Será o PP-CTE??

Espaço nostálgico do Aerofórum, sobre fatos da aviação passada, fotos, flight reports, etc.

Moderador: Moderadores

Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
juniorldb
MULTI
MULTI

Será o PP-CTE??

Mensagem por juniorldb »

Tentando buscar uma resposta para o tópico do Constellation sobre o Viscount PP-SRL encontrei essa foto de um dos YS-11 da Cruzeiro mas quem postou não deixou claro que se tratava do PP-CTE. Lendo o texto ele relata que dois se acidentaram em Santa Catarina. Qual será esse??

Imagem

fonte: http://www.fotolog.com.br/_zoolook_/10879892" onclick="window.open(this.href);return false;

Penso que essa foto é uma raridade..... :-D :-D

Grande Abraço
Constellation
Moderador
Moderador

Re: Será o PP-CTE??

Mensagem por Constellation »

Junior,

Eu acho que esse aí é o PP-CTE, pois o outro avião acidentado em SC nessa época, o PP-CTI, varou a pista em Navegantes e bateu nas luzes do final da pista. Em Navegantes, não tem um rio como esse aí da foto. O Rio Itajaí é bem maior e longe da cabeceira 07 e do lado da cabeceira 25, tem o mar, mas bem distante também. Em Joinville, tem um rio perto da cabeceira 15, bem do tamanho do rio dessa foto aí.

A carcaça do PP-CTI está preservada entre Jaraguá do Sul e Porto Belo, às margens da BR-101. Mas o que me intriga é que, segundo fiquei sabendo, o PP-CTE teve a asa direita danificada e aproveitou a asa do PP-CTI, acidentado meses antes, e voltou a voar, sendo posteriormente exportado. Mas aquela carcaça do PP-CTI tem a asa direita e a mesma está completa e intacta, pelo menos aparentemente. Os trens de pouso do CTI atual são fake, assim como os motores e as hélices (essas são ridículas, parecem com as daquele Viscount de Araçariguama.

Mas, bacana a foto, eu nunca tinha visto. :yeah:

Grande abraço.
Imagem
José Cursio
AeroConselho

Mensagem por José Cursio »

Boa tarde amigos Forenses.

O incidente com YS-11 PP-CTE, mais conhecido como Samurai foi em Joinvile (JOI) Santa Catarina.
Dados do avião.
http://img829.imageshack.us/img829/3219 ... dosul0.jpg" onclick="window.open(this.href);return false;

Fonte > Aeronaves Comerciais do Brasil > Manche nº 01 > 05/1998

Abraços

Cursio
Starliner
MASTER
MASTER

Mensagem por Starliner »

YS-11A-202 PP-CTE n° de construção 2054 foi danificado em 17.08.1977 quando ultrapassou o final da pista em Joinville/SC e foi parar dentro do Rio Cubatão. Foi reconstruído com partes do YS-11 PP-CTI e voou para CGH em 15.02.1978.
Vendido para a Toa Domestic Airlines em Janeiro de 1979. depois foi para a Japan Air System e depois para a Japan Air Commuter .

O PP-CTI YS-11A-202 n° de construção 2080 tinha sido retirado de serviço em Agosto de 1975 em POA e posteriormente voltou a voar. Foi danificado em 29.04.1977 em Itajaí/SC, e algumas partes, como a asa direita, foram usadas para a recuperação do PP-CTE. Em 1977 a fuselagem completa foi vendida como sucata, passou por várias mãos em hoje encontra-se emTijucas ainda sobrevivendo.

Starliner
Starliner - GIG
Responder