Infraero estuda Aeromóvel para interligar os TP 1 e 2 de POA

Notícias e artigos retirados da mídia em geral.

Moderador: Moderadores

Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
Augusto Bilhalva Goulart
CMTE.
CMTE.
Mensagens: 605
Registrado em: Sáb Jan 06, 2007 23:26
Localização: Alegrete, RS

Infraero estuda Aeromóvel para interligar os TP 1 e 2 de POA

Mensagem por Augusto Bilhalva Goulart »

Nova linha do aeromóvel
Correio do povo 28/11

Obras entre Estação da Trensurb e Aeroporto devem começar este mês
Crédito: divulgação / cp
Obras entre Estação da Trensurb e Aeroporto devem começar este mês
Crédito: divulgação / cp
A construção do aeromóvel exigirá mudanças no Aeroporto Salgado Filho. A Infraero já começou os estudos de viabilidade para a instalação de uma linha ligando os terminais de passageiros 1 e 2.

O projeto de construção do aeromóvel não levou em consideração a utilização do terminal 2, que foi reativado em dezembro passado. Assim, os passageiros que utilizarem esse local precisarão pegar uma condução interna e seguir até o terminal 1, para então embarcar no aeromóvel e fazer a integração com a Estação Aeroporto da Trensurb.

A construção da nova ligação, também por essa tecnologia, será um empreendimento privado da Infraero e independente do projeto que começará a ser executado. A proposta está em análise, sem data a ser anunciada.

O superintendente de Desenvolvimento e Expansão da Trensurb, Humberto Kasper, disse que a Infraero deverá promover uma maneira de ampliar a ligação entre os terminais para permitir e facilitar esse deslocamento dos passageiros.

De acordo com a Infraero, desde que o terminal 2, onde ficava o antigo Aeroporto, foi reaberto, os passageiros contam com um serviço de condução. O transporte liga os dois terminais. A previsão é de que esse serviço continue sendo realizado sem alterações, mesmo com o aeromóvel.

O projeto entre a Estação da Trensurb e o Aeroporto prevê a instalação de uma linha de 900 metros sobre um elevado. O trajeto será feito por dois veículos, com 150 e 300 lugares, e que serão controlados automaticamente. A previsão é de que as obras comecem no final de janeiro. Segundo Kasper, o valor do empreendimento está destinado no orçamento federal. Porém, a proposta passa por análise e poderá sofrer alterações.

Um dos diferenciais dessa tecnologia é o baixo custo operacional e a rapidez. Em funcionamento, o aeromóvel poderá fazer o circuito a cada cinco minutos, devido à agilidade. O trajeto terá duas estações de embarque e será percorrido em 90 segundos. A previsão é de que sejam beneficiados mais de 7 mil passageiros com a integração.

O projeto é uma das exigências para a Copa de 2014, da qual Porto Alegre será uma das sedes. Segundo Kasper, o projeto aumenta a integração do sistema de transporte da cidade.

Outro benefício apontado por ele é a possibilidade de ampliar a utilização do transporte público. "Com o sistema integrado, um passageiro poderá ter uma economia considerável se utilizar o transporte, ao invés de ir no seu carro", disse.
Augusto Bilhalva Goulart
CMTE.
CMTE.
Mensagens: 605
Registrado em: Sáb Jan 06, 2007 23:26
Localização: Alegrete, RS

Re: Infraero estuda Aeromóvel para interligar os TP 1 e 2 de POA

Mensagem por Augusto Bilhalva Goulart »

Caros,

Eu já tinha feito um comentário a respeito de considerar o TP 2 no projeto em outro tópico. Pelo visto o que falta é planejamento mesmo. O ideal é que o AM saia da estação Trensurb fazendo uma primeira parada no TP1 e depois no TP 2, sendo que entre os terminais o transporte seria gratuito. O itinerário contrário acredito que fique mais longo. Espero que replanejem...
Feldmann

Re: Infraero estuda Aeromóvel para interligar os TP 1 e 2 de POA

Mensagem por Feldmann »

Eu acredito que isso, assim como o aumento da pista é contro da carochinha e obra eleitoreira.

Onde irão implantar? A que cu$to depois para se utilizar?

Coloquem 2 onibus com intervalo de 15 mim entre os terminais e era isso.

Ou melhor, se tivesse segurança e uma calçada decente poderiam simplesmente fazer uma cobertura na calçada e o pessoal iria caminhando, 5 mim de caminhada ou entao esperem o onibus, agora eles vemm com esse projeto de aeromovel denovo... :chicote: :chicote:
Electra
MASTER
MASTER
Mensagens: 1716
Registrado em: Sex Mai 19, 2006 21:35

Re: Infraero estuda Aeromóvel para interligar os TP 1 e 2 de POA

Mensagem por Electra »

Eu tinha entendido que a utilização do antigo terminal seria provisória enquanto nd fosse feito em termos de ampliação. Por mais tmp que dure esta condição provisória, se se considera a integração de um novo projeto, seja ele qual for, ao antigo terminal, o que estão sinalizando é que a utilização do antigo terminal é definitiva e isso, no meu entendimento, seria um retrocesso. Não conheço os terminais de POA mas, pelas fotos, o que imagino é que não há nem como comparar um com o outro.
Grato desde já!
Abraços!!!
paulo roberto

Re: Infraero estuda Aeromóvel para interligar os TP 1 e 2 de POA

Mensagem por paulo roberto »

O aeromovel tem que passar nos dois terminais,acredito que o provisorio do velho é para mais 20 anos... :Muro:
denisar
PC
PC
Mensagens: 340
Registrado em: Sáb Fev 05, 2005 21:37
Localização: São Paulo - SP

Re: Infraero estuda Aeromóvel para interligar os TP 1 e 2 de POA

Mensagem por denisar »


Esta infraero não tem arrumação !!!
:rant:
A vanguarda do atraso atuando novamente no Salgado Filho .... :cutuca:

"Não seria mais producente gastar tempo numa articulação para a contrução de uma (2)segunda pista para este Aeródromo ???" :unh?:
PR-WJI
MASTER
MASTER
Mensagens: 6909
Registrado em: Dom Dez 19, 2004 11:20

Re: Infraero estuda Aeromóvel para interligar os TP 1 e 2 de POA

Mensagem por PR-WJI »

Coloquem 2 onibus com intervalo de 15 mim entre os terminais e era isso.
Já tem ônibus da Infraero que interliga o TPS-1 ao TPS-2.
"Não seria mais producente gastar tempo numa articulação para a contrução de uma (2)segunda pista para este Aeródromo ???"
Eu penso que nao há necessidade de 2 pistas em POA. Uma pista com 3200m esta mais do que bom.
Augusto Bilhalva Goulart
CMTE.
CMTE.
Mensagens: 605
Registrado em: Sáb Jan 06, 2007 23:26
Localização: Alegrete, RS

Re: Infraero estuda Aeromóvel para interligar os TP 1 e 2 de POA

Mensagem por Augusto Bilhalva Goulart »

Com relação a implantação do Aeromóvel interligando a estação do Trensurb com o Salgado Filho penso que seja interessante mas deve ser bem planejado pois com a reativação do "velho" TPS este tem que ser considerado. Muitos aeroportos tem VLT para interligar terminais, como Zurich, por exemplo, que é prático, rápido e moderno.
Porém como solução mais econômica - bem mais econômica - seria outra passarela ampla, iluminada, com ar condicionado e elevador junto ao TPS2/ponto de embarque para o onibus que leva ao tps1.
Mas a questão é que querem tirar dinheiro do governo a título de copa, a exemplo da linha da copa do metrô, que foi cortada de imediato, na qual a linha serviria praticamente para levar torcedores para o Beira-rio, já que aquela região não é a que mais necessita deste meio de transporte.
Poa_ao_vivo
PP
PP
Mensagens: 30
Registrado em: Qua Fev 02, 2011 13:17
Localização: Porto Alegre
Contato:

Re: Infraero estuda Aeromóvel para interligar os TP 1 e 2 de POA

Mensagem por Poa_ao_vivo »

Eu penso que nao há necessidade de 2 pistas em POA. Uma pista com 3200m esta mais do que bom.
Em Poa já tem 2 pistas, mas a 2ª é só usada em "casos extremos" em coordenação da TWR de Porto Alegre.
Visitem: Blog do Aeroporto Internacional Salgado Filho: http://www.poaaovivo.blogspot.com" onclick="window.open(this.href);return false;
Avatar do usuário
Constellation
Moderador
Moderador
Mensagens: 3086
Registrado em: Seg Dez 20, 2004 09:05
Localização: Londrina

Re: Infraero estuda Aeromóvel para interligar os TP 1 e 2 de POA

Mensagem por Constellation »

Poa_ao_vivo escreveu:
Eu penso que nao há necessidade de 2 pistas em POA. Uma pista com 3200m esta mais do que bom.
Em Poa já tem 2 pistas, mas a 2ª é só usada em "casos extremos" em coordenação da TWR de Porto Alegre.
Amigo,

Por acaso essa "segunda pista" não é a taxiway não?? Aqui em LDB a taxiway Echo pode ser utilizada em caso de interdição ou impraticabilidade da pista principal. Já vi até Fokker 100 pousando nela. Acredito que seja o caso de POA.

Grande abraço.
Imagem
PR-WJI
MASTER
MASTER
Mensagens: 6909
Registrado em: Dom Dez 19, 2004 11:20

Re: Infraero estuda Aeromóvel para interligar os TP 1 e 2 de POA

Mensagem por PR-WJI »

A taxiway Delta, em POA, pode ser utilizada como pista auxiliar para aeronaves até ERJ145.
Se não me engano (SNME), em 2008 um PA28 estourou pneu na PPD e o NHT pousou pela D.
Poa_ao_vivo
PP
PP
Mensagens: 30
Registrado em: Qua Fev 02, 2011 13:17
Localização: Porto Alegre
Contato:

Re: Infraero estuda Aeromóvel para interligar os TP 1 e 2 de POA

Mensagem por Poa_ao_vivo »

Na verdade só tem 1 pista hehe. Porém a taxiway é homologada para pousos e decolagens em determinadas condições e situações, como segue:

Rotaer, CAP II, item 2-2, Pousos e Decolagens em Pista-de-Táxi:
(...)
6 – Somente serão autorizadas a utilizar essas pistas as aeronaves que se enquadrem nas seguintes condições :
6.1 – Aeronaves turboélices, cuja distância máxima do eixo dos motores mais externos entre uma e outra asa seja igual ou inferior a 15m;
6.2 – Aeronaves turbojato até 3 motores, cuja distância máxima do eixo dos motores mais afastadas seja igual ou inferior a 14m;
6.3 – Aeronaves cuja bitola do trem de pouso principal tenha no máximo 9m.

7 item II:
II – Relação dos aeródromos com pistas de táxi homologadas:
BRASÍLIA / Pres. Juscelino Kubitschek, DF
CAMPINAS / Viracopos, SP
CAMPO GRANDE / Internacional, MS
GOIÂNIA / Santo Genoveva, GO
LONDRINA / Londrina, PR
PORTO ALEGRE / Salgado Filho, PA
RIO DE JANEIRO / Galeão – Antônio Carlos Jobim, RJ

F - PORTO ALEGRE / Salgado Filho, RS

1. Dados da pista de táxi delta
1-1. Designação da pista .........................................................................................11L/29R
1-2. Dimensões da pista ..................................................................................1235m x 23m
1-3. Natureza do piso ............................................................................................... asfalto
1-4. Resistência do piso .............................................................................. PCN 18/F/C/X/T

2. Mínimos meteorológicos operacionais
2-1. VFR diurno: Pista 11L/29R ........................................................................ 450m × 5000m

3. Observações
3-1. Quando da operação da pista 11L/29R, fica interditado parte do pátio civil; visto que as
aeronaves deverão utilizar-se somente das áreas próximas ao terminal de carga e casa
de força, a fim de livrar a rampa de transição.
3-2. Os seguintes Obstáculos devem ser observados:
A edificação do serviço contra-incêndio, distante cerca de 90m do eixo da pista, fere a rampa
de transição.
3-3. A cabeceira 11L foi afastada de 365m a fim de livrar obstáculos que feriam o plano da
zona de proteção.
4. Aeronaves autorizadas
4-1. Monomotores, bimotores e jatos executivos, pesando até 6,8t; EMB-120; HS-125; DC-3;
FH-27; AVRO; C-115.

Fonte: http://www.aisweb.aer.mil.br/aisweb_fil" onclick="window.open(this.href);return false; ... t_cap2.pdf
Isso.
Visitem: Blog do Aeroporto Internacional Salgado Filho: http://www.poaaovivo.blogspot.com" onclick="window.open(this.href);return false;
denisar
PC
PC
Mensagens: 340
Registrado em: Sáb Fev 05, 2005 21:37
Localização: São Paulo - SP

Re: Infraero estuda Aeromóvel para interligar os TP 1 e 2 de POA

Mensagem por denisar »

Tudo no aeroporto Salgado Filho é muito acanhado e mal planejado. Resultado da ação da "Vanguarda do Atraso" que insiste em impedir o desenvolvimento de Porto Alegre. Sito como exemplo o plano diretor do aeroporto de 1950, onde já se previa a ampliação da pista para 3.000 metros. Até agora... estamos aguardando.... :*-):
Sugestão: O TPS-2 deveria ser demolido para possibilitar a ampliação do TPS-1 e do um novo aeroparque... :yes:
Augusto Bilhalva Goulart
CMTE.
CMTE.
Mensagens: 605
Registrado em: Sáb Jan 06, 2007 23:26
Localização: Alegrete, RS

Re: Infraero estuda Aeromóvel para interligar os TP 1 e 2 de POA

Mensagem por Augusto Bilhalva Goulart »

denisar escreveu:Tudo no aeroporto Salgado Filho é muito acanhado e mal planejado. Resultado da ação da "Vanguarda do Atraso" que insiste em impedir o desenvolvimento de Porto Alegre. Sito como exemplo o plano diretor do aeroporto de 1950, onde já se previa a ampliação da pista para 3.000 metros. Até agora... estamos aguardando.... :*-):
Sugestão: O TPS-2 deveria ser demolido para possibilitar a ampliação do TPS-1 e do um novo aeroparque... :yes:

Não tenho certeza mas creio que o TPS 2 é tombado, não podendoser demolido.
O TPS 1 foi projetado para ser ampliado em 100% para a esquerda, mas pelo que sei está em projeto a ampliação em 50%. Além disso o TECA, que fica entre os dois TPS, será removido para o final da pista, no mesmo alinhamento do terminal 1. Com isso vai ter muito espaço.
Na real quando foi feito o TPS novo eles deveriam ter pensado em mudar o aeroporto de local porque mais cedo ou mais tarde vai ser necessário.
denisar
PC
PC
Mensagens: 340
Registrado em: Sáb Fev 05, 2005 21:37
Localização: São Paulo - SP

Re: Infraero estuda Aeromóvel para interligar os TP 1 e 2 de POA

Mensagem por denisar »

Augusto:
É verdade, existe uma área reservada a futura construção do TPS2. Ela fica entre o TPS1 e o futuro terminal de carga a ser contruido em breve.
Entretanto, o TPS-1 ainda não foi concluído na sua totalidade. Se voce tiver a oportunidade de visualizar o projeto original divulgado pela INFRAERO, notará que foi contruido apenas 50% do prédio projetado. Estava previsto a construção de (8) oito pontes de embarque, mas foram contruido apenas (5)cinco. A unica coisa que foi concluído na sua totalidade, foi a rampa de acesso para os veiculos. Na época de sua inauguração, alegava-se que o número de passageiros, tão cedo, não ultrapassaria a 4 milhoes por ano. Portanto, optou-se em direcionar os recursos para a construção do prédio garagem que se encontra com a sua capacidade esgotada em frente do referido terminal. :yes:
Augusto Bilhalva Goulart
CMTE.
CMTE.
Mensagens: 605
Registrado em: Sáb Jan 06, 2007 23:26
Localização: Alegrete, RS

Re: Infraero estuda Aeromóvel para interligar os TP 1 e 2 de POA

Mensagem por Augusto Bilhalva Goulart »

Caro Denisar,
Onde encontro o tal projeto do Salgado filho?
Saudações...
Responder