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Alguêm sabe dizer-me como é que esta estre processo de re-certificação do INAVIC? Ouvi já a algum tempo que Agosto era o deadline para as Cias estarem em conformidade. Alguêm confirma ou desconfirma?
![uhn? :unh?:](./images/smilies/uhm.gif)
Moderador: Moderadores
Chileno777, Dificil porqué?chileno 777 escreveu:Nao sei confirmar con relacao ao deadline, mais ate agora nenhuma empresa tirando a Taag consegui obter o certificado de operador aereo e pelo que sei o processo esta a ser muito dificil.
Nem mesmo a Sonair, grande Chileno? Olhem que este é um dos meses do lançamento da dita cuja lista negra. Vamos lá ver que avanços ela trará para as nossas airliners, eu estava já a contar com a Sonairchileno 777 escreveu:Nao sei confirmar con relacao ao deadline, mais ate agora nenhuma empresa tirando a Taag consegui obter o certificado de operador aereo e pelo que sei o processo esta a ser muito dificil.
Jaime Carneiro escreveu:Chileno777, Dificil porqué?chileno 777 escreveu:Nao sei confirmar con relacao ao deadline, mais ate agora nenhuma empresa tirando a Taag consegui obter o certificado de operador aereo e pelo que sei o processo esta a ser muito dificil.![]()
Algum entrave por parte das autoridades? ou inêrcia das Cias?
Ou outro problema não "oficial" ?
Agostinho,agostinho escreveu:Nem mesmo a Sonair, grande Chileno? Olhem que este é um dos meses do lançamento da dita cuja lista negra. Vamos lá ver que avanços ela trará para as nossas airliners, eu estava já a contar com a Sonairchileno 777 escreveu:Nao sei confirmar con relacao ao deadline, mais ate agora nenhuma empresa tirando a Taag consegui obter o certificado de operador aereo e pelo que sei o processo esta a ser muito dificil..
agostinho escreveu:Nem mesmo a Sonair, grande Chileno? Olhem que este é um dos meses do lançamento da dita cuja lista negra. Vamos lá ver que avanços ela trará para as nossas airliners, eu estava já a contar com a Sonairchileno 777 escreveu:Nao sei confirmar con relacao ao deadline, mais ate agora nenhuma empresa tirando a Taag consegui obter o certificado de operador aereo e pelo que sei o processo esta a ser muito dificil..
Caros amigos e colegas, deixemo-nos do papel de "treinador de bancada" que nos fica muito mal...Jaime Carneiro escreveu:Caros,
Parece que esta re-certificação foi muito mal calculada. 72 horas depois a cia teve um avião a sair da pista numa aterragem em Cabinda.
Near miss...near miss...near miss.....de repente acidente![]()
Engraçado que nenhum jornal local falou do assunto, tive de ir a um jornal Português
http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/Mundo/I ... id=1734798" onclick="window.open(this.href);return false;
1 abc,
JC
Caro forista Jaime Carneiro,Jaime Carneiro escreveu:caro DT777,
O proposito do forum é justamente este. Partilhar opiniões, trocar impressões etc.
No caso especifico o INAVIC como autoridade reguladora têm realmente vindo a demonstrar uma maior eficiencia na aplicação dos normativos, contudo de todas as cias em Angola apenas a Taag e agora a Sonair estão "certificadas", o que leva a pergunta e as outras? Air26, Air Jet etc...
Caro forista se reparar no padrão das mensagens deste forum, até as criticas são construtivas aonde se apresenta os problemas e se discutem as soluções quase sempre com conhecimento de causa e experiencia. Há por aqui pilotos, engenheiros, gestores etc.
Caro DT777DT777 escreveu:Caro forista Jaime Carneiro,Jaime Carneiro escreveu:caro DT777,
O proposito do forum é justamente este. Partilhar opiniões, trocar impressões etc.
No caso especifico o INAVIC como autoridade reguladora têm realmente vindo a demonstrar uma maior eficiencia na aplicação dos normativos, contudo de todas as cias em Angola apenas a Taag e agora a Sonair estão "certificadas", o que leva a pergunta e as outras? Air26, Air Jet etc...
Caro forista se reparar no padrão das mensagens deste forum, até as criticas são construtivas aonde se apresenta os problemas e se discutem as soluções quase sempre com conhecimento de causa e experiencia. Há por aqui pilotos, engenheiros, gestores etc.
Sim já reparei,....que este Forum é quase um clube de Elite! Tem pilotos, engenheiros, gestores etc. Mas atencão, eu disse "quase"...que me desculpem os Srs. Engenheiros e os Srs. Pilotos este forum,...é muito mais que isso! Tem pessoas das mais diversas origens, das mais diferentes classes ou sectores sociais mas que têm em comum 1 coisa: o gosto e a admiracão pela Aviacao Comercial e Professional, mesmo que não sejam grandes entendidos na matéria!
Portanto Caro J. Carneiro,.... este nào é um Clube Elitista, mas sim um clube/fórum de todos.
Sobre o caso, de tentar fazer um "linkage" entre a re-certificacão da Sonair pelo INAVIC e a saida de pista de um avião em Cabinda. Isso caro amigo,...simplesmente não colhe! Não existe qualquer ligacão entre um caso e outro.
Pelo facto de um avião ter tido um "INCIDENTE" não ACIDENTE (é muito diferente, uma coisa da outra)...se ainda tiver dúvidas, pergunte ao INAVIC.
Dizia eu,...pelo facto de um avião ter tido um mero incidente,....não se pode imediatamente ajuizar de que a "re-certificacão foi muito mal calculada"...!!??
A não ser que,....e aí peco desde já as minhas sinceras desculpas, estejamos na presenca de um perito do mais alto nível, que eventualmente tenha feito algumas SAFAS à TAAG e à Sonair e porque não?....ao próprio INAVIC. O que eu sinceramente não acredito...!
Boas Festas.
Claro que não Caro Jaime,....claro que não! Estamos aqui para trocar opiniões, para trocar experiências vividas, etc. etc.,mas não para personalizar discussões!Jaime Carneiro escreveu:Caro DT777DT777 escreveu:Caro forista Jaime Carneiro,Jaime Carneiro escreveu:caro DT777,
O proposito do forum é justamente este. Partilhar opiniões, trocar impressões etc.
No caso especifico o INAVIC como autoridade reguladora têm realmente vindo a demonstrar uma maior eficiencia na aplicação dos normativos, contudo de todas as cias em Angola apenas a Taag e agora a Sonair estão "certificadas", o que leva a pergunta e as outras? Air26, Air Jet etc...
Caro forista se reparar no padrão das mensagens deste forum, até as criticas são construtivas aonde se apresenta os problemas e se discutem as soluções quase sempre com conhecimento de causa e experiencia. Há por aqui pilotos, engenheiros, gestores etc.
Sim já reparei,....que este Forum é quase um clube de Elite! Tem pilotos, engenheiros, gestores etc. Mas atencão, eu disse "quase"...que me desculpem os Srs. Engenheiros e os Srs. Pilotos este forum,...é muito mais que isso! Tem pessoas das mais diversas origens, das mais diferentes classes ou sectores sociais mas que têm em comum 1 coisa: o gosto e a admiracão pela Aviacao Comercial e Professional, mesmo que não sejam grandes entendidos na matéria!
Portanto Caro J. Carneiro,.... este nào é um Clube Elitista, mas sim um clube/fórum de todos.
Sobre o caso, de tentar fazer um "linkage" entre a re-certificacão da Sonair pelo INAVIC e a saida de pista de um avião em Cabinda. Isso caro amigo,...simplesmente não colhe! Não existe qualquer ligacão entre um caso e outro.
Pelo facto de um avião ter tido um "INCIDENTE" não ACIDENTE (é muito diferente, uma coisa da outra)...se ainda tiver dúvidas, pergunte ao INAVIC.
Dizia eu,...pelo facto de um avião ter tido um mero incidente,....não se pode imediatamente ajuizar de que a "re-certificacão foi muito mal calculada"...!!??
A não ser que,....e aí peco desde já as minhas sinceras desculpas, estejamos na presenca de um perito do mais alto nível, que eventualmente tenha feito algumas SAFAS à TAAG e à Sonair e porque não?....ao próprio INAVIC. O que eu sinceramente não acredito...!
Boas Festas.
Parece que entendeu mal quando disse que haviam engenheiros, pilotos etc. não como sendo elitista, mas sim por se tratar de uma especialidade, este não é um fórum social caro forista e consequentemente ninguém esta aqui para julgar estratos. Muito pelo contrario e como disse anteriormente trocar impressões, ideias, e opiniões. É um fórum aberto.
A saida de pista da Sonair em Cabinda é classificada como acidente tendo o avião sofrido danos (apesar de financeiramente serem mínimos e nos trens de aterragem, contudo necessitando reparação\substituição). O caro forista poderá consultar o Annex 13 como referencia, nenhum acidente\incidente é um mero episódio como o afirma acima; existem sempre fatores contundentes quer sejam de procedimentos (neste caso condições da pista ou não) ou "Human Factors".![]()
Em relação a SAFA, o estimado forista de certeza que sabe que a Safety Audit of Foreign Aircraft não se aplica a companhias (apenas a aviões, daí a palavra aircraft), se fosse para companhias não poderia de qualquer das formas aplicar-se a Sonair porque não voa para a EU, nem ao INAVIC por se tratar de um órgão regulador e não um operador.![]()
Para responder a sua ultima questão, para além de outras tenho a certificação de Auditor Interno e Auditor Avançado Interno ambas pela IATA em Genebra. Em ambas passadas como melhor aluno e com distinção.![]()
No final caro DT777 repito, ninguém esta aqui neste fórum para competir e mostrar que sabe mais ou menos. O objectivo é sabermos todos o máximo e trocar experiências sobre o mundo da aviação em Angola. Espero que não personalize.