‘Galeão é uma vergonha para o Rio’, diz Cabral

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‘Galeão é uma vergonha para o Rio’, diz Cabral

Mensagem por SBLO »

O Globo
‘Galeão é uma vergonha para o Rio’, diz Cabral
Simone Candida e Danielie Nogueira

O governador Sérgio Cabral afirmou ontem que o Aeroporto Internacional Tom Jobim (Galeão) é “uma vergonha para o povo do Rio” e voltou a defender que a administração deste e de outros terminais seja entregue a empresas privadas. Os comentários foram feitos após O GLOBO ter publicado uma reportagem na segunda-feira, mostrando que o Galeão teve o pior desempenho entre 16 grandes terminais em uma avaliação feita pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

— O governo brasileiro não tem que gastar dinheiro investindo em infraestrutura aeroportuária. Em todos os lugares do mundo os recursos vêm do setor privado. O Estado brasileiro tem que receber recursos do lucro das empresas que vão explorar os aeroportos. É assim no mundo inteiro. Tenho certeza de que a presidente Dilma (Rousseff) vai enfrentar esse desafio. O aeroporto (Tom Jobim) é uma vergonha para o povo do Rio — disse Cabral, em evento de inauguração da 14a UPP no Engenho Novo, no Rio.

Para o governador, que depois participou de evento em Maricá, o aeroporto é o “anticartão de visitas do Rio”:

— O aeroporto não condiz com este momento do Rio de Janeiro. Se você for à Rodoviária Novo Rio, que nós concessionamos e acabamos de renovar o consórcio com novos investimentos, verá que ela está melhor que o aeroporto.

A avaliação da Anac é baseada no parâmetro internacional WLU (work load units), um indicador de desempenho que divide o número de embarques e desembarques e o volume de cargas pelos custos (operacional, administrativo e financeiro). O Galeão teve pontuação 27.06, ficando em último lugar na categoria 1, que abrange 16 terminais. O Aeroporto de Brasília apresentou o melhor desempenho (111,3) na categoria.

lnfraero abre licitação para ampliação de pista de pouso

Em nota, a lnfraero ressaltou que o critério de eficiência usado pela Anac “não se trata de um a avaliação da qualidade dos serviços, mas de metas de desempenho financeiro inerentes à resolução n°174 da Anac, sobre reajuste das tarifas de embarque”. Disse ainda que “reforça seu comprometimento em atender às determinações dos órgãos reguladores” e informou que. entre 2011 e 2014, investirá cerca de R5687,4 milhões em obras de melhoria no Galeão.

Na última sexta-feira. a lnfraero abriu licitação para obras de alargamento do sistema de pistas de pouso e taxiamento do aeroporto. Trata-se de um investimento de R$45,8 milhões. que aumentará a largura da pista de 45 para 60 metros de largura. Os acostamentos também serão ampliados, permitindo operações de grandes aeronaves, como oAirbusA380.

lnfraero lembrou ainda que o número de passageiros que passaram pelo Galeão cresceu aproximadamente 4,5% em 2010. O crescimento está bem abaixo do registrado pelo setor, que foi de 20% ano passado, segundo dados da própria lnfraero.
Emerson Signoberto Daniel
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Re: ‘Galeão é uma vergonha para o Rio’, diz Cabral

Mensagem por SBLO »

O Globo
Continua GIG
Acelmo Gois

Eduardo Paes tentoujunto à lata, a organização internacional de transporte aéreo, a mudança do código do Galeão-Tom Jobim, que hoje é GIG, para RIO.

Ontem, a lata indeferiu o pedido.
Emerson Signoberto Daniel
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Re: ‘Galeão é uma vergonha para o Rio’, diz Cabral

Mensagem por SBLO »

O Dia Online
31.01.11 às 15h22
Cabral diz que Aeroporto Tom Jobim é 'uma vergonha' e defende a privatização do terminal

Rio - O governador Sérgio Cabral voltou a defender nesta segunda-feira a privatização do Aeroporto Internacional Tom Jobim, na Ilha do Governador. Após inaugurar a Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) do Morro de São João, no Engenho Novo, Zona Norte do Rio, Cabral comentou o péssimo desempenho do terminal aeroportuário numa avaliação da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), que o considerou o menos eficiente entre os 16 maiores aeroportos do país.

"É uma vergonha para o povo do Rio. O governo brasileiro não tem que gastar dinheiro investindo em infraestrutura aeroportuária. Em todos os lugares do mundo hoje esses recursos vêm do setor privado. Pelo contrário, o Estado brasileiro têm que receber recursos do lucro das empresas que vão explorar os aeroportos. Tenho certeza de que a presidente Dilma (Rousseff) vai enfrentar este desafio. Vejam os navios. Eles estão chegando num terminal digno, que foi concessionado" – afirmou Cabral.

O governador considera o aeroporto um "anticartão de visitas do Rio de Janeiro". E citou a Rodoviária Novo Rio como exemplo de concessão bem sucedida.

"Se você for à Rodoviária Novo Rio, que nós concessionamos e acabamos de renovar o consórcio com novos investimentos, verá que ela está melhor que o aeroporto", comparou.
Emerson Signoberto Daniel
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Constellation
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Re: ‘Galeão é uma vergonha para o Rio’, diz Cabral

Mensagem por Constellation »

SBLO escreveu:O Dia Online
31.01.11 às 15h22
Cabral diz que Aeroporto Tom Jobim é 'uma vergonha' e defende a privatização do terminal

"Se você for à Rodoviária Novo Rio, que nós concessionamos e acabamos de renovar o consórcio com novos investimentos, verá que ela está melhor que o aeroporto", comparou.
Caros, tá certo que o Galeão não está lá aquela maravilha, mas a Rodoviária Novo Rio é um lixo... Não é um terminal de ônibus digno de uma das cidades mais belas do mundo.

A rodoviária do Rio não tem segurança nenhuma, os serviços são caríssimos e de péssima qualidade, os táxis piratas fazem a festa e o aspecto é horrível. A limpeza até que melhorou um pouco.

Em comparação, as duas maiores rodoviárias de São Paulo, Barra Funda e Tietê, estão bem melhores. O interessante é que esses terminais de São Paulo e a Novo Rio são administradas, se não me engano, pelo mesmo grupo (Socicam???). Por que a preferência por São Paulo???

Administração privada não é garantia de bons serviços. O Aeroporto de Porto Seguro tem administração privada e é uma porcaria. Bonitinho e ordinário... Maringá tem administração mista, público-privada, mas também não é aquelas coisas. Como paga salários muito baixos, sua mão de obra é um tanto amadora e inexperiente, e não tem padrões de qualidade como os dos aeroportos da Infraero e de alguns do DAESP.

Eu acho que deve-se privatizar sim, mas com certos critérios. Alguém falou da administração de alguns aeroportos britânicos, incluindo Heathrow, pela BAA. Está longe de ser um primor e sofre críticas constantes.

Mas a Infraero realmente "relaxou" com o Galeão. Esse aeroporto já foi o mais importante terminal internacional do Brasil, nos tempos da ARSA, mas agora é uma sombra do aeroporto que recebia o Concorde e a maioria dos voos internacionais. Será que, se o governo saneasse a Infraero, não seria melhor?

Grande abraço.
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José Paulo
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Re: ‘Galeão é uma vergonha para o Rio’, diz Cabral

Mensagem por José Paulo »

Constellation escreveu a palavra mágica, a solução definitiva: SANEAMENTO da Infraero.
BlueConcorde
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Re: ‘Galeão é uma vergonha para o Rio’, diz Cabral

Mensagem por BlueConcorde »

O Galeão é uma vergonha para o Rio.

O acesso ao Galeão é uma vergonha para o Rio.

Os engarrafamentos são uma vergonha para o Rio.

A falta de transporte público para o Galeão é uma vergonha para o Rio.

O metrô não passar no Galeão é uma vergonha para o Rio.

A violência e falta de segurança da Linha Vermelha são uma vergonha para o Rio.

O sr. governador não passa de um IMUNDO falando do mal-lavado. O acesso a este aeroporto é uma PIADA de mal-gosto. O Galeão tá longe de ser uma maravilha, mas METADE ou mais dos problemas dele são externos e não de responsabilidade da Infraero.

A Infraero não constrói rodovia, via expressa, metrô, trem, estação de barca.

Aeroporto por aeroporto, o Galeão é tão complicado como Guarulhos, por exemplo. Mas o sr. governador só olha pro Galeão, muito provavelmente com interesses escusos de privatização.

A Novo-Rio continua a mesma *** de sempre. Imunda, sem segurança, os táxis-pirata fazendo o que querem, trânsito caótico, lojas cobrando preços ABSURDOS, sem acesso a metrô e trem, que também não são de responsabilidade da Socicam. E localizada num dos bairros mais abandonados pelo poder público, o Santo Cristo. Vergonha? Mas hein!?

Eu DUVIDO que privatizem o Galeão. Os terminais, até acredito. O aeroporto? Duvideodó. Tem uma base aérea enorme aqui, e nem ferrando que a FAB vai se retirar daqui. É mexer num vespeiro.

Vexame na Copa vai ser se privatizarem aeroportos inteiros. Ninguém tem o know-how da Infraero e aeroporto tem complexidades que não se aprendem em 3 anos. Mais que ser saneada, a Infraero precisa ser oxigenada com novos recursos humanos e desengessada da maldita Lei 8666. Aí a coisa melhora muito...
Saudações Supersônicas
José Paulo
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Re: ‘Galeão é uma vergonha para o Rio’, diz Cabral

Mensagem por José Paulo »

"desengessada da lei 8666". É a lei que obriga as estatais a fazerem licitações para compra ou obras? Mas, BlueConcorde, já pensou no festival de corrupção se não houvesse a lei?
Não entendi sua colocação.
paulo roberto

Re: ‘Galeão é uma vergonha para o Rio’, diz Cabral

Mensagem por paulo roberto »

Nesta reportagem sobre o aeroporto do RIO,tambem falam sobre a TAXA DE POUSO E PERMANENCIA,vai ter um aumento de 158,2%, acho um absurdo, nao sei se aumenta assim todos os anos, e dizem que as empresas vão repassar para as tarifas por esse motivo....e nos vamos ter que pagar :Muro: :Muro: :Muro:
moises Propp
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Re: ‘Galeão é uma vergonha para o Rio’, diz Cabral

Mensagem por moises Propp »

Olá amigos,
Por que a Petrobras é governo e dá lucro ? por que é bem administrada.
A Infraero tem o monopolio dos aeroportos e não dá lucro ! por que é má
administrada, ou muito r... dentro da Infraero, na Petrobras até tem r.....
mas hoje é menos, no passado o r... dentro da BR erá muito grande e a cia
crescia muito menos, hoje a BR é muito forte , depois da dilma !
Nem sempre a privatização é a solução, a rodoviaria de Porto Alegre eu conheço
a 40 anos e é sempre a mesma coisa, como a de outros cidades .
O Cabral tem que cuidar os desvios de R$ para reconstrui o seu estado !
sds,
Moises Propp
Electra
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Re: ‘Galeão é uma vergonha para o Rio’, diz Cabral

Mensagem por Electra »

SBLO escreveu:Em todos os lugares do mundo os recursos vêm do setor privado. (...) É assim no mundo inteiro.
Falso! Desde quando iniciativa privada constrói infra-estrutura aeroportuária, um investimento altíssimo que quando tem retorno, é a ultra longo prazo? O máximo que pd acontecer é a iniciativa privada construir um terminal, normalmente pequeno, e receber a concessão para explorá-lo durante uns 30 anos. No mais, o que sempre acontece é o poder público investir e entregar para a iniciativa privada se dar bem.
SBLO escreveu:Se você for à Rodoviária Novo Rio, que nós concessionamos e acabamos de renovar o consórcio com novos investimentos, verá que ela está melhor que o aeroporto.
:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
SBLO escreveu:lnfraero lembrou ainda que o número de passageiros que passaram pelo Galeão cresceu aproximadamente 4,5% em 2010. O crescimento está bem abaixo do registrado pelo setor, que foi de 20% ano passado, segundo dados da própria lnfraero.
O que acho "legal" neste índice que a ANAC criou é que primeiro, a ANAC leva vôos do GIG pro SDU e depois reclama que o "coeficiente" do GIG está baixo e que ele tem que aumentar o fluxo de pax. DÁ PRA LEVAR A SÉRIO????? Em tmp, o SDU teve um dos mais altos "coeficientes". PQ SERÁ?!?!?!
Mas, BlueConcorde, já pensou no festival de corrupção se não houvesse a lei?
Não se trata de acabar com a lei e sim, de modoficá-la.
Mas o sr. governador só olha pro Galeão, muito provavelmente com interesses escusos de privatização.
Concordo! E, infelizmente, mts cidadãos tem a msm mentalidade do governador.
A INFRAERO pd ter os problemas que tiver só que eu não vou aproveitar a oportunidade, como faria um bom aproveitador oportunista, para justificar a privatização como se esta fosse a única solução, se é que é uma solução (não estou dizendo que tds os que são a favor da privatização são aproveitadores oportunistas).
Se há problemas na empresa, abra sindicância, retira os maus administradores nomeados, enfim, mts mecanismos existem.
Sou totalmente contra a privatização!
No mais, esse assunto já está insuportável há mt tmp.
Grato desde já!
Abraços!!!
BlueConcorde
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Localização: Rio e/ou Petrópolis/RJ

Re: ‘Galeão é uma vergonha para o Rio’, diz Cabral

Mensagem por BlueConcorde »

A Petrobras tá em outra situação, inclusive não está subordinada à Lei 8666.

A Infraero quer ir para o mesmo regime da Petrobras, porém, este regime está sendo questionado na justiça, e assim não liberam a Infraero para ir por este caminho. Porém, eu soube que a Eletrobrás conseguiu esta mudança recentemente.

Na teoria, a lei 8666 é bem intencionada, porém na prática os empresários jogam muito sujo e no fim, todos viram reféns de péssimas empresas de idoneidade duvidosa e em geral, de serviços de qualidade vergonhosa, ofertados a preços desleais nas licitações, que escolhem a oferta mais barata.

O "ralo" da Infraero não é na Infraero, e sim nestas empresas. A reforma do SDU foi parada pq a empreiteira já usou quase toda a grana e tem um monte de obra faltando, como 3o piso e subsolo do terminal novo, reforma das pistas de táxi e por aí vai.

Em situações como essa, o MP vê um absurdo desses e questiona e investiga, mas quem aparece como culpada é a Infraero, não a empreiteira...
Saudações Supersônicas
Electra
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Re: ‘Galeão é uma vergonha para o Rio’, diz Cabral

Mensagem por Electra »

Mt bom, o esclarecimento do BlueConcorde.
BlueConcorde escreveu:Na teoria, a lei 8666 é bem intencionada, porém na prática os empresários jogam muito sujo e no fim, todos viram reféns de péssimas empresas de idoneidade duvidosa e em geral, de serviços de qualidade vergonhosa, ofertados a preços desleais nas licitações, que escolhem a oferta mais barata.
Parece que é aquela questão da escolha ser pelo menor preço e não, pela melhor técnica, como seria o mais adequado. Já ouvi comentários de que mts twys do GIG estão sempre em obras pq o serviço realizado é barato e ruim de modo que tenham que estar em permanente reparo, e até que mts obras necessárias não saem pq não valeria a pena fazer para ficar mexendo e remendando td hora.
De qq jeito, já fiz um curso sobre a lei 8666/93 e lembro do professor ter comentado que há outros defeitos nela que precisariam ser corrigidos.
Grato desde já!
Abraços!!!
LucioCavalcanti
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Re: ‘Galeão é uma vergonha para o Rio’, diz Cabral

Mensagem por LucioCavalcanti »

Electra escreveu:Mt bom, o esclarecimento do BlueConcorde.
BlueConcorde escreveu:Na teoria, a lei 8666 é bem intencionada, porém na prática os empresários jogam muito sujo e no fim, todos viram reféns de péssimas empresas de idoneidade duvidosa e em geral, de serviços de qualidade vergonhosa, ofertados a preços desleais nas licitações, que escolhem a oferta mais barata.
Parece que é aquela questão da escolha ser pelo menor preço e não, pela melhor técnica, como seria o mais adequado. Já ouvi comentários de que mts twys do GIG estão sempre em obras pq o serviço realizado é barato e ruim de modo que tenham que estar em permanente reparo, e até que mts obras necessárias não saem pq não valeria a pena fazer para ficar mexendo e remendando td hora.
De qq jeito, já fiz um curso sobre a lei 8666/93 e lembro do professor ter comentado que há outros defeitos nela que precisariam ser corrigidos.
Prezados,

Trabalho em uma empresa estatal e sofremos diariamente com a lei e as "benditas" licitações.
Concordo que são necessários ajustes na lei, mas simplesmente eliminá-la não me parece o caminho.
Uma coisa que é previsto em lei e que não sei quantos aplicam são as vistorias técnicas. Aqui onde trabalho vejo que são feitas.
Essa vistoria deve ser feita por pessoal qualificado da empresa contratante e sujeita os vencedores da licitação a apresentar condições técnicas/comerciais para a realização do serviço contratado.
Já houveram casos em que as 3 vencedoras foram desqualificadas tecnicamente. O "problema" disso é que leva ao cancelamento da licitação feita e obriga a uma nova licitação.
Mas pelo menos evita que aproveitadores ganhem com preço baixo e depois apliquem o "jeitinho" do adendo contratual para receber mais dinheiro por um serviço mal feito.
É claro que isso exige comprometimento do pessoal contratante pela qualidade e zelo com o recurso público.
Coisa em falta hoje em dia, infelizmente.

Abraços.
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