Problemas na TAAG

Primeiro fórum sobre a aviação em Angola, com notícias, novidades, fotos, história, bate-papo, turismo e muita informação sobre a aviação neste país africano!

Moderador: Moderadores

Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
Jaime Carneiro
PC
PC
Mensagens: 296
Registrado em: Qui Dez 18, 2008 11:12
Localização: 15nm from Bravo One

Problemas na TAAG

Mensagem por Jaime Carneiro »

Caros,

Ultimamente tenho preferido manter um papel de leitor aqui no fórum :mrgreen: . Contudo queria lançar um repto a todos em relação a TAAG.
Qualquer que seja o Angolano que goste de aviação, gosta da TAAG. Lamentavelmente é inquestionável que a cia esta a atravessar como disse o seu porta-voz "A maior crise da sua existência".

A cia têm problemas profundos de governação e esta totalmente fraccionada, ninguém têm poder real, ninguém toma decisões, e quando elas são tomadas na pratica não são implementadas ou acatadas. Custa-me acreditar na incompetência do sr. Rui Carreira, o homem é piloto, e além da experiência de voo também têm experiência e formação superior em gestão + graduate school (se não estou em erro um MBA em França). O mesmo diria do resto da Administração (com algumas excepções :D: )

Bom ilustres participantes deste fórum, que fique bem claro que não é possível gerir nenhuma empresa nos moldes em que a TAAG o é, ou qualquer outra empresa com a complexidade técnica e de gestão que exige a aeronáutica ou outro negocio. Vejam o exemplo de outras empresas de transportes publicas, que não estão na lista negra apenas porque não existe uma lista negra no ramo em que elas operam (Ex. Caminhos de Ferro de Luanda, no qual todas a semanas morre uma pessoa atropelada na linha) :(

Detalhemos o modelo para quem não esta por dentro:

A TAAG como as outras empresas publicas, têm uma comissão executiva, liderada por Luís Pimentel de Araújo (presidente), administradores de pelouros: Joaquim Teixeira da Cunha, Adriano António Neto de Carvalho, Eufigénia da Purificação da Silva José Martins, Luís Eduardo dos Santos, Rui Paulo de Andrade Teles Carreira, Domingos Sebastião, Arlindo de Sousa e Silva, e Lourenço Manuel Gomes Neto. Caros leitores estes senhores acima listados possuem toneladas de experiência na aviação e sobre tudo na TAAG.Há aqui de entre outros um senão: NÃO SE TRATA DE UMA EQUIPA. Não é a equipa do presidente, foram nomeados em paralelo, cada um deles fazendo os seus "corredores". Ao contrario do que aconteceu na TAP quando Fernando Pinto impôs como condição para a sua contratação a inclusão da sua equipa, na TAAG TODOS possuem uma agenda diferente.

Caros senhores\ras, não é possível treinar uma equipa na qual cada jogador quer implementar a táctica que lhe é mais conveniente. Não é possível governar um barco sem rumo. Para quem gosta de futebol, para aonde vai o Mourinho vai o Silvino com o qual começou a trabalhar em 2002. Para quem gosta de motas como eu, aonde esta o Rossi esta o seu engenheiro Jeremy Burgess. Isso não é rocket science, é um principio de gestão: Temos de ter bons supervisores, bons lideres funcionais, bons directores, bons administradores, e estarem todos com a mesma missão e mesmos objectivos. No final temos de responsabilizar esta equipa pelos sucessos e fracassos da sua governação.

Problemática do Nepotismo em África:

Duas definições importantes para o enquadramento deste tópico (com todo o respeito, sei que todo mundo as conhece, é apenas para relembrar):

Nepotismo (do latim nepos, neto ou descendente) é o termo utilizado para designar o favorecimento de parentes em detrimento de pessoas mais qualificadas.

Lobby (do inglês lobby, ante-sala, corredor[1]) é o nome que se dá à atividade de pressão, muitas vezes individual, ostensiva ou velada, de se interferir nas decisões do poder público, em especial do Legislativo, em favor de interesses privados.

Caros participantes em todos os problemas existe uma cadeia de eventos, com menor gravidade e consequência há principio mas que forçosamente evoluem para níveis catastróficos com o tempo. O primeiro foi o tempo que o Ministério dos Transportes levou para nomear esta equipa, mesmo quando ela já havia retirado a empresa da lista negra EU. Qual era a dificuldade: Empossemos por favor este senhor e a sua equipa, e como disse acima responsabilizem-nos pelos sucessos e fracassos. (levou-se meses a tomar a decisão e gerou-se entretanto incertezas e jogos de bastidores).

Segundo Seguem-se então as consequências; incêndio no armazém de peças (É normal acontecerem incidentes, o que não é normal é não haver responsáveis nem pessoas a assumir os eventos). Aviões em condições deploráveis, alcatifas rotas e sujas, cadeiras e sistemas de entretenimento que não funcionavam, WC inoperantes, Ar-Condicionados inoperantes e mais (todos na frota 777 vivi pessoalmente todos estes problemas em voos em que viajava) atrasos em 90% dos voos, mais uma vez ninguém assumiu nada sendo o pretexto que o fornecedor dos interiores tinha falido e que não conseguiam substituir os componentes inoperantes. Bom para mim isto já cheirava a muito tempo a acidente, sobre tudo quando na Internet começaram a surgir emails de pilotos da TAAG a lavarem roupa suja. (Quem era da ex. Transafrik e quem não era, quem voava mais e quem não voava).

Caros leitores eis uma companhia na qual existe uma profunda desunião já enraizada: pilotos contra pilotos, mecânicos contra pilotos, ground personnel contra cabin crew enfim uma total falta de rumo.

Decisões de Estado - Decisões Difíceis:

A TAAG pertence ao estado, como tal cabe ao estado traçar os objectivos da companhia. Falou-se durante muito tempo em Refundação, palavra que no fundo era mais "cool" e que estava na boca de todos os políticos (não sei se sabiam ao certo o que é que isso implicava em termos de gestão). Em termos práticos refundar uma companhia, e caros leitores neste processo a TAAG teve o apoio dos melhores no mundo consultores da Mackenzie para citar alguns, passa por diagnosticar o estado de saúde da companhia, redefinir o objectivo e missão da companhia, e traçar um Business Plan com metas claras e alcançáveis.

No final de tudo se este Business Plan não tiver PESSOAS para o implementar de nada servirá. Vai ser apenas uma táctica de jogo teoricamente de sucesso mas que nunca foi comprovada. A companhia precisa de emagrecer, a sua gestão precisa de ser mais eficiente, ela precisa de um RUMO. Decisões difíceis para gestores de topo, as quais o accionista têm de ter a coragem de deixar os gestores trabalhar e apoiar as suas decisões. Nada mais nada menos.

Estou ainda a tentar perceber o resto deste carrossel que se chama TAAG, espero sinceramente que alguêm que decida finalmente perceba isso e tenha a coragem de tomar decisões, caso contrario teremos sempre um coelho a sair da cartola da TAAG para surpresa do simples passageiro ou publico em geral, que não esta dentro dos complexos processos de gestão de uma companhia aérea.

Espero que tenha dado um bocado mais de luz a quem constantemente se pergunta porque é que estas crises acontecem na TAAG.

1 ABC,

JC
Avatars
Jaime Carneiro
agostinho
CMTE.
CMTE.
Mensagens: 528
Registrado em: Dom Set 14, 2008 17:26
Localização: Tongeren/Bélgica

Re: Problemas na TAAG

Mensagem por agostinho »

Gostei do seu comentário, caro Jaime, :yes: , nota máxima, mas tb não é preciso desapareceres do meio dos teus :naonao: .
Abraços.
Sérgio Agostinho
Jaime Carneiro
PC
PC
Mensagens: 296
Registrado em: Qui Dez 18, 2008 11:12
Localização: 15nm from Bravo One

Re: Problemas na TAAG

Mensagem por Jaime Carneiro »

Caro Agostinho,

Estou sempre na retaguarda. :yeah:
Avatars
Jaime Carneiro
MHTripple7
PP
PP
Mensagens: 53
Registrado em: Dom Mai 09, 2010 22:25

Re: Problemas na TAAG

Mensagem por MHTripple7 »

Jaime, thank for starting this topic. I agree with everything you say, and I truly believe that some members on this forum could do an excellent job managing TAAG!

I would like to add to what you said by making a list of the good and bad of TAAG.

Good:
  • New aircraft
  • Very good hard product (comfortable seats, mood-lighting, good in-flight entertainment, good in-flight magazine, competitive first and business class)
  • Generally good financial situation
  • Strong demand for travel to Angola
  • Good and functioning website
  • New call center
  • Appears committed to change
Bad:
  • Horrible international reputation
  • Poor company culture regarding safety
  • Disorganized
  • Poor public relations (no advertising or frequent press releases)
  • Serious problems regarding flight delays
  • A good portion of the fleet remains blacklisted
  • No frequent flyer program
  • TAAG is still blacklisted by most companies worldwide (they CANNOT fly on TAAG for business)
2009 / early 2010 was very good for TAAG. They seemed to be going in right direction. But as of late, I am concerned. The positive changes seemed to have stopped completely. With several uncontained engine failures as of late, there are some serious issues regarding maintenance. Safety is simply not an area where airlines can slack off in. Not only do poor safety measures ruin an airline's reputation, but it could cost the lives of hundreds.

TAAG needs people who have experience with reputable airlines and want to change things drastically. The whole company culture needs to be changed, and employees need to be hired based on qualification and not "connections". The Angolan government is no longer being protective of TAAG. New airlines are flying to Luanda each year. Emirates, TAM, Hainan, and Puma are all competing with TAAG on routes that TAAG previously dominated.

If TAAG does not change now, they will be defeated by the competition. I hope these accidents will be a wake-up call for TAAG management to get things in order!
Imagem
Jaime Carneiro
PC
PC
Mensagens: 296
Registrado em: Qui Dez 18, 2008 11:12
Localização: 15nm from Bravo One

Re: Problemas na TAAG

Mensagem por Jaime Carneiro »

Dear MHTripple7,

The problem is not who manages the company but who owns the company. It´s up to the shareholder to decide what it wants from the business. TAAG has never been managed like an airline should. It has always been managed like a department of the transportation Ministry, with a pure public entity mind set. You could put Richard Branson from Virgin, or Gary Kelly from SouthWest managing TAAG and they still wouldn´t get the job done. There´s the urgent need for a strong board, taking tough strategic decisions, and with people with guts. Once you have that then you put the icing on the cake with a top executive leader. :yesyes:

I think they will sort of recover from this new embarrassing situation, as they have done in the past. Also think they will do so but won´t reach any management standard of excellence. It will be just one more measure to take the ostrich head out of the hole. :Muro:

Now since airline management is my motto; here´s a potential solution: :D:

It will be painful initially but in three years time the airline would be back on cruise flight :coffee:

1. Mission and Objective: Re-define the mission and objective of the airline. That´s the job of the board. It might seem silly to do that first but “one” needs do understand their purpose in order to survive.
2. Perform and Internal SWOT analysis: It is important to understand the Strength´s, the Weaknesses, the Opportunities, and the Threats within the company. One strength would for example be the monopoly of international routes, one weakness would for instance be the above the industry average employee age. This should be a very detailed process.
4. Define the Growth Strategy: We have the mission and the objective; we have the SWOT, now we know where we are, and where we want to go. The key here is to define the steps to be taken in order to reach the desired outcome. The Airline needs to be more efficient what does that mean, reduce costs and gain maximum productivity from its resources, therefore climbing from continuous losses to a profit generation operation.
5. Commercial Goals + Market Forecast: Define where TAAG wants to be positioned in the domestic, regional, and international market and when in time does the airline want to reach those goals. Forecast the demand for each target market. Implement a revenue management system with aggressive pricing.
6. Fleet Definition: We now know our Mission, our Objective, our SWOT, as well as what Markets and when we want to serve them, and what demand is in each one of them. We also know from revenue forecast what cash we can generate from each one of these routes. Now is the time to define what aircraft we can use. Bear in mind the word CAN, because is not about what aircraft we want, or we wish, but mainly about the aircraft we can afford. The key is to balance what we can financially accommodate and what commercially serves our needs.
7. Re-Define the organizational chart of the company: Based on the company medium to long term strategy defined above, the key here is to have a structure built with the mind set of where the company wants to be in 5 to 10 years time. This airline has more than 4000 people on its pay roll. And I want to specify “pay roll” since not all of these are actual workers. The process would be to define employee profile and requisites for each position on the new organizational chart.
8. Implementing the Strategy: I certainly know that easier said than done, notably how can you tell your board that you need to fire people. The key is to bring the problem and the solution. You would not technically fire them, you would anticipate their retirement. How can the airline do that with no money, well you can finance the retirement program based in forecasted revenues. Basically the airline goes to a financial institution presents its business plan emphasizing the need to restructure its human resources. Then it uses its shareholder assets to guarantee that loan. It could build for example a retirement model payable in a 20 years period time. (I would need more time to explain in detail, but basically the key here is finance the retirement package).
9. The Business Plan: Great we now have our guideline. What we need to do, when we need to do it, how much money we need, where we going to get it from, how we going to pay it back, and finally how much revenue we will generate. Now we need to rigorously stick to it.
10. KPI´s: Now the good part, KPI (Key Performance Indicator), basically here we monitor our performance almost in real time, and perform an ongoing adjustment to our strategy. Changes will be now in accordance with the company long term strategy, for instance we need to monitor demand, adjust flight schedules, crew rotations, aggressively price our seats thru the revenue management system, closely monitor our flight time and cycles for maintenance purposes, set our fleet usage based in planned maintenance periods….so forth and so on…

Again just a respectful suggestion… :yeah:

Maybe one day I´ll get a chance to implent it :D:
Avatars
Jaime Carneiro
MHTripple7
PP
PP
Mensagens: 53
Registrado em: Dom Mai 09, 2010 22:25

Re: Problemas na TAAG

Mensagem por MHTripple7 »

Jaime Carneiro escreveu:Dear MHTripple7,

The problem is not who manages the company but who owns the company. It´s up to the shareholder to decide what it wants from the business. TAAG has never been managed like an airline should. It has always been managed like a department of the transportation Ministry, with a pure public entity mind set. You could put Richard Branson from Virgin, or Gary Kelly from SouthWest managing TAAG and they still wouldn´t get the job done. There´s the urgent need for a strong board, taking tough strategic decisions, and with people with guts. Once you have that then you put the icing on the cake with a top executive leader.
This is a good point, I see what you are saying. TAAG needs to be run like a business trying to make a profit, not like public transportation. Now the attitude is "If TAAG fails, it does not matter because the government will save it. We will have our jobs no matter what happens". The attitude needs to be "If TAAG fails, the company will cease to exist and we will all lose our jobs". Then people will be motivated to get things done!
Jaime Carneiro escreveu: Now since airline management is my motto; here´s a potential solution: :D:
All of these are excellent points. I hope somehow TAAG management realizes that they need to do all of these things.
Imagem
Jaime Carneiro
PC
PC
Mensagens: 296
Registrado em: Qui Dez 18, 2008 11:12
Localização: 15nm from Bravo One

Re: Problemas na TAAG

Mensagem por Jaime Carneiro »

MHTripple7

Will see.... :coffee:
Avatars
Jaime Carneiro
Responder