Cenas do Aeroporto Santos Dumont em 1960

Espaço nostálgico do Aerofórum, sobre fatos da aviação passada, fotos, flight reports, etc.

Moderador: Moderadores

Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
Constellation
Moderador
Moderador

Cenas do Aeroporto Santos Dumont em 1960

Mensagem por Constellation »

Caros,

Garimpando alguns vídeos no YouTube, achei essa preciosidade, vejam:

Assista no Youtube: http://www.youtube.com/watch?v=aBnwrlizgys

O texto abaixo acompanha o filme no YouTube:

"Cenas do Aeroporto Santos Dumont no filme "Dois Ladrões" (dir: Carlos Manga - 1960). Vê-se no vídeo a sala de espera, a sala de embarque e aeromoças, e ouve-a voz do locutor.

O vídeo mostra também o caminho até o Aeroporto feito pela Praia de Botafogo. Um carro surge no final da Avenida Pasteur e pega a Av. Repórter Nestor Moreira, que dá acesso ao Aterro, passando pelo Morro do Pasmado (com imensas placas de publicidade) e pelo entroncamento que leva à Avenida Pasteur e ao Túnel do Pasmado.

Em seguida o automóvel já está na Praia do Flamengo, vendo-se ao fundo os prédios da Av.Oswaldo Cruz e o Morro da Viúva ainda parcialmente descoberto. O Aterro do Flamengo estava sendo construído naquela época, o que explica a presença de placas e entulhos de construção.

Os atores que participam da cena são Jaime Filho e Cyl Farney. A voz do locutor é de Cid Moreira e a freira que segue Jaime Filho (o homem da maleta) é na verdade Oscarito disfarçado."

Grande abraço.
Imagem
Maurício
MASTER
MASTER

Re: Cenas do Aeroporto Santos Dumont em 1960

Mensagem por Maurício »

E o DC-3 era o PP-AVJ da Sadia.
" Uma vez que você tenha experimentado voar, você andará pela terra com seus olhos voltados para o céu, pois lá você esteve e para lá desejará voltar." (Leonardo da Vinci)
EduardoJoseDias
PC
PC

Mensagem por EduardoJoseDias »

Esse PP-AVJ voou na Varig, senão me engano como PP-VDM. Acho que foi um dos ultimos que foram tirados de serviço e deve ter ficado como "estátua" em algum lugar!
Maurício
MASTER
MASTER

Mensagem por Maurício »

O PP-VDM está exposto numa cidade do interior do Mato Grosso. Não lembro o nome. Projeto DC-3, você sabe ?
" Uma vez que você tenha experimentado voar, você andará pela terra com seus olhos voltados para o céu, pois lá você esteve e para lá desejará voltar." (Leonardo da Vinci)
ProjetoDC3
PC
PC

Mensagem por ProjetoDC3 »

Eu não sabia que pertencera a SADIA. Pelo que eu sabia pertencera inicialmente a Aerovias.
Hoje se encontra exposto em frente ao Aeroporto de Parauapebas/PA.

Link: http://webcache.googleusercontent.com/s ... gle.com.br
Maurício
MASTER
MASTER

Mensagem por Maurício »

Corrigindo: Não pertenceu à SADIA e sim à AEROVIAS.
EduardoJoseDias
PC
PC

Mensagem por EduardoJoseDias »

Aliás, o que não faltam são imagens antigas do SDU em filmes. Tem duas que eu acho muito legal. Uma é no filme "Juventude e Ternura" onde mostra um Convair da Cruzeiro na final da pista 20 com "som aberto" . É muito legal. E outro, "As amantes de Casanova" que mostra um Convair da Varig em decolagem, também com "som aberto" .
Maurício
MASTER
MASTER

Mensagem por Maurício »

E no filme TATI - A GAROTA (1973) aparece o YS-11 da Cruzeiro, PP-CTK, em CGH, onde se ouve o nº do voo e a rota: CGH-Cuiabá-Manaus e aparece o embarque, com cmte. na porta e a decolagem. Nos anos 50, 60 e 70 era comum filmagens nos aeroportos SDU e CGH.
Cedrini
PC
PC

Mensagem por Cedrini »

EduardoJoseDias escreveu:Esse PP-AVJ voou na Varig, senão me engano como PP-VDM. Acho que foi um dos ultimos que foram tirados de serviço e deve ter ficado como "estátua" em algum lugar!
Esse DC-3, ou melhor, esse C-53-DO tem o c/n 7333 e uma longa história.
Foi entregue para a USAAF em 21.07.1952 como 42-15538
Inicialmente baseado em Memphis no Tenessee. em agosto de 1942. Depois em Selfridge no Missisipe, Lawson na Georgia , Dodd no Texas, Del Valle no Texas, Pope na Carolina do Norte, Lawson de novo, Sedalia em Montana, Brookley no Alabama, Lawson novamente, Del Valle novamente, Bergstrom no Texas, Lubbock no Texas, Clovis no Novo Mexico, Alamogordo no Novo Mexico, Biggs em El Paso Texas e finalmente para a Reconstruction Finance Corp em 28.04.1945.
Para a TACA de El Salvador como YS-21 e depois para a TACA da Costa Rica como TI-75.
Vendido para a Aerovias Brasil aonde foi registrado como PP-AVJ com o nome "Bahia" em 28.03.1945. Passou
para a Real em 1954 e para a Varig em 1961. Foi para a Serviços Aéreos de Defesa Rural Jahu em 22.12.1963 e registrado em 10.05.1065 como PT-CGL. Voltou para a Varig em 13.01.1966 registrado como PP-VDM em 08.10.1966.
Comprado pela Coompanhia Meridional de Mineração S.A. em 31.01.1972. Para a Amazonia Mineração em 1980.

Cedrini
Cedrini
PC
PC

Mensagem por Cedrini »

Cedrini escreveu:
EduardoJoseDias escreveu:Esse PP-AVJ voou na Varig, senão me engano como PP-VDM. Acho que foi um dos ultimos que foram tirados de serviço e deve ter ficado como "estátua" em algum lugar!
Esse DC-3, ou melhor, esse C-53-DO tem o c/n 7333 e uma longa história.
Foi entregue para a USAAF em 21.07.1952 como 42-15538
Inicialmente baseado em Memphis no Tenessee. em agosto de 1942. Depois em Selfridge no Missisipe, Lawson na Georgia , Dodd no Texas, Del Valle no Texas, Pope na Carolina do Norte, Lawson de novo, Sedalia em Montana, Brookley no Alabama, Lawson novamente, Del Valle novamente, Bergstrom no Texas, Lubbock no Texas, Clovis no Novo Mexico, Alamogordo no Novo Mexico, Biggs em El Paso Texas e finalmente para a Reconstruction Finance Corp em 28.04.1945.
Para a TACA de El Salvador como YS-21 e depois para a TACA da Costa Rica como TI-75.
Vendido para a Aerovias Brasil aonde foi registrado como PP-AVJ com o nome "Bahia" em 28.03.1945. Passou
para a Real em 1954 e para a Varig em 1961. Foi para a Serviços Aéreos de Defesa Rural Jahu em 22.12.1963 e registrado em 10.05.1065 como PT-CGL. Voltou para a Varig em 13.01.1966 registrado como PP-VDM em 08.10.1966.
Comprado pela Coompanhia Meridional de Mineração S.A. em 31.01.1972. Para a Amazonia Mineração em 1980.

Cedrini

RAB de 1970 aparece como PP-VDM registrado para a Varig e com Certificado válido até 18.04.1968
RAB de 1971 Certificado válido até 30.01.1971 Idem,
RAB de 1989 registrado para Amazonia de Mineração S.A. Travessa Tiradentes 67 Belém, certificado válido até 15.12.1977 (!!!)
RAB DE 1990 Idem

Cedrini
Responder