Caríssimos,
Sabemos que todo avião tem o seu ponto de equilibrio financeiro onde de X assentos dos Y disponíveis, pagou-se a operação e o que sobrar é lucro! Infelizmente a Embraer não disponibiliza no site dela qual é o número em % de assentos do famigerado EMB120 de Break-Even, alguém pode me ajudar sobre isso???
E se tiver também do 737-300, 500 eu agradeço bastante!
Abraço a todos!
Break-Even / Ponto de Equilibrio
Moderador: Moderadores
Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
Break-Even / Ponto de Equilibrio
AB3 - aeroentusiasta forum user
BHZ - Belo Horizonte - MG | Aircraft Mechanic and Aviation Researcher
Artigos em http://www.avioesemusicas.com" onclick="window.open(this.href);return false;
BHZ - Belo Horizonte - MG | Aircraft Mechanic and Aviation Researcher
Artigos em http://www.avioesemusicas.com" onclick="window.open(this.href);return false;
-
- CMTE.
- Mensagens: 529
- Registrado em: Dom Dez 19, 2004 12:54
- Localização: Porto Alegre - RS
- Contato:
Re: Break-Even / Ponto de Equilibrio
ADB, isso depende de inúmeros fatores. Cada empresa tem seu ponto de equilíbrio diferente.
Por exemplo... Se vc vender todos os assentos de um avião a 200 reais cada passagem, o ponto de equilíbrio pode ser 90%... Mas se vc vender todas as passagens a 400 reais, pode ser 45%! Então depende de muitas coisas, preço das passagens vendidas, custo do combustível, custo de operação da empresa, eficiência operacional... Entendeu?
Abraços!
Por exemplo... Se vc vender todos os assentos de um avião a 200 reais cada passagem, o ponto de equilíbrio pode ser 90%... Mas se vc vender todas as passagens a 400 reais, pode ser 45%! Então depende de muitas coisas, preço das passagens vendidas, custo do combustível, custo de operação da empresa, eficiência operacional... Entendeu?
Abraços!
Stephan Klos Pugatch
Fotos no Airliners.net = http://www.airliners.net/search/photo.s ... %20Pugatch
Fotos no Airliners.net = http://www.airliners.net/search/photo.s ... %20Pugatch
Re: Break-Even / Ponto de Equilibrio
Uma dúvida em relação a NHT, por exemplo:
Como as passagens praticamente possuem o mesmo valor, é possível fazer uma análise do break-even em cada rota, correto? Por exemplo, o voo POA-SRA se paga sempre com X passageiros e o voo POA-RIG sempre com Y?
Como as passagens praticamente possuem o mesmo valor, é possível fazer uma análise do break-even em cada rota, correto? Por exemplo, o voo POA-SRA se paga sempre com X passageiros e o voo POA-RIG sempre com Y?

- Constellation
- Moderador
- Mensagens: 3086
- Registrado em: Seg Dez 20, 2004 09:05
- Localização: Londrina
Re: Break-Even / Ponto de Equilibrio
Caro PR-WJI,PR-WJI escreveu:Uma dúvida em relação a NHT, por exemplo:
Como as passagens praticamente possuem o mesmo valor, é possível fazer uma análise do break-even em cada rota, correto? Por exemplo, o voo POA-SRA se paga sempre com X passageiros e o voo POA-RIG sempre com Y?
O problema é que, pelo menos no Brasil, é caro operar uma aeronave com capacidade de apenas 18 ou 19 pax, como Bandeco e Let-410, mesmo operando no RBHA 135. Para pagar um voo com o Let, por exemplo, o voo tem quase que lotar para se pagar, por isso a passagem é cara.
Se não engano, segundo um piloto amigo meu, o break even do Let na Team ou na NHT está ao redor de 14 pax, muito alto em relação a um Boeing, por exemplo.
Grande abraço.

Re: Break-Even / Ponto de Equilibrio
Mas o que quero dizer é que tem rotas que o break-even já tem um numero fixado. Pela distancia, preço igual.. dá pra dizer que 14 pax pagam o voo como posso dizer que em outro voo, mais proximo, 10 pax já pagariam o voo!!
E o ATR dizem que é econômico e vantajoso tê-lo por causa do break-even. Com poucos pax já se paga o voo?
E o ATR dizem que é econômico e vantajoso tê-lo por causa do break-even. Com poucos pax já se paga o voo?
Re: Break-Even / Ponto de Equilibrio
SKP,Stephan K.P. escreveu:ADB, isso depende de inúmeros fatores. Cada empresa tem seu ponto de equilíbrio diferente.
Por exemplo... Se vc vender todos os assentos de um avião a 200 reais cada passagem, o ponto de equilíbrio pode ser 90%... Mas se vc vender todas as passagens a 400 reais, pode ser 45%! Então depende de muitas coisas, preço das passagens vendidas, custo do combustível, custo de operação da empresa, eficiência operacional... Entendeu?
Abraços!
Positivo, mas existe um "número típico", por exemplo a própria Embraer fala que o E175 são 62%. A ATR jura que 33% no ATR42... então é mais ou menos esse número médio que preciso saber do EMB120.
AB3 - aeroentusiasta forum user
BHZ - Belo Horizonte - MG | Aircraft Mechanic and Aviation Researcher
Artigos em http://www.avioesemusicas.com" onclick="window.open(this.href);return false;
BHZ - Belo Horizonte - MG | Aircraft Mechanic and Aviation Researcher
Artigos em http://www.avioesemusicas.com" onclick="window.open(this.href);return false;