PASSAREDO passeando fora da pista em RAO

Seção principal do AeroFórum para troca de informações.

Moderador: Moderadores

Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
AB3
MASTER
MASTER

PASSAREDO passeando fora da pista em RAO

Mensagem por AB3 »

Amigos,

O PR-PSK, ERJ145 da PASSAREDO efetuou um runway overrun sob forte chuva hoje em RAO. Ninguem ferido e o avião será examinado sobre possiveis danos.
AB3 - aeroentusiasta forum user
BHZ - Belo Horizonte - MG | Aircraft Mechanic and Aviation Researcher
Artigos em http://www.avioesemusicas.com" onclick="window.open(this.href);return false;
Afonso
Moderador
Moderador

Re: PASSAREDO passeando fora da pista em RAO

Mensagem por Afonso »

Se não me engano é a terceira vez que um ERJ faz alguma coisa que assusta :whistling:
MULTI

Mensagem por rodrigodurighello »

Avião derrapa e fica atravessado na pista no interior de SP
Acidente aconteceu por volta das 17h em Ribeirão Preto.
Ninguém se feriu; aeroporto teve de ser fechado.

Um avião derrapou durante o pouso na tarde deste sábado (1º) no Aeroporto Estadual Dr. Leite Lopes, em Ribeirão Petro, no interior de São Paulo. De acordo com a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), o acidente aconteceu por volta das 17h. A pista se encontrava molhada no momento da aterrissagem. Ninguém se feriu.

O avião, que saiu de Maceió, foi removido da pista por volta das 20h. Passageiros que aguardavam viagem tiveram seus voos cancelados ou remarcados para outros horários. Segundo a Infraero, o aeroporto teve de ser fechado para pousos e decolagens. Até as 20h45, ele ainda não havia sido reaberto.

Fonte:G1

Alguem tem mais informações sobre os danos da aeronave?
Constellation
Moderador
Moderador

Mensagem por Constellation »

rodrigodurighello escreveu:
Alguem tem mais informações sobre os danos da aeronave?

Não consegui achar nada nos órgãos de imprensa, nessa época do ano quase nada funciona direito, coisa de brasileiro... Mas pelo menos a mulher lá em Brasília está trabalhando, heheheh.

Eu vi uma foto, foto de vídeo, na verdade, que me deixou um tanto preocupado... o avião varou a pista e foi para a grama, parou bem próximo do fim do pavimento, mas não dava pra ver nem o trem principal e nem o auxiliar... então, pode ter acontecido: ou o avião quebrou os trens, ou afundou na lama (chovia muito), ou o mato simplesmente estava muito alto e encobria os trens. Torço para que essa última alternativa seja a correta.

RAO é sede da Passaredo, né?? Eles devem ter instalações de manutenção lá, vamos esperar um pouco.

Mas, se por acaso os trens quebraram, pode dar até W/O, já que os ERJ estão com baixo preço no mercado, compensando sua substituição ao invés da sua recuperação.

Alguém sabe qual foi a aeronave envolvida?

Grande abraço.
Imagem
Constellation
Moderador
Moderador

Afonso escreveu:Se não me engano é a terceira vez que um ERJ faz alguma coisa que assusta :whistling:
Afonso,

Se vc está se referindo aos ERJ da Passaredo, só me lembro do ERJ acidentado em VDC, PR-PSJ, que deu W/O...

Mas, se considerar outros operadores, a Rio-Sul perdeu um, o PT-SPE, em Curitiba, e teve outros incidentes, como aquele que varou a pista em Uberaba e levantou uma bela nuvem de poeira...

Grande abraço.
Imagem
rodrigodurighello
MULTI
MULTI

Mensagem por rodrigodurighello »

http://www.estadao.com.br/noticias/gera ... 0937,0.htm" onclick="window.open(this.href);return false;

Acima o link com uma foto de longe não da para saber mesmo de o trem quebrou ou afundou ou o mato cobriu....
Jet Airways
CMTE.
CMTE.

Mensagem por Jet Airways »

Alguém tem mais alguma informação a respeito?
Abraços,
Jet Airways

"Somente os que voam podem entender com clareza porque os pássaros cantam."
BlueConcorde
CMTE.
CMTE.

Mensagem por BlueConcorde »

PSK é modelo EU que não tem reversos?
Saudações Supersônicas
Afonso
Moderador
Moderador

Mensagem por Afonso »

Constellation escreveu:
Afonso escreveu:Se não me engano é a terceira vez que um ERJ faz alguma coisa que assusta :whistling:
Afonso,

Se vc está se referindo aos ERJ da Passaredo, só me lembro do ERJ acidentado em VDC, PR-PSJ, que deu W/O...

Mas, se considerar outros operadores, a Rio-Sul perdeu um, o PT-SPE, em Curitiba, e teve outros incidentes, como aquele que varou a pista em Uberaba e levantou uma bela nuvem de poeira...

Grande abraço.
Teve um tb em Curitiba, estourando os pneus.
Incidentes acontecem, eu sei, mas em um curto espaço de tempo não é bom para a Cia. :?
A RSL teve tb, mas um bem longe do outro episódio.
CMTE.
CMTE.

Mensagem por Jet Airways »

Até onde eu conheço a história da Passaredo, ela não havia tido nenhum incidente/acidente até aquele de Vitória da Conquista. Depois disso... :Muro:
Abraços,
Jet Airways

"Somente os que voam podem entender com clareza porque os pássaros cantam."
Robson
PP
PP

Mensagem por Robson »

Utilizei os serviços da Passaredo em 23 e 27/12, na rota GRU-GYN-GRU, com escala em Uberlândia. nos quatros pousos efetuados, nenhum foi macio. e na volta do dia 27 então não sei como o trem de pouso resistiu ao toque efetuado em Uberlândia. não acredito que seja um problema da aeronave, e sim um melhor treinamento dos pilotos, pois como a companhia absorveu varios ERJ 145 em pouco espaço de tempo. acredito que os pilotos que antes operavam EMB 120 Brasilia e agora voam os 145, tem uma certa dificuldade em razão da maior velocidade de operação dos jatos. Não estou dizendo que a tripulação não está qualificada, mas apenas especulando uma hipótese para estas ocorrências.
paulo roberto

Mensagem por paulo roberto »

Já sabem se o aviao tem condiçoes de voltar voar? :unh?:
Vector
CMTE.
CMTE.

Mensagem por Vector »

paulo roberto escreveu:Já sabem se o aviao tem condiçoes de voltar voar? :unh?:
Sim... Já voltou a operar.

Sds,
Vector
Constellation
Moderador
Moderador

Vector escreveu:
paulo roberto escreveu:Já sabem se o aviao tem condiçoes de voltar voar? :unh?:
Sim... Já voltou a operar.

Sds,
Vector
Obrigado, Vector,

Ufa, é bom saber que o avião voltou a voar. :yesyes: :yesyes:

Esperamos a Passaredo aqui em LDB ainda esse mês.

Grande abraço.
Imagem
Tico
CMTE.
CMTE.

Mensagem por Tico »

Talvez a Passaredo, pelo seu crescimento rápido esteja sofrendo de falta de padronização ou adaptação ao jato. Incidentes assim como esse, assim como o de Vitória da Conquista são normalmente fruto de aproximações não estabilizadas.

Espero que isso seja resolvido logo antes que seja tarde demais. É muito incidente em tão pouco tempo.
Constellation
Moderador
Moderador

Tico escreveu:Talvez a Passaredo, pelo seu crescimento rápido esteja sofrendo de falta de padronização ou adaptação ao jato. Incidentes assim como esse, assim como o de Vitória da Conquista são normalmente fruto de aproximações não estabilizadas.

Espero que isso seja resolvido logo antes que seja tarde demais. É muito incidente em tão pouco tempo.
Tico, não é só a Passaredo que está passando por problemas. Não existem mais pilotos experientes no mercado, as empresas estão pegando os que estão disponíveis, e muitos tem 500 ou menos horas de voo, experiência insuficiente para qualquer tipo de jato, mas especialmente crítica para uma empresa que está fazendo transição de turboélice para jato.

Não sei se vc lembra, mas a Rio-Sul teve problemas semelhantes já 14, 15 anos atrás, e inclusive acidentou também um ERJ-145, felizmente sem vítimas.

Não devemos esquecer também que todas as empresas aéreas já passaram por situações semelhantes, tanto de pouso antes da pista quanto ultrapassagem da pista depois do pouso: a GOL em NVT, a TAM em RAO (sem contar o desastre do JJ3054).

Grande abraço.
Imagem
PR-WJI
MASTER
MASTER

Mensagem por PR-WJI »

PR-PSK visto em POA ontem. Pela rota, esteve em Goiania e Ribeirão Preto tambem!!
Responder