C-46 FAB

Espaço nostálgico do Aerofórum, sobre fatos da aviação passada, fotos, flight reports, etc.

Moderador: Moderadores

Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
paulo roberto machado
CMTE.
CMTE.

C-46 FAB

Mensagem por paulo roberto machado »

Tenho reparado em algumas fotos que o C-46 que esta no museu aeroespacial esta sempre fora do hangar, gostaria de saber se ele nao tem lugar la dentro. :(
Constellation
Moderador
Moderador

Não tem

Mensagem por Constellation »

Oi, Paulo,

Infelizmente, o espaço coberto do Musal está lotado, e não só o Curtiss, como vários outros aviões estão no tempo:

DC-3 da Aerovias, HS C-91, Fairchild C-82 Packet, GrummanP-16 Tracker e outros que eu não me lembro agora (se alguém puder ajudar...)

Um abraço.
Imagem
paulo roberto machado
CMTE.
CMTE.

C46 parado

Li aqui nesta coluna que as aeronaves do MUSAL estao proibidas de voar, essas aeronaves com motores parados nao vao estragar ? :O.o: :O.o: nem ligar os motores de vez em quando podem?
Constellation
Moderador
Moderador

Re: C46 parado

paulo roberto machado escreveu:Li aqui nesta coluna que as aeronaves do MUSAL estao proibidas de voar, essas aeronaves com motores parados nao vao estragar ? :O.o: :O.o: nem ligar os motores de vez em quando podem?
Paulo,

Os motores de algumas aeronaves são girados de vez em quando, como o do Curtiss, do P-47 A-4 e Beech C-45. Decolar, nem pensar: o P-47 foi restaurado cuidadosamente para ficar em condições de vôo, inclusive o motor deu muita dor de cabeça, a ponto de ser substituído por outro, que também deu dor de cabeça. Quando estava tudo pronto para o primeiro vôo, uma ordem do então Ministro da Aeronáutica proibiu vôos com as aeronaves do Musal.

É uma pena que as aeronaves que estão do lado de fora estão se acabando. O Curtiss C-46 estava em condições de vôo e em excelente estado quando chegou lá, mas hoje é só uma sombra do que era. O DC-3 da Aerovias foi restaurado com todo o cuidado, mas hoje está sujo, feio e corroído. O Museu sofre com falta de verbas para manutenção, o trabalho de restauração dos aviões anda em passo de lesma (embora nunca seja interrompido totalmente). Os mecânicos contratados ficam pouco tempo, pois o mercado de aviação está aquecido, e o dinheiro acaba levando ótimos profissionais embora.

Um abraço.
Imagem
paulo roberto machado
CMTE.
CMTE.

C46

O C46 e outras aeronaves ainda estao no lado de fora do Museu????? :lol:
Bruno Holtz
PP
PP

Mensagem por Bruno Holtz »

Sim,

Estive á em Janeiro, e do lado de fora, além do C-46 e do DC-3 da Aerovias, estavam um Bufalo C-115, um outro dc-3 da FAB (tem também um dentro dos angares) e se não me falha a memória, um C-82.
Em termos de aeronaves de maior porte, la dentro temos um C-119, mas com uma das asas retiradas, e um belo Electra da Varig, alem do Viscount da FAB.
O museu é uma beleza, e lamento não possuir melhores condições para armazenagem destas aeronaves que hoje estão ao relento. Creio também que falte divulgação e informação de como chegar, ja que realmente ele fica fora do roteiro convencional turistico do Rio.

Bruno
paulo roberto machado
CMTE.
CMTE.

aeronaves lado de fora

Não gosto de me meter, mas porque nao emprestam estas aeronaves para o Museu da TAM?pena tambem os avioes de Bebedouro :cry:
Gabriel Silva

Mensagem por Gabriel Silva »

Lembram da Mini Série Aquarela da Rede Globo? Onde o Edson Celulari interpretava um oficial da Aeronautica na década de 50? Se não me falhe a memoria, apareceram algumas cenas de um C-47, inclusive decolando.
Um abraço.
paulo roberto

Re: C-46 FAB

Mensagem por paulo roberto »

Depois de 03 (tres) anos, gostaria de saber como esta a situação do unico C-46 em condiçoes de voo no Brasil,que esta :unh?: :?: no museu do RIO DE JANEIRO, ja esta dentro do hangar ou fora?como esta a pintura dele ?
Constellation
Moderador
Moderador

Paulo Roberto,

O Curtiss C-46 ainda continua fora do hangar, em frente ao hangar de restauração do MUSAL. Deve funcionar com alguma frequência, pois eu vi óleo pingando da nacele de um dos motores. A pintura está bem sofrida, mas se houvesse pelo menos uma limpeza geral, acredito que ficaria com ótimo aspecto.

O hangar do MUSAL está superlotado, e as aeronaves que estão lá fora vão continuar lá fora, já que não existem planos de se construir hangares novos naquele local, que por si só é uma referência histórica.

Algumas aeronaves que chegaram recentemente ao Musal conseguiram espaço lá dentro, como o Mirage III e o F-104 Starfighter. Quando fui lá, estavam restaurando um C-47 que foi doado pela Argentina e um Fairchild F-24. Um AT-29 Super Tucano estava encaixotado, esperando para ser remontado, pois é um avião novo e não precisa ser restaurado.

Segundo o pessoal do Museu, duas aeronaves estão na fila para serem restauradas, o Fairchild C-82 Packet e o Boeing SB-17, este atualmente totalmente desmontado e ao relento, coberto por lonas plásticas.

Grande abraço.
Imagem
paulo roberto

Pena que o 737-200 sucatinha nao vá para o museu , ja que os BAC-111-400 ja estao longe.Com tantos 737-200 abandonados no Brasil ;ainda nao tem nenhum em museu...uma pena..Mas ja entendi bem como sao os museus aqui... :coffee: para ficar igual ao C-46 , melhor assim.
aviador Africano
PP
PP

Mensagem por aviador Africano »

Quantos museus de aviação estão no Brasil? Eles estão todos abertos todos os dias? Quando é uma boa hora para visitá-los todos? Eles permitem que a fotografia? Obrigado.
Constellation
Moderador
Moderador

aviador Africano escreveu:Quantos museus de aviação estão no Brasil? Eles estão todos abertos todos os dias? Quando é uma boa hora para visitá-los todos? Eles permitem que a fotografia? Obrigado.
John,

Os principais museus são o MUSAL, no Rio de Janeiro (Av. Marechal Fontenelle, 2000, Vila Militar), cuja entrada é gratuita. Acho que fecha às segundas feiras para manutenção.

O Museu de Bebedouro também fica aberto nos finais de semana, assim como o da TAM. Para entrar em Bebedouro paga-se uma entrada de R$ 5,00, e no Museu da TAM R$ 25,00. Pode-se tirar fotos à vontade em todos os 3, menos na sala de armas do MUSAL.

É possível conhecer o Museu de Bebedouro e o da TAM em um único dia, mas não recomendo fazer isso, pois os dois são grandes e um bom passeio em cada um leva de 4 a 5 horas. O Musal fica mais longe, no Rio, a 500 Km dos outros dois.

Grande abraço.
Imagem
aviador Africano
PP
PP

Obrigado Jonas.

Esta seria a minha primeira visita ao Brasil. É possível encontrar uma Neiva Universal e Regente de voar? Talvez todos eles são possuídos pelos militares.

Regards John
Constellation
Moderador
Moderador

aviador Africano escreveu:Obrigado Jonas.

Esta seria a minha primeira visita ao Brasil. É possível encontrar uma Neiva Universal e Regente de voar? Talvez todos eles são possuídos pelos militares.

Regards John
John,

Acho que você não vai conseguir voar em nenhum desses aviões, pois não existem exemplares civis deles voando. Dos 189 T-25 Universal produzidos, 83 ainda estão em serviço na FAB, principalmente na Academia da Força Aérea, em Pirassununga/SP. Outros estão espalhados por bases aéreas diversas no Brasil. Alguns T-25 foram doados pelo Brasil ao Paraguai, 6 aeronaves. O Paraguai também recebeu em doação mais 6 aeronaves que foram operadas pela Força Aérea do Chile. Não conheço nada sobre a condição de tal frota no Paraguai.

Quanto aos L-42 Regente, dos 122 fabricados, menos de 20 continuam em serviço na FAB, e nenhum civil.

Grande abraço.
Imagem
aviador Africano
PP
PP

Jonas obrigado.

É o T-25, designer Tucano, Joseph Kovacs stll ao redor?
paulo roberto

Como esta a situação do C-46 da FAB que esta no musal no lado de fora? a pouco vi uma foto que esta todo desbotado, parece que a FAB nao da tanta importancia para essa aeronave ja que nao foi marcante, seria tao bom que fosse voando pra TAM... :clap: :cry:
Constellation
Moderador
Moderador

aviador Africano escreveu:Quantos museus de aviação estão no Brasil? Eles estão todos abertos todos os dias? Quando é uma boa hora para visitá-los todos? Eles permitem que a fotografia? Obrigado.
Aviador Africano,

Existem quatro grandes museus de aviação no Brasil:

- O Museu Aeroespacial - MUSAL, mantido pelo Comando da Aeronáutica, fica na Vila Militar, no subúrbio de Marechal Hermes, no Rio de Janeiro. A visitação é gratuita. Fotografias são permitidas, sem problemas. Fica aberto nos fins de semana, mas acho que fecha às segundas-feiras.

- Museu Asas de um Sonho, mantido pela TAM - Linhas Aéreas, fica no Aeroporto de São Carlos, no interior do Estado de São Paulo. A visitação é paga, era R$ 25,00 quando o visitei pela última vez. Fotografias são permitidas, sem problemas. Fica aberto nos fins de semana, não sei se fecha algum dia para manutenção.

- Museu Eduardo André Matarazzo, particular, fica no centro da cidade de Bebedouro, interior do Estado de São Paulo, não muito longe de São CArlos. A visitação é paga, R$ 5,00. Permite fotografias, fica aberto às quintqas, sextas, sábados e domingos.

- Museu Aeroespacial de São José dos Campos, mantido pelo Comando da Aeronáutica, fica em São José dos Campos, interior de São Paulo. Acredito que a visitação seja gratuita, e não sei qual é o horário de funcionamento.

Existem outros museus menores e até alguns abandonados, como o Museu da Varig em Porto Alegre.

Grande abraço.
Imagem
Responder