Anac exige eficiência do Aeroporto Eduardo Gomes, em Manaus

Notícias e artigos retirados da mídia em geral.

Moderador: Moderadores

Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
LucioCavalcanti
PC
PC
Mensagens: 154
Registrado em: Qua Out 04, 2006 12:52
Localização: Manaus (AM)

Anac exige eficiência do Aeroporto Eduardo Gomes, em Manaus

Mensagem por LucioCavalcanti »

Anac exige eficiência do Aeroporto Eduardo Gomes, em Manaus

Manaus - O Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, de Manaus, deve melhorar sua eficiência em 24,58% de acordo com meta estabelecida pela portaria 174, da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), publicada ontem no Diário Oficial da União (DOU).

As metas de eficiência são definidas tendo como base o número de embarques e desembarques e o volume de cargas dividido pelos custos operacionais. O Aeroporto Eduardo Gomes está atrás apenas do Aeroporto do Galeão, que deve atingir meta de eficiência de 30,78%, entre os 17 aeroportos brasileiros de categoria 1.

As categorias dos aeroportos são definidas tendo como critério a demanda de passageiros. Além do aeroporto de Manaus, também fazem parte da categoria 1, o Aeroporto Internacional Antônio Carlos Jobim, o Galeão no Rio de Janeiro, além de Congonhas e Guarulhos, de São Paulo.

Entre os problemas enfrentados pelos passageiros que embarcam e desembarcam no aeroporto internacional de Manaus está existência de acomodação inadequada para passageiros, números de cadeiras reduzidas na área de embarque, alta demanda no atendimento de desembaraço e cargas.

Dos aeroportos do Amazonas, o de Tabatinga, de categoria internacional, tem a mais alta meta de eficiência a ser alcançada, 27,05%. O aeroporto da cidade fronteiriça (distante 1105 quilômetros a oeste distante da capital) é classificado como categoria 2. Outro aeroporto do Estado com meta a ser cumprida é o de Tefé (a 520 quilômetros a leste de Manaus), 11,05%, classificado como categoria 2.

A Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) foi procurada para comentar a meta estabelecida pela Anac, mas respondeu por meio de uma nota em que afirma apenas ter conhecimento da portaria que estabelece os novo preços tetos das tarifas aeroportuárias.

Em novembro do ano passado, a Infraero anunciou a assinatura de dois contratos para a realização de obras de reforma e ampliação, a serem empreendidas no Aeroporto Internacional de Tabatinga e no terminal de cargas do Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, em Manaus.

Em Manaus serão investidos R$ 327,4 milhões para reforma do Aeroporto Internacional Eduardo Gomes e as obras têm previsão para iniciar em meados deste ano e com previsão de conclusão até 2013.

http://www.d24am.com/noticias/manaus-20 ... naus/16203" onclick="window.open(this.href);return false;

Abraços.
Responder