Alteração dos RBHA 61 e 67

Seção principal do AeroFórum para troca de informações.

Moderador: Moderadores

Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
Avatar do usuário
SBLO
Moderador
Moderador
Mensagens: 3490
Registrado em: Dom Dez 19, 2004 21:04
Localização: Londrina/Paraná

Alteração dos RBHA 61 e 67

Mensagem por SBLO »

Prezados Amigos:

Existem duas consultas públicas realizadas pela ANAC, com vistas à alteração dos RBHA 61 e 67, que tratam das concessões de CHT e CCF.

Segundo informações do Sindicato dos Aeronautas, "a consulta é sobre o fim da exigência de que o Certificado de Capacidade Física (CCF) seja emitido pela autoridade aeronáutica. Em caso de aprovação (temos dúvidas quanto aos objetivos da Anac e das empresas aéreas), o CCF poderá ser feito pelos médicos das próprias empresas sem nenhum tipo de critério, podendo inclusive ser discriminatório ou propiciar perseguições individuais das chefias. As empresas passariam a ter total poder de decisão sobre manter a carteira de saúde válida para voar ou não. O correto seria que esta avaliação continuasse sendo da competência de um órgão independente, que atue com isenção e seriedade".

O que os amigos pensam a respeito deste assunto???

Lembrando que a consulta pública vai até as 18 horas do dia 07 de janeiro de 2011.

Um abraço
Emerson Signoberto Daniel
SBLO/LDB

"Aprenda sempre com os erros dos outros, pois, você não terá tempo para repetir todos"
Avatar do usuário
AB3
MASTER
MASTER
Mensagens: 3304
Registrado em: Dom Dez 19, 2004 17:18

Re: Alteração dos RBHA 61 e 67

Mensagem por AB3 »

Vou me abster de comentários, haja vista que a função COMISSÁRIO DE VÔO, está sendo cada vez exercida por pessoas com MENOR CAPACIDADE, onde o interesse focal da profissão é outro, assim sendo... com CCF ou com ASO não muda em nada, acho que com ASO fica até mais fácil...
AB3 - aeroentusiasta forum user
BHZ - Belo Horizonte - MG | Aircraft Mechanic and Aviation Researcher
Artigos em http://www.avioesemusicas.com" onclick="window.open(this.href);return false;
Flight Deck
PP
PP
Mensagens: 39
Registrado em: Qui Jun 04, 2009 03:17

Re: Alteração dos RBHA 61 e 67

Mensagem por Flight Deck »

Caro SBLO,

Esse procedimento, para os comissários, já funciona dessa forma (e bem) em vários lugares do mundo. Para nós no Brasil, isso seria até benéfico, pois aliviaria a já saturada estrutura de certos centros, como são os casos no HASP e CEMAL.

O que o SNA alardeia não justifica, porque uma empresa pode demitir o seu funcionário usando inúmeros meios legais, e não será perseguindo sem critério médico (em outras palavras, encontrando coisas que possam justificar a demissão por problemas de saúde) é que ela vai obter algum tipo de vantagem, principalmente quando o afetado (o funcionário) pode contestar e comprovar por outras vias a sua integridade física e/ou mental para, portanto, ser legalmente recolocado no seu posto de trabalho e ser até mesmo indenizado, quando aplicável.

Vejo que no nosso país tudo é atravancado e tudo é motivo para achar pelo em ovo.

Sds
Avatar do usuário
AB3
MASTER
MASTER
Mensagens: 3304
Registrado em: Dom Dez 19, 2004 17:18

Re: Alteração dos RBHA 61 e 67

Mensagem por AB3 »

O medo do povo atrás do cockpit é que perder o CCF é um caminho expresso para serem descategorizados, ou seja passarem a aeroviários!
AB3 - aeroentusiasta forum user
BHZ - Belo Horizonte - MG | Aircraft Mechanic and Aviation Researcher
Artigos em http://www.avioesemusicas.com" onclick="window.open(this.href);return false;
Avatar do usuário
Constellation
Moderador
Moderador
Mensagens: 3086
Registrado em: Seg Dez 20, 2004 09:05
Localização: Londrina

Re: Alteração dos RBHA 61 e 67

Mensagem por Constellation »

Caros,

Essa preocupação do Sindicato dos Aeronautas é descabida, uma vez que sempre caberá recurso de qualquer laudo negativo. Para mim, já estava na hora de desburocratizarem o CCF, pois só quem já enfrentou fila e descaso nos Hospitais da Aeronáutica sabe que, do jeito que tá, não dá pra ficar.

Quem tem que tirar CCF de seis em seis meses, como eu, é duro ter que marcar hora, ser mal atendido e perder dia de trabalho para tirar o bendito CCF.

Grande abraço.
Imagem
Flight Deck
PP
PP
Mensagens: 39
Registrado em: Qui Jun 04, 2009 03:17

Re: Alteração dos RBHA 61 e 67

Mensagem por Flight Deck »

Boa noite,

Mas, AB3, se isso acontecer, qual é o problema?

O que vejo é que muitos se prendem em conceitos e pré-conceitos (geralmente negativos) que precisam ser avaliados se, no final, poderiam se tornar na prática um benefício à categoria. Muitos acreditam que ficar vinculado ao SNA o grupo terá mais força, reconhecimento e melhorias diversas, quando na verdade já ficou comprovado que não é bem assim que funciona, vide a decadência da profissão (e a de piloto, também) nos últimos anos.

Em muitos países (mais uma vez essa comparação) os comissários fazem parte de uma categoria independente, e nem por isso deixam de mostrar força quando necessário. Por aqui, vivemos apoiados em nomenclaturas, mas de prático, que é o que importa, nem mesmo a Regulamentação, que supostamente seria o maior pilar de sustentação da classe, é cumprida.

Sds
moises Propp
MASTER
MASTER
Mensagens: 2163
Registrado em: Qui Jun 01, 2006 18:08
Localização: Porto Alegre-RS
Contato:

Re: Alteração dos RBHA 61 e 67

Mensagem por moises Propp »

Olá amigos,
Talves o custo para este exame seja o motivo da empresa querer assumir
este compromisso, se o funcionar não passar no exame no momento, a
empresa tem que dar licença medica, não pode demitilo, pois quando foi
contratado ele estava em boa saúde .
sds,
Moises
Avatar do usuário
AB3
MASTER
MASTER
Mensagens: 3304
Registrado em: Dom Dez 19, 2004 17:18

Re: Alteração dos RBHA 61 e 67

Mensagem por AB3 »

Flight Deck escreveu:Boa noite,

Mas, AB3, se isso acontecer, qual é o problema?

O que vejo é que muitos se prendem em conceitos e pré-conceitos (geralmente negativos) que precisam ser avaliados se, no final, poderiam se tornar na prática um benefício à categoria. Muitos acreditam que ficar vinculado ao SNA o grupo terá mais força, reconhecimento e melhorias diversas, quando na verdade já ficou comprovado que não é bem assim que funciona, vide a decadência da profissão (e a de piloto, também) nos últimos anos.

Em muitos países (mais uma vez essa comparação) os comissários fazem parte de uma categoria independente, e nem por isso deixam de mostrar força quando necessário. Por aqui, vivemos apoiados em nomenclaturas, mas de prático, que é o que importa, nem mesmo a Regulamentação, que supostamente seria o maior pilar de sustentação da classe, é cumprida.

Sds
Eu também acho que aqui deveriam ter ASSOCIAÇÕES... de MECÃNICOS, PILOTOS... "OAB´s" da vida sabe... mas o povo acha que o SNA é o que há!
AB3 - aeroentusiasta forum user
BHZ - Belo Horizonte - MG | Aircraft Mechanic and Aviation Researcher
Artigos em http://www.avioesemusicas.com" onclick="window.open(this.href);return false;
Responder