Buenas,
Estava dando uma estudada em Navegação Aérea do curso de Piloto Comercial e me deparei com uma carta de saida de Palegre de 09 de maio de 1985, aonde consta uma série de fixos não mais utilizados como 'UACA', 'SALA', 'NATA', 'LIGA', 'MOMO'... mas o que me chamou atenção foi um VOR localizado ao noroeste de Porto Alegre fora da TMA de nome 'Cruz' operando na frequência 115.7... Dei uma olhada nas cartas atuais e percebi que ele já foi desativado.. Onde ficaria localizado esse VOR?
Abraaaaço
[Duvida] Carta de Saida Palegre (1985)
Moderador: Moderadores
Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
-
- CMTE.
-
- PC
Re: [Duvida] Carta de Saida Palegre (1985)
era aqui em Santa Cruz do Sul...
não sei porque foi desativado só

-
- MASTER
Apareceu também como "Cruz do Sul", na era pré Cindacta, quando havia a posição Índio no NDB Lajes, rem aerovias diferentes, São Paulo-Curitba-Lajes-Bagé-Durazno...na época uqe os traáfegos decolavem de SBCT para Londrina e reportavam Castro e Curiuva ...para Floripa era reportado Guaramirim ... hoje tudo moderno, "inda bem", com vetoração, separação de tráfego, GNSS, ADS-B, etc...evolução=novos aviões, novos procedimentos, novos pilotos, novos PAX, etc...
Abs.
Abs.
Marco A Moraes
SBBI/SBCT
SBBI/SBCT
Quando comecei meu PP em SSSC em julho de 1995 ele já estava desativado, mas isso era coisa recente. Tenho uma ERC de 1994 onde ele aparece como operacional, com identificador CSL e nome CRUZ DO SUL, freqüência 115.7 como já mencionaram, sem DME. A ERC não está comigo exatamente agora, mas assim que eu tiver ela em mãos posso escanear (fotografar, na verdade) se alguém tiver interesse de ver.Renan Dei Svaldi escreveu:era aqui em Santa Cruz do Sul...
Quanto ao VOR fisicamente falando, ao menos até coisa de uns 10 anos atrás a base de concreto onde ele ficava instalado ainda existia. Era logo ao lado (sul) da cabeceira 08, mas procurei no Google Earth e não achei mais nada.
Creio que foi retirado por pouca necessidade mesmo. Na carta que tenho ele aparece balizando 3 aerovias (uma, que se divide em duas em direção ao Uruguai) e lembro que logo depois em 95 eu olhei as cartas e vi que não mudou praticamente nada com a retirada.