CONVAIR 340/440 VARIG

Espaço nostálgico do Aerofórum, sobre fatos da aviação passada, fotos, flight reports, etc.

Moderador: Moderadores

Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
paulo roberto machado
CMTE.
CMTE.

CONVAIR 340/440 VARIG

Mensagem por paulo roberto machado »

Quantos anos os Convair 340/440 :cry: voaram na VARIG? Sei que foram vendidos por ainda valiam muito na epoca.
Starliner
MASTER
MASTER

Re: CONVAIR 340/440 VARIG

Mensagem por Starliner »

Prezado Paulo,
Esta é uma pergunta de USD 1.000.000.00. Dê uma olhada no tópico que postei "Dúvidas antigas - Alguém ajuda?" recentemente. Eu não tenho nem certeza de quantos voaram efetivamente nas cores da RG, muito menos por quanto tempo.
Posso fazer um apanhado com tempo, pois tenho o "delivery date" dos que foram para a Linjeflyg e os que foram para a Iberia/Aviaco.

Meu pai trabalhou na Real (por muito pouco tempo) e voei quando criança
nos Convair da Real, sou apaixonado por Convairs, mas muito em especial pelos da Real que para mim eram os mais bonitos ( especialmente o 440).

Starliner
Starliner - GIG
paulo roberto machado
CMTE.
CMTE.

Obrigado amigo Starliner,
Eu sou apaixonado pelos Convair 440 tambem, so viajei nos 340 da Cruzeiro em 1963, nunca vi um 440 da Varig, pois acho que tiveram uma passagem relampago.A minha pergunta faltaram duas letras ( porque ainda valiam)mas deu pra entender.
:cheers:
Starliner
MASTER
MASTER

Mensagem por Starliner »

Paulo,
Creio que a Varig os vendeu porque, como você bem disse, valiam ainda bastante, e eram
mais novos e muito menos voados do que os da RG que já eram de 2ª mão.

Starliner
Starliner - GIG
PB26
PC
PC

Mensagem por PB26 »

No início dos anos 60 houve uma redução do crescimento econômico brasileiro, diga-se de passagem uma crise, e a oferta era bem maior que demanda, fazendo empresas como a Real, Lóide Aéreo e Transporte Aéreo Salvador se unirem com outras empresas. A Varig uniu então com a Real e reduziu muito sua oferta, o próprio Berta não queria receber os Convair 990 e os Electra II.

Talvez eles nem operaram a aeronave, estocando. Até a união com a Varig em 08/1961 até 12/1962 a maioria dos Convair da Real tinha ido embora. Tenho uma Flap de 1999 (Edição Histórica) que fala dos Convair no Brasil, lembro que tinha uma parte que comentavam da despadronização dos prefixos, ora pintados no mesmo alinhamento daquela faixa azul da VRG, ora debaixo dela, na parte polida.

Se os amigos quiserem, eu posso scannear esta matéria.
José Cursio
AeroConselho

Mensagem por José Cursio »

Segundo o site Edcoates.com, em 1954 a Real-Aerovias Brasil comprou 6 Convair 340 novos em folha, direto do fabricante. O PP-YRF foi o último a ser entregue. Em 1960 o PP-YRF e o PP-YRE foram comprados de volta pelo fabricante, a General Dinamics, e convertidos para o modelo CVAC 440.
Eles foram vendidos para a Nippon Airways em 1961. O PP-YRF acabou voltando aos Estados Unidos e é atualmente registrado como N156JR.

O PP-YRF continua voando nos EUA, com última atividade registrada em 20/02/2007.

O Convair possuía dois motores e capacidade para 40 passageiros, sendo, assim, designado CV-240. O primeiro modelo 240 voou em 16 de Março de 1947, e as aeronaves de produção em série começaram a ser entregues à American Airlines em 28 de Fevereiro de 1948.
O CV-340, construído para a United Airlines, foi alongado para permitir uma fileira adicional de quatro assentos. As asas também foram alongadas para melhor performance em grandes altitudes.
O CV-440 Metropolitan possuía opção para instalação de radar meteorológico.

Especificações
• Motores: (2) Pratt & Whitney R-2800 "Double Wasp" radiais de 18 cilindros refrigerados a ar
• Envergadura: 28,0 m
• Comprimento: 22,8 m
• Altura: 8,20 m
• Área da Asa: 75,9 m²

Pesos
• Peso vazio (ZFW): 11.540 kg (25.445 lb)
• Peso Bruto Máximo (MTW): 19.280 kg (42,500 lb)

Performance
• Velocidade Máxima: 507 km/h (274 nós)
• Velocidade de Cruzeiro: 451 km/h (244 nós)
• Teto: 16.000 ft (4.880 m)
• Alcance: 1.930 km (1.042 NM)
• Razão de Subida: 1.520 pés/min (463 m/min)

Operadores Civis
• Cruzeiro do Sul- Convair 240, 340 e 440
• VARIG - Convair 240
• Real - Convair 340 e 440

Abraços

Cursio
paulo roberto machado
CMTE.
CMTE.

Imagino que o ex-PP-YRF seja um cargueiro atualmente, se nao for,seria interessante que ele voltasse ao Brasil direto pra museu Tam. Não custa nada sonhar... :clap:
paulo roberto

Mensagem por paulo roberto »

Descobri em um site BOLIVIANO, que alguns CONVAIR 340/440 da REAL e CRUZEIRO voavam por la a poucos anos atraz, pena que nao sobrou nenhum pra nos.Alguns voaram pela europa, voltaram para EUA e depois vieram para os nosso pais vizinho. :cry: :cry: :cry: :cry: deve ter pedaços deles la ainda...
Maurício
MASTER
MASTER

Mensagem por Maurício »

paulo roberto escreveu:Descobri em um site BOLIVIANO, que alguns CONVAIR 340/440 da REAL e CRUZEIRO voavam por la a poucos anos atraz, pena que nao sobrou nenhum pra nos.Alguns voaram pela europa, voltaram para EUA e depois vieram para os nosso pais vizinho. :cry: :cry: :cry: :cry: deve ter pedaços deles la ainda...
É verdade. Alguns da Real, Varig e Cruzeiro terminaram a vida útil na Bolívia. São os seguintes c/prefixo brasileiro e depois o boliviano:
PP-CEO (CP-961)
PP-AQA (EC-WRS)
PP-YRK (EC-ATI)
PP-YRP (EC-ATH)
PP-YRJ (CP-1725)
PP-AQB (EC-ART)
PP-CFE (CP-949)
PP-AQC (EC-ATB)
PP-YRL (CP-2025)
PP-AQD (TAM-47)
PP-AQF (TAM-48)

E na Venezuela tivemos:
PP-CEN (YV-2079)
PP-AQE (YV-59C)

Foram para os EUA e ficaram até o fim:
CDZ, CEA, CER, YRA, YRD, YRE, YRF, YRG, YRH, YRI e YRM.
" Uma vez que você tenha experimentado voar, você andará pela terra com seus olhos voltados para o céu, pois lá você esteve e para lá desejará voltar." (Leonardo da Vinci)
paulo roberto

Gostei muito dessa relação de aeronaves que voaram nA Bolivia, aproveitando, alguem teria alguma foto de :clap: com prefixo PP-AQ...., nunca vi uma aeronave Convair com esse prefixo, sei que eram da AEROVIAS.
Constellation
Moderador
Moderador

Mensagem por Constellation »

Caros,

Ao que me consta, nenhum Convair da REAL chegou a voar nas cores da Varig. Todos foram vendidos, e só restaram voando por aqui os velhos CV-240 adquiridos usados entre 1954 (PP-VCQ) e 1959 (PP-VDG). Esse último avião encontra-se preservado em Bebedouro, ainda em razoável estado e perfeitamente restaurável, completo, embora ao relento.

Os 240 já não valiam quase nada no mercado e voaram até 1969/70, ao contrário dos 340/440, que ainda tinham ótima cotação no mercado e foram vendidos.

Grande abraço.
Imagem
paulo roberto

Imagemou tentar mandar uma foto do convair 440 VARIG
paulo roberto

ESTE CONVAIR DA FOTO ANTERIOR E O EX-CRUZEIRO PP-CEO :clap:
Sergio de Faria Bica
MASTER
MASTER

Mensagem por Sergio de Faria Bica »

Constellation escreveu:Caros,

Ao que me consta, nenhum Convair da REAL chegou a voar nas cores da Varig. Todos foram vendidos, e só restaram voando por aqui os velhos CV-240 adquiridos usados entre 1954 (PP-VCQ) e 1959 (PP-VDG). Esse último avião encontra-se preservado em Bebedouro, ainda em razoável estado e perfeitamente restaurável, completo, embora ao relento.

Os 240 já não valiam quase nada no mercado e voaram até 1969/70, ao contrário dos 340/440, que ainda tinham ótima cotação no mercado e foram vendidos.

Grande abraço.
Oi , Constellation

Pelo menos 2 Convair da REAL operaram com as cores da RG , por um breve período é verdade , sendo que um deles , o PP-YRL foi fotografado pelo Mel Lawrence , no SD . Tenho essa foto , mas não sei como colocar no Aerofórum , pois de fotos não entendo nada !

Abs ,

Sérgio Bica
Marcelo Magalhães
MASTER
MASTER

Mensagem por Marcelo Magalhães »

Amigos:
o PP-YRL foi fotografado pelo Mel Lawrence , no SD . Tenho essa foto , mas não sei como colocar no Aerofórum , pois de fotos não entendo nada !
Segue link para a foto em questão:

http://www.airliners.net/photo/Varig/Co ... 0106853/L/" onclick="window.open(this.href);return false;

Abraços:

Marcelo Magalhães
Constellation
Moderador
Moderador

Marcelo Magalhães escreveu:Amigos:
o PP-YRL foi fotografado pelo Mel Lawrence , no SD . Tenho essa foto , mas não sei como colocar no Aerofórum , pois de fotos não entendo nada !
Segue link para a foto em questão:

http://www.airliners.net/photo/Varig/Co ... 0106853/L/" onclick="window.open(this.href);return false;

Abraços:

Marcelo Magalhães
Putz, que linda aeronave, ficou perfeita nas cores da Varig, embora as cores da REAL fossem bacanas. Meu pai trabalhava na Varig no tempo da compra da REAL e me disse que os Convair da REAL ficaram encostados em CGH e em POA a espera de comprador. Em POA, alguns Constellation, que ainda eram novos na época, também já estavam parados, e nunca mais voaram. E eram os G, pois os da REAL foram rapidamente convertidos pra cargueiro e voaram por muito tempo ainda, sobrevivendo aos Super G.

Obrigado pela correção. Grande abraço.
Imagem
EduardoJoseDias
PC
PC

Mensagem por EduardoJoseDias »

Realmente os Convair eram aviões muito bonitos . Dava pena ver no inicio dos anos 70 eles "parados" em seu processo de desativação. Eu mesmo invadi um que ficava em frente do Hangar 2 da Varig em CGH. Devia ser aquele que está em Bebedouro!
Para quem voava era um avião muito confortável. Eu não sei o que rolava operacionalmente.
A gasolina verde devia ser cara e coisas do tipo.
Constellation
Moderador
Moderador

EduardoJoseDias escreveu:Realmente os Convair eram aviões muito bonitos . Dava pena ver no inicio dos anos 70 eles "parados" em seu processo de desativação. Eu mesmo invadi um que ficava em frente do Hangar 2 da Varig em CGH. Devia ser aquele que está em Bebedouro!
Para quem voava era um avião muito confortável. Eu não sei o que rolava operacionalmente.
Eduardo, a gasolina verde era a gasolina 100/130, mas com alto teor de chumbo. Quando criaram a gasolina 100/130LL (Low Lead), trocaram o corante para azul. A gasolina mais cara, e que já não era tão disponível no final dos anos anos 60, era a gasolina 115/145, de cor púrpura (roxa). Os motores de alguns Convair usavam essa gasolina, mas podiam usar a 100/130, desde que a potência fosse reduzida um bocado. Claro que isso restringia o peso de decolagem e limitava o avião, e sem dúvida limitou também a vida útil da aeronave.

Entre os aviões a pistão, os Convair tiveram uma vida útil bastante longa, não tanto quanto a do DC-3, mas alguns voam até hoje, o que não deixa de ser uma proeza.

O Convair de Bebedouro, único existente no Brasil, e na verdade o último a ser adquirido pela Varig, logo após a compra dos Constellations, está até em estado razoável, quase tão bom quanto alguns aviões que estão do lado de fora do Musal. Segundo o pessoal do Museu, está completo, com poltronas e cockpit, e acho que é plenamente restaurável. Não aparenta corrosão, coisa que aconteceu, por exemplo, com o velho Viscount que está em Araçariguama, cuja parte de baixo está inteiramente podre.

Grande abraço.
Imagem
Sergio de Faria Bica
MASTER
MASTER

Mensagem por Sergio de Faria Bica »

Constellation escreveu:
EduardoJoseDias escreveu:Realmente os Convair eram aviões muito bonitos . Dava pena ver no inicio dos anos 70 eles "parados" em seu processo de desativação. Eu mesmo invadi um que ficava em frente do Hangar 2 da Varig em CGH. Devia ser aquele que está em Bebedouro!
Eduardo, a gasolina verde era a gasolina 100/130, mas com alto teor de chumbo. Quando criaram a gasolina 100/130LL (Low Lead), trocaram o corante para azul. A gasolina mais cara, e que já não era tão disponível no final dos anos anos 60, era a gasolina 115/145, de cor púrpura (roxa). Os motores de alguns Convair usavam essa gasolina, mas podiam usar a 100/130, desde que a potência fosse reduzida um bocado. Claro que isso restringia o peso de decolagem e limitava o avião, e sem dúvida limitou também a vida útil da aeronave.

Entre os aviões a pistão, os Convair tiveram uma vida útil bastante longa, não tanto quanto a do DC-3, mas alguns voam até hoje, o que não deixa de ser uma proeza.

O Convair de Bebedouro, único existente no Brasil, e na verdade o último a ser adquirido pela Varig, logo após a compra dos Constellations, está até em estado razoável, quase tão bom quanto alguns aviões que estão do lado de fora do Musal. Segundo o pessoal do Museu, está completo, com poltronas e cockpit, e acho que é plenamente restaurável. Não aparenta corrosão, coisa que aconteceu, por exemplo, com o velho Viscount que está em Araçariguama, cuja parte de baixo está inteiramente podre.

Grande abraço.

Oi , Jonas e Eduardo

O assunto Convair (240 e 340/440) daria um livreto ou monografia . Acompanhei os 240 desde a introdução na VARIG , o treinamento da tripulação e mecânicos , montagem do Banco de Provas e das modificações nas oficinas em POA .

Resumindo muito o assunto , teríamos de um lado os 240 , bem antigos , tanto nos sistemas de pressurização , que foi a razão da parada deles , como no resto , e a série 340/440 já muito aperfeiçoada . Quando a VARIG vendeu os 340/440 para fazer frente aos compromissos financeiros assumidos pela compra da REAL , sobraram os 240 , como disse , já no fim da vida operacional, pois além da pressurização tinham tinham problemas elétricos e um sistema hidráulico muito fraco.
Os últimos vôos dos 240 já eram feitos num nível bem mais baixo , para não forçar o sistema . Para aumentar a potência na decolagem , os Convair usavam injeção de Metanol . No abastecimento , além do tradicional caminhão , vinha uma carretinha do Metanol com a iscrição de PERIGO ! e a caveira com as duas tíbias cruzadas !
Quanto ao valor da AVGAS , a VARIG continuou voando os DC-6B e os Super G/H. que também a usavam , além dos C-46 e DC-3 .

Ainda houve uma tentativa de colocar turbinas nos 240 , mas ao contrário da série 340/440 , os sistemas arcaicos dos 240 tornavam o projeto economicamente inviável .

Abs

Sérgio Bica
Responder