É verdade essa história que meu pai me conta?
Moderador: Moderadores
Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
É verdade essa história que meu pai me conta?
Olá!
É verdade essa história que meu pai conta de que o que aconteceu com a Varig seria uma vingança do PT pelo fato de que no passado, na ditadura, supostamente a Varig não deixava o Lula entrar em seus voos? Meu pai vive dizendo que seria pelo racismo da "alemoada" daqui do RS pelo fato do Lula ser nordestino e "subversivo". E que por causa disso ele na época voava de jatinho!
Me esclareçam essa história, por gentileza!
É verdade essa história que meu pai conta de que o que aconteceu com a Varig seria uma vingança do PT pelo fato de que no passado, na ditadura, supostamente a Varig não deixava o Lula entrar em seus voos? Meu pai vive dizendo que seria pelo racismo da "alemoada" daqui do RS pelo fato do Lula ser nordestino e "subversivo". E que por causa disso ele na época voava de jatinho!
Re: É verdade essa história que meu pai me conta?
É bem possível que teu pai esteja certo.
Esse bando que está no governo ( FEDERAL E ESTADUAL )é capaz de qualquer coisa para se vingar.Pena que os milicos deixaram o trabalho incompleto.
Esse bando que está no governo ( FEDERAL E ESTADUAL )é capaz de qualquer coisa para se vingar.Pena que os milicos deixaram o trabalho incompleto.
GILBERTO KAVALOS - POA
-
- Suporte Técnico
- Contato:
O Lula eu não sei, o Zé Dirceu sim!JaquesCarvalho escreveu:Olá!
A VARIG se recusou a embarcar ele várias vezes nessa epoca...
Abs
Viva para aprender, na aviação, aprenda para viver
--
AeroEntusiasta nas Redes Sociais:
AeroEntusiasta: http://www.twitter.com.br/AeroEntusiasta
AeroForum: http://www.twitter.com/AeroForum
AeroEntusiasta: http://www.facebook.com/aeroentusiasta
--
AeroEntusiasta nas Redes Sociais:

- Constellation
- Moderador
Caros,
O que aconteceu com a VARIG foi culpa da absoluta incompetência e má fé dos dirigentes da Fundação Ruben Berta.
Grande abraço.
O que aconteceu com a VARIG foi culpa da absoluta incompetência e má fé dos dirigentes da Fundação Ruben Berta.
Grande abraço.

Senhores:
Retificando o que foi declarado neste tópico pelos demais participanates.
Na qualidade de ex-acionista da Fundação Rubem Berta e filho de dirigente da mesma, gostaria de declarar os principais motivos que geraram a falência da VARIG:
- Negativa da fundação em entregar o controle do grupo para o Governo Federal, viabilizando a entrada de capital público na empresa;
- Gestão da empresa focada nos interesses dos seus funcionários em detrimento do lucro;
- Estabilidade no emprego para um número exagerado de funcionários que se encontravam ociosos (Base Rio/São Paulo);
- Aluguel de aeronaves velhas com valores acima do mercado somente para garantir o emprego dos seus filiados;
- Número exagerado de passagens gratuitas para uma infinidade de familiares de funcionários e pessoas amigas da empresa(Politicos);
- Disputa acirrada pela gestão do grupo entre o Rio de Janeiro e São Paulo;
- Omissão e falta de interesse da sociedade Gaúcha na gestão do seu patrimônio.
Portanto, na minha opinião o governo do presidente Lula agiu certo em não aplicar recursos públicos na VARIG.
Uma coisa é certa, se a VARIG tivesse continuado com a administração estilo germânica em Porto Alegre, isto não teria ocorrido.
Que este feito da nossa história gere uma reflexão para o povo Gaúcho !!!
Retificando o que foi declarado neste tópico pelos demais participanates.

Na qualidade de ex-acionista da Fundação Rubem Berta e filho de dirigente da mesma, gostaria de declarar os principais motivos que geraram a falência da VARIG:
- Negativa da fundação em entregar o controle do grupo para o Governo Federal, viabilizando a entrada de capital público na empresa;
- Gestão da empresa focada nos interesses dos seus funcionários em detrimento do lucro;
- Estabilidade no emprego para um número exagerado de funcionários que se encontravam ociosos (Base Rio/São Paulo);
- Aluguel de aeronaves velhas com valores acima do mercado somente para garantir o emprego dos seus filiados;
- Número exagerado de passagens gratuitas para uma infinidade de familiares de funcionários e pessoas amigas da empresa(Politicos);
- Disputa acirrada pela gestão do grupo entre o Rio de Janeiro e São Paulo;
- Omissão e falta de interesse da sociedade Gaúcha na gestão do seu patrimônio.
Portanto, na minha opinião o governo do presidente Lula agiu certo em não aplicar recursos públicos na VARIG.
Uma coisa é certa, se a VARIG tivesse continuado com a administração estilo germânica em Porto Alegre, isto não teria ocorrido.

Que este feito da nossa história gere uma reflexão para o povo Gaúcho !!!

-
- CMTE.
- Contato:
A política sempre se meteu demais na aviação comercial...
A Panair foi "falida por decreto" pelos militares, para beneficiar a VARIG, e mais tarde a Cruzeiro também foi praticamente forçada a ser incorporada também à VARIG.
A VASP foi beneficiada no governo Collor (que era amigo do Canhedo, dono da empresa), e a liberação a torto e a direito das rotas internacionais foi um dos primeiros tiros mortais dados na VARIG.
Mais recentemente, TAM e GOL foram beneficiadas pelo governo do PT (lembrem que TAP e LAN estavam interessadas na VARIG, mas uma manobra política acabou entregando a marca à GOL). E o Efromovich acabou dando prioridade à Avianca colombiana, em detrimento da OceanAir, porque a ANAC se recusou a liberar rotas da empresa para a América do Sul (em especial Buenos Aires).
Não se espantem se daqui a 20 anos uma dessas empresas (TAM ou GOL) for absorvida pela TRIP ou pela Webjet! Quando aviação e política se misturam, tudo é possível...

A Panair foi "falida por decreto" pelos militares, para beneficiar a VARIG, e mais tarde a Cruzeiro também foi praticamente forçada a ser incorporada também à VARIG.
A VASP foi beneficiada no governo Collor (que era amigo do Canhedo, dono da empresa), e a liberação a torto e a direito das rotas internacionais foi um dos primeiros tiros mortais dados na VARIG.
Mais recentemente, TAM e GOL foram beneficiadas pelo governo do PT (lembrem que TAP e LAN estavam interessadas na VARIG, mas uma manobra política acabou entregando a marca à GOL). E o Efromovich acabou dando prioridade à Avianca colombiana, em detrimento da OceanAir, porque a ANAC se recusou a liberar rotas da empresa para a América do Sul (em especial Buenos Aires).
Não se espantem se daqui a 20 anos uma dessas empresas (TAM ou GOL) for absorvida pela TRIP ou pela Webjet! Quando aviação e política se misturam, tudo é possível...

---
AVIATION ON LINE
Guia e Revista Digital de Aviação
o primeiro site de aviação no Brasil - no ar desde 1994
http://www.aviation.com.br
AVIATION ON LINE
Guia e Revista Digital de Aviação
o primeiro site de aviação no Brasil - no ar desde 1994
http://www.aviation.com.br
Avaliando o problema à luz do direito constitucional... Não se trata de interferir ou dar palpite. O governo Brasileiro tem o direito e o dever de normalizar o mercado de aviação cível e comercial. Pois, a aviação comercial é uma concessão pública!!! Cabendo a ele o controle e a regulamentação do setor.
Com a Panair, o estopim para os militares decretarem a sua intervenção foi a fato dela não estar pagando as parcelas do empréstimo (para a aquisição dos DC-8) junto aos bancos americanos. Além disso os seus controladores estavam interessados em financiar a candidatura de políticos que se opunham ao governo militar. O Brigadeiro Eduardo Gomes
(Carioca da gema) foi o executor e o mentor da intervenção.
A Varig foi obrigada a assumir a Panair. Pois, desejava obter um empréstimo junto aos bancos americanos com garantias do governo Brasileiro para a aquisição dos B-707 e evitar a criação da “Aerobras”. A última coisa que o Rubem Berta desejava era a tal de Aerobrás, estatal e
ineficiente, que absorveria todas as empresas aéreas e também a Varig . Acabando com todos os sonhos acalentados durante tantos anos pela empresa gaúcha
Infelizmente, erros e mazelas políticas sempre foi uma característica institucionalizada na sociedade Brasileira. Mas este é assunto, não é o objetivo deste nosso fórum.
Um abraço,
Denisar Fernando
Ref: Brigadeiro Eduardo Gomes (Petrópolis, 1896 – Rio de Janeiro, 1981) foi um aviador, militar e político brasileiro.
Patrono da Força Aérea Brasileira e ministro da Aeronáutica por duas vezes, no governo Café Filho (24 de agosto de 1954 a 11 de novembro de 1955) e no governo Castelo Branco (11 de janeiro de 1965 a 15 de março de 1967).
Com a Panair, o estopim para os militares decretarem a sua intervenção foi a fato dela não estar pagando as parcelas do empréstimo (para a aquisição dos DC-8) junto aos bancos americanos. Além disso os seus controladores estavam interessados em financiar a candidatura de políticos que se opunham ao governo militar. O Brigadeiro Eduardo Gomes
(Carioca da gema) foi o executor e o mentor da intervenção.
A Varig foi obrigada a assumir a Panair. Pois, desejava obter um empréstimo junto aos bancos americanos com garantias do governo Brasileiro para a aquisição dos B-707 e evitar a criação da “Aerobras”. A última coisa que o Rubem Berta desejava era a tal de Aerobrás, estatal e
ineficiente, que absorveria todas as empresas aéreas e também a Varig . Acabando com todos os sonhos acalentados durante tantos anos pela empresa gaúcha
Infelizmente, erros e mazelas políticas sempre foi uma característica institucionalizada na sociedade Brasileira. Mas este é assunto, não é o objetivo deste nosso fórum.
Um abraço,
Denisar Fernando
Ref: Brigadeiro Eduardo Gomes (Petrópolis, 1896 – Rio de Janeiro, 1981) foi um aviador, militar e político brasileiro.
Patrono da Força Aérea Brasileira e ministro da Aeronáutica por duas vezes, no governo Café Filho (24 de agosto de 1954 a 11 de novembro de 1955) e no governo Castelo Branco (11 de janeiro de 1965 a 15 de março de 1967).
-
- MASTER
- Contato:
Olá amigos,
Na realidade a VARIG se matou sozinha, mas o governo poderia ter dado outro fim, não que
o governo tinha obrigação, mas por forças de algumas pessoas do PT, não fizeram nada, e
nem deixaram alguem fazer, sou gaúcho e sempre falo que o fim da VARIG começou quando
eles abandoram o RS, deixaram de lado os principios do seu fundador, meu avô cuidava dos
porcos da VARIG, o irmão dele trabalhava na cozinha da VARIG, onde preparava as refeições
dos aviões, a VARIG foi a unica empresa aerea que se preocupara com seus funcionarios, até
moradia eles tinhão, quando nascia um filho de algum funcionario, eles davam o enxoval dos
nenês, só quem fez parte da familia VARIG sabe o quanto está empresa foi boa !
Mas está é o ciclo da vida, nasce, cresce, fica bobô, casa, tem filhos, envelhece e morre .
sds,
Moises Propp
Na realidade a VARIG se matou sozinha, mas o governo poderia ter dado outro fim, não que
o governo tinha obrigação, mas por forças de algumas pessoas do PT, não fizeram nada, e
nem deixaram alguem fazer, sou gaúcho e sempre falo que o fim da VARIG começou quando
eles abandoram o RS, deixaram de lado os principios do seu fundador, meu avô cuidava dos
porcos da VARIG, o irmão dele trabalhava na cozinha da VARIG, onde preparava as refeições
dos aviões, a VARIG foi a unica empresa aerea que se preocupara com seus funcionarios, até
moradia eles tinhão, quando nascia um filho de algum funcionario, eles davam o enxoval dos
nenês, só quem fez parte da familia VARIG sabe o quanto está empresa foi boa !
Mas está é o ciclo da vida, nasce, cresce, fica bobô, casa, tem filhos, envelhece e morre .
sds,
Moises Propp
-
- PP
A Varig sempre foi subserviente ao Governo Federal, que, por fim, irônicamente, colocou sobre ela a pá de cal. Merecidamente.
Porque a administração do Fernando Pinto não deu certo ???
Interesses de quem ele contrariou ?
Da própria FRB.
Quanto a barrar figurantes de uma ópera bufa, arroz do mesmo saco...
Porque a administração do Fernando Pinto não deu certo ???
Interesses de quem ele contrariou ?
Da própria FRB.
Quanto a barrar figurantes de uma ópera bufa, arroz do mesmo saco...
-
- CMTE.
Afirmação equivocada: "...para beneficiar a VARIG".aviationcombr escreveu:A Panair foi "falida por decreto" pelos militares, para beneficiar a VARIG, e mais tarde a Cruzeiro também foi praticamente forçada a ser incorporada também à VARIG.
A Panair foi falida (sic) e quem mais se beneficiou foi a VARIG, que herdou as rotas internacionais. A Cruzeiro ficou com as domésticas. O mesmo aconteceu com a falência da Varig, em 2006, no qual a TAM levou a melhor e tb a TAP que abocanhou todas as rotas para Lisboa!
A falência da Panair foi sim para beneficiar a VARIG, que desde o seu começo em 1927, viveu mamando nas tetas governamentais.Augusto Bilhalva Goulart escreveu:Afirmação equivocada: "...para beneficiar a VARIG".aviationcombr escreveu:A Panair foi "falida por decreto" pelos militares, para beneficiar a VARIG, e mais tarde a Cruzeiro também foi praticamente forçada a ser incorporada também à VARIG.
A Panair foi falida (sic) e quem mais se beneficiou foi a VARIG, que herdou as rotas internacionais. A Cruzeiro ficou com as domésticas. O mesmo aconteceu com a falência da Varig, em 2006, no qual a TAM levou a melhor e tb a TAP que abocanhou todas as rotas para Lisboa!
Exemplo disso foi o 707 da RG que estava prontinho no GIG na noite de 10/02/65, para assumir o voo da Panair para Paris, no lugar do DC-8. Os paxs foram desembarcados do DC-8 e embarcados no 707, que seguiu voo imediantamente. Esse tipo de voo só é possível, se já se tem informações privilegiadas há muito tempo, tem que haver um prévio planejamento da rota e preparo dos pilotos que realizariam a viagem.
Tanto é verdade, que quando o 707 chegou a Paris, os funcionários da Panair de lá ficaram surpresos e não entenderam nada ao ve-lo no lugar do DC-8.
Emerson Signoberto Daniel
SBLO/LDB
"Aprenda sempre com os erros dos outros, pois, você não terá tempo para repetir todos"
SBLO/LDB
"Aprenda sempre com os erros dos outros, pois, você não terá tempo para repetir todos"
-
- MASTER
- Contato:
Olá amigos,
Segundo informações, semanas anterior ao fato, a tripulação da VARIG já teria
feita á rota como pax na Panair, a VARIG e a Cruzeiro já sabiam que o governo
ia tomar as rotas, só estavam aguardando o dia !
sds,
Moises Propp
Segundo informações, semanas anterior ao fato, a tripulação da VARIG já teria
feita á rota como pax na Panair, a VARIG e a Cruzeiro já sabiam que o governo
ia tomar as rotas, só estavam aguardando o dia !
sds,
Moises Propp