Prezados Amigos:
Existem duas consultas públicas realizadas pela ANAC, com vistas à alteração dos RBHA 61 e 67, que tratam das concessões de CHT e CCF.
Segundo informações do Sindicato dos Aeronautas, "a consulta é sobre o fim da exigência de que o Certificado de Capacidade Física (CCF) seja emitido pela autoridade aeronáutica. Em caso de aprovação (temos dúvidas quanto aos objetivos da Anac e das empresas aéreas), o CCF poderá ser feito pelos médicos das próprias empresas sem nenhum tipo de critério, podendo inclusive ser discriminatório ou propiciar perseguições individuais das chefias. As empresas passariam a ter total poder de decisão sobre manter a carteira de saúde válida para voar ou não. O correto seria que esta avaliação continuasse sendo da competência de um órgão independente, que atue com isenção e seriedade".
O que os amigos pensam a respeito deste assunto???
Lembrando que a consulta pública vai até as 18 horas do dia 07 de janeiro de 2011.
Um abraço
Alteração dos RBHA 61 e 67
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Alteração dos RBHA 61 e 67
Emerson Signoberto Daniel
SBLO/LDB
"Aprenda sempre com os erros dos outros, pois, você não terá tempo para repetir todos"
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Re: Alteração dos RBHA 61 e 67
Vou me abster de comentários, haja vista que a função COMISSÁRIO DE VÔO, está sendo cada vez exercida por pessoas com MENOR CAPACIDADE, onde o interesse focal da profissão é outro, assim sendo... com CCF ou com ASO não muda em nada, acho que com ASO fica até mais fácil...
AB3 - aeroentusiasta forum user
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- PP
- Mensagens: 39
- Registrado em: Qui Jun 04, 2009 03:17
Re: Alteração dos RBHA 61 e 67
Caro SBLO,
Esse procedimento, para os comissários, já funciona dessa forma (e bem) em vários lugares do mundo. Para nós no Brasil, isso seria até benéfico, pois aliviaria a já saturada estrutura de certos centros, como são os casos no HASP e CEMAL.
O que o SNA alardeia não justifica, porque uma empresa pode demitir o seu funcionário usando inúmeros meios legais, e não será perseguindo sem critério médico (em outras palavras, encontrando coisas que possam justificar a demissão por problemas de saúde) é que ela vai obter algum tipo de vantagem, principalmente quando o afetado (o funcionário) pode contestar e comprovar por outras vias a sua integridade física e/ou mental para, portanto, ser legalmente recolocado no seu posto de trabalho e ser até mesmo indenizado, quando aplicável.
Vejo que no nosso país tudo é atravancado e tudo é motivo para achar pelo em ovo.
Sds
Esse procedimento, para os comissários, já funciona dessa forma (e bem) em vários lugares do mundo. Para nós no Brasil, isso seria até benéfico, pois aliviaria a já saturada estrutura de certos centros, como são os casos no HASP e CEMAL.
O que o SNA alardeia não justifica, porque uma empresa pode demitir o seu funcionário usando inúmeros meios legais, e não será perseguindo sem critério médico (em outras palavras, encontrando coisas que possam justificar a demissão por problemas de saúde) é que ela vai obter algum tipo de vantagem, principalmente quando o afetado (o funcionário) pode contestar e comprovar por outras vias a sua integridade física e/ou mental para, portanto, ser legalmente recolocado no seu posto de trabalho e ser até mesmo indenizado, quando aplicável.
Vejo que no nosso país tudo é atravancado e tudo é motivo para achar pelo em ovo.
Sds
Re: Alteração dos RBHA 61 e 67
O medo do povo atrás do cockpit é que perder o CCF é um caminho expresso para serem descategorizados, ou seja passarem a aeroviários!
AB3 - aeroentusiasta forum user
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- Constellation
- Moderador
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- Localização: Londrina
Re: Alteração dos RBHA 61 e 67
Caros,
Essa preocupação do Sindicato dos Aeronautas é descabida, uma vez que sempre caberá recurso de qualquer laudo negativo. Para mim, já estava na hora de desburocratizarem o CCF, pois só quem já enfrentou fila e descaso nos Hospitais da Aeronáutica sabe que, do jeito que tá, não dá pra ficar.
Quem tem que tirar CCF de seis em seis meses, como eu, é duro ter que marcar hora, ser mal atendido e perder dia de trabalho para tirar o bendito CCF.
Grande abraço.
Essa preocupação do Sindicato dos Aeronautas é descabida, uma vez que sempre caberá recurso de qualquer laudo negativo. Para mim, já estava na hora de desburocratizarem o CCF, pois só quem já enfrentou fila e descaso nos Hospitais da Aeronáutica sabe que, do jeito que tá, não dá pra ficar.
Quem tem que tirar CCF de seis em seis meses, como eu, é duro ter que marcar hora, ser mal atendido e perder dia de trabalho para tirar o bendito CCF.
Grande abraço.

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- PP
- Mensagens: 39
- Registrado em: Qui Jun 04, 2009 03:17
Re: Alteração dos RBHA 61 e 67
Boa noite,
Mas, AB3, se isso acontecer, qual é o problema?
O que vejo é que muitos se prendem em conceitos e pré-conceitos (geralmente negativos) que precisam ser avaliados se, no final, poderiam se tornar na prática um benefício à categoria. Muitos acreditam que ficar vinculado ao SNA o grupo terá mais força, reconhecimento e melhorias diversas, quando na verdade já ficou comprovado que não é bem assim que funciona, vide a decadência da profissão (e a de piloto, também) nos últimos anos.
Em muitos países (mais uma vez essa comparação) os comissários fazem parte de uma categoria independente, e nem por isso deixam de mostrar força quando necessário. Por aqui, vivemos apoiados em nomenclaturas, mas de prático, que é o que importa, nem mesmo a Regulamentação, que supostamente seria o maior pilar de sustentação da classe, é cumprida.
Sds
Mas, AB3, se isso acontecer, qual é o problema?
O que vejo é que muitos se prendem em conceitos e pré-conceitos (geralmente negativos) que precisam ser avaliados se, no final, poderiam se tornar na prática um benefício à categoria. Muitos acreditam que ficar vinculado ao SNA o grupo terá mais força, reconhecimento e melhorias diversas, quando na verdade já ficou comprovado que não é bem assim que funciona, vide a decadência da profissão (e a de piloto, também) nos últimos anos.
Em muitos países (mais uma vez essa comparação) os comissários fazem parte de uma categoria independente, e nem por isso deixam de mostrar força quando necessário. Por aqui, vivemos apoiados em nomenclaturas, mas de prático, que é o que importa, nem mesmo a Regulamentação, que supostamente seria o maior pilar de sustentação da classe, é cumprida.
Sds
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- MASTER
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Re: Alteração dos RBHA 61 e 67
Olá amigos,
Talves o custo para este exame seja o motivo da empresa querer assumir
este compromisso, se o funcionar não passar no exame no momento, a
empresa tem que dar licença medica, não pode demitilo, pois quando foi
contratado ele estava em boa saúde .
sds,
Moises
Talves o custo para este exame seja o motivo da empresa querer assumir
este compromisso, se o funcionar não passar no exame no momento, a
empresa tem que dar licença medica, não pode demitilo, pois quando foi
contratado ele estava em boa saúde .
sds,
Moises
Re: Alteração dos RBHA 61 e 67
Eu também acho que aqui deveriam ter ASSOCIAÇÕES... de MECÃNICOS, PILOTOS... "OAB´s" da vida sabe... mas o povo acha que o SNA é o que há!Flight Deck escreveu:Boa noite,
Mas, AB3, se isso acontecer, qual é o problema?
O que vejo é que muitos se prendem em conceitos e pré-conceitos (geralmente negativos) que precisam ser avaliados se, no final, poderiam se tornar na prática um benefício à categoria. Muitos acreditam que ficar vinculado ao SNA o grupo terá mais força, reconhecimento e melhorias diversas, quando na verdade já ficou comprovado que não é bem assim que funciona, vide a decadência da profissão (e a de piloto, também) nos últimos anos.
Em muitos países (mais uma vez essa comparação) os comissários fazem parte de uma categoria independente, e nem por isso deixam de mostrar força quando necessário. Por aqui, vivemos apoiados em nomenclaturas, mas de prático, que é o que importa, nem mesmo a Regulamentação, que supostamente seria o maior pilar de sustentação da classe, é cumprida.
Sds
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