Pouso forçado - Trem em cima ou em baixo??

Seção principal do AeroFórum para troca de informações.

Moderador: Moderadores

Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
Observador
PC
PC

Pouso forçado - Trem em cima ou em baixo??

Mensagem por Observador »

Olá pessoas..

Essa é uma questão que poucas pessoas conseguem me responder com firmeza (mesmo por que, não é uma questão tão simples)
Consiste em, no caso de um motor calado ou uma situação em que o piloto se vê obrigado a efetuar um pouso forçado fora de pista com um avião de pequeno porte, qual a posição em que deve manter o trem de pouso? Em cima ou em baixo?

Em princípio eu tenho para mim a seguinte idéia (considerando pouso forçado, mas com sistema do trem de pouso em bom funcionamento):

Trem em cima (pouso de barriga): Só para pouso na água.

Trem em baixo: Para pouso em qualquer outro tipo de superfície, pelos seguintes motivos:
- se a superfície for lisa, há chances de o avião ficar intacto pela rolagem dos pneus, como em um campo arado ou uma estrada;
- se a superfície for acidentada, com o trem em cima, primeira coisa a tomar porrada será a barriga do avião, aonde meu acento esta parafusado;
- logo, será a barriga do avião juntamente com meu acento os responsáveis pela desaceleração, enquanto com o trem abaixado, o impacto do trem no obstáculo e sua conseqüente quebra, ajudarão a absorver os primeiros impactos amortecendo-os, juntamente ajudando a reduzir a velocidade antes de atingir a fuselagem do avião.

A consequência disso é o avião provavelmente ficar como se fosse uma folha papel amassado e imprestável, mas acho que seria o mais conveniente para a segurança de quem estiver dentro.

Alguém possui alguma opinião diferente?

Abraço
Observador
Anonymous

Mensagem por Anonymous »

pouso em terra é sempre com o trem em baixo. o trem já é projetado para ser quebrado em caso de anomalias justamente pra absorver o impacto. o 737 por exemplo, já tem o porão eletronico atras do trem, e quando ele quebra entra alí dentro.

diferente é o pouso no mar, que tem que ser trem em cima e encostar uma asa na água pra reduzir a velocidade
Observador
PC
PC

Mensagem por Observador »

Skydroll escreveu: diferente é o pouso no mar, que tem que ser trem em cima e encostar uma asa na água pra reduzir a velocidade
:shock: Sério?
E eu chingando o piloto daquele vídeo do 767 sequestrado que pousou sem combustível no mar quanto ele tocou com a asa primeiro ao inves de pousar com a asa alinhada. :?

Mas isso não pode gerar uma capotagem mais drastica ao inves de um deslize "suave"?

Abraço
Phenom
MASTER
MASTER

Mensagem por Phenom »

Quando ele diz tocar a asa eu creio que seja encostá-la na água, mas ainda sim tem que ser alinhada. Se a ponta bate primeiro termina como aquele B767 mesmo.

Abraço
Anonymous

Mensagem por Anonymous »

na mata ou em florestas com certeza o trem é baixado,vc tem o exemplo do PP-VMK acidentado na amazonia em 1989, ele fez um pouso entre arvores e mato com o trem baixo,quanto a agua tb tenho quase certeza q é sem o trem baixo! []'s :)
Anonymous

Mensagem por Anonymous »

mais um 737 com DT de anti colisão na deriva?
stratocaster
PC
PC

Mensagem por stratocaster »

Como não poderia deixar de ser, o pouso na água requer um bom planejamento e o controle da aeronave até o toque, para, no final, minimizar os danos que ocorrerão. Encostar a asa em busca de redução de velocidade não contribui em absolutamente nada, pois em condições “normais”, isto é, empregando uma pequena razão de descida, com a configuração prevista para cada equipamento, na posição ideal em relação às ondas e/ou vagas, etc., a aeronave vai desacelerar e parar em pouquíssimos metros. Ao tocar a asa primeiro, ela certamente quebrará e, como conseqüência, haverá uma enorme quinada e perda total de controle da aeronave pelo piloto, com resultado catastrófico.
Para resumir, a técnica do pouso em condições de emergência na água não é muito diferente do que é realizado pelos hidroaviões, respeitando obviamente as características dos equipamentos.
O que se viu no episódio com aquele 767 foi o resultado de, no final, muita sorte e, em parte, perícia do piloto, principalmente quando sabemos da alta carga de stress que havia naquele momento. Vale ressaltar que mesmo com o mar calmo os danos apresentados, num primeiro momento, na filmagem, foram consideráveis.
kmco
PC
PC

Mensagem por kmco »

Imagem

767 Ethiopian, olha a asa!!!

SDS
kmco
PC
PC

Mensagem por kmco »

"The left engine and wingtip struck the water, causing the aircraft to break up and crash."

http://aviation-safety.net/database/rec ... 19961123-0
Responder