permissão. A primeira imagem está sem zoom, mas a segunda está com zoom total. Se eu tivesse com a camera digital na hora tinha dado pra fazer algo melhor, porém acho que valeu o registro. As fotos foram feitas no dia 22/06/2011.

Acho que era um A319
Imagem

Boeing 737-800
Imagem

Lucas.Souto
PP
PP

Olá,

Sábado passado fui ao aeroporto e fiz esse vídeo.

Assista no Youtube: http://www.youtube.com/watch?v=OWGHAFByZGc

Lucas.Souto
PP
PP

Olá,

Pra que esse carro andando na frente do avião?

Abraço.
Responder