Break-Even / Ponto de Equilibrio

Seção principal do AeroFórum para troca de informações.

Moderador: Moderadores

Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
Avatar do usuário
AB3
MASTER
MASTER
Mensagens: 3304
Registrado em: Dom Dez 19, 2004 17:18

Break-Even / Ponto de Equilibrio

Mensagem por AB3 »

Caríssimos,

Sabemos que todo avião tem o seu ponto de equilibrio financeiro onde de X assentos dos Y disponíveis, pagou-se a operação e o que sobrar é lucro! Infelizmente a Embraer não disponibiliza no site dela qual é o número em % de assentos do famigerado EMB120 de Break-Even, alguém pode me ajudar sobre isso???

E se tiver também do 737-300, 500 eu agradeço bastante!

Abraço a todos!
AB3 - aeroentusiasta forum user
BHZ - Belo Horizonte - MG | Aircraft Mechanic and Aviation Researcher
Artigos em http://www.avioesemusicas.com" onclick="window.open(this.href);return false;
Stephan K.P.
CMTE.
CMTE.
Mensagens: 529
Registrado em: Dom Dez 19, 2004 12:54
Localização: Porto Alegre - RS
Contato:

Re: Break-Even / Ponto de Equilibrio

Mensagem por Stephan K.P. »

ADB, isso depende de inúmeros fatores. Cada empresa tem seu ponto de equilíbrio diferente.

Por exemplo... Se vc vender todos os assentos de um avião a 200 reais cada passagem, o ponto de equilíbrio pode ser 90%... Mas se vc vender todas as passagens a 400 reais, pode ser 45%! Então depende de muitas coisas, preço das passagens vendidas, custo do combustível, custo de operação da empresa, eficiência operacional... Entendeu?

Abraços!
Stephan Klos Pugatch
Fotos no Airliners.net = http://www.airliners.net/search/photo.s ... %20Pugatch
PR-WJI
MASTER
MASTER
Mensagens: 6909
Registrado em: Dom Dez 19, 2004 11:20

Re: Break-Even / Ponto de Equilibrio

Mensagem por PR-WJI »

Uma dúvida em relação a NHT, por exemplo:

Como as passagens praticamente possuem o mesmo valor, é possível fazer uma análise do break-even em cada rota, correto? Por exemplo, o voo POA-SRA se paga sempre com X passageiros e o voo POA-RIG sempre com Y? :secr:
Avatar do usuário
Constellation
Moderador
Moderador
Mensagens: 3086
Registrado em: Seg Dez 20, 2004 09:05
Localização: Londrina

Re: Break-Even / Ponto de Equilibrio

Mensagem por Constellation »

PR-WJI escreveu:Uma dúvida em relação a NHT, por exemplo:

Como as passagens praticamente possuem o mesmo valor, é possível fazer uma análise do break-even em cada rota, correto? Por exemplo, o voo POA-SRA se paga sempre com X passageiros e o voo POA-RIG sempre com Y? :secr:
Caro PR-WJI,

O problema é que, pelo menos no Brasil, é caro operar uma aeronave com capacidade de apenas 18 ou 19 pax, como Bandeco e Let-410, mesmo operando no RBHA 135. Para pagar um voo com o Let, por exemplo, o voo tem quase que lotar para se pagar, por isso a passagem é cara.

Se não engano, segundo um piloto amigo meu, o break even do Let na Team ou na NHT está ao redor de 14 pax, muito alto em relação a um Boeing, por exemplo.

Grande abraço.
Imagem
PR-WJI
MASTER
MASTER
Mensagens: 6909
Registrado em: Dom Dez 19, 2004 11:20

Re: Break-Even / Ponto de Equilibrio

Mensagem por PR-WJI »

Mas o que quero dizer é que tem rotas que o break-even já tem um numero fixado. Pela distancia, preço igual.. dá pra dizer que 14 pax pagam o voo como posso dizer que em outro voo, mais proximo, 10 pax já pagariam o voo!!

E o ATR dizem que é econômico e vantajoso tê-lo por causa do break-even. Com poucos pax já se paga o voo?
Avatar do usuário
AB3
MASTER
MASTER
Mensagens: 3304
Registrado em: Dom Dez 19, 2004 17:18

Re: Break-Even / Ponto de Equilibrio

Mensagem por AB3 »

Stephan K.P. escreveu:ADB, isso depende de inúmeros fatores. Cada empresa tem seu ponto de equilíbrio diferente.

Por exemplo... Se vc vender todos os assentos de um avião a 200 reais cada passagem, o ponto de equilíbrio pode ser 90%... Mas se vc vender todas as passagens a 400 reais, pode ser 45%! Então depende de muitas coisas, preço das passagens vendidas, custo do combustível, custo de operação da empresa, eficiência operacional... Entendeu?

Abraços!
SKP,

Positivo, mas existe um "número típico", por exemplo a própria Embraer fala que o E175 são 62%. A ATR jura que 33% no ATR42... então é mais ou menos esse número médio que preciso saber do EMB120.
AB3 - aeroentusiasta forum user
BHZ - Belo Horizonte - MG | Aircraft Mechanic and Aviation Researcher
Artigos em http://www.avioesemusicas.com" onclick="window.open(this.href);return false;
Responder