Aztec X Seneca
Moderador: Moderadores
Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
-
Francisco - CGR
- Suporte Técnico

- Contato:
Aztec X Seneca
Alguém tem algum comparativo referente a performance entre esses 2 aviões?
Noções de preço tbm?
Noções de preço tbm?
Viva para aprender, na aviação, aprenda para viver
--
AeroEntusiasta nas Redes Sociais:
AeroEntusiasta: http://www.twitter.com.br/AeroEntusiasta
AeroForum: http://www.twitter.com/AeroForum
AeroEntusiasta: http://www.facebook.com/aeroentusiasta
--
- Constellation
- Moderador

Re: Aztec X Seneca
Francisco,Francisco - CGR escreveu:Alguém tem algum comparativo referente a performance entre esses 2 aviões?
Noções de preço tbm?
São duas aeronaves de gerações diferentes. Um Seneca novo tem claras vantagens, mas o modelo Seneca I fica em desvantagem em reação ao velho Aztec.
Não há muita diferença de desempenho entre o Seneca II e o Aztec, mas esse último bebe muito mais combustível. O Seneca II acaba ficando em vantagem devido ao melhor desempenho em altitude (tem motor turbo), e às hélices contra-rotativas, que dão mais segurança ao eliminar o motor crítico. O Seneca I não tem hélices contra-rotativas.
Já ao comparar os Seneca III e posteriores com o Aztec, esse fica em desvantagem clara em relação ao desempenho.
Os Aztec são muito robustos, possuem fuselagem tubular e motores Lycoming, beberrões, mas muito confiáveis. Os motores Continental turbo dos Senecas II em diante são muito eficientes, em termos de custo operacional e consumo, mas exigem maior cuidado de operação, não toleram pilotos com "mão pesada".
Já em relação ao preço, os Aztec são antiquados e portanto muito mais baratos que os Seneca. Devido à sua robustez, são muito empregados em operações ilegais de contrabando e descaminho. Não dá pra te falar quanto custa um, já que isso depende das condições gerais de cada avião.
Voei bastante o Aztec, e gostei do avião. Voa bem com uma hélice embandeirada, mas tem velocidade de estol "sujo" um pouco mais alta que a do Seneca. Mas está limitado a uns 8 mil pés em cruzeiro, acima disso começa a embarrigar, pois os motores aspirados perdem bastante potência, coisa que não acontece com o Seneca com motores turbo, que voam tranquilamente a 10 mil pés.
O Seneca voa a uns 165, 170 Knots TAS ( o Seneca V é mais rápido, uns 180 Knots ou até mais, pois tem motores mais potentes), e o Aztec uns 150, 155 Knots TAS, velocidade de cruzeiro econômico. Já com relação ao consumo, o Aztec bebe uns 120 litros por hora em média, contra uns 90, 95 litros do Seneca. Mas vc deve desconsiderar algum erro que eu tenha cometido em relação ao Seneca, pois só voei esse avião como passageiro, nunca pilotei.
Se vc está pretendendo comprar um avião bimotor, considere uma terceira opção, o Twin Comanche. Voa que é uma beleza, muito econômico, pois tem dois motores de 4 cilindros de 160 HP, Lycoming, muito robustos.
Os Baron são ótimos, mas são muito caros... O desempenho deles é parecido com o dos Seneca.
Não é difícil comprar um Seneca ou Aztec em leilão, por preço baixo e recuperá-lo, pois aí vc saberá que aeronave vc terá em mãos.
Espero ter sanado tuas dúvidas.
Grande abraço.

-
Francisco - CGR
- Suporte Técnico

- Contato:
Boa Jonas, uma comparação exatamente no nivel que eu precisava.
Abração
Abração
Viva para aprender, na aviação, aprenda para viver
--
AeroEntusiasta: http://www.twitter.com.br/AeroEntusiasta
AeroForum: http://www.twitter.com/AeroForum
AeroEntusiasta: http://www.facebook.com/aeroentusiasta
--
Eu voei bastante o Azteca ... aviaão robusto , um verdadeiro trator , poderiamos dizer que ele seria o pai do King C 90 ... o Baron dispensa qualquer comentario , é caro porque é bom , agil , veloz e altamente confiavel como aeronave em qualquer circunstância .... já o Seneca eu o considero como sendo o mais desprezivel aviao já feito ate hoje , ou seja uma mer#% de projeto , aonde fizeram o I que se mostrou uma terrivel maquina de matar gente , insistiram noi erro e fizeram o II , que dependendo da configuração ( dentro do envelope operacional ) não voa monomotor , prosseguiram na burrice e partiram para o III outra meleca voadora e não contentes ainda tiveram a coragem de .... aprimorar o que ja era ruim e lançaram o IV e o V .... ou seja , esgoto , agua suja , sem tratamento , sem filtragem e não potavel ..... É uma excelente aeronave para se voar com ceu de brigadeiro , com 4 a bordo e mais nada porque em turbolencia e outras situações só serve mesmo para dar saudades de estar no chão .....
Para que voces nao pensem que estou falando sem predicados , em Seneca ja aconteceu comigo no passado , quando eu precisava voar para sustentar a familia ( ainda preciso mas não a esse ponto ) .... sacou a minha janela lateram em voo , perdi o parabrisa esquerdo em voo com chegada noturna , monomotor direito 3x , monomotor esquerdo 1x , fogo nos pneus apos o pouso , perda de freios apos o pouso e ...... finalmente .... uma perda total .... ai eu desisti dele pra sempre ....
Se voce quer um aviao de verdade e não uma jaca que voa compre um Baron ... 58 , se encontrar um 58 TC estará feito ( sobe monomotor carregado com razão de 1.000 pes por minuto ) ... se afaste dos Senecas e se encontrar um Azteca ( eles foram fabricados ate a serie Z ) terá avião para o resto da sua vida ...
Um abraço.
Para que voces nao pensem que estou falando sem predicados , em Seneca ja aconteceu comigo no passado , quando eu precisava voar para sustentar a familia ( ainda preciso mas não a esse ponto ) .... sacou a minha janela lateram em voo , perdi o parabrisa esquerdo em voo com chegada noturna , monomotor direito 3x , monomotor esquerdo 1x , fogo nos pneus apos o pouso , perda de freios apos o pouso e ...... finalmente .... uma perda total .... ai eu desisti dele pra sempre ....
Se voce quer um aviao de verdade e não uma jaca que voa compre um Baron ... 58 , se encontrar um 58 TC estará feito ( sobe monomotor carregado com razão de 1.000 pes por minuto ) ... se afaste dos Senecas e se encontrar um Azteca ( eles foram fabricados ate a serie Z ) terá avião para o resto da sua vida ...
Um abraço.
Só uma observação, o baron e muito bom mais a manutenção e muito cara, ja o seneca se fosse ruim não teria vendido tanto concorda, nos EUA o seneca e o baron usados do mesmo ano, o seneca e mais valorizado, pelo motivo de ser o melhor custo benefico que existe entre bimotores leves, quanto a opreção, o piloto consegue derrubar ate um boeing, airbus, embraer ou bombardier que seja , o que vale e o seguinte ter um treinamento adequado ao modelo, isso inclui peso e balancemento, que por mairoria das vezes que um avião desse vai ao chão com certeza esta acima do peso maximo monomotor ou seja acima do envelope, portanto sempre respeite o limites operacionais, quanto ao baron subir monomotor todo carregado é balela, coisa de quem ouviu falar e se emprenha pelo ouvido, não existe isso em qualquer modelo que seja com motorização a pistão,
abraços!!
abraços!!
... bem eu nunca derrubei um Boeing ... tenho 12.348,7 horas somente neles ... ( 727 / 767 )zek escreveu:... o piloto consegue derrubar ate um boeing, airbus, embraer ou bombardier que seja ,
... mas o Seneca conseguiu sim e não estava ACIMA do envelope te garanto ...
Editado pela última vez por schroeder em Sex Abr 22, 2011 11:48, em um total de 1 vez.
... eu NAO DISSE o Baron .... eu DISSE o 58TC ... e sobe mesmo dentro do envelope , ou seja carregado e MONOMOTOR ...mas eu DISSE o 58 TC ... este modelo é o Baron NÃO PRESSURIZADO POREM COM OS MOTORES DO MODELO pRESSURIZADO , DAI TER sobra DE POTENCIA ....zek escreveu: quanto ao baron subir monomotor todo carregado é balela, coisa de quem ouviu falar e se emprenha pelo ouvido,....
... EXISTE SIM e uma outra maquina com EXCESSO de potencia é o Navajo Pressurizadozek escreveu: não existe isso em qualquer modelo que seja com motorização a pistão,
abraços!!
Pa 31P , só entraram DOIS no Brasil ( isso quando eu os voava é c laro ) PT-IBZ e PT-DSP
eram os Navajão mas com motores de 425 BHP subiam uma barbaridade
... já passei dessa fase , são 42 anos sentado dentro de aeronaveszek escreveu: coisa de quem ouviu falar e se emprenha pelo ouvido,
... outros e Boa Pascoazek escreveu:abraços!!